domingo, 10 de maio de 2015

MEDITAÇÕES DE 4 A 10 DE MAIO


Bem vindo!    

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 9 de maio: "O presente que o homem faz alarga-lhe o caminho e leva-o perante os grandes". Provérbios 18:16

A maneira como administramos o que Deus nos dá, influi nossoso caminhos de vida.
Também em Provérbios 11:25 lemos que "A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado".
O princípio ensinado por Jesus segue o mesmo conceito, como registrado em Lucas 6:37, que não é exclusivamente um princípio para o momento de ofertas, mas sim, para a vida!
"Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também".
Em Êxodo 18:21 vemos que os que aborreceram a avareza foram "promovidos" por Moisés!
"Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez".
Sim, dar presentes, abençoar, praticar a hospitalidade, semear, investir em pessoas, fará com que tenhamos a bênção do Senhor sobre nossas cabeças... Fará com que recebamos o que precisaremos, quando precisarmos, e segundo a maneira como demos!
Existem pessoas que "nunca dão nada para ninguém"... e se orgulham disso!
Existem pessoas que são mesmo incapazes de "dar um bom dia"... que dirá um presente!
Bem, estas pessoas terão problemas na vida quando precisarem de alguém, e creiam... em algum momento todos precisarão de alguém...
Se estivermos praticando segundo A Palavra, segundo nossas possibilidades financeiras, encontraremos as pessoas em posições estratégicas para nos abençoar, para cumprirem A Bênção do Senhor... Mesmo as pessoas que estão em lugares de influência humana...
Quem não semeia, não obedece o princípio, bem... talvez não consiga resolver tudo o que precisa.
Se você precisa ter seus caminhos alargados na vida, e portas maiores de oportunidades, bem... acho importante considerar este princípio.
Pense nisso... reveja seus valores, se for necessário.
Deus abençoe! Bom dia...

Sexta feira 8 de maio "O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber". Provérbios 18:15

Todos aspectos da vida humana refletem o vazio e a falta da vida de Deus e do relacionamento com Ele, substituídos por prazeres, recursos e valores humanos.
Substituídos de maneira paliativa, insuficiente. Sem poder para a vida eterna e muito menos para a vida diária em uma forma plena.
Como exemplo posso dizer que existem muitas coisas que trazem prazer lícito nesta vida humana, mas todos os maiores e melhores prazeres daqui são passageiros, pois não podem substituir o prazer real que há na vida e presença de Deus. Davi, que foi um dos primeiros a expressar em palavras o que isso significa, fez uma "proposta de compra" para Deus, ao dizer que "um dia na presença dEle vale mais que mil em qualquer outro lugar" (Salmo 84:10)... quem já esteve neste "lugar", sabe que se fosse necessário "pagar este preço para estar neste lugar", enquanto vivemos ainda aqui na terra, é uma "pechincha"... Se fosse necessário e possível, eu "faria o negócio", pois já "estive lá" algumas vezes... Estar "neste lugar" em algum momento da vida aqui, aponta para o fato de como será estar na presença futura de Deus plena e definitivamente, onde todos os que fomos comprados por Jesus estaremos para sempre...
Voltando ao texto de hoje e comparando com este raciocínio, sabemos que há muitos registros e conteúdos de sabedoria humana disponíveis para quem quiser "aprender e crescer" mental e intelectualmente... E sim, quem é sábio quer adquirir mais conhecimento, estudar, aprender, crescer e se desenvolver... e este desejo também reflete verdades espirituais sendo substituídos provisoriamente por coisas daqui... Que podem ser boas, agradáveis, fazer sentido, mas são passageiras...
O que já foi considerado sabedoria humana antes, já foi substituído por novas descobertas, novo conhecimento... já foi revisto e atualizado porquanto passageiro...
Mas a sede humana por saber e conhecimento, somente pode ser plenamente suprido pela Palavra do Senhor, por que esta revela aspectos da própria mente do Senhor, pelo menos no que Ele "reduziu" para que pudéssemos ter algum acesso, em nosso tamanho, à Sua Sabedoria... Seu Conhecimento... que são eternos.
Sim, SE você tem sede de ter acesso à verdadeira Sabedoria, precisa da Palavra e da revelação do Espírito Santo. Nós que queremos mais, teremos a possibilidade de obter cada dia mais, ainda aqui, mas a plena revelação está guardada para a vida eterna vindoura, pois este corpo, com esta mente, com tantas limitações trazidas pelo pecado, não pode suportar nem absorver... necessário é que "o corruptível se revista da incorruptibilidade" para que sejamos "semelhantes a Ele, pois haveremos de vê-lo tal como Ele é"...
E ainda assim, falar sobre o acesso à Sua Sabedoria parece loucura!
Pois este acesso é apenas através de Jesus, O Cristo!
Em I Coríntios 1:21, lemos "Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação".
Sim, os que dão ênfase à sabedoria humana, que preferem a sabedoria humana, e que querem chegar a Deus através de sua sabedoria, e que querem que Ele caiba em seu padrão de pensamentos, jamais terão acesso à de Deus, pois este Caminho sempre lhes será loucura... E em assim fazendo, cumprirão A Palavra de Deus!
Sim, eu prefiro ser considerado louco por crer em Jesus...
Que assim seja em sua vida. Bom dia! Deus abençoe...

Quinta feira 7 de abril: "O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar”? Provérbios 18:14

Bem, amigos, talvez vocês não saibam, mas eu sou um daqueles que crê em cura divina.
Creio por que pelo poder do Nome de Jesus, eu já fui curado de enfermidades incuráveis.
E também já vi muitas coisas impressionantes e emocionantes conectadas ao poder do Espírito Santo de Deus para estes dias, associado à fé das pessoas...
Sim, associado à fé das pessoas!
Eu costumo fazer um exercício em reuniões em igreja, fazendo a seguinte pergunta: “Se Jesus estivesse aqui, nesta reunião, quantos creem que todos enfermos seriam curados?”
Os que não me conhecem, normalmente levantam a mão...
E aí, eu respondo que ambas afirmativas estão erradas...
1. Jesus está presente, pois prometeu que estaria: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. (Mateus 18:20)
2. Entretanto, se ali encontrasse incredulidade, nem mesmo Ele poderia curar todos... “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles”. (Mateus 13:58)
Sim, Jesus precisa de um ambiente de fé para operar. Isso é bíblico! Porque? “Porque sem fé é impossível agradar a Deus”! (Hebreus 11:6)
Mas independente do poder de Deus e da fé das pessoas, enquanto Jesus não voltar para nos buscar, todos crentes que atingirem determinada idade, morrerão de alguma coisa, pois este corpo é mortal.
Aliás, todas as pessoas que foram curadas ou ressuscitadas pelo poder de Deus, ao longo da história, morreram!
Mas inegável é que o poder da doença, ou a velocidade de sua atuação está diretamente ligada à maneira como a pessoa a enfrenta.
Pessoas que sofrem de doenças mortais, que querem viver, mesmo que não creiam em Jesus para a salvação, viverão mais tempo do que as que “entregam os pontos”...
Mesmo se falarmos acerca de gripes, a maneira como as pessoas se posicionam, ou se entregam, fará toda a diferença...
Existem pessoas que, impressionante, “adoram ficar doentes”... Já viu?
Mas existem pessoas que não aceitam...
E melhor ainda será para os que creem que O Senhor pode curar...
Melhor ainda para os que, mesmo diante do risco de morrer, sabem que se morrerem, o que vem “é lucro”, como nos ensina o Apóstolo Paulo!
A Palavra de Deus, além da disposição emocional de muitas pessoas, oferece, a todos os que creem, acesso a cura, saúde, e esperança.
Tudo aquilo que Jesus nos comprou na cruz do calvário, quando levou sobre Si nossas enfermidades como lemos em Isaías 53.
Não se entregue diante de qualquer enfermidade. Lute com todas as suas forças...
Se você está passando por alguma situação assim, busque o Senhor Jesus, em fé!
Que o poder do Espírito Santo de Deus opere em sua vida, hoje...
E se sabe de alguém que está diante de alguma enfermidade, seja você a pessoa a trazer uma palavra de fé e esperança...
Chame os presbíteros! Unja com óleo! A oração da fé levantará o enfermo (Tiago 5:14 e 15)
Que Deus nos abençoe a experimentar um pouco mais da Sua vida em nós, os que cremos... em Nome de Jesus...
Deus abençoe! Bom dia...

Quarta feira 6 de abril: "Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha". Provérbios 18:13

Existem pessoas que são tão preocupadas com suas próprias agendas nos relacionamentos pessoais que, na verdade, o "outro" pouco importa.
Não sabem ouvir, não conseguem se perceber na situação do próximo, pois estão mais preocupados em externar seus pontos de vista.
Já disse aqui antes que Tiago "bebeu" muito em Provérbios, pois em sua carta no Novo Testamento, encontramos muito ensino complementar ao de Salomão...
Veja Tiago 1:19, por exemplo: "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar".
Sim, precisamos ouvir antes de falar.
Sim, precisamos ponderar nossas respostas antes de verbalizar algo...
E se isso é tão importante no relacionamento humano, o mesmo acontece com a vontade do Senhor em nossas vidas. Quanto Seu chamado para cada um dos que cremos, e quanto Seu convite a trabalhar em Sua vinha...
Veja esta parábola dada pelo Senhor Jesus em Mateus 21:28-31: "E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus".
Bem, creio que mais grave do que o que respondemos aos outros é o que respondemos ao Senhor.
Há um convite para que sejamos úteis em Suas mãos nos aguardando, a nós que fomos comprados por preço, lavados no precioso sangue de Jesus.
Há uma agenda eterna a nossa espera, para ser abraçada, muito mais importante que tudo o que fazemos em nosso dia a dia.
E há duas falas sendo ditas pelos lábios do Senhor para os servos que O encontram face a face ao saírem desta dimensão, e está associada, creio, entre outros aspectos, a nossas respostas ao Seu convite para trabalharmos em Sua obra...
Mateus 25:21 "Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor".
Ou...
Mateus 25:26 "Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei"?
Que diante do Seu convite, possamos ponderar muito bem, após ouvir Seu chamado, e responder "Sim"... e dito isso, possamos arregaçar as mãos e trabalhar.
Porque o tempo se abrevia...
Bom dia! Deus abençoe...

Terça feira 5 de abril: "Sem Publicação”

Segunda feira 4 de abril: "Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade". Provérbios 18:4
 
Este é um tema bastante recorrente nas Escrituras.
Em Provérbios 16:18, vimos "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda". E ainda em Habacuque 2:4 vemos que "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé".
Sim, a soberba afasta as pessoas da fé, pois elas "se bastam"...
Normalmente compartilho sobre este conceito para uma aplicação pessoal, mas hoje quero considerar algo mais global.
Inegável que vivemos um tempo em que todos são convidados a externar toda forma de soberba. Soberba intelectual, filosófica, material, física e até mesmo espiritual. Todos, cada um em sua possibilidade, é convidado a tentar "parecer" alguma coisa, e expor para alguém. Quanto mais, melhor.
Afinal, o sucesso das selfies sintetiza isso não?
Os que perdem o bom senso de compartilhar coisas adequadas a seus amigos, perdem o rumo ao tentar mostrar coisas demais para qualquer um.
Tudo na busca de parecer ser algo, ou ser melhor que alguém.
Mas partindo ainda para o campo maior, vejo o mesmo nas esferas da ciência uma busca por cruzar os limites de bom senso para "brincar de Deus", e negar O Criador, ao externar toda forma de "conhecimento" que afronta O Senhor.
Assim como os governos que mudam leis para contrariar o que A Palavra diz, procurando afirmar que estamos em uma época em que "a religião" precisa ser atualizada pelos "fatos" sociais contemporâneos...
Temos a indústria do luxo, dos supérfluos, temos as políticas de "imagem" nas mídias sociais, temos as "músicas-ostentação", temos os "objetos de desejo".
Temos em todas as mídias os orwelianos de 15 minutos de fama...
Inclusive, temos isso agora no "meio gospel" com "ministros celebridades" e fã-clube de "adoradores"...
Bem, se você fizer uma análise sincera do mundo ao nosso redor, verá que há indícios de soberba em todas as áreas, em todas as dimensões, em todas as culturas... E somos todos convidados, todos os dias, a exercer nossa soberba, por exemplo, entre outras formas, de postar aqui no Face o que estamos fazendo...
E se passarmos do ponto de saudável relacionamento social com amigos e queridos, podemos estar querendo mostrar ou parecer mais do que somos...
Não é verdade?
Mas porque isso é importante para nossa meditação de hoje?
Porque, a meu ver, globalmente, esta é uma marca que aponta para O Juízo que virá! Explico!
Em Isaías 2:12 lemos "Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido; contra todos os cedros do Líbano, altos, mui elevados; e contra todos os carvalhos de Basã; contra todos os montes altos e contra todos os outeiros elevados; contra toda torre alta e contra toda muralha firme; contra todos os navios de Társis e contra tudo o que é belo à vista. A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Os ídolos serão de todo destruídos".
Sim, o princípio da soberba que precede a ruína será cumprido ou está sendo cumprido globalmente... A humanidade caminha para índices e práticas de soberba sem precedentes em todas as áreas.
E está caminhando nesta direção porque A Palavra do Senhor é A Verdade!
Que possamos nós, que tememos A Palavra, vigiar e pesar nossos corações dia após dia, para fugir desta tentação e deste engano.
Que, como lemos em Tiago 4:10, nos humilhemos na presença do Senhor, para que Ele decida que nível de visibilidade nos permitirá ter no Seu Reino, para que sejamos úteis e influenciadores em Suas mãos...
Deus abençoe! Bom dia...

                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.

Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário