sábado, 15 de agosto de 2015

MEDITAÇÕES DE 10 A 16 DE AGOSTO




Bem vindo!    

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 15 de agosto: "Sem publicação"

Sexta feira 14 de agosto: "Amor e fidelidade preservam o rei, e com benignidade sustém ele o seu trono”. Provérbios 20:28

Ao meditar neste texto de hoje, creio que, ao sermos levados a pensar em um rei humano como proposto, ficamos sabendo que podemos ter certeza que um rei ou um sistema de governo odioso e opressor, como tantos que já vimos em nossos livros de história, embora pareça que nunca haja fim para o seu tempo de poder, com certeza cairá.
Se olharmos para trás, veremos que todos caíram!
Podemos entender que o trono deste governo será destruído, e eventualmente, até mesmo sua memória será apagada.
Quantos reinos já foram destruídos, e reinos que pareciam invencíveis e indestrutíveis não mais existem...
Hoje ficamos sabendo que sucumbiram pois transgrediram a Lei do Senhor e Ele, a Seu tempo, a Sua justiça se realizou, segundo a Sua Sabedoria!
E esta foi a visão de Salomão ao discorrer acerca dos princípios que devem nortear um reino humano.
Se pensarmos porém no Reino do Senhor, creio que a forma de analisar seria outra.
Se um rei humano se preserva pelo amor, O Reino do Senhor é eterno e manifesta Seu amor.
Ele é amor.
Se um rei humano se preserva pela fidelidade, O Reino do Senhor é eterno em fidelidade.
Ele é fiel!
Se um rei humano se sustem por benignidade, O Reino do Senhor é benigno...
O Senhor é bom e Seu amor dura para sempre...
Sempre que analisarmos aspectos da vida natural, precisamos lembrar que são sombras da dimensão espiritual.
Tudo o que há na vida passageira da humanidade, reflete verdades eternas do céu!
São uma profecia e uma revelação dadas por Deus para que as pessoas tenham a oportunidade de entender o quanto necessitam buscar por algo maior.
Mas nem todos querem realmente conhecer O Senhor, O Criador, Aquele que reina!
Que possamos meditar em questões espirituais quando observamos o que vemos à nossa volta.
Que glorifiquemos a Deus ao perceber a Sua assinatura, sutilmente escondida em tantas coisas.
Deus abençoe! Bom dia...

Quinta feira 13 de agosto: "O rei sábio joeira os perversos e faz passar sobre eles a roda". Provérbios 20:26

Salomão muitas vezes usa uma figura que ele bem conhecia, seja pela sua vida como criança no reino de seu pai Davi, seja por sua própria experiência no seu reino, de alguém reinando e vivendo experiências do dia a dia como ilustração de realidades e ensinos espirituais.
Neste texto de hoje, a palavra hebraica original traduzida para "joeirar" segundo o comentarista STRONG, nos trás da idéia de que: "ele quebrou ele quebrou em pedaços, ele esmagou ele enviou ele mandou embora, expulsou" e o movimento proposto é que ele "faz isso de forma continuada, sem interrupção".
Sim, um reino precisa destruir toda a forma de perversidade, que também trás, segundo o texto, a idéia de que perverso é "alguém criminoso, pecaminoso e ainda hostil e contra o Senhor Deus, e, claro, em menor escala, contra os homens"...
Sim, este tipo de conduta não pode ser mantida de maneira indefinida em um reino, pois trará tantos problemas sociais, e de tal intensidade se não for reprimido alguém que comete crimes contra outros, que virá a desequilibrar o reino!
E esta é a própria figura que aponta para o que vai acontecer no Reino do Senhor, quando se manifestar em sua plenitude!
Hoje o Reino de Deus, Aquele que reina, embora já tenha sido retomado na cruz, ainda não foi tomado plenamente em sua expressão natural, mas será definitivamente tomado e estabelecido com Sua presença a partir daqui da terra, em um futuro profético breve à nossa frente, como lemos em Apocalipse...
E segundo A Palavra, o que vai acontecer, entre tantas outras coisas que são reveladas, é que Ele extirpará o perverso definitivamente de diante de Si!
E o pecado e os pecadores... pouco importando se aos nossos olhos a intensidade é maior ou menor do que consideramos pecados...
Se O Senhor vai agir assim diante desta situação em breve, com Seu poder e Sua plena santidade...
Se um rei humano, embora pecador, quando sábio deve agir assim em seu reino para preservá-lo...
Bem, minha reflexão hoje é que nós, se formos sábios diante dEle, devemos, em nossas vidas, sobre a qual temos autoridade... Sim, temos autoridade sobre quem somos e o que fazemos, o que pensamos, devemos lutar de maneira incessante, com todas as nossas forças, para extirpar o pecado de nossa vida.
Devemos fazer guerra ao pecado.
Literalmente "passar uma roda" para esmagar sua presença em nossas vidas...
Assim, "reinaremos" sobre uma vida diária com mais qualidade, mais consagrada a Deus, e naquele Dia não temeremos estar diante do Senhor Deus e Pai de Jesus Cristo. Pelo contrário, não seremos lançados fora, mas acolhidos. Recebidos...
E sim, definitivamente reinaremos com Ele para sempre.
Deus abençoe! Bom dia...

Quarta feira 12 de agosto: "Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! E só refletir depois de fazer o voto”. Provérbios 20:25

Eu creio na Graça do Senhor Deus!
Creio que podemos ser salvos apenas em Jesus Cristo, pela Graça e amor de Deus manifestos na obra da cruz. Sem merecer, pela fé!
Mas percebo nestes dias em que vivemos, que muitos usam a graça como uma liberalidade para fazer coisas para Deus de qualquer maneira…
Sem reverência, sem compreender o que fazem, pensando que não há consequências em nos relacionar com Deus sem discernir o que está claro em Sua Palavra.
Uma destas questões em que tenho meditado é o voto precipitado!
Muitos vivem uma cultura religiosa que entende que podemos, eventualmente, “fazer promessas a Deus para alcançar uma bênção”, ou “dar alguma coisa a Deus como gratidão por algo que Ele nos fez”.
Bem, sim, oferta de gratidão é bíblico!
Propor algum acordo, para receber algo, eu tenho alguma dificuldade… Mas imaginemos que haja suporte bíblico para que se creia nisso...
O meu ponto é que muitos fazem este tipo de voto, recebe o que pediu pois creu que receberia, mas não cumpre o que disse que faria…
E achamos que está tudo bem, que é a graça…
Mas eu creio que não está tudo bem, e que este comportamento é perigoso… Veja o texto abaixo, no mesmo livro de Provérbios:

Provérbios 5:4-6 "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras. Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?”

Sim, recebemos aqui a revelação que há algum tipo de "controle contábil" celestial em que votos a Deus precisam ser cumpridos…
Não devemos precipitadamente dizer que “santificaremos algo a Deus”, sem refletir o que estamos dizendo que faremos…
Para que quando o "mensageiro do Senhor”, creio, um ser espiritual, um anjo, vier para “cobrar” o que foi prometido, alguém não precise tentar dizer que “foi brincadeirinha” ou “foi sem querer”, ou ainda tentar explicar que as coisas mudaram, e ficou difícil… mas "o Senhor entende", não?
Bem, me parece que há uma seriedade maior quanto a isso, e, creio, é por este motivo que muitos que prometem coisas a Deus e não as cumprem, lidam com dificuldades na vida espiritual, refletida na emocional e material.
Quantos já disseram que consagrariam a vida a Deus para a Sua obra em uma reunião em que houve um convite claro ao coração para que assim fizesse?
Quantos já disseram que abençoariam financeiramente um ministério? Se ficassem ricos, recebessem aquela herança, se ganhassem aquela causa na justiça, se determinada coisa acontecesse...
Quantos já disseram que não mais fariam alguma coisa se o Senhor os abençoasse desta ou daquela maneira?
"Quantos já”… E nós… será que “já”?
Bem, o meu convite nesta manhã é que você e eu possamos refletir acerca do que já votamos a Deus que faríamos, e não fizemos… ou até fizemos, e possamos fazer um "acerto de contas" com O Pai…
Precisamos nos arrepender do que não fizemos, para que possamos consertar nossa situação diante dEle, e em seguida, fazer…
Sim, precisamos nos arrepender do que não fizemos, para buscar novas oportunidades para cumprir…
Precisamos nos arrepender de falar que faremos sem pensar antes…
Precisamos, a partir de agora, refletir melhor diante de Deus...
Mas que sim, sejamos desafiados por Deus a fazer, pois há mais bênção em nos consagrarmos sem reservas a Ele, do que em pensar que não buscar consagração, para o caso de não cumprir "nos proteja”…Não!
Este pensamento é medíocre, expressa ingratidão e incredulidade diante de Deus…
A idéia é “planejar a torre” e decidir sim, entregar toda a vida, sem reservas ao Pai! Sabendo o que estamos fazendo!
A idéia é sempre expressar gratidão por tudo aquilo que Ele nos dá ao longo de nossas vidas, reconhecendo que Ele é mais importante do que aquilo que Ele nos dá, ou daquilo que Ele nos livra, ou daquilo que Ele nos proporciona...
A idéia é consagrar, aprofundar, manifestar, expressar, abrir o coração...
A idéia é buscar Sabedoria em Deus para tudo o que fizermos...
Que possamos sim, nos consagrar ao Senhor mais, dia a dia… Até aquele Dia!
Deus abençoe, bom dia!

Terça feira 11 de agosto: "Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?” Provérbios 20:24

Um dos temas doutrinários mais complexos e que mais discórdia trás em meio ao mundo cristão diz respeito ao aparente conflito entre a “pré-destinação” e o “livro arbítrio”…
Ao longo de anos tentei discutir, polemizar, argumentar, mas sinceramente, abri mão e desisti.
Porque?
Pelo fato que não faz a menor diferença… Se fosse fundamental, O Senhor nos teria dado um ensino claro que dissiparia todas as dúvidas…
E sei que, até mesmo pelo fato de eu escrever isso, haverá polêmicas.
Eu diria que O Senhor dirige os passos daquele que Lhe entrega seu caminho, sua vida, e que para este o Senhor o conduz por um caminho de vida que lhe é incompreensível.
Afinal, os caminhos do Senhor e Seus pensamentos são mais altos que os nossos… portanto, não os podemos compreender jamais com nossa mente natural, mas precisamos de revelação no Espírito.
Por outro lado, O Senhor reina e faz o que Lhe apraz, e neste caso, os que creem que nada podemos fazer não deixam e ter sua razão, pois Ele reina sobre tudo e sobre todos, embora Jesus se apresente, por exemplo, do lado de fora da porta da igreja de Laodicéia aguardando que a porta Lhe seja aberta para que entre…
Ainda podemos lembrar que Paulo nos diz que O Senhor predestinou aos que de antemão conheceu… neste caso, teria novamente assumido o controle sobre aqueles que conheceu antes, sabia de seu coração e decisão de entregar a vida de antemão…
E ainda que de uma ou outra maneira pudéssemos entender e firmar determinada posição doutrinária, não vejo, pelo menos para mim, qual a necessidade de firmar o ponto de partida.
Até mesmo por que O Senhor “vive” na eternidade, e nós vivemos presos no tempo, lugar em que a eternidade não faz sentido, pois na perspectiva de Deus, não há antes, durante e depois… isso faz sentido apenas em nossa perspectiva.
O que sei é que pouco importa…
O importante é entregar a vida ao Senhor.
O importante é ter certeza que pelo meu livre arbítrio ou pela intervenção do Senhor, preciso ser salvo em Jesus Cristo.
O importante é que existem coisas que eu saberei, e outras que não saberei nesta vida, mas minha segurança está em Jesus Cristo.
Que minha mente limitada pelo pecado, um dia será liberta, e serei semelhante a Ele, pois haverei de vê-lO tal como Ele é…
Sim, discussões doutrinárias secundárias pouco importam… o que importa é que, segundo A Palavra, não há salvação em nenhum outro Nome que não no Nome de Jesus…
Portanto, entreguemos nossa vida ao Senhor a cada dia…
Sim, não há mesmo como entender nossos caminhos ao longo desta vida passageira, que se esvai como um vapor, mas sabemos qual nosso destino!
Sim, O Senhor reina, e eu entrego minha vida a Ele, e nem assim vou entender Sua Sabedoria.
Sim, precisamos pregar para os que são predestinados, para que exerçam seu livre arbítrio e sejam salvos… ou não. Lembre que acima de tudo O Senhor é Justo, e Sua Justiça excede nossa compreensão, pois seja sincero… você e eu, pecadores como fomos e somos, achamos “justo” sermos salvos pela morte de Jesus Cristo?
Sim, eu não consigo me achar capaz de decidir pelo meu livre arbítrio abraçar a salvação em Jesus…
Mas também não consigo entender porque, em meio a tantas pessoas, porque teria O Senhor Deus escolhido e predestinado alguém como eu?
Bem, nada anula a graça… em qualquer doutrina que abracemos.
Assim, que neste dia possamos descansar no Senhor.
Tomemos nossas decisões apoiados na Palavra, mas tenhamos a mais absoluta certeza que se entregamos nossas vidas a Ele, mesmo em meio as mais densas trevas, Ele está no controle…
Deus abençoe. Bom dia...

Segunda feira 10 de agosto: "Dois pesos são coisa abominável ao SENHOR, e balança enganosa não é boa”. Provérbios 20:23

Bem, hoje encontramos novamente um princípio que está repetido em outro texto, neste mesmo capítulo, e que compartilhei dias atrás:
“Dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis ao SENHOR”. Provérbios 20:10
Quando algo é repetido na Bíblia duas vezes ou mais, entendo que é assunto que devemos dobrar nossa atenção quanto ao que o Espírito nos diz...
Assim, opto por nesta segunda feira postar o mesmo conteúdo para reforçar em seu coração, se você leu dias atrãs...
Ou ainda, para alcançar o seu, se você não passou por aqui naquele dia...
Entre tantas considerações possíveis acerca de dois pesos e duas medidas, a que vem hoje ao meu coração diz respeito à maneira como pessoas tratam pessoas.
Assim que uma das piores coisas que já vi em reuniões supostamente da “igreja de Jesus” é a acepção de pessoas.
Dois pesos e duas medidas para tratar irmãos na fé.
Em meu entendimento, segundo a Bíblia, qualquer tipo de preconceito acerca de pessoas, seja por raça, etnia, escolaridade, condição financeira, é abominável ao Senhor.
Em Atos capítulo 10, vemos o Apóstolo Pedro lutando contra o seu próprio preconceito, e o que os judeus tinham com relação aos gentios, quando ele foi enviado por Deus para pregar.
Entretanto, cheio do Espírito, ele inicia a sua pregação na casa de Cornélio, declarando que Deus não faz acepção de pessoas... Leia em Atos 10:34-35: ”Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável”.
Sim, Deus não faz acepção de pessoas. Ama a todos de igual forma, e, sim, Jesus derramou Seu sangue precioso na cruz do Calvário, e comprou para Si gente de todos os povos, tribos línguas e nações, indistintamente... como lemos em Apocalipse 5:9-10.
Mas salva apenas os que recebem a Seu Filho como Senhor e Salvador... bem entendido...
Mas sim, diante dEle não há diferença nem mesmo entre homens e mulheres, o que seria impensável naqueles dias! Veja o ensino de Paulo:
Gálatas 3:26-28 “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.
E ele ainda repete:
Colossenses 3:9-11 “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos”.
Sim, é inadmissível enxergar as pessoas que Jesus comprou com dois pesos e medidas...
Todos são iguais em Cristo. Acepção de pessoas, racismo, preconceito social é abominável e não tem lugar nas reuniões dos filhos de Deus...
Que possamos ser transformados com esta revelação, se é que pesos e medidas diferentes no trato de pessoas ainda fazem parte de nossas vidas...
Deus abençoe. Bom dia...

                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário