domingo, 17 de novembro de 2019

AS PROMESSAS DE JESUS



A Palavra de Deus é poder, e a Bíblia está repleta de promessas da parte do Senhor dadas como herança a todos os que creem. Pelo Seu poder, TODAS vão se cumprir.
Existem centenas delas com recursos para a nossa vida diária. Há também promessas registradas acerca da história da humanidade e a maioria dessas promessas já se cumpriu. 
Como exemplo, posso destacar Suas promessas a Abraão acerca de Israel e das nações da terra. 
Posso ainda lembrar da promessa dO Salvador, cumprida na vinda dO Senhor Jesus a esse mundo para realizar toda a obra perfeita e completa da salvação (que está resumida aqui, no post anterior). Posso ainda falar acerca da promessa do estabelecimento de Sua Igreja, já cumprida em grande parte, e em curso em seu cumprimento. E posso ainda destacar Suas promessas acerca dos últimos dias. 
Quanto ao que está adiante de nós, há muita coisa já sendo cumprida, mas também há promessas que serão cumpridas a seu tempo. Em breve!
Segundo o texto de Pedro, todas essas promessas, entre outros motivos, nos foram dadas para sermos co-participantes da natureza divina em Jesus Cristo!

II Pedro 1:3-4 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.

Recomendo que você leia esse texto de Pedro em sua Bíblia até o fim.
Nesse breve post quero destacar quatro promessas que Jesus fez aos Seus discípulos, e demonstrar que as três primeiras Ele já cumpriu plenamente. Porque faço isso? Porque todas essas três promessas já cumpridas afetam a nós, ainda nos dias de hoje. Também nos dizem respeito.
E mais! Quero destacar que a quarta promessa que Ele ainda não cumpriu, quando de seu cumprimento afetará dramaticamente a sua vida e a minha. Aliás, afetará toda a humanidade. De um jeito tremendamente bom e abençoado, ou de um jeito trágico...
Meu convite é para que você acompanhe as promessas de Jesus comigo:

Primeira promessa: Jesus disse que seria morto. Morreu!

João 10:11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
João 10:17-21 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai. Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus. Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis? Outros diziam: Este modo de falar não é de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?
Marcos 9:30-32 E, tendo partido dali, passavam pela Galiléia, e não queria que ninguém o soubesse; por que ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará. Eles, contudo, não compreendiam isto e temiam interrogá-lo.
Mateus 16:21-23 Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
Mateus 26:1-4 ​ Tendo Jesus acabado todos estes ensinamentos, disse a seus discípulos: Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado. Então, os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, chamado Caifás; e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.

Sim, as promessas de Jesus podem ser consideradas profecias porque Ele cumpre o que disse que fará! Mas veja que eu destaquei em amarelo que quando Ele disse que seria morto, Seus discípulos não entenderam o que era dito. Impressionante que uma palavra clara de Jesus pelo confronto, talvez, quanto ao que era dito, não podia ser compreendido por eles. Pedro chegou até mesmo a interferir, oprimido por satanás, tentando dissuadir Jesus de morrer na cruz! Mas Nosso Senhor e Salvador, cheio de poder e discernimento de espíritos percebeu e repreendeu satanás na vida de Pedro.
E Seus inimigos ainda conspiraram contra Ele, vindo assim a cumprir a Palavra do Senhor, mesmo que exercendo suas próprias vontades livremente. O Senhor reina!
Ainda hoje, quando pregamos o evangelho, pessoas não entendem. Ficam confusas. São oprimidas por satanás, e dizem que “não foi bem assim que tudo aconteceu”. Ou ainda hoje, perseguem os que pregam essa verdade, e ainda hoje milhares são mortos por isso. Milhões já foram. Impressionante!

Segunda promessa: Jesus disse que ressuscitaria. Ressuscitou!

João 10:18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
Mateus 20:18-19 Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá.

Veja que os textos sobre Sua ressurreição se sobrepõe aos anteriores em que promete que vai morrer. Claro  que precisa ser assim, porque a ressurreição fazia parte da Sua vitória sobre a morte.
E Ele sempre que disse que ressuscitaria, também houve turbulência entre Seus ouvintes pelo mesmo motivo. Ele disse que ia ressuscitar, e ressuscitou. Aleluia! Esse fato é indiscutível até hoje, em toda a humanidade, embora sempre haverá aqueles que tentarão negar, por motivos de cegueira e opressão espirituais. Mas quem quiser ver Seu túmulo, saberá que está vazio!

Terceira promessa: Jesus disse que iria para o Pai. Já foi!

João 6:62-66 Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair. E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele.
João 16:10 ... da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
João 16:28-33 Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai. Disseram os seus discípulos: Agora é que falas claramente e não empregas nenhuma figura. Agora, vemos que sabes todas as coisas e não precisas de que alguém te pergunte; por isso, cremos que, de fato, vieste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
João 20:17-18 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.

Veja que impressionante... Em João 6, quando Jesus prega algumas coisas difíceis sobre comerem de Sua carne e beberem Seu sangue (leia todo o capítulo), quando Ele chega ao fim de Sua pregação, uma multidão vai embora. E muitos dos discípulos (havia outros discípulos além dos doze) também foram, e marquei em amarelo. Em João 16, embora seus discípulos tenham dito que criam, e que tinham entendido que Jesus ia para o Pai, O Senhor sabia que ainda não era algo profundo, e profetizou que eles seriam dispersos e que O deixariam só. Não havia ainda força neles para vencerem o sistema nem seus próprios pensamentos.

Atos 1:8-9 ... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.

Mas depois de Sua morte e ressurreição, a promessa do Espírito Santo foi dada exatamente quando Ele subiu aos céus, voltando ao Pai, cumprindo o que disse mais uma vez. Todas as Suas três primeiras promessas foram cumpridas até aqui.

Quarta promessa: Jesus disse que vai voltar! Prepare-se!

E assim chegamos à quarta promessa, a que ainda não está cumprida. Ele vai voltar!

João 14:3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
Apocalipse 1:8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 22:7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Apocalipse 22:12-13 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
Apocalipse 22:20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!

Sim, Ele vai voltar. Antes de voltar, aparecerá no céu para os Seus, em um evento chamado arrebatamento da Igreja! Paulo ensina sobre isso com clareza:

I Tessalonicenses 4:13-18 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

E Paulo ainda nos esclarece um pouco mais sobre este mesmo evento, sobre a transformação necessária para encontrarmos com O Senhor, que será operada por Ele em nós:

I Coríntios 15:51-55 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

Meu ponto é que se as demais promessas de Jesus causaram perplexidade, confusão, incredulidade, opressão, dúvidas na vida dos Seus discípulos, apesar de conviverem pessoalmente com O Senhor, imagine a promessa de Sua volta?
Claro que há escárnio, zombaria, e até mesmo em meio aos cristãos, há aqueles que não querem que isso aconteça ainda, ou nem esperam que Ele venha. Ou, pior, não querem que isso aconteça nunca! Querem viver a sua vida, da sua maneira, pois acreditam que isso é o mais importante... Mas não é!

II Pedro 3:1-9 ​ Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

Bem, Jesus cumpriu TUDO o que falou até hoje. Assim sendo, acho impossível, que não o faça, bem como acho inaceitável que alguém que se diz cristão, não creia que Ele vai voltar, cumprindo assim mais essa promessa. Entenda: ELE VAI VOLTAR! Não brinque com isso. Não duvide disso.
O que devemos fazer até aquele Dia?

I Tessalonicenses 5:23-24 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Porque disse que esse cumprimento afetará a nossa vida de uma maneira abençoadora ou trágica? Porque a Sua vinda vai apressar uma separação entre dois destinos: a salvação eterna e a condenação definitiva. Esse conteúdo é bem maior, tem mais informações, que não tenho como postar aqui dessa vez, e se Deus quiser, o farei , mas entenda! É preciso e urgente você se posicionar diante das três primeiras promessas feitas e cumpridas para poder se alinhar para a quarta.
Se for de seu interesse saber mais sobre isso, me chame pelos comentários do blog, ou por e-mail. Terei o maior prazer em ajudar você com suas dúvidas.
Precisamos estar preparados para ouvir o Seu chamado, para vivermos a Sua transformação, em integridade e submissão. Porque o tempo se abrevia. Porque a Sua promessa será cumprida. Para a glória de Deus Pai!
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!
Deus abençoe,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário