segunda-feira, 12 de outubro de 2015

MEDITAÇÕES DE 5 A 11 DE OUTUBRO

 
Bem vindo!
Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 10 de outubro: "Sem publicação"

Sexta feira 9 de outubro: "O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.” Provérbios 22:3

A imagem de José fugindo da mulher de Potifar ao perceber que ela o queria seduzir é uma das imagens mais eloquentes acerca do que devemos fazer quanto ao mal, registrada na Bíblia.
Na verdade, a melhor tradução no texto da oração do Pai Nosso deveria ser “… não nos deixe ENTRAR em tentação… mas livra-nos do mal...” Encontramos esta ideia nas Bíblias em inglês King James, American Standard, Amplified e outras, e mesmo na Reina Valera em espanhol. Fica melhor com a ideia no grego segundo STRONG...
E combina mais com esta idéia do texto de hoje, da vida de José e outros tantos textos mais na Palavra…
Sim, O Senhor nos chama a nos desviar do mal.
A fugir do mal a nos esconder do mal…
Fugir do mal é prudência… leia sobre o prudente e prudência… pesquise!
Em Provérbios 10:12, por exemplo, lemos: "Nos lábios do prudente, se acha sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de senso.”
Sim pois a boca fala do que o coração está cheio… portanto, o prudente tem um coração sábio, sábio segundo a Palavra de Deus, pois nela medita… entre tantos benefícios, também para evitar o mal!
Também para evitar o pecado… para não sofrer "nem a pena" do texto de hoje, nem "a vara da correção…"
Somos chamados por Deus a “sermos santos como Ele é Santo!
Mas temos nivelado nossa expectativa cristã em apenas diminuir nossos pecados…
Muitos me procuram para perguntar qual é a "linha limite" entre pecado e não pecado, porque querem andar exatamente na linha!
Não querem saber para ir tão longe como o oriente distancia do ocidente...
Não me parece que quem quer andar no limite desta linha realmente conheceu ao Senhor Deus através de Jesus, pois o Espírito Santo nos convence entre outras coisas, "do pecado!”
Buscar andar no limite não mostra arrependimento, pois "passar adiante”, como vimos no texto de hoje, entendo ser justamente “cruzar esta linha”…
Que possamos ter mais revelação das ciladas do mal, do maligno adiante em nosso caminho da vida para que possamos nos esconder… perceber antes que se aproxime demais… para que possamos fugir e vencer.
Em I Coríntios 10:13 lemos "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
Sim, esta luta não é apenas nossa, mas sim, O Senhor já nos preparou livramento para vencermos…
O que precisamos fazer é acessar Seus recursos ANTES!
Deus abençoe… bom dia!

Quinta feira 8 de outubro: "O rico e o pobre se encontram; a um e a outro faz o SENHOR". Provérbios 22:2
Sim, mas vamos com calma meditar nestas verdades, antes que a Palavra do Senhor seja transformada em um ambiente para discussão de lutas de classes sociais, opressores e oprimidos, ou ainda questões ideológicas e teologias sociais.
Antes de tudo, O Senhor criou a ambos. Pois O Senhor criou a todos e a tudo. E sim, ambos foram originalmente criados para andarem diante do Senhor, e para serem livres da condenação do pecado através da obra de Jesus.
A questão principal do evangelho é a eternidade! Mas ao longo da história, em muitos momentos, alguns tentaram e muitos foram bem sucedidos em transformar esta poderosa mensagem de vida eterna, na presença do Senhor Todo Poderoso, em apenas uma solução social e/ou financeira terrena.
Mas também lemos na Palavra, que, sim, “a bênção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores”… mas também, que sim, “é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, que o rico entrar no reino de Deus”…
E ainda, que os que "confiam nas riquezas perecerão", mas aquele que teme ao Senhor, "tudo o que fizer prosperará”.
E também que O Senhor espera que os pobres “os quais sempre teremos entre nós”, “sejam ricos em fé para com O Senhor!”
Sim, ambos tem facilidades e/ou dificuldades em crer e buscar O Senhor para sua salvação. Sua expectativa é que possamos agradá-lO pela fé!
O que passa por dificuldades terá a tendência de culpar o Senhor pelo seu estado, e precisará abrir o coração para receber o amor do Senhor manifesto na cruz do Calvário. De graça. Pela fé!
O que tem em abundância acaba por confiar no que tem, e precisará abrir o coração para perceber que mesmo com toda a riqueza deste mundo não poderá resolver a questão de sua eternidade, sem reconhecer que embora aparentemente “seja e tenha”, nada é e nada tem diante do Senhor…Pela graça... por meio da fé!
Deixando de lado as teologias financeiras, quero abraçar aqui a constatação mais óbvia...
Aquela de que daqui a 100 anos, não fará mais a menor diferença saber quem foi rico ou quem foi pobre em 2015, mas sim, o que cada um fez diante da revelação do amor e graça salvadora do Senhor…
Interessante a oração de Agur, sábio que também escreve neste livro de Provérbios capítulo 30.
Aqui, apresento suas palavras registradas nos versos 6-7:
"Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus”.
Sim, interessante a alma humana… que se corrompe sem a revelação do Senhor… Que seja Ele sempre nosso Tesouro, nosso sustento, nossa vida.
Que possamos focar no que é eterno… tesouros eternos, onde não há roubo, traças nem ferrugem… "Não atentamos nós para as coisas que se veem, mas para as que se não veem. Pois as que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas˜...
E que possamos confiar que enquanto estivermos aqui, como lemos em Mateus 6:33, enquanto buscamos Seu Reino, Ele nos supre do que precisamos… segundo Sua Palavra, e não segundo a pregação dos pregadores do evangelho da prosperidade… Pense nisso!
Deus abençoe… bom dia!

Quarta feira 7 de outubro: "Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro". Provérbios 22:1
Nada há de melhor na vida do que sermos estimados.
Muitos gastam muito dinheiro em terapia por não se sentirem assim...
Existem pessoas muito ricas que pagam fortunas para “empresas de assessoria de imagem”, para que “seu público”, seus "seguidores de mídias sociais", seus “fãs", os estimem…
Tudo o que fazem é cuidadosamente estudado, e objeto de pesquisas… Tudo o que se divulga é detalhadamente examinado por profissionais...
Provavelmente precisam fazer isso porque, no natural, se as pessoas que os seguem os conhecessem realmente, não teriam a mesma admiração.
Somos convidados a zelar por nossos nomes em diversos lugares da Palavra, e recebemos o ensino que o bom nome vale mais que qualquer coisa, pois, quem somos, nos fará (ou não), sermos recebidos aonde quer que formos.
Muitos ao longo da vida colecionam uma má fama que os precede...
Muitos, por outro lado, são bem recebidos em qualquer lugar… e quando alguém os encontra, tem palavras de bênção, de gratidão, e de honra.
Que experiência preciosa a vida dos que assim vivem.
Que mais preciosa foi, ainda mais, e com certeza, a experiência dos irmãos da Igreja Primitiva que foram pela primeira vez “chamados cristãos”… Tinham se tornado tão parecidos com Jesus Cristo, que os reconheceram como pessoas que andavam com Ele! Cristãos!
Creio que este é o ponto principal para hoje…
De qual nome estamos falando como ênfase principal?
Se somos de Cristo, a questão não é mais nosso nome, mas Seu Nome!
E por diversas questões contemporâneas da "igreja morna" destes últimos dias, O Nome do Senhor não tem sido mais associado a vida eterna, transformada e espiritual, mas a tantas outras coisas que não me cabe aqui tratar.
Por outro lado, já tenho visto diversas vezes pessoas sendo mortas por radicais no Oriente Médio, por serem associadas ao Seu Nome… e por terem preferido não negar este Nome e morrer.
Pela ótica distorcida destes perseguidores, este Nome não é digno de honra...
Vimos nos Estados Unidos este último caso tristemente comum lá, em que o atirador perguntava as pessoas postas em fila qual sua religião…
E os que se confessaram Cristãos, foram mortos. O primeiro a ser morto não sabia a lógica da pergunta, mas os demais, sim...
Muitos, em breve, provavelmente, preferirão ser associados a um bom nome natural, rejeitando serem associados ao Único Bom Nome Eterno!
A mídia normalmente dá mais destaque nas manchetes aos que envergonham o Nome do que os que morrem pelo Nome…
E isso é normal no Sistema em que vivemos.
Afinal, O Senhor não foi estimado…
Sim, no mundo natural, o ser estimado é bênção. É bíblico.
E sim, somos chamados e exortados a zelar pelo seu nome próprio e de família. E sim, ser bem recebido é uma bênção…
Mas vão chegar dias em que um posicionamento associado com O Nome do Senhor Jesus Cristo vai inverter completamente esta lógica.
Dias que vão chegar, e, parece, já chegaram.
Que possamos ter por claro qual Nome vamos escolher honrar.
Que Deus nos abençoe e fortaleça, no precioso e maravilhoso Nome de Jesus! Bom dia… Deus abençoe!

Terça feira 6 de outubro: "Sem publicação"

Segunda feira 5 de outubro: "O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR" Provérbios 21:31
Ao longo do texto de Provérbios, percebemos o quanto Salomão faz menção ao que ele aprendeu com seu pai Davi, e o quanto ele desenvolveu alguns dos conceitos ensinados por seu pai pela revelação que teve pelo Espírito.
Hoje vemos isso claramente, se compararmos o texto de hoje com o Salmo 20:7-9 "Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé. Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos."
Sim, e este texto é poderoso para uma segunda feira, não é mesmo?
Em especial nós que precisamos sair para trabalhar, para a “batalha” da vida atual, da vida diária, por conquistar espaços profissionais, por lutar contra circunstancias, por estabelecer o que precisamos para nossas famílias.
Sim, tanto Davi quanto Salomão já tinham convicção de que era importante ter os recursos necessários. Em nossos dias, podemos pensar e comparar com relacionamentos, com preparo, capacitação…
Mas tanto um quanto outro, embora tivessem muitos recursos naturais e humanos disponíveis para a batalha, sabiam e reconheciam que a vitória estava apenas nO Senhor! A vitória estava nEle!
A confiança deles não estava no que tinham ou no que viam, mas nO Senhor!
Não sei o que você tem pela frente nesta semana, mas convido a que você, junto comigo, venhamos a fazer o mesmo.
Não importam as ameaças, as dificuldades que possam estar diante dos seus olhos.
Por outro lado, também não importam as oportunidades, o conforto e os recursos disponíveis.
Em ambos os casos, SE dizemos que conhecemos ao Senhor, devemos dizer que nossa confiança está nEle…
Que nossa oração antes logo agora pela manhã seja esta declaração diante dEle.
Que nossa esperança e fé para esta semana estejam depositadas nEle, desta maneira.
Assim, sim, estaremos habilitados para a vitória que vem dO Senhor…
Vitória, que, lembre…
Sua obra em nós, mais do que nos estabelecer aqui, é nos transformar para a vida vindoura… pela fé!
Lembre de nosso foco… pela Palavra.
Deus abençoe! Bom dia e boa semana...


                                                               ___________
 

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário