sábado, 12 de abril de 2014

O PAI NOSSO "ESCONDIDO" NA ORAÇÃO DE JESUS EM JOÃO 17


Bem amigos,

Hoje compartilhamos aqui, no culto da manhã um estudo tremendo, que veio ao meu coração enquanto estava me preparando.
Não sei se você já conhece nossa página no Facebook, mas se quiser conhecer, clique aqui...
Eu pensava que iria para um caminho, mas o Espirito Santo me levou para outro...
E foi muito marcante para mim o que aprendi.
Para mim, um segredo foi revelado...
Talvez para você seja até algo já conhecido, mas eu ainda não tinha visto isso...
O que o Espírito Santo me revelou foi que a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus aos seus discípulos está “escondida” dentro da conhecida e emblemática “Oração Sacerdotal de Jesus”, registrada em João 17, poucas horas antes de morrer.
De uma maneira quase que literal...
A seguir, relaciono os textos bíblicos com poucas das minhas observações, pois, creio, os textos são auto-explicativos...
Que o Senhor nos ensine segredos enquanto O buscamos, e meditamos na Sua Palavra...

Tudo começou quando os discípulos pediram a Jesus para que os ensinasse a orar...
Este pedido está registrado em Lucas:
Lucas 11:1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. 2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; 3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]

Assim, sabendo que os discípulos pediram que Jesus lhes ensinasse a orar, podemos agora associar este detalhe que Lucas nos revela, ao texto da oração do Pai Nosso, que aparece registrada na íntegra no texto de Mateus:
Mateus 6:9 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]

Prosseguindo, quero destacar que a Oração Sacerdotal de Jesus registrada em João 17 foi proferida junto aos seus discípulos, e não em um lugar apartado, como Ele gostava de fazer também...
João 16:33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 17:1 Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique; 2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado. 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. 5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. 6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. 7 Agora sabem que tudo quanto me deste provém de ti; 8 porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; 10 todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. 11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. 14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16 Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. 19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; 23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. 24 Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; conheceram que tu me enviaste; 26 e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja. 18:1 Tendo Jesus dito isto, saiu com seus discípulos para o outro lado do ribeiro de Cedrom, onde havia um jardim, e com eles ali entrou.

Por favor, veja se agora que já refrescou a sua memória, você pode me acompanhar na “fusão” das duas orações...
Ou seja, o que Jesus ensinou aos seus discípulos era o que Ele mesmo praticava de uma maneira natural e continuada...
A estrutura de suas orações era mesmo o “Pai Nosso”...
Para facilitar sua compreensão de minha idéia, as expressões do Pai Nosso estão destacadas nos meus comentários ou textos originais com destaque azul e negrito, ou quando faço uma inserção no texto, entre parênteses.
Enquanto eu não tenho estrutura para gravar as ministrações de domingo, tenho apenas os textos para compartilhar, mas, creio, o Espirito Santo vai auxiliar para que você receba o que Ele julga importante em sua vida...
Adicionalmente, inclui um texto bíblico adicional, em vermelho, que reforça cada argumento...
Vamos juntos...

O Pai Nosso na Oração Sacerdotal de Jesus


PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS

Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra (ENQUANTO TU ESTÁS NOS CÉUS), consumando a obra que me confiaste (NOS CÉUS) para fazer (NA TERRA); e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti (NOS CÉUS), antes que houvesse mundo.

Lucas 10:21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 23 E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes.

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

Êxodo 3:13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

VOU AO TEU REINO

É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. Já não estou no mundo, (VOU AO TEU REINO) mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. (NO TEU REINO)

Lucas 17:20 Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; 21 nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Pois o reino de Deus está dentro de vós.

FOI FEITA TUA VONTADE NA TERRA COMO É NOS CÉUS

Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu (A VONTADE DE DEUS É QUE NENHUM SE PERCA), exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura  (TODA ESCRITURA EXPRESSA A VONTADE DE DEUS, TANTO QUE JUDAS SE PERDEU). Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos.

Marcos 3:33 Respondeu-lhes Jesus, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos! 34 E olhando em redor para os que estavam sentados à roda de si, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos! 35 Pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

II Pedro 3:9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, (Sua vontade é que nenhum se perca) não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

O TEU PÃO DEI A ELES HOJE

Eu lhes tenho dado a tua palavra, (JESUS É A PALAVRA E O PÃO DA VIDA)

João 6:48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

Mateus 4:4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

PERDOA SUAS DÍVIDAS ASSIM COMO PERDOAM SEUS DEVEDORES

e o mundo os odiou, (MAS ELES OS PERDOARÃO)  porque eles não são do mundo, como também eu não sou.

Mateus 5:10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

NÃO OS DEIXE ENTRAR EM TENTAÇÃO MAS LIVRA-OS DO MAL

Não peço que os tires do mundo, (MAS QUE NÃO ENTREM EM TENTAÇÃO) e sim que os guardes do mal (LIVRA-OS DO MAL). Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;

II Pedro 2:9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados;

TEU É O REINO

a fim de que todos sejam um; e (TU REINAS EM MIM E NELES, ATRAVÉS DE MIM) como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. (PORQUE TU REINAS) Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim,

Hebreus 1:8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.

O PODER

a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, (PODER TRANSFORMADOR) para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste (PODER DE SEREM FILHOS),

João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

E A GLÓRIA PARA SEMPRE

para que vejam a minha glória (PARA SEMPRE) que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo (NA ETERNIDADE, SEMPRE).

Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja. (PARA SEMPRE. EM GLÓRIA).

Apocalipse 5:12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: 14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.

AMÉM!

Bem meus queridos...
Toda a Bíblia contém segredos e detalhes que podem ser revelados para aqueles que buscam.
Aqui, o que me maravilhou foi a coerência de Jesus em Seus ensinos, que salta de maneira clara, diante de nossos olhos.
Ele vivia o que pregava, e pregava o que vivia.
Mesmo poucas horas antes de ir para a cruz, Ele prosseguiu orando como ensinou.
Crendo no que ensinou.
Praticando publicamente, diante de Seus discípulos, o que ensinou...
Que assim possamos ser nós, os que ensinamos, os que conhecemos algo da Palavra, nós os que nos apresentamos como nascidos de novo, em qualquer lugar.
Que a Palavra do Senhor habite ricamente em nossos corações, e que, como Jesus, A Semente da qual somos frutos, possamos viver coerentemente com o que cremos.
Além disso, podemos encontrar toda a sorte de provisões deixadas por Jesus para os que cremos, declaradas nestas abençoadas orações.
Mas para mim, o que me emociona, o que toca o meu coração, é o verso 20 de João 17...

Jesus diz assim: 20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

Ou seja, Jesus orou por mim...
Ele me viu naquele jardim, antes de ir para a cruz...
Ah que revelação tremenda. Emocionante. Preciosa. Poderosa.
Meu Deus...
Jesus me viu, e orou por mim... E eu fui salvo!
Pela oração intercessória de Jesus...
Aleluia!
Glória a Deus...
Você foi salvo por Jesus?
Consegue sentir a alegria em seu espírito pelo Espírito Santo de Deus, testificando que o Senhor Jesus orou por você?
Não há nada mais precioso e importante nesta vida, do que conhecer Jesus.
Faça isso hoje, se ainda não o fez...
Se precisar de ajuda, conte conosco.
Deus abençoe ricamente sua vida.

Abraço,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário