domingo, 9 de agosto de 2015

MEDITAÇÕES DE 3 A 9 DE AGOSTO




Bem vindo!    

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 8 de agosto: "Sem publicação"

Sexta feira 7 de agosto: "Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará”. Provérbios 20:22

Muitas pessoas equivocadamente enxergam o Senhor Deus como um “deus bonzinho”, e também pensam que os crentes são chamados a viver uma vida como pessoas alienadas, que são chamadas a “dar a outra face” porque são “molengas religiosos”...
Bem, segundo minha forma de entender, e baseado na Palavra, ambas as impressões estão erradas. Sim, O Senhor Deus é bom, e Seu amor dura para sempre! A Bíblia diz!
Verdade... e glória a Deus por isso... Mas Ele é bom, e não “bonzinho”...
A questão é que Ele também é um Deus vingador, e que faz justiça aos que nEle esperam e confiam quando sofrem injustiças, e, principalmente, quando são povo dEle... embora nem todos saibam disso!
Veja o texto: Deuteronômio 32:35-36 “A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar. Porque o SENHOR fará justiça ao seu povo e se compadecerá dos seus servos, quando vir que o seu poder se foi, e já não há nem escravo nem livre”.
Veja que em um tempo determinado segundo Sua Sabedoria, Ele fará justiça aos que são dEle... Paulo faz referência a este texto, e expande o entendimento:
Romanos 12:17-21 “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
Quem toma a vingança em suas próprias mãos, toma o lugar de Deus!
A vingança não é nossa, mas é dEle, pois Ele é um Deus vingador, mas também e principalmente um Deus justo!
Não fica “cego emocionalmente”, errando a dose na vingança... Pelo contrário, Ele julga sempre com justiça!
E nós devemos confiar que Ele fará justiça, enquanto pagamos o mal com o bem...
Difícil, não? Mas isso é fé!
E este é o real motivo pelo qual Jesus nos manda "dar a outra face, andar a outra milha e entregar a capa"...
Abrir mão da vingança é uma expressão de fé em Deus...
É também reconhecer que, talvez, e provavelmente, não sejamos vem por cento inocentes na contenda, mas que também podemos ter alguma "culpa no cartório"...
Sempre que peço para Deus julgar uma situação minha diante de outra pessoa, peço para ele julgar com misericórdia... pois eventualmente, eu também tenho minha parcela de culpa...
Sim, O Senhor prova e sonda os corações, pois são enganosos.
Meu querido, minha querida...
Não importa o que você esteja passando, nem quem esteja lhe fazendo mal neste momento... Não se vingue!
Ainda que esteja em sua mão fazer algo contra alguém, mesmo que você tenha total razão em sua ótica, mesmo que pareça que você está apenas "fazendo justiça", não faça!
Ore ao Senhor, e entregue toda a situação nas mãos dEle...
Veja que a promessa do texto de hoje é que o Senhor Deus vai livrar você!
Sim, neste caso, livrar você de você, mesmo pois a vingança, com certeza, lhe traria consequências... Este é o meu entendimento do texto de hoje. E é o que creio!
Que Deus traga revelação ao seu coração...
Deus abençoe! Bom dia!

Quinta feira 6 de agosto: "A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada". Provérbios 20:21

Este texto de hoje deve ser compreendido no contexto do verso anterior, pois ambos tratam de relações erradas dos filhos em relação a seus pais.
Ontem, a questão era sobre um filho que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, e perde toda sua luz espiritual... Hoje, o vemos um filho recebendo uma herança antecipada... O que seria isso?
A meu ver, a explicação mais clara vem da assim conhecida "Parábola do filho pródigo", contada por Jesus...
Em Lucas 15:11-12 lemos logo no início da parábola: "Continuou (Jesus): Certo homem tinha dois filhos; o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres".
O conceito que encontramos aqui é que o pai ainda não tinha morrido, mas seu filho mais novo pediu para receber a sua herança... em outras palavras, o que ele disse a seu pai, foi algo como: "a única coisa que me interessa em você, são seus bens, a minha herança futura... para mim, você é alguém que já morreu no meu coração, pois não tenho mais interesse nem prazer na sua vida"...
Sim, aquele jovem insensato "matou seu pai no coração", pois receber uma herança pressupõe a morte daquele que vai transmitir esta herança...
E este princípio registrado em Provérbios no verso de hoje, foi destacado quanto ao seu cumprimento por Jesus, ao demonstrar que o jovem conseguiu consumi tudo o que recebeu, não foi abençoado em nada, e foi parar em um chiqueiro literal, comendo comida de porcos... Sim, é um texto chocante!
Mas veja que, por figura, ainda hoje, muitos se relacionam com O Senhor Deus, e Pai, da mesma maneira.
Não há tanto ou nenhum interesse em Sua vida, Seus princípios, Sua Casa!
A única coisa que interessa é "receber algo por herança"... Receber uma bênção!
Quantos já foram abençoados por Deus e nunca mais voltaram?
Conheço vários, mas vamos ver alguns nos textos bíblicos:
Quando Jesus curou os dez leprosos, apenas um voltou... os demais ficaram apenas com a "herança" e não foram salvos...
A situação apresentada no texto conhecido do "endemoninhado gadareno", trás na verdade, dois endemoninhados (leia o mesmo texto em Mateus 8:28)... os dois foram libertos por Jesus, mas apenas um voltou... o outro recebeu, e partiu.
Quantos deixaram Jesus no discurso de João 6, depois de terem sido curados, alimentados, cuidados por Suas Palavras, quando Ele "subiu o tom da pregação"?
Quantos mais o abandonam ao longo da história da humanidade ao receberem algum tipo de bênção, algum tipo de recursos que fariam parte de uma herança superior?
Queridos amigos e irmãos que passam por este espaço...
Creio que nosso maior desafio quando meditamos nos textos bíblicos é parar de pensar em "para quem este texto está falando", e reconhecer que "é comigo!"...
Que Deus nos abençoe a fugir deste evangelho em que a frase "venha a nós o Teu Reino", não significa mais que Ele reine em mim, mas que EU reine...
Que Deus nos abençoe a fugir deste evangelho de "conseguir receber nossa herança hoje", que exclui e quase não dá a menor ênfase em uma relação mais profunda com O Pai!
Mas que a linda figura da parábola do Filho Pródigo possa ser cumprida em nossas vidas hoje, nós que precisamos de conserto.
O texto de Lucas nos diz no verso 15:20 que Pai está esperando no portão... e quando nos vê arrependidos, corre ao nosso encontro... sabe que estamos arrependidos porque nos ama e conhece...
Nem espera nossas palavras ensaiadas para serem ditas, mas nos abraça, manda trocar as nossas roupas, nos dá sandálias e um anel, e celebra um filho que volta ao lar!
Que sejamos filhos que procuramos O Pai Eterno pais para conserto!
Que sejamos filhos que procuramos os pais naturais para conserto...
Que sejamos pais que acolhemos nossos filhos para conserto...
Que façamos tudo isso enquanto há vida... enquanto há tempo.
Deus abençoe... Bom dia!

Quarta feira 5 de agosto: "A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas". Provérbios 20:20

Um pouco mais adiante, no mesmo capítulo 20, verso 27, temos mais instrução sobre este princípio, pois lemos que "O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo".
Sim, o filho que usa palavras de maldição, xingamentos, ofensas, e mesmo desejos de perda e de morte contra seus pais, estará em tão densas trevas, que vai estar completamente perdido na vida... na verdade, com que morto!
A Palavra do Senhor é vida, é mesmo uma "lâmpada para os pés, para os caminhos", e a Palavra do Senhor vai iluminar o espírito daquele que nEle crê e confia, e jamais andará em trevas... mas sim, andará na Sua luz!
E isso é uma grande bênção, e já tratamos neste espaço algumas vezes deste angulo de visão quanto ao princípio de honrar e obedecer aos pais...
E este "angulo de visão do texto", do princípio, é muito claro, e fácil de aplicar.
Mas há um outro lado... Explico!
Ontem recebemos na igreja um jovem missionário, que estará viajando hoje mesmo para avançar em seu preparo para ser enviado para um campo de missões bastante árduo, dado a ele por Deus, como um chamado para sua vida!
E fiquei impactado e meditando quando ele nos testemunhou que sua mãe não vai tê-lo em casa no natal próximo, pois seria impossível voltar de lá para estar em casa nesta data. Mas que já que ela tinha orado muito tempo por sua conversão, agora que não apenas está convertido como ainda tem um chamado tão especial, bem... ela agora deve se alegrar diante do Senhor... simples assim sua visão...
Mas muitos diante de algo assim podem ficar sensibilizados ou até mesmo chocados, pois parece que Deus deveria interferir para que esta mãe tivesse seu filho no natal...
E ao estar diante do texto desta manhã, eu imediatamente lembrei do que aconteceu ontem... E percebi que este pensamento acerca do natal, em um coração de uma mãe, embora emocionalmente faça sentido, espiritualmente não faz... e muitos cristãos que não conhecem A Palavra ficam confusos com emoções.
Percebo que nem todos os aspectos do evangelho tem sido bem pregados...
E que muitos pais tem impedido seus filhos de cumprirem o chamado de Deus, em nome de uma suposta "obediência e honra", aplicando o texto fora de seu contexto.
Senão, veja este texto sobre o chamado de Jesus:
Mateus 9:59-60 "A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus".
Alguns podem pensar que Jesus interrompeu um cortejo fúnebre, ou chegou no meio de um velório, e que Ele queria tirar o homem da cerimônia de enterrar o pai...
Mas não... O que este homem estava dizendo é que quando seu pai morresse, e fosse sepultado, ele iria seguir a Jesus e pregar o evangelho...
Tristemente, este homem tomou a decisão errada, e perdeu o trem da história... Jesus passou por ele, e o chamou... mas ele ficou com seu pai até a sua morte, e nem mesmo conhecemos seu nome, nem relatos de vitórias e conquistas eternas...
Muitos dizem que o evangelho de Jesus não pode trazer conflito a uma casa, pois afinal, Jesus veio trazer a paz, e a harmonia entre todos... o que pode até ser um raciocínio religiosamente lógico, mas é mais um engano sem suporte bíblico...
Sim, a Palavra é a primeira a nos ensinar perdão, o ministério da reconciliação, a corrigir desobediência e desonra aos pais, a ensinar os pais a não provocarem seus filhos à ira, até mesmo a perdoar e abençoar os inimigos!
Mas ela é radical e contundente em relação a uma conversão profunda a Jesus, e a obedecer ao Seu chamado para fazer Sua obra... acima do pensamento dos pais...
Neste caso, Seu chamado e Sua Palavra são superiores a dos pais e familiares!
E quem quiser realmente obedecer ao Senhor, eventualmente, enfrentará conflitos.
Em Mateus 10:34-38, lemos as palavras de Jesus: "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim".
Não entendemos isso tão claramente no ocidente, mas existem países em que quando alguém se converte a Jesus, é expulso de sua casa, deserdado por seus pais, considerado morto por seus familiares, quando não é literalmente morto...
Eu conheci um jovem anos atrás, aqui no Brasil, que quase tive que abrigar em casa, pois estava sendo expulso por sua família por conta de sua conversão...
E estes que tem uma revelação tão tremenda e profunda de uma conversão em Jesus nestes países, preferem pagar este preço, por conta da "sublimidade da revelação de Jesus" como nos escreve Paulo...
Já nós aqui, do lado ocidental, muitas vezes, lidamos com manipulações emocionais familiares, que afastam pessoas de seus chamados e de uma vida mais profunda com Deus... e que, talvez, naquele Dia, provoque um grande arrependimento...
Sim, sei que é um entendimento que eventualmente confrontará a alma de alguns, mas como podem ver, é um ensino literal, do próprio Jesus Cristo, que deixou Seu Pai, deixou Sua casa, deixou Sua posição para nos salvar. Para nos resgatar...
E exatamente por ter feito isso, nos diz que quem não O ama mais que seus familiares, não é digno dEle, exatamente pelo preço que foi pago por nós...
Forte não? Mas bíblico... absolutamente bíblico...
Que O Espírito Santo de Deus conduza cada um de nós ao Seu chamado com profundidade e desprendimento... que nada nem ninguém nos impeça de "fazer história eterna", seguindo ao chamado de Jesus...
Deus abençoe... bom dia!

Terça feira 4 de agosto: "O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios". Provérbios 20:19

Impressionante como alguns provérbios dados a Salomão pelo Espírito Santo de Deus são óbvios, fazem diferença em nossa vida, mas nem sempre todos seguem.
Quantas vezes muitos de nós não contamos segredos, projetos, sonhos, oportunidades para mexeriqueiros!
Quantas vezes não nos arrependemos de ter "falado mais que a boca", e ainda considerado que "quem fala demais dá bom dia a cavalo..."?
Se conhecemos alguém que já nos contou os segredos de outra pessoa, porque temos a impressão que é "uma via de mão única", e que agora nos tornamos os melhores confidentes desta pessoa, que vai contar tudo dos outros, mas não vai contar nada nosso para todos os demais?
Bem, em Provérbios 13:3 lemos ainda que: "O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína".
Não podemos confiar em pessoas assim, pois isso pode nos trazer problemas.
E sim, pessoas que agem assim, acabarão com a própria vida... trarão ruína sobre si mesmas...
Mas pergunto... os mexeriqueiros são sempre "os outros", ou algumas vezes não somos nós os que agimos assim?
Já vimos aqui como Salomão nos declara nos primeiros capítulos o quanto aprendeu com a instrução de seu pai, Davi.
Com certeza, este foi mais um princípio que ele desenvolveu pelo Espirito Santo a partir do ensino de seu pai... veja o que Davi nos declara no Salmo 141:3 "Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios".
Sim, esta deve ser uma de nossas declarações diárias em oração pelas manhãs.
Que Deus nos livre dos mexeriqueiros, mas que antes, nos livre de nós mesmos nos tornarmos parte destes...
Sim, pois afinal, se vem o dia em que as pessoas que não receberam a salvação em Jesus vão prestar contas até mesmo de suas palavras, porque as nossas não teriam um efeito que devemos tratar com cuidado?
Veja o que Jesus declara em Mateus 12:36: “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado”.
Que nossos lábios sejam portadores de palavras de bênção.
Que nossos lábios sejam portadores da Palavra de Deus.
Que nossos lábios sejam portadores das palavras de Sabedoria do Alto.
Que nossos lábios sejam portadores de palavras de salvação em Jesus Cristo...
Que Deus nos abençoe assim! Bom dia!

Segunda feira 3 de agosto: "Os planos mediante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência". Provérbios 20:18

Bem, os conselhos segundo A Palavra nos levam a planejar mudanças em nossas vidas.
A Palavra também é um livro de confronto proposto por Deus.
Sim, eu creio em batalha espiritual, talvez não mais como já entendi, mas creio sim, em especial, Dentro dos limites bíblicos, fundamentados em textos literais e ensinos claros.
Em Efésios 6, por exemplo, Paulo nos trás o entendimento claro que há uma luta contra principados e potestades. Bíblico.
Mas eu creio que há um nível de guerra que precisamos fazer todos os dias, E que tem sido menos ensinado...
Desde que a Fúlvia Maranhão me apresentou este vídeo, eu reconheço que muitas coisas mudaram, mas ainda outras precisam mudar em mim.
Preciso avançar na guerra pessoal.
Este vídeo tem apenas 6minutos, e, creio, vai influenciar sua vida
para sempre.
Se eu posso dar um conselho bem sucedido para sua vida nesta manhã, é, invista 6 minutos, assista o vídeo, e com prudência obedeça... Faça a guerra!
Deus abençoe... bom dia!
 

                                                               ___________
 

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário