domingo, 24 de maio de 2015

MEDITAÇÕES DE 18 A 24 DE MAIO


 
Bem vindo!    
Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 23 de maio: "A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o SENHOR que o seu coração se ira". Provérbios 19:3

Muitas vezes já ouvi pessoas que, ao me contarem acerca de decisões erradas que tomaram em suas vidas, concluem o relato com a frase: "porque Deus me deixou fazer isso"?
Impressionante como Deus se torna "culpado" na cabeça de pessoas que, na hora de tomarem decisões importantes na vida, não o consultam... e decidem errado por si próprias! E veja que estou falando também para pessoas que se professam cristãs... Mas desde o Éden foi assim, não é verdade?
Ao ser confrontado com seu pecado, Adão respondeu a Deus "a mulher que tu me deste...", ou seja, a culpa era de Eva, e também, ou principalmente, de Deus.
Sim, o contato direto com satanás trouxe este tipo de pensamento para a humanidade. Ou não?
Você culpa Deus por algo que ocorreu em sua vida?
Isso "travou" seu relacionamento com Ele? Bem, acho que hoje é o dia para você aproveitar e rever a situação para desarmar esta armadilha que a sua própria alma lhe preparou para justificar seus próprios erros, ou, se você acha realmente que Deus quer prejudicar a sua vida, bem... você também precisa rever quem é o deus (sim, minúsculo) do qual estamos falando. Que deus é este que você pensa que conhece...
O estulto estraga seu próprio caminho, mas Deus quer que venhamos a conhecer Seus caminhos que são mais altos, e seguros!
O tolo derruba sua própria vida... mas teria um "acesso de sabedoria" ao reconhecer isso, se arrepender, e buscar, aí sim, nO Senhor, Sua sabedoria para sair do atoleiro em que se enfiou.
Os caminhos de Deus "são de paz, não de mal", "são seguros", "conduzem à vida, e vida eterna", "conduzem ao Pai", "trazem cura" e conduzem "à Vida Eterna"...
Deus é amor, Deus é abençoador, e Ele já nos revelou tudo isso no fato de Jesus ter sido nos dado para a cruz, para a salvação, quando "ainda éramos pecadores" e "seus inimigos"!
Sim, Deus não "combina" com alguém que queira estragar nem destruir sua vida, mas satanás, o usurpador de tentar parecer com Ele, o que semeia engano e mentira, e convida ou leva o estulto a agir contra sua própria vida, este sim, é o que está por trás de toda a decepção que alguém possa ter...
E ainda busca fazer você jogar a culpa em Deus...
Meu querido, minha querida, não sei porque este post ficou deste jeito hoje, mas creio que alguém que vai ler precisa se reconciliar com Deus agora, de algo em seu passado, ou há alguém que você conhece que precisa disso. Hoje!
Se precisar de ajuda ou mais explicações, pode nos procurar.
Deus abençoe. Bom final de semana...

Sexta feira 22 de maio "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado". Provérbios 19:2

Conselho óbvio, que ignoramos tantas e tantas vezes em nossas vidas.
Se pararmos para pensar, e avaliarmos nossa vida ao longo dos tempos, podemos lembrar situações em que alguém nos disse: "Tem que resolver agora". Ou ainda, "É o último. É pegar ou largar"... ou ainda... "Se você me ama mesmo, fique comigo hoje".... ou ainda... "assine agora"!
Sim, em muitas áreas, somos todos pressionados a decidir acerca de coisas que podem afetar nossas vidas por muito tempo, ou até mesmo, definitivamente.
E sim, a precipitação é pecado e/ou nos leva a pecar...
A sabedoria popular diz que "quem não arrisca, não petisca", e talvez isso esteja mesmo certo, no sentido de que todos que ficam na média do que todos fazem, não irão além na vida. Mas neste caso, arriscar, deveria significar, creio, refletir por certo tempo, considerar as alternativas da oportunidade, avaliar os riscos, e, principalmente, orar a Deus e consultar Sua Palavra.
Se há neste caso, uma oportunidade de, eventualmente, sair do lugar comum para realizar algo sem precedentes porque O Senhor irá conosco. E confiar que sim, Ele nos chama para realizar algo novo... como já fez ao longo da história!
Mas não é disso que fala o texto.
A reflexão de hoje é "não podemos nos precipitar na vida".
Se pensarmos no jogo de palavras possível, "precipitação" está ligado a "precipício"... Se temos uma "precipitação" de chuvas, temos "queda" de gotas...
Bem, creio que a idéia é simples. Se alguém pressionar você a fazer algo que "tem que ser agora, senão você nunca mais terá oportunidade igual", sem tempo para refletir, a resposta imediata deve ser não!
Se obedecermos ao texto, jamais sairemos prejudicados, ainda que venhamos a perder algo que poderia ser bom.
Digo isso porque, SE realmente era uma última oportunidade e a coisa era boa, mas a decisão negativa foi baseada em fé nA Palavra, neste texto, O próprio Senhor, por Se alegrar com nossa obediência, operará para nos restituir ou abrir nova oportunidade... até mesmo melhor que a que foi perdida.
Digo isso porque, invertendo a mão do texto de Hebreus 11:6, "em fé eu agrado a Deus"... E quando eu O agrado porque obedeço, estou seguro.
Que possamos obedecer ao Senhor em tudo.
Que Ele nos perdoe de todas as vezes que fomos precipitados, fizemos o que não devíamos por pressão e precipitação, e nos ofereça um lugar de arrependimento, livramento, e transformação de decisões erradas em novas oportunidades de concerto. Em Nome de Jesus...
Deus abençoe! Bom dia...

Quinta feira 21 de maio: "Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo". Provérbios 19:1

Os valores espirituais são mais altos que os naturais.
O Senhor Deus nos diz que os Seus caminhos e pensamentos são mais altos que os nossos.
Assim, que o que importa aqui, para esta vida, não necessariamente importa para a vindoura, senão que os valores da vida vindoura devem permear nossa vida aqui.
A Palavra nos revela um princípio de integridade que, entre outras coisas, se expressa pela declaração de Paulo em I Coríntios 4:13 "Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos". Integridade entre o meu homem interior e o exterior.
Eu falo o que creio, e creio no que falo, e isso está conectado com o que vai em meu coração, como vemos, principalmente, acerca da salvação pela fé em Romanos 10:10 "Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação". Não adianta confessar com a boca e não crer no coração, nem crer no coração e não confessar diante das pessoas...
Sim, no mundo natural temos várias definições do que seja integridade, e todas elas verdadeiras, e voltadas a caráter, valores, princípios... naturais. Humanos.
Entretanto, não adianta nada, diante de Deus, alguém andar em integridade moral nesta vida, senão estiver focado antes em integridade espiritual.
Sim, sua integridade na vida aqui poderá gerar reconhecimento humano, ser considerado e reconhecido como uma inspiração para os demais, mas pode não produzir nada para a vida eterna. Se não estiver íntegro diante do Senhor! Veja este texto de I Tessalonicenses 5:23: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
Somos chamados por Deus a andar integridade espiritual, em falar o que cremos, expressando integridade entre o que vai em nosso coração com o que falamos.
Em integridade emocional, praticar os princípios da Palavra, por que cremos! E até mesmo em integridade física, como consequência das demais.
E somos ajudados pelo Espírito Santo para obedecer Seus princípios, em santificação. E ainda que o que a humanidade considera "integridade" venha a ser substituído por outros valores, em um mundo que caminha cada dia mais para longe de Deus, aquele que foca em princípios de integridade eternos, manterá sua posição! Mas sim, sofrerá, talvez, confrontos em sua posição.
Sim, nossas posições para a vida devem estar apoiados no que cremos, no que A Palavra nos diz, e isso vai refletir em tudo a nossa volta.
Que O Senhor nos ajude a caminhar assim neste dia. Bom dia! Deus abençoe...

Quarta feira 20 de maio: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão". Provérbios 18:24

O sonho de muitas pessoas solitárias deste mundo é ter amigos... portanto, ao encontrarem um texto como este, estarão diante de um paradoxo...
Como A Palavra de Deus poderia declarar algo tão contrário ao senso comum?
Bem, a Bíblia não trata de "fazer amigos e influenciar pessoas", nem mesmo sobre vencer NO mundo, mas sim, vencer O mundo... portanto, seus conceitos serão, necessariamente, confrontadores com o que encontramos na vida "aí fora".
Afinal, moramos na Babilônia e não no Reino de Deus. Ainda! Lembre disso...
Mas sim, O Senhor Deus quer nos revelar nA Palavra, desde o Gênesis até o Apocalipse, a pessoa de Jesus Cristo, Seu Filho amado em Quem tem prazer.
E Jesus Se revela de diversas formas, em diversas figuras proféticas, poéticas e reais ao longo de todo o texto bíblico...
E aqui, no texto de hoje, Se revela na figura o "amigo mais chegado que um irmão".
Há uma máxima da "sabedoria popular" que diz que para uma pessoa saber quem são seus amigos reais precisa passar por dificuldades financeiras...
É uma brincadeira com fundo de verdade...
Mas quem tem muitos amigos, e passa por dificuldades vai ter a tendência de buscar socorro nos amigos... e sairá perdendo, pois corre o risco de não viver a grande oportunidade de conhecer a presença real do Amigo Jesus...
Ele nos convida a "tomar Seu jugo que é suave, e Seu fardo que é leve"...
Ele nos chama a buscar conhecer Quem Ele é, e Ele sim, é O Salvador!
Não há salvação em nenhum outro...
Ele é "O Primogênito entre muitos irmãos"...
Sim, apenas através dEle podemos ter acesso aO Pai, apenas através dEle podemos ser feitos filhos... apenas através dEle teremos herança. Assim nos tornamos "herdeiros de Deus, e co-herdeiros com Cristo", nosso irmão mais velho... Mas o perigo é enxergarmos Jesus como amigo, segundo os padrões de amizade do mundo... e muitas pessoas por não conhecem A Palavra, caem neste erro!
Veja o que O Senhor nos ensina sobre Sua maneira de expressar Sua amizade!
João 15:14-15 "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer".
Sim, vamos com calma... Jesus é nosso amigo, mas não é "o cara", ou "meu chapa", ou "fala mano", mas sim, Ele é O Senhor!
Amigo, sim, que nos ama, mas que tem algo para nos ensinar, e devemos obedecer para expressar nossa amizade recíproca...
Amigo sim, que estará presente, mas que tem uma forma de Se manifestar a nós, e é através de Sua Palavra, através da qual revela A Palavra do Pai!
Sua amizade, Sua presença, Sua ajuda para vencermos dificuldades está associada a obedecermos o que Ele nos diz.
Neste caso, não somos servos, mas amigos... mas obedecemos como amigos...
Bem meu querido, não confie em seus amigos mais que em Jesus.
Não espere mais deles do que espera de Jesus.
Não busque pessoas antes de buscar Aquele que Se apresenta como Amigo!
Mas obedeça a Sua Palavra. Faça isso hoje. Neste dia...
Bom dia! Deus abençoe...

Terça feira 19 de maio: "O pobre fala com súplicas, porém o rico responde com durezas". Provérbios 18:23

Sim, ao longo da história a distribuição maligna de riquezas pelo pecado, separou os homens em dois extremos, com diversas faixas de "tons" financeiros no meio de ambos. Sim, a existência de ambos extremos são consequência do pecado.
A pobreza é um dos resultados visíveis do estrago do pecado na humanidade, tanto é que Jesus Se fez pobre para que fôssemos enriquecidos! (II Coríntios 8:9).
Bem como a opulência extrema também, que afronta aos que sofrem.
E os erros doutrinários ao tratar ambas questões, fez com que se "canonizassem" santos por serem pobres, como se pobreza fosse sinal de santidade, e na outra ponta, trouxe a herética teologia da prosperidade, reduzindo o evangelho a finanças, considerando que o que prospera materialmente é necessariamente abençoado por Deus.
Em ambas pontas podemos ver pessoas servindo as riquezas (Mamom) como um "outro senhor" diante de Deus, como nos ensinou Jesus... (Mateus 6:24)
Os que passam falta, correndo atrás do dinheiro e não do Senhor, para resolver suas dificuldades... os que tem demais, correndo atrás do dinheiro, e não do Senhor, para financiar as soluções para suas dificuldades!
Ambos igual e absolutamente errados, embora em posições diferentes...
Mas a pior pobreza, a meu ver, embora sei, controverso, será a pobreza celestial!
Alguns podem achar que agora eu surtei, mas não... embora seja claro que os salvos em Cristo terão a bênção de estar em um lugar no qual terão acesso à presença do Senhor Todo Poderoso, e se alegrarão de maneira incompreensível ao terem revelação do que realmente significa a salvação eterna, alguns terão muito mais que outros... e outros terão muito menos que alguns... Não sabia?
I Coríntios 3:12-15 "Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo".
Sim, as obras de muitos, segundo fizeram ao longo de seus dias, ao serem provadas pelo fogo naquele Dia, serão completamente destruídas, e este "sofrerá dano"... Outros, que produziram para O Senhor Deus ao longo de suas vidas ouro, prata e pedras preciosas, terão suas obras ainda mais purificadas pelo fogo.
Pouco importa a conta bancária terrena para sermos ricos em boas obras, obras eternas, galardão eterno... Declaração de bens terrenos não valem nada no céu...
O Senhor escolheu pobres para serem ricos em fé! E convida os ricos para financiarem os que pregam, servindo ao Senhor com seus bens, e também a se compadecerem dos pobres, ao dar aos que necessitam...
Porque para O Senhor, o que importa são os "tesouros eternos"...
Alguém "salvo pelo fogo", segundo o texto de Paulo, é alguém que, talvez, entre na vida eterna sem absolutamente NADA... e aí não importa a vida financeira terrena, mas o que produziu para a eternidade... E será um "pobre" salvo!
Teremos portanto, muitos pobres daqui, riquíssimos na glória... E vice versa...
Assim, pouco importando qual seja o seu saldo bancário de hoje, minha pergunta, para você e para mim é: como está nosso "extrato bancário no banco do Senhor"?
Que sejamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor, nosso trabalho não é vão! (I Coríntios 15:58)
Que hoje seja para nós um dia frutífero para a eternidade, em Nome de Jesus.
Deus abençoe. Bom dia...

Segunda feira 18 de maio: "O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR". Provérbios 18:22

Em que pesem as discussões cada vez mais intensas e acirradas no mundo em que vivemos (porque proféticas) acerca de liberdades pessoais, segundo legislações nacionais, eu creio que a Bíblia é clara quanto ao fato de que Deus criou o casal homem/mulher.
Assim, que Ele mesmo inspira esta palavra de Provérbios, no texto de hoje, para nos revelar que há uma bênção dada ao homem que encontra uma esposa.
Esposa, claro, segundo a maneira de ser de uma esposa conforme A Palavra.
Para um marido, que também, claro, busca ser transformado no homem segundo o coração do Senhor, conforme A Palavra.
Uma sugestão que damos a casais quando conversamos sobre questões de relacionamentos é a regra de Mateus 7:12 "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas". Muitos querem que o outro mude, mas O Senhor nos desafia a mudar antes, para receber a transformação do outro...
Sim, para ser abençoado com uma esposa como favor do Senhor, um homem tem que ser também transformado para receber esta bênção...
Mas quero focar hoje, quanto a este princípio, na figura sua espiritual...
No princípio da Criação, da história da humanidade, Adão estava só, e Deus lhe deu uma mulher... uma esposa. Sim, Deus o abençoou em Eva.
Entretanto, o pecado entrou no mundo, e em Adão, todos caímos...
Assim, o primeiro Adão, e seu próprio casamento, nos revelam uma figura profética a ser restaurada no futuro...
Quando veio Jesus O Cristo, na "plenitude dos tempos", o "último Adão", Aquele em Quem todos podemos, pela fé, e pela graça do Senhor, ser resgatados, restaurados, salvos!
E para este segundo Adão, Jesus O Cristo, por figura, O Senhor Deus também Lhe prepara uma esposa, uma Noiva... Uma companheira!
E com este casamento, Ele vai "fechar a história conhecida da humanidade"...
Que figura linda e especial com que Deus trata, portanto, o casamento natural.
Figura que aponta para Aquele Dia, das assim chamadas Bodas do Cordeiro, quando nos uniremos ao Senhor, e com Ele estaremos para sempre... Amém!
E que figura impressionante podemos receber, pela fé, ao entender que representamos esta figura de unidade com O Senhor, parte da Sua Noiva...
Que O Senhor Deus nos abençoe a ser úteis e transformados por Ele mesmo, para, aquele Dia, quando irá, segundo Efésios 5:27 "apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito". Amém! Que assim sejamos transformados a começar de hoje...
Que sejamos constrangidos ao arrependimento, para sermos perdoados, corrigidos, transformados, edificados, glorificados... dia a dia, mas em especial, para Aquele Dia!
Deus abençoe! Bom dia...
                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.

Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário