sábado, 9 de novembro de 2019

SALVOS POR QUÊ?




Muitos pensam acerca das religiões. Qual é a mais antiga da humanidade? Afinal, o cristianismo é recente... Sim, essa é uma pergunta recorrente para muitos, já que o cristianismo tem apenas 2.000 e existem religiões anteriores. Como é possível sabermos que tudo começou em Jesus?
Antes de mais nada, é preciso decidir aonde vamos fundamentar o que cremos. Muitos dizem que a Bíblia foi escrita por homens, e que, portanto, não merece crédito.
Mas os que dizem isso o fazem baseados e estudos e livros escritos por outros homens... assim sendo, é necessariamente uma decisão de fé! Ou crença.
A Bíblia se declara A Palavra de Deus, escrita por homens inspirados por Deus.
Esse texto é baseado na Bíblia, na qual eu creio de todo o meu coração. Se você não crê na Bíblia de jeito nenhum, não perca seu tempo por aqui. Se tem alguma dúvida sincera, e deseja pensar em algum ponto contrário ao que crê, abra seu coração e veja o que a Bíblia diz.
Segundo a Bíblia, a humanidade tem quase 6.000 anos, e começou em Adão e Eva criados por Deus, estabelecidos no Jardim do Éden. Leia os três primeiros capítulos de Gênesis.
Todo o problema da humanidade começou no pecado de Adão. Ali a morte entrou no mundo, o pecado entrou no mundo, e tudo se desfez. Deus fechou a porta de acesso do homem ao Seu Reino. Mas imediatamente no Éden Deus já providenciou a solução para a humanidade!
O descendente da mulher. Jesus O Cristo, Deus feito homem!

Gênesis 3:14-15
Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti (serpente) e a mulher, entre a tua (serpente) descendência e o seu (mulher) descendente (Jesus). Este (Jesus) te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (o máximo de dano é pouco...).

A Bíblia é clara em identificar a serpente:

Apocalipse 12:9
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e (*) Satanás, o (*) sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

Veja as definições segundo o conhecido comentarista STRONG:

(*) Satanás: σατανας satanas de origem aramaica e relacionado a 4566 (com o afixo definido); TDNT - 7:151,1007; n pr m 1) adversário (alguém que se opõe a outro em propósito ou ação), nome dado 1a) ao príncipe dos espíritos maus, o adversário inveterado de Deus e Cristo 1a1) incita a apostasia de Deus e ao pecado 1a2) engana os homens pela sua astúcia 1a3) diz-se que os adoradores de ídolos estão sob seu controle 1a4) pelos seus demônios, é capaz de possuir pessoas e infligi-las com enfermidades 1a5) é derrotado com a ajuda de Deus 1a6) na volta de Cristo do céu, ele será preso com cadeias por mil anos, mas quando os mil anos terminarem, ele andará sobre a terra ainda com mais poder, mas logo após será entregue a condenação eterna 1b) pessoa semelhante a Satanás

(*) Sedutor: πλαναω planao de 4106 ; TDNT - 6:228,857; v 1) fazer algo ou alguém se desviar, desviar do caminho reto 1a) perder-se, vagar, perambular 2) metáf. 2a) desencaminhar da verdade, conduzir ao erro, enganar 2b) ser induzido ao erro 2c) ser desviado do caminho de virtude, perder-se, pecar 2d) desviar-se ou afastar-se da verdade 2d1) de heréticos 2e) ser conduzido ao erro e pecado

Jesus veio ao mundo através da descendência de Abraão. Através de Maria. Pelo Espírito Santo!

Gálatas 3:8,16
8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos
16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.

E é aqui que muitos ficam confusos. Como seria possível toda a narrativa da salvação que Deus providenciou no Éden ter chegado até nós, passando por um longo período de tempo em que não havia nem mesmo escrita?
Essa grande confusão começa com a falsa ideia de uma origem com homens primitivos, derivados de macacos, morando em cavernas, quase irracionais... Nada mais longe da verdade bíblica!
Em Gênesis lemos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus! O pecado o trouxe a uma situação de desarranjo emocional e intelectual. O contato dos homens com os demônios, falsos deuses em diversas culturas o afastou da Fonte da Sabedoria, O próprio Senhor Deus!
Mas homens inteligentes, sábios, que viviam centenas de anos, em especial antes do dilúvio se encarregaram de conduzir a narrativa das palavras de Deus por mais de 2000 anos através de apenas 3 pessoas de uma única família!

A TRANSFERÊNCIA DAS PALAVRAS DE DEUS
Adão viveu 930 anos, e morreu quando Matusalém tinha 243 anos. Matusalém viveu 969 anos, e morreu um ano antes do dilúvio, que ocorreu quando Noé tinha 600 anos e Sem tinha 98. Noé viveu 950 anos e Sem viveu 500 anos, ou seja, mais 402 anos depois do dilúvio. Quando ele morreu, Abraão tinha 122 anos e Isaque, 22.
Ou seja, com apenas Adão, Matusalém e Sem, toda a revelação do Éden chegou até Abraão.

Confira essa minha narrativa com os textos bíblicos. Faça as contas. Crie sua planilha excel e perceba o quanto a segurança e integridade das palavras de Deus no Éden pôde chegar até Abraão!

A vida de Adão: Gênesis 5:3-5
Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas. Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.

A vida de Matusalém: Gênesis 5:21-27 (Matusalém era filho de Enoque – veja o nível de revelação que já havia na época, que pode levar Enoque a agradar plenamente a Deus!)
“Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Matusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Matusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si. Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque. Depois que gerou a Lameque, viveu Matusalém setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.”

A vida de Noé: Gênesis 9:28
“Noé, passado o dilúvio, viveu ainda trezentos e cinquenta anos. Todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos; e morreu.”

A vida de Sem: Gênesis 11:10-11
“São estas as gerações de Sem. Ora, ele era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio; e, depois que gerou a Arfaxade, viveu Sem quinhentos anos; e gerou filhos e filhas.”

O Senhor Deus é claro em registrar que não teremos revelação sobre tudo enquanto estivermos aqui. Afinal, se Deus tivesse o compromisso de nos responder tudo, não seria necessário termos fé. E sem fé é impossível agradar a Deus...

Deuteronômio 29:29
As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Mas Ele afirma que o que está registrado na Sua Palavra é mais do que suficiente para conduzir os que O buscam à salvação:

João 20:30-31
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

João 21:24-25
Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.

II Timóteo 3:16-17
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Sim, claro que há muito mais que poderia ser escrito, registrado por Deus, mas Ele, em Sua Sabedoria, escolheu os textos que chegaram até nós, e os considera suficientes para que possamos alcançar a salvação. Pouco importa quem eram os responsáveis pelo cânon que nos legou o texto que conhecemos. Deus é poderoso para agir até mesmo através dos que o afrontam, zombam do Seu Nome, e não querem fazer a Sua vontade. Mesmo agindo assim, cumprem o Seu propósito. Portanto, Deus é o responsável pela Bíblia que temos em mãos hoje, e ela é mais do que suficiente para nós. Aliás, Ele mesmo nos revela através de João que a salvação tem alcançado gente de toda tribo, língua, povo e nação!

Apocalipse 5:9-10
... e entoavam novo cântico (Ao Cordeiro, Jesus O Cristo), dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.

Ou seja, há salvos das tribos perdidas da Amazônia, dos Maias, Incas, Astecas, das ilhas, povos desconhecidos que viveram antes de nós, nos países mais oprimidos por governos cruéis e malignos. Sim em qualquer lugar do planeta alguém conseguiu receber a revelação de Jesus. Lembre-se também que alguma revelação existe em todas as culturas, como uma “pista” deixada por Deus, aos que “desejam buscar a verdade de coração sincero.
E apenas Ele, O Senhor, que sonda os corações, sabe quais corações são sinceros diante dEle. A todos que realmente buscam A verdade, Ele tem o Direito Universal de oferecer revelação. E o faz até hoje. Afinal, O Cordeiro foi revelado ANTES da criação do mundo, e foi morto DESDE a fundação do mundo. Não há salvação fora dEle! Aleluia!

I Pedro 1:18-21
... sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.

Apocalipse 13:8
... e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Revelado pelo Espírito Santo aos que O buscam de todo o coração!

Jeremias 29:13
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

PORQUE DEUS QUER QUE SAIBAMOS QUE PRECISAMOS DE UM SALVADOR!
PRECISAMOS SER SALVOS POR QUÊ? PORQUE NÓS PRECISAMOS!

A Bíblia trata seus temas principais em diversos textos que ampliam o entendimento acerca das verdades nela contida. A Bíblia não é para preguiçosos, mas para pessoas diligentes, que buscam revelação pelo poder do Espírito Santo, que é Quem nos ensina todas as coisas.

Jesus iniciou Sua pregação exortando ao arrependimento!
Mateus 4:17
Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

Jesus também ensinou sobre a necessidade que todos têm de nascer de novo, porque todos nascemos “vivos”, porém “mortos”. O nascimento de todos os seres humanos é imerso à morte espiritual.

João 3:3
Quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

“Nascidos mortos”, e seguindo o curso natural do mundo, de satanás. O diabo, a antiga serpente.

Efésios 2:1-5
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos,

Não há NADA que você possa fazer para "merecer" a salvação. Ela é de graça, pela Graça. Porque Jesus pagou o preço que nós não poderíamos fazer para sermos salvos.
Não, não somos todos filhos de Deus. Precisamos do poder de Jesus Cristo para sermos feitos filhos por adoção.

João 1:8-13
8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, 9 a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Somente nEle está a vida eterna! Vida eterna para os que antes estavam “vivos-mortos!”

João 3:16-19
13 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 14 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 15 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 16 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

Joel 2:32 e Atos 2:21
E acontecerá que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.

Romanos 10:9-13
9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 14 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Efésios 2:8-9
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

João 5:34
Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

Mateus 10:32-33
Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Sim, a Salvação que Deus determinou no Éden chega até nós, nos dias em que vivemos. Não há salvação em nenhuma religião, segundo a Bíblia, nem mesmo na religião evangélica. A salvação está contida exclusivamente em Jesus O Cristo, Deus feito homem, nascido de uma virgem, que viveu sem pecado nesse mundo. Pela graça, por meio da fé.

Atos 4:11-12
Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Foi morto numa cruz como TODO o mundo sabe, já ouviu de uma maneira ou de uma maneira ou de outra. E ressuscitou ao terceiro dia. Venceu a morte, o pecado, o inferno, satanás, tem as chaves da morte e da vida, subiu aos céus e está assentado à direita de Deus, O Pai. O mundo na maioria de seus países está no ano 2019 DEPOIS DE CRISTO! Mesmo os países que não aceitam essa contagem cronológica de anos, sabem dela quando viajam, fazem negócios, ou ficam sabendo de nossas festas de ano novo...
E Ele em breve voltará, para buscar os que são dEle, e para julgar este mundo. Para estabelecer Seu Reino que não terá fim, firmar novos céus e nova terra definitivos, para retomar a história e o propósito de Deus, exatamente no ponto onde parou na “manhã do oitavo dia no Éden.”
Sim, creio que “na manhã do oitavo milênio”, O Senhor Deus dará continuidade ao Seu plano eterno, maravilhoso, com todos aqueles que “lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro para terem acesso à Sua cidade pelas portas” - Apocalipse 22:14

E aqui fica a minha pergunta mais importante: Você conhece a Jesus Cristo?

Esse é um texto simples, que poderia ter ainda muito mais versos bíblicos para fundamentar uma narrativa, mas creio que esses textos são suficientes para que o Espírito Santo envolva sua vida com a Sua presença, confirmando que tudo isso é verdade, e é eterno.
Se você busca ao Senhor de coração, muita coisa pode começar a acontecer em sua vida agora.
Minha oração é para que você seja um destes que buscam. Se assim for, você vai encontrar.
Deus abençoe! Se tiver dúvidas, fale comigo. Mas faça isso rápido... Jesus está voltando. O tempo se abrevia. Maranata! Vem Senhor Jesus. O Espírito e a Noiva dizem: vem! Amém!

Haroldo Maranhão  

Nenhum comentário:

Postar um comentário