sábado, 30 de maio de 2015

MEDITAÇÕES DE 25 A 31 DE MAIO


 
Bem vindo!    

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 30 de maio: "Sem publicação"

Sexta feira 29 de maio "O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência acha o bem". Provérbios 19:8

O entendimento humano, ou a inteligência natural facilita a vida de uma pessoa.
Os que conseguem desenvolver o que receberam, poderão ter mais oportunidades na vida, embora não mais necessariamente, pois o sistema do mundo tem também outros valores incompreensíveis (compreensíveis?) nas oportunidades da vida que dependem de outras pessoas em posições de influência... entende?.
Hoje em dia, relacionamentos muitas vezes superam talento, inteligência ou competência. Mas isso é assunto para outro dia...
Lembre que a Palavra não fala de coisas naturais em si mesmas, mas sim, de coisas espirituais, e como elas afetam nossa vida eterna com Deus, em um primeiro plano, mais alto e elevado...
E sim, em como estas coisas espirituais afetam nossa vida natural aqui na terra, no dia a dia, enquanto peregrinamos por aqui. Em um segundo plano!
Lembre mais uma vez, que tudo o que acontece aqui é passageiro.
Isso aqui não é a vida, não é a eternidade, não dura para sempre. Passará!
Assim que, pelo fato de que nossa alma é eterna e nosso corpo não, em algum momento esta alma com o espírito humano (vivo ou morto) seguirá para seu destino eterno... E quem é sábio cuida da alma, pensando na eternidade!
Não, este texto não fala de auto ajuda, para cuidar de seus sentimentos, emoções, trazer conforto para seu interior... não, pelo menos, como prioridade do texto bíblico. O evangelho humanista que está sendo pregado, diz que o principal é "vencer no mundo" e não "vencer o mundo", e "alegrar sua alma", e "conquistar seus sonhos"... Bem, perdoe, ma isso é uma heresia. Uma fraude. Não tem suporte bíblico... Não, pelo menos, quando desassociado de eternidade, salvação, arrependimento, regeneração, santificação, obediência, obras eternas, galardão...
Falando sobre alma, Jesus nos alerta em Mateus 16:26-27 "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras".
Sim, entendimento espiritual diz respeito a cuidar da alma para a eternidade, e sim, experimentar "respingos" da eternidade aqui, hoje, na vida diária.
Tome cuidado... não inverta as prioridades.
Temos hoje muitas pessoas decepcionadas com o que "compraram" como sendo o evangelho de Jesus, que lhe resolveria todos os problemas terrenos, que terão grandes dificuldades em entender que o que lhes pregaram não era bíblico. Falso!
Sim, Jesus tem descanso para a alma. Sim, tem vitórias sobre o pecado. Sim, tem possibilidades de conquistas materiais. Sim, tem vitórias sobre as enfermidades, mas O EVANGELHO NÃO SE RESUME A ISSO...
Nos versos anteriores, de Mateus 16:24-25, Jesus nos fala algumas coisas que alguns de nós nem ouvimos ser pregado nas igrejas hoje em dia!
"Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á".
Sim, no evangelho verdadeiro Ele não me serve, atendendo meus sonhos...
Eu O sirvo, e Ele me apresenta seu projeto... E me convida a obedecer!
Que possamos adquirir cada dia mais o entendimento correto, que é o bíblico, para que demonstremos nosso amor por nossa alma, pois precisamos estar presentes naquele Dia, quando teremos acesso aos portais da eternidade com Deus, através de Jesus, O Cristo.
Quais são as nossas prioridades para a nossa alma? Dia de avaliar...
Deus abençoe... Bom dia!

