domingo, 6 de abril de 2014

NOSSA IDENTIDADE EM CRISTO - PARTE 3


Olá...
É uma grande alegria receber sua visita aqui no Blog.
Se você veio direto para este post por indicação de alguém, ou por uma pesquisa no Google, eu recomendo que antes de dar início à sua leitura, veja os dois posts anteriores, clicando aqui e aqui, pois eles darão um melhor fundamento para que você acompanhe este conteúdo.
Deus abençoe sua vida, e seja muito bem vindo...
 
A semeadura do próprio Deus
(Deus espera ter lucro!)
 
A forma religiosa com que tratamos as coisas de Deus, muitas vezes nos impede de compreendermos melhor aspectos do caráter de Deus, que nos levariam a ter muito mais temor e reverência do que temos.
E também, nos levaria a termos mais consagração e decisão de servi-lo, até aquele Dia...
A religiosidade nos afasta de nosso lugar de segurança em Deus.
Vou tratar este tema em algum momento aqui no Blog. Aguarde.
Por hoje, vamos ler o texto de Mateus 25, para que possa fundamentar melhor o que desejo compartilhar: 
 
13 Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. 14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: 15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. 16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; 17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; 18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; 25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. 29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. 30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
 
Veja que Deus não foi "religioso" ao tratar de assuntos do Seu Reino!
Imagino muitos de nós aqui, dizendo... mas coitado do servo que recebeu menos...
Ele não poderia ser tratado da mesma forma como o que ganhou mais...
Deus não usou de graça e misericórdia com ele...
Na dúvida, posso até mesmo ouvir alguém dizendo... "Deus não foi justo"...
Ou ainda outro tentando "justificar a Deus", criando algum artifício teológico para dizer que o que está escrito aqui, não é o que está escrito aqui... e que precisa de interpretação...
Bem, eu creio que esta é a verdade literal, e que precisamos entender que, para Seus filhos, que O servem, o Senhor Deus tem expectativas de alta produtividade...
Ele não investiu em vão, nem deixará de colher o que espera que vai colher...
Deus reina!
E não se iluda...
Até o fim do mundo na forma como o conhecemos, vamos semear e colher...
E O Senhor Deus espera ter, e terá,  lucro!
Para seu conhecimento, Deus tem um sistema de meritocracia, de reconhecimento, de recompensas...
Tanto para os que fazem a Sua vontade, como para os que não fazem...
Na verdade, Ele providenciou até mesmo recompensas para Jesus!
E Jesus viu o resultado do Seu trabalho, e ficou satisfeito com a recompensa!
Leia comigo!

Isaías 53:10:
Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos (... não todos...) , e as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

Jesus recebeu (ou receberá) Sua recompensa no céu!

Apocalipse 5:8:
Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; 10 e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. 11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

Jesus será posto acima de TUDO e de TODOS!

Filipenses 2:5
Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
O trabalho da alma de Jesus foi terrível...
Mas Ele considerou que valia a pena pagar o preço pela glória que Lhe estava reservada posteriormente...
Se não compreendermos isso, vamos continuar achando que podemos ser salvos e viver e qualquer jeito, que o que virá depois será igual pra todos...
Que o céu é igual para todos...
MAS NÃO É!
Bem...
Enquanto estivermos aqui, de qualquer maneira, teremos sempre que semear e colher...
 
Gênesis 8:20-22
Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. E o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz. Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.
Ou seja, a única variável que administramos é semear e colher...
Os demais (frio e calor, verão e inverno, dia e noite), pertencem a Deus...
 
E agora, se você não é uma criancinha, vai poder entender o que Paulo quis dizer sobre o tema...
 
I Coríntios 3:1

E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? 5 Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.
Ou seja, no céu, teremos pessoas que perderam todas as suas obras, pelo fogo...
Edificaram apenas madeira, feno e palha...
Teremos por outro lado, pessoas com edifícios maravilhosos...
Edificaram com ouro, prata e pedras preciosas... 
Sim, condições finais absolutamente diferentes, em seis níveis de estruturas...
Segundo as obras...
Segundo a semeadura...
Segundo o crescimento dado por Deus...
Segundo o que realizaram com seus talentos...
Bem amigos aqui do Blog...
Tenho meditado acerca de nossa identidade em Jesus nos últimos tempos...
E tenho olhado para a igreja de hoje...
E tenho olhado para mim.
Para nós...
Nós que somos frutos de Sua Semente...
Nós que devemos manifestar que somos um fruto segundo Sua espécie...
Ele que foi uma semente tão poderosa nas mãos de Deus, e deu tremendo fruto...
Eterno.
Universal.
Cósmico.
Celestial.
Incompreensivelmente inalcançável para nossa pequena mente humana.
Enfim, Ele cumpriu Seu trabalho...
Como estamos nos trabalhando para Deus?
Vamos à igreja, à célula, ao próximo, querendo ser servido, ou para servir?
Queremos ser abençoados ou quer ser os abençoadores?
Semeamos ou comemos nossas sementes?
Você entendeu qual é o edifício que está edificando, e qual é o Fundamento?
Ou você ainda é uma criancinha fazendo malcriação, e querendo que as coisas sejam todas para você, do jeito que você quer, senão faz beicinho e birra?
Bem queridos... é tempo de refletir sobre quem somos nós...
Enquanto há tempo...
 
Deus abençoe!
 
Abraço,
 
Haroldo Maranhão

Um comentário:

  1. Paz Haroldo ! Parabéns pelo novo espaço !
    Para a reflexão: O Espírito também semeia: Gálatas 5:22,23 e 6:8,9
    Cristo semeou Seu próprio Corpo e, por isso ele não salvará "almas"; mas vidas com corpos revestidos de glória.
    Deus Pai "semeou" Seu único Filho e colherá multidões inumeráveis de filhos à imagem e semelhança de Jesus. Romanos 8.28-29: 2 Coríntios 3:18: 1 João 3:2:
    E então Deus contabilizará o Seu lucro: 1 Coríntios 15:28
    Um abraço ! :)

    ResponderExcluir