terça-feira, 13 de outubro de 2015

NOSSA NOVA IDENTIDADE EM JESUS, O CRISTO! (VERSÃO ATUALIZADA E COMPLETA)


Reunir tudo o que publiquei nos três primeiros posts aqui do Blog em um único texto foi o desafio.
Aqui procuro refletir os fundamentos deste Ministério, apresentando ingredientes da visão que, temos perseguido desde nosso primeiro espaço de reuniões, no AlphaSquare Shopping...
E prosseguimos hoje, aqui na Calçada Aldebarã 69, onde desejamos poder expressar, ensinar, compartilhar e praticar, livremente, o que cremos.
Em que não haverá jamais, clamamos a Deus, qualquer prática sem respaldo bíblico.
Oramos para que , em tudo, A Palavra de Deus seja o nosso Fundamento.
Se não pudermos fundamentar na Bíblia algo que venhamos a tratar, seja aqui, seja nas reuniões do Ministério, seja Anátema!
Mas...
SE pudermos fundamentar o que cremos na Palavra, mesmo que contrarie a “religião evangélica predominante”, eventualmente seguiremos com a minoria...
Recomendo que você preste atenção em tudo o que a igreja cristã pratica hoje, e avalie...
O grande tema que queimou em meu coração neste tempo de mudanças foi a questão:
“Quem somos nós afinal?”
Porque tantas igrejas não praticam mais “apenas” o que é segundo a revelação bíblica?
Por que tanta "autoajuda triunfante" travestida de evangelho, ou, em outro extremo, tanta "autocomiseração buscando que Deus atenda por pena"?
Você já parou para meditar qual nosso real potencial em Jesus, pelo Espírito Santo de Deus?
Bem, desde o começo eu procurei fundamentar o que cremos, porque, creio, se formos agradáveis a Deus no que praticarmos desde o princípio, Ele mesmo nosso apresentará mais pessoas que estão buscando as mesmas respostas que nós.
E estas virão estar conosco...
Na verdade, este foi a primeira sequência de ministrações que preguei no Ministério, e que tem sido mais amadurecidas nos últimos tempos, em especial à luz do Seminário que recebemos aqui, cujos vídeos você encontra aí, na barra vertical do Blog.
Bem, vamos iniciar, e, aliás, se é para dar início a algo, que comecemos em Gênesis...
Ali encontramos o fundamento de que todas as sementes produzem segundo a sua espécie...

Gênesis 1:11

"E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto
segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. 12 A terra, pois,
produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto,
cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom".

Gênesis 1:24

“E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi. 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom”.

Assim, fica claro que desde o princípio o Senhor firmou a Lei Espiritual que rege nosso mundo natural que uma semente gera frutos segundo a sua espécie.
Necessariamente!
Sejam sementes frutíferas, sejam sementes da reprodução dos animais, como, claro, e principalmente, da reprodução humana.
Todos e tudo se reproduz segundo a sua espécie.
Mas precisamos deixar nossa religiosidade de lado, nossos preconceitos evangélicos, para aprofundar este conceito, pois Jesus nos ensinou algo maravilhoso!
Que a própria Palavra de Deus é uma semente!
Ele nos trouxe esta revelação no próprio texto da conhecida parábola do Semeador, conforme relato em Lucas 8:11:

"Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus”.

Assim, podemos entender que a Palavra semeada por Jesus, O Semeador por excelência, deve frutificar no coração (comparado no texto a um terreno) das pessoas e, embora esta Palavra seja tremendamente poderosa, o resultado final também depende de algumas variáveis descritas pelo Senhor.
Recomendo que você leia o texto completo da Parábola em sua Bíblia, ou se você não tem, veja em uma online na web.
Afinal, você e eu também somos responsáveis pelo que em nós é semeado. Portanto, tudo o que eu publicar aqui, recomendo que confira em sua própria Bíblia!
Mas, prosseguindo, vimos que Jesus também disse em Mateus 4:4 que a própria Palavra de Deus é Vida:

“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.

E no Evangelho de João, ficamos sabendo que Jesus é A Palavra de Deus

João 1:1

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; 5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. 10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai”.

Além disso, complementando, ficamos sabendo conforme relato em João 14:6, que “Jesus é O Caminho, A Verdade, e a Vida...”
Ou seja, se organizarmos todos estes conceitos, vamos entender que:
A Palavra de Deus é uma Semente.
A Palavra de Deus é Vida.
Jesus é a Palavra de Deus.
Jesus é Vida.
Será que Jesus, então, é também uma Semente?
SIM!
Leia o texto de João 12:23

“Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem. 24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”.

Ou seja, Jesus se comparou com um grão de trigo, uma semente, que deveria morrer para dar muito fruto!
Assim, segundo lemos em Gênesis, uma semente produz frutos segundo a sua espécie! Portanto, SE Jesus também É uma semente, que dá muito fruto...
Seus frutos somos nós, os que nEle cremos...
Será?
Afinal uma semente de maçã, quando plantada vai produzir maçã...
A maçã não precisa fazer nada para ser maçã a não ser brotar a partir de uma semente de maçã...
Isso significa que, SE nascemos de novo da semente Jesus, deveríamos manifestar a essência de nossa Semente...
Pelo simples fato de que não podemos ser NADA diferente dela, SE somos Seus frutos!
Pergunto: SE você crê que é nascido de Jesus... que tipo de fruto é você? Que tipo de fruto sou eu? Que tipo de frutos somos nós? Somos compatíveis com que tipo de Semente?
Somos frutos segundo a espécie "Jesus"?
Pare um pouco e pense em que tipo de fruto é você, e isso se expressa pelo tipo de fruto que você produz...
Que possamos sempre avaliar se o que expressamos em nossas vidas está compatível com a Semente Jesus!
Posso até entender que este conteúdo possa chocar algumas pessoas em minha reflexão acerca de quem somos nós em Jesus...
Qual a nossa real Identidade, pois, afinal, somos frutos dEle, de Sua Semente.
Mas para prosseguir, posso pensar...
Será que há mais textos que fundamentem esta proposta ousada?
Minha resposta é sim! Com certeza.
Veja comigo o texto abaixo...

I Coríntios 15:36

“Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. 37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente. 38 Mas Deus lhe dá um corpo como lhe aprouve, e a cada uma das sementes um corpo próprio...”

Ou seja, voltando e reforçando: Jesus é o grão que morreu, a semente, para dar muito fruto! (E claro, o mais importante, morreu e PRINCIPALMENTE, ressuscitou!).

João 12:23

“Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem. 24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”.

Jesus, portanto, sim, semeou o Seu Corpo como uma semente, mas segundo o texto de Paulo, (em I Coríntios que lemos acima) ficamos sabendo que não se semeia o corpo que há de nascer, mas um simples grão.
Este o motivo pelo qual ficamos sabendo que Jesus considerou Seu Corpo como um “simples grão” (!), para que, a partir dEle, se pudesse ver nascer um Corpo!
Um Corpo de origem espiritual, nascido do Espírito!
Nascido da parte de Deus, em Jesus, O Cristo!
Assim, podemos (e precisamos) entender e saber que quando recebemos a Jesus, O Cristo, como Senhor e Salvador, após termos nos arrependido de quem éramos, de nosso pecado, de nossa vida sem sentido e vazia, nascemos do Espírito Santo de Deus!
E a partir da semente Jesus!
(Na verdade, “recebemos a Jesus” (João 1:12), “pela graça, por meio da fé” (Efésios 2:8 e 9) e, DEFINITIVAMENTE, não "aceitamos a Jesus"...
Meu entendimento é que nós, NA VERDADE, é que precisamos ser aceitos por Ele...
(Mas esta é uma outra história, um conteúdo para outro dia...).
Mas voltando:

João 3:4

“Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Entendo que você possa, talvez, ter dificuldade de receber este conteúdo que estou tratando, de que somos frutos de Jesus, segundo sua espécie...
Que somos Corpo de Jesus, gerados por Sua Semente... mas... VEJA OS TEXTOS!

Colossenses 1:24

“Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja”.

I Coríntios 12:27

“Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros”.

Efésios 4:12

“... tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

Sim, o somos o Seu Corpo!
Que ainda está sendo edificado, até aquele Dia...
E que também somos edificados individualmente, pelo processo de santificação pessoal.
Se é que nascemos de Sua Semente.
E este processo de Santificação tem sido tão pouco pregada dos púlpitos...
Creio que é pelo fato de ser um conteúdo que "não enche igreja"...

Hebreus 10:10

“É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre”.

Sim!
Somos FRUTO da SEMENTE Jesus..
Somos Seu Corpo, nascido da Sua Semente...
Mas também recebemos neste ato, em Cristo, sementes de Deus!
Veja comigo...

I João 3:7

“Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão”.

Sim, o crente nascido de novo não peca habitualmente.
Não permanece no pecado, que "não tem mais domínio sobre nós"!

Romanos 6:1

“Que diremos pois? Permaneceremos no pecado para que a graça seja mais abundante? 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos na semelhança da sua ressurreição; 6 sabendo isso, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado”.

A Graça de Deus se manifesta poderosamente com relação ao pecador perdido, que não poderia ser salvo de outra forma, que não pela Graça de Deus manifesta em Cristo Jesus.
Mas não, Deus não é “compreensivo" quanto ao pecado do crente, como ninguém "compreenderia" uma maçã nascendo de uma semente de laranja...
E não, o objetivo da Graça de Deus não é se manifestar “aliviando” o pecado do crente, mas sim, provendo recursos para que vençamos o pecado.
Embora seja inegável que, em Sua Graça, percebemos que O Senhor não nos trata segundo nossos pecados...
As sementes de Deus em nós, os que somos verdadeiramente nascidos de Deus, também precisam ser manifestas.
Como? Por frutos!
Frutos são a manifestação visível da semente plantada...

Mateus 7:17

“Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má, produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.

E até mesmo a criação aguarda por isso.
Nossa manifestação. Nossos frutos!
Claro que esta manifestação visível e definitiva, completa, só vai ocorrer no Reino Milenar de Jesus, a se manifestar em um futuro próximo...
Mas desde agora, como todas as coisas de Deus em nós, já é possível nos manifestarmos.
Manifestar nossos frutos...
Manifestar o Seu Reino!

Romanos 8:19

“Porque a criação aguarda com ardente expectativa a manifestação dos filhos de Deus”.

II Timóteo 2:11

“Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo”.

Romanos 5:17

“Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”.

Sim... Reinaremos com Ele! Em vida!
A partir daqui por enquanto, e, definitivamente, na eternidade vindoura...
MAS, diferentemente do que muitos pregam, o Reino não se manifesta quando conquistamos...
Quando prosperamos materialmente...
Quando igrejas ficam cheias...
O Reino se manifesta, em Sua Semente em nós, quando morremos, e quando perseveramos...
Quando não O negamos, quando somos fiéis..
Os textos bíblicos apresentados por si só são melhores para nossa compreensão do que nossa própria opinião, pois são indiscutíveis.
Claros.
Cristalinos...
Assim, se estes textos bíblicos são de Deus, E SÃO, chegamos à conclusão que tem martelado meu coração.
O que é ser cristão hoje?
Quem somos nós em Cristo, nestes dias e nos que estão adiante de nós, e que se esvaem rapidamente?
Afinal, segundo a Bíblia, SER CRISTÃO É MORRER PARA QUE ELE VIVA...
QUEM SOMOS NÓS?
O QUE TEMOS MANIFESTADO COMO EXPRESSÕES DE UM FRUTO DA SEMENTE JESUS?
Se é que somos realmente nascidos dEle, e não apenas evangélicos religiosos...
Que Deus nos ajude em nossa reflexão e busca para fazer Sua vontade e Lhe ser agradáveis...
A forma religiosa com que tratamos as coisas de Deus, muitas vezes nos impede de compreendermos melhor aspectos do caráter de Deus, que nos levariam a ter muito mais temor e reverência do que temos.
E também, nos levaria a termos mais consagração e decisão de servi-lo, até aquele Dia...
A religiosidade nos afasta de nosso lugar de segurança em Deus.
Vamos ler o texto de Mateus 25:13:

“Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. 14 Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: 15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. 16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; 17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; 18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; 25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. 29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. 30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes”.

Veja que Deus não foi "religioso" ao tratar de assuntos do Seu Reino!
Imagino muitos de nós aqui, dizendo: “...mas coitado do servo que recebeu menos... Ele não poderia ser tratado da mesma forma como o que ganhou mais... Deus não usou de graça e misericórdia com ele...”
Na dúvida, posso até mesmo ouvir alguém dizendo: "Deus não foi justo!"
Ou ainda outro tentando "justificar a Deus", criando algum artifício teológico para dizer que o que está escrito aqui, não é o que está escrito aqui... e que precisa de interpretação...
Bem, eu creio que esta é a verdade literal, e que precisamos entender que, para Seus filhos, que O servem, o Senhor Deus tem expectativas de alta produtividade...
Ele espera lucro!
Ele não investiu em vão, nem deixará de colher o que espera que vai colher...
Deus reina!
E não se iluda...
Até o fim do mundo na forma como o conhecemos, vamos semear e colher...
E O Senhor Deus espera ter, e terá, lucro!
Para seu conhecimento, Deus tem um sistema de meritocracia, de reconhecimento, de recompensas...
Tanto para os que fazem a Sua vontade, como para os que não fazem...
Na verdade, Ele providenciou até mesmo recompensas para Jesus!
E Jesus viu o resultado do Seu trabalho, e ficou satisfeito com a recompensa!
Leia comigo!

Isaías 53:10:

“Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos (... não todos...) , e as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu”.

Jesus recebeu (ou receberá) Sua recompensa no céu em meio a uma Honra ainda incompreensível e inalcançável se "observada" daqui!

Apocalipse 5:8:

“Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; 10 e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. 11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”.

Jesus já foi e será posto acima de TUDO e de TODOS!

Filipenses 2:5

“Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; 8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”.

O trabalho da alma de Jesus foi terrível...
Mas Ele considerou que valia a pena pagar o preço pela glória que Lhe estava reservada posteriormente...
Se não compreendermos isso, vamos continuar achando que podemos ser salvos e viver e qualquer jeito, que o que virá depois será igual para todos...
Que o céu é igual para todos...
MAS NÃO É!
Bem...
Enquanto estivermos aqui, de qualquer maneira, teremos sempre que semear e colher...

Gênesis 8:20-22

“Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. E o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz. Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite”.

Ou seja, a única variável que administramos é semear e colher...
As demais (frio e calor, verão e inverno, dia e noite), pertencem a Deus...
E agora, se você não é uma criancinha, vai poder entender o que Paulo quis dizer sobre o tema...

I Coríntios 3:1

“E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? 5 Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo”.

Ou seja, no céu, teremos pessoas que perderam todas as suas obras, pelo fogo...
Edificaram apenas madeira, feno e palha...
Teremos por outro lado, pessoas com edifícios maravilhosos...
Edificaram com ouro, prata e pedras preciosas...
Sim, condições finais absolutamente diferentes, em seis níveis de estruturas...
Segundo as obras...
Segundo a semeadura...
Segundo o crescimento dado por Deus...
Segundo o que realizaram com seus talentos...
Segundo seus frutos!
Bem amigos aqui do Blog...
Tenho meditado acerca de nossa identidade em Jesus nos últimos tempos...
E tenho olhado para a igreja de hoje...
E tenho olhado para mim.
Para nós...
Nós que somos frutos de Sua Semente...
Nós que devemos manifestar que somos um fruto segundo Sua espécie...
Ele que foi uma semente tão poderosa nas mãos de Deus, e deu tremendo fruto...
Eterno.
Universal.
Cósmico.
Celestial.
Incompreensivelmente inalcançável para nossa pequena mente humana.
Enfim, Ele cumpriu Seu trabalho...
Como estamos nós trabalhando para Deus?
Vamos à igreja, à célula, ao próximo, querendo ser servido, ou para servir?
Estamos limitados à placa da igreja da qual fazemos parte para servir no Reino?
Queremos ser abençoados ou quer ser os abençoadores?
Semeamos ou comemos nossas sementes?
Você entendeu qual é o edifício que está edificando, e qual é O Fundamento?
Ou você ainda é uma criancinha fazendo malcriação, e querendo que as coisas sejam todas para você, do jeito que você quer, senão faz beicinho e birra?
Bem queridos...
É tempo de parar para refletir: “Quem somos nós?”
Precisamos descobrir e aprofundar... Enquanto há tempo...
Deus abençoe!

Abraço,

Haroldo Maranhão

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor esse texto , pena que temos tão poucos pregadores interessados em divulgar a mensagem de Cristo mas se ocupam de massagear o ego alheio e o seu próprio .

    ResponderExcluir