Quinta feira 28 de maio: "Se os irmãos do pobre o aborrecem, quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com súplicas, mas não os alcança". Provérbios 19:5

O Senhor Jesus nos fez uma declaração forte e triste em João 12:8 : "porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes". Sim, sempre teremos porque a existência é mais uma das marcas do pecado na humanidade. A ganância dos governantes e poderosos, a exploração do homem pelo homem, e a falta de oportunidades iguais pelo egoísmo. Todos pecados gerando consequências na vida dos demais.
Tiago 2:5 "Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam"? Sim, mesmo no meio desta tragédia social gerada pelo pecado generacional e milenar, O Senhor convida os pobres a não correrem atrás de seus irmãos e amigos, mas a buscarem na Palavra recursos para suas vidas. Afinal, a "fé vem pelo ouvir A Palavra", e, se eles exercerem "fé na Palavra, agradarão a Deus" e O próprio Senhor se manifestará em suas vidas!
Em alguns casos, O Senhor Se manifestará transformando suas situações econômicas, segundo a Sua Sabedoria.
Em outras, os fará ricos na eternidade, e os usará como instrumentos de juízo, para condenar os ricos que não se compadeceram dos pobres, e manifestaram publicamente a sua avareza!
Foi assim na história contada por Jesus acerca do rico e Lázaro, em que O Senhor não mudou a sorte de Lázaro em vida, mas, sim, o trouxe para estar perto de Si, enquanto o rico foi condenado... Em tempo, Lázaro não foi salvo por ser pobre, mas sim, por que O Senhor era seu socorro! Lázaro significa "aquele a quem Deus ajuda". Imagino que seu nome deveria ser mesmo um motivo de piadas escarnecedoras na sua época, conforme relato de Lucas 16...
Talvez até mesmo o rico dissesse isso... "Deixe Deus ajudar Lázaro... tenho outros planos para gastar dinheiro"... Digo isso pois na Bíblia os nomes das pessoas dizem respeito a o que elas são, e quando A Palavra registra um nome, creio que O Senhor espera que observemos o significado.
Assim, Lázaro foi salvo por que sua esperança estava na ajuda do Senhor.
Nós somos considerados, por figura, como os mendigos, totalmente desprovidos de qualquer valor espiritual diante do Senhor, e os que confiam em suas riquezas não percebem sua miséria diante de Deus.
Mas O Senhor está pronto para acolher todo aquele que disser que Ele é o Auxílio. O socorro. O Salvador. Em toda e qualquer circunstância, devemos buscar auxílio em Deus, e não nos irmãos e amigos... Como vimos pelo texto, eles provavelmente fugirão...
Mas minha perspectiva para hoje, é a outra.
O que fazemos diante da dificuldade do próximo?
Em Provérbios 21:13 lemos "O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido". A pior forma de experimentar esta verdade, creio, foi experimentada pelo rico do texto de Lucas, da história de Lázaro. Em tormentos, querendo algum alívio, recebeu o "não" do Senhor.
Mas mesmo ainda nesta vida, esta verdade se manifestará na vida dos que ignoram o clamor dos que precisam...
Que possamos abrir o coração ao Espírito Santo de Deus para ajudar os pobres e necessitados que O Senhor nos põe no caminho da vida. O Senhor quer socorrer os que precisam através dos que Ele chama a ajudar.
Além disso, como lemos em Hebreus 13:2, "Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos". Se você está lendo este texto e está passando dificuldades, e se acha o pobre do texto de hoje, mesmo sem conhecer você, sei que temos pessoas passando muito mais dificuldades do que você possa estar...
Será que a sua solução ou resposta para este momento não está, justamente, em você abençoar alguém que precisa mais que você, mesmo que o que você tenha agora, pareça pouco?
Deixe o Senhor levar você a experiências mais ricas e profundas do que você possa imaginar. Abra seu coração. Pare de olhar para seu problema e olhe ao redor... Creio que você é parte da sua própria solução, que Deus já tem preparada. Afinal, Ele sem pre tem... Você crê? Deus abençoe... Bom dia!

Quarta feira 27 de maio: "Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes".
Provérbios 19:6

Sim, os princípios bíblicos são sempre sábios e verdadeiros, pois o próprio Senhor nos revela o que considera importante.
Assim, como Ele mesmo criou o homem, e sabe também em que nos tornamos pelo pecado em que nascemos, pode nos aconselhar e revelar o que é importante considerarmos para esta vida.
Independente do fato de que "adulação e falsas amizades" virão a fazer parte do "em torno" do generoso, há uma bênção na generosidade.
Antes, vamos considerar que quando nós usamos de generosidade não devemos esperar nada em troca vindo das pessoas que abençoamos, pois isso faz parte da alma humana, e mesmo os genuinamente convertidos a Jesus ainda vão lutar com a carne, e vão errar...
Você nunca errou com quem te abençoou? Eu já.
Mas segundo os princípios dados por Jesus em Mateus, a partir do capítulo 5, no sermão do Monte, tudo o que fazemos, SE esperamos algum reconhecimento humano, erramos feio... mesmo que tenhamos feito algo de bom! Ele os ensinou acerca da oração, do jejum, das esmolas, da vida.
Quando fazemos algo, devemos fazer no secreto, sem esperar louvor humano, pois Deus que nos vê em secreto, Ele sim nos recompensará.
Portanto, e por analogia, se queremos ser generosos apenas para sermos vistos, ou para ter pessoas em volta, nos adulando, erramos! E receberemos a paga pela "generosidade" da forma mais "rasa" possível.
Mas se somos generosos por que cremos que somos chamados em Cristo, entre tantas outras coisas para sermos generosos, desapegados, não avarentos, teremos dado os primeiros passos para agradar a Deus, pois, em assim fazendo, praticamos fé na Palavra... E isso agrada a Deus!
Além disso, independente do que as pessoas alvo de nossa generosidade nos façam em retribuição, a bênção do Senhor nos alcançará!
Provérbios 11:24-25 "A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado".
Sim, a alma generosa prosperará!
O próprio Deus Se encarregará de interferir pois Ele vela pela Sua Palavra.
Há uma bênção para a generosidade, e uma maldição para a avareza.
Que possamos praticar a generosidade de uma maneira liberal, esperando no Senhor e não nas pessoas... elas não nos retribuirão, necessariamente, e talvez se tornem apenas aduladoras...
Como talvez, alguns de nós já fomos ou ainda somos...
Que possamos entender que generosidade não está ligada à conta bancária, mas sim, a uma maneira de ser da alma... mesmo generosos que tenham poucos recursos, prosperarão se generosos, e terão mais...
Que possamos esperar menos das pessoas, e mais de Deus. Digo isso porque sei que existem pessoas que saíram da comunhão de suas igrejas, e estão sem congregar por que pessoas as magoaram... estas pessoas que saíram por este motivo, com certeza, precisam se certificar se entraram na igreja através de Jesus MESMO! Afinal, esperaram retorno no lugar errado... as pessoas vão falhar sempre. Você e eu já falhamos...
Que sejamos generosos. Que agrademos a Deus. Que venhamos a receber as promessas associadas à obediência à Sua Palavra.
Que sejamos bênção e abençoadores por onde andarmos.
Deus abençoe! Bom dia...

Terça feira 26 de maio: "A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa". Provérbios 19:5

O texto de hoje nos trás um entendimento claro por si só, e assim quero passar rápido pelo conteúdo para ir além.
Testemunhas falsas foram usadas contra os apóstolos e contra Jesus, para que não cumprissem o que tinham por ministério. Foram falsamente denunciados para que a obra fosse interrompida. Testemunhas subornadas para mentir em juízo.
Naqueles dias, pela lei, duas testemunhas estabeleciam algo como verdade a ser levada em consideração.
Mas para mim, a maior questão acerca de testemunhas falsas ou verdadeiras diz respeito ao fato que nós, que dizemos que realmente conhecemos a Jesus Cristo, somos chamados a ser testemunhas! E em Atos 2, sabemos que como igreja, recebemos poder para ser testemunhas poderosas.
Sim, o poder dado pelo Espírito Santo não é para "entretenimento e shows de experiências estranhas" embora creia que possam ocorrer manifestações de Seu Poder em maneiras não usuais... já vi e já experimentei...
Mas sim, a PRINCIPAL manifestação do Espirito Santo na vida de uma pessoa, após "convencer do pecado, justiça e juízo" é capacitar com poder para pregar.
Assim que eu não fico mais tão impressionado com reuniões com manifestações do Espírito Santo que na sequência não manifestam conversão genuína de pessoas e que as pessoas, com jovens, homens e mulheres, que não saem transformadas em suas vidas e cheias de ousadia para pregar.
Digo isso porque segundo Paulo, se não há vida de Cristo em nós, se Ele não ressuscitou e nos transformou, aí sim somos falsas testemunhas.
I Coríntios 15:12 "E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam".
Sim, seríamos falsas testemunhas se o evangelho não fosse A Verdade...
Mas porque Cristo ressuscitou, porque Ele nos transformou a vida, nosso testemunho é verdadeiro, e somos testemunhas verdadeiras quando falamos, e devemos ser fiéis em falar...
Porque na verdade, o maior problema não é mais, portanto, falar algo que não é a verdade, pois Cristo ressuscitou, transformou nossas vidas e em breve voltará.
O problema agora passa a ser não falar...
Atos 4:19 e 20 "Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos".
Deus abençoe. Bom dia...

Segunda feira 25 de maio: "As riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa". Provérbios 19:4

Salomão denuncia aqui um aspecto da natureza humana que encontramos apenas "no outro", mas "nunca em nós mesmos"...
Sim, os amigos interesseiros são sempre "os outros"... não?
E é interessante como diversos aspectos tristes que pensamos existir apenas na assim chamada "vida moderna", existem desde que a humanidade caiu em pecado.
Sim, sempre, muitos ricos tem "amigos", interessados em o que podem receber através da "amizade"... Embora tenham também os verdadeiros.
E sim, muitas pessoas que passam por dificuldades na vida, passam solidão pois seus "amigos" o deixam. Mas ainda assim, conquistam amigos sinceros...
Já vimos aqui neste espaço que Jesus é o "amigo mais chegado que um irmão", cuja amizade a nós oferecida está ligada ao fato de O obedecermos ou não...
E se há uma amizade impossível de ser "equilibrada financeiramente" é a amizade de Jesus. Quem pode oferecer algo a Ele? Quem pode se achegar a Ele sem precisar desesperadamente do que Ele tem a oferecer, mesmo que alguém tente chegar a Ele desinteressadamente?
E Ele sabe disso! E ainda assim, Ele oferece exatamente esta amizade!
Veja aqui a Parábola que Jesus contou em Lucas 14:12-14 "Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos".
Sim, esta Ceia aponta para aquela em que nós, os indignos, os que não podemos retribuir, os que estávamos abandonados pelos amigos e todos mais, mas sim, fomos convidados pela Sua graça!
Aquela Ceia aponta para o fato que Jesus nos aponta princípios espirituais mais altos, que devemos praticar. Amar e cuidar de amigos que não nos podem retribuir é um princípio espiritual do Reino!
Aquela Ceia nos convida a cuidar, amar, abençoar sem esperar nada em troca os que precisam, não os que nos podem retribuir...
Esta é uma moeda do Reino... Esta é uma marca de Jesus em nossas vidas. Esta é uma moeda eterna.
Quem pode retribuir esta Ceia ao Senhor? Nem Salomão poderia...
Que possamos ser transformados pela Palavra em nossos valores e formas de pensar e agir. O sistema de Jesus é mesmo de "outro mundo"...
Deus nos abençoe a entrar neste sistema, e a permitir que este sistema entre em nós... Bom dia!

                                                               ___________


E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário