domingo, 20 de abril de 2014

A INCREDULIDADE E A RESSURREIÇÃO




A Bíblia está repleta de situações que são de um realismo fantástico...
Afinal, tudo começa em Deus, que criou tudo o que conhecemos e não conhecemos a partir do nada.
Sabemos pela Bíblia que Enoque foi arrebatado sem ver a morte...
E também que Enoque viu o Dia do Senhor...
Abraão viu o Dia do Senhor...
Davi viu o Dia do Senhor...
Existiram gigantes sobre a terra.
Deus destruiu a terra pelo dilúvio.
Elias foi arrebatado vivo em um carro de fogo.
A serpente no deserto trouxe cura para os que olharam para ela.
O Monte Sinai fumegava pela presença do Senhor.
Moisés enviou as pragas no Egito.
Moisés abriu o mar...
Josué orou e o sol parou.
Elias orou e não choveu por três anos e meio.
Orou novamente, e choveu.
Orou e desceu fogo do céu.
Abraão e Sara tiveram Isaque em sua velhice.
Eliseu ressuscitou o filho da viúva.
Bem, poderia listar tantas e tantas outras coisas espetaculares e sem precedentes...
E estou apenas relatando fatos do Velho Testamento, antes de tudo o que Jesus fez aqui na terra...
E aí, perguntaria...
Você acha tudo isso normal?
Eu creio que a grande tragédia atual é que muitos de hoje lançam tudo isso na mesma "pasta mental" em que arquivam a série de fantasias dos filmes de ficção de Hollywood...
Onde as pessoas são expostos a personagens, eventos e circunstâncias absurdas, impossíveis, e FALSAS, e que os fazem neutralizar em sua mente todos fatos bíblicos sobrenaturais.
Estes sim, FANTÁSTICOS.
Estes sim, TREMENDOS.
Estes sim, até então IMPOSSÍVEIS, mas hoje, sabemos, REAIS, porque foram realizados pelo poder da PALAVRA do nosso Deus, o Único Deus, O Todo Poderoso...
E o diabo tem procurado enfraquecer as mentes dos homens com estas falsas manifestações de poder cinematográfico...
Para que todos os que conseguir enfeitiçar se tornem incrédulos e insensíveis...
E ele age assim, até mesmo, e PRINCIPALMENTE, quanto ao impressionante FATO da RESSURREIÇÃO de JESUS...
Fato histórico.
Indesmentível.
Verdadeiro...
Afinal, avalie comigo...
O Império Romano, que reinava sobre todo o mundo antigo, não queria que isso fosse divulgado...
E você sabe, pelos livros de história recentes que as ditaduras contemporâneas, mesmo em meio a tantos recursos tecnológicos, satélites e de mídia online, ainda conseguem suprimir com muitos fatos...
Com biografias.
Com realidades...
Pelo poder financeiro, político, militar e jurídico que têm a seu favor.
MAS FOI IMPOSSÍVEL AO IMPÉRIO ROMANO NAQUELA ÉPOCA, ESCONDER ESTE FATO!
Nem mesmo com suborno...

FOI IMPOSSÍVEL ESCONDER A RESSURREIÇÃO DE JESUS, O CRISTO!

Mateus 28:11 Ora, enquanto elas iam, eis que alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais sacerdotes tudo quanto havia acontecido. 12 E congregados eles com os anciãos e tendo consultado entre si, deram muito dinheiro aos soldados, 13 e ordenaram-lhes que dissessem: Vieram de noite os seus discípulos e, estando nós dormindo, furtaram-no. 14 E, se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos livraremos de cuidado. 15 Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os judeus até o dia de hoje.

Bem queridos amigos aqui do Blog, este texto acima faz parte de toda a sequencia da narrativa bíblica mais conhecida acerca da ressurreição de Jesus...
Que aconteceu na madrugada do domingo de Páscoa!
 
O momento mais importante da história da humanidade.
JESUS RESSUSCITOU!

Creio então, que todos já estão mais habituados a ler estes textos nos Evangelhos acerca da Páscoa, e, por este motivo, optei hoje por seguir o relato de Paulo sobre a ressurreição de Jesus! E buscar outros aspectos acerca do relato da ressurreição...
E denunciar a incredulidade que assola muitas vidas nos dias de hoje...
Este relato de Paulo está contido em I Coríntios, e, como veremos, a incredulidade foi e ainda é a maior dificuldade para que a ressurreição de Jesus seja recebida por todos!
E, infelizmente, sabemos, não será recebida por todos...
Este já era um problema até mesmo nos dias de Jesus, pois os saduceus, religiosos da época, não criam na ressurreição...

Mateus 22:23 No mesmo dia vieram alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo...

Esta falsa doutrina se perpetuou e, ao que parece, contaminou os próprios discípulos, pois eles, inicialmente, não creram na ressurreição de Jesus!
Nem mesmo quando ouviram testemunhos de pessoas confiáveis!
Testemunhos acerca do que tinham visto, e que eram apoiadas no cumprimento das Escrituras e das próprias palavras de Jesus sobre Si!
E estas marcas de incredulidade acerca da ressurreição de Jesus se perpetuaram até os dias de Paulo, pois esta dúvida ainda pairava naquele tempo!
E sejamos sinceros, se perpetuam até os nossos dias pois, ainda hoje, pessoas duvidam até mesmo da existência de Jesus...
Vamos ao texto em itálico, e, em meio aos versículos, seguem comentários meus com outros textos bíblicos que nos ajudarão a melhor compreender o relato do Apóstolo Paulo:

I Coríntios 15:1 Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, 2 pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;

Isaías 53:5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
 
4 que foi sepultado; e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras;

Mateus 16:21 Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.
 
(A primeira pessoa que viu Jesus ressurreto foi Maria Madalena, e ela na sequência O viu com outras mulheres... Sabia? Compare os textos...)

João 20:13 E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. 14 Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus. 15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre. 17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. 18 E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! - e que ele lhe dissera estas coisas.
 
Mateus 28:8 E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos. 9 E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram. 10 Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão.
 
Marcos 16: 8 E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam. 9 [Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. 10 Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; 11 e ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram 

Luas 24:8 Lembraram-se, então, das suas palavras; 9 e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. 11 E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito. 12 Mas Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido.

5 que apareceu a Cefas
 
Lucas 24:33 E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, 34 os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão.

e depois aos doze;

Marcos 16:10 Foi ela anunciá-lo aos que haviam andado com ele, os quais estavam tristes e chorando; 11 e ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. 12 Depois disso manifestou-se sob outra forma a dois deles que iam de caminho para o campo, 13 os quais foram anunciá-lo aos outros; mas nem a estes deram crédito. 14 Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
 
João 20:19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos. 24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. 26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. 27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

6 depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram;

João 21:24 Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.

7 depois apareceu a Tiago, (... seu irmão de sangue, pois o outro Tiago o viu com os outros apóstolos....) e então a todos os apóstolos; (Podemos então entender que os demais Apóstolos da Bíblia, vivos na época, também viram Jesus?)

  Atos 1:26 Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto
  comum foi ele contado com os onze apóstolos.
 

Atos 14:14 Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando...

Gálatas 1:19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

I Coríntios 4:6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro. 7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 8 Já estais fartos! já estais ricos! sem nós já chegastes a reinar! e oxalá reinásseis de fato, para que também nós reinássemos convosco! 9 Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens.

8 e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um nascido fora do tempo.

Atos 9:3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.

I Coríntios 15:12 Ora, se se prega que Cristo foi ressucitado dentre os mortos, como dizem alguns entre vós que não há ressurreição de mortos? 13 Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. 14 E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. 15 E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados. 16 Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. 17 E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados. 18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. 19 Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. 20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. 23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. 25 Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.
 
Bem, queridos...
 
JESUS RESSUSCITOU!
 
Embora até mesmo seus discípulos tenham duvidado, tenham temido, Ele ressuscitou...
E Se manifestou a todos para comprovar esta verdade...
Sim, Ele morreu pelos nossos pecados, Ele morreu para purgar a Ira de Deus, Ele levou sobre Si nossos pecados, nossa iniquidade, nossas enfermidades, nossas dores, nossas maldições, nossa pobreza...
Mas ressuscitou!
E em assim sendo, nossa fé não é vã!
Glória a Deus...
Embora Sua ressurreição seja um FATO precisa ser recebida pela FÉ...
Como TODO o Evangelho...
Como ÚNICA forma de agradar a Deus...
A FÈ na Sua Palavra...
Pela GRAÇA, por meio da FÉ...
Mas, para concluir este texto de Páscoa, não importando que dia seja hoje , no momento em que você lê este post, faço algumas perguntas...

Você persegue a Jesus sem saber, perseguindo os que creem, como Paulo fazia, e ainda não entende o que está fazendo?
Que este texto escrito e inspirado em um domingo de Páscoa traga para você a oportunidade de parar para pensar, e ter uma revelação poderosa de Jesus pelo Espírito Santo...
Como Paulo teve!

Você pensa que crê, mas no fundo é incrédulo e religioso ainda?
Não consegue crer em TUDO o que há de registro bíblico?
O sobrenatural do Evangelho de Jesus o confunde, constrange, confronta?
Que a realidade da ressurreição de Jesus, SOBRENATURAL relembrada neste domingo de Páscoa seja o recurso do Espírito Santo para você se converter genuinamente!

Você tem medo da morte, vive angustiado com medo de avião, de carro, de assalto, de enfermidades, de bactérias, de novas doenças, do fim do mundo, ou de qualquer outra forma possível de morrer?
Que hoje seja o dia para você ser liberto pelo Espírito Santo, ao finalmente entender que a morte não tem mais poder sobre os que cremos.
Porque Jesus ressuscitou!

I Coríntios 15:54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

A morte não nos afeta mais!
 
Romanos 6:3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
 
Neste domingo de Páscoa, portanto, não falamos apenas da ressurreição de Jesus, mas também da nossa!
A de Jesus já ocorreu.
Indesmentível.
A nossa está garantida!
Não tema a morte.
Jesus venceu e ressuscitou!
Glória a Deus!
Glória a Jesus!
Glória ao Espírito de Deus...
Deus abençoe!

Feliz Páscoa de Jesus!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário