sábado, 5 de abril de 2014

NOSSA IDENTIDADE EM CRISTO - PARTE 2


Se você chegou direto neste post, recomento que você leia antes o texto anterior, quando iniciei este conteúdo, para que seja bênção em sua vida...
Prosseguindo então, acerca de quem somos nós em Jesus, qual a nossa real Identidade, pois, afinal, somos frutos dele, de Sua Semente, será que há mais textos que fundamentem esta proposta ousada?
Sim!
Com certeza.
Veja comigo o texto abaixo... 
I Coríntios 15:36 Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. 37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente. 38 Mas Deus lhe dá um corpo como lhe aprouve, e a cada uma das sementes um corpo próprio... 
(E neste caso, entenda... NÓS SOMOS O CORPO!)
Ou seja, voltando e reforçando...
Jesus é o grão que morreu, a semente, para dar muito fruto! (E claro, o mais importante, morreu e PRINCIPALMENTE, ressuscitou!).

João 12:23
Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem. 24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

Jesus, portanto, semeou o Seu Corpo como uma semente. Mas segundo o texto de Paulo, (em I Coríntios que lemos acima) ficamos sabendo que não se semeia o corpo que há de nascer, mas um simples grão.
Este o motivo pelo qual ficamos sabendo que Jesus considerou Seu Corpo como um “simples grão” (!), para que, a partir dEle, se pudesse ver nascer um Corpo!
Um Corpo de origem espiritual, nascido do Espírito!
Nascido da parte de Deus, em Jesus, O Cristo!
Assim, podemos (e precisamos) entender e saber que quando recebemos a Jesus, O Cristo, como Senhor e Salvador, após termos nos arrependido de quem éramos, de nosso pecado, de nossa vida sem sentido e vazia, nascemos do Espírito Santo de Deus!
E a partir da semente Jesus!
(Na verdade, recebemos a Jesus (João 1:12), pela graça, por meio da fé (Efésios 2:8 e 9) e não "aceitamos a Jesus"... Meu entendimento é que nós é que precisamos ser aceitos por Ele... Mas esta é uma outra história, um conteúdo para outro dia...).

Mas voltando:
João 3:4
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Entendo que você possa, talvez, ter dificuldade de receber este conteúdo que estou tratando, que somos frutos de Jesus, segundo sua espécie...
Que somos Corpo de Jesus, gerados por Sua Semente... mas...
VEJA OS TEXTOS!

Colossenses 1:24
Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja.

I Coríntios 12:27
Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.

Efésios 4:12 ... tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Sim, o somos o Seu Corpo!
Que ainda está sendo edificado, até aquele Dia...
E também somos edificados individualmente, pelo processo de santificação pessoal.
Se é que nascemos de Sua Semente.
E este processo de Santificação tem sido tão pouco pregada dos púlpitos...
Por ser um conteúdo que "não enche igreja"...

Hebreus 10:10
É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.

Sim!
Somos FRUTO da SEMENTE Jesus..
Somos Seu Corpo, nascido da Sua Semente...
Mas também recebemos neste ato, sementes de Deus!
Veja comigo...

I João 3:7
Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.
Sim, o crente nascido de novo não peca habitualmente.
Não permanece no pecado!

Romanos 6:1
Que diremos pois? Permaneceremos no pecado para que a graça seja mais abundante? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos na semelhança da sua ressurreição; 6 sabendo isso, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.

Não, Deus "não é compreensivo" quando ao pecado do crente, como ninguém "compreenderia" uma maçã nascendo de uma semente de laranja...
Não, o objetivo da Graça de Deus não é se manifestar quanto ao pecado do crente, embora seja necessária...
A Graça de Deus se manifesta com relação ao pecador perdido, que não poderia ser salvo de outra forma, que não pela Graça de Deus manifesta em Cristo Jesus.
E as sementes de Deus em nós, os que somos verdadeiramente nascidos de Deus, também precisam ser manifestas.
Como?
Por frutos!
Frutos são a manifestação visível da semente plantada...

Mateus 7:17
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má, produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

E até mesmo a criação aguarda por isso.
Nossa manifestação. Nossos frutos!
Claro que esta manifestação visível e definitiva, completa, só vai ocorrer no Reino Milenar de Jesus, a se manifestar em um futuro próximo...
Mas desde agora, como todas as coisas de Deus em nós, já é possível nos manifestarmos.
Manifestar nossos frutos...
Manifestar o Seu Reino!

Romanos 8:19
Porque a criação aguarda com ardente expectativa a manifestação dos filhos de Deus.

II Timóteo 2:11
Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.

Romanos 5:17
Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

Sim...
Reinaremos com Ele!
Em vida!
A partir daqui por enquanto, e, definitivamente, na eternidade vindoura...
MAS, diferentemente do que muitos pregam, o Reino não se manifesta quando conquistamos...
Quando prosperamos materialmente...
Quando igrejas ficam cheias...
O Reino se manifesta, em Sua Semente, quando morremos, e quando perseveramos...
Quando não O negamos, quando somos fiéis..
Os textos bíblicos apresentados por si só são melhores para nossa compreensão do que nossa própria opinião, pois são indiscutíveis.
Claros.
Cristalinos...
Assim, se estes textos bíblicos são de Deus, E SÃO, chegamos à conclusão que tem martelado meu coração.
O que é ser cristão hoje?
Quem somos nós em Cristo, nestes dias e nos que estão adiante de nós, e que se esvaem rapidamente?
Afinal, segundo a Bíblia, SER CRISTÃO É MORRER PARA QUE ELE VIVA...
QUEM SOMOS NÓS?
O QUE TEMOS MANIFESTADO COMO EXPRESSÕES DE UM FRUTO DA SEMENTE JESUS?
Se é que somos realmente nascidos dEle, e não apenas evangélicos religiosos...
Que Deus nos ajude em nossa reflexão e busca para fazer Sua vontade e Lhe ser agradáveis...

Deus abençoe!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário