terça-feira, 12 de junho de 2018

MELHOR QUE NÃO VOTES...



"Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! E só refletir depois de fazer o voto”. Provérbios 20:25

Eu creio na Graça do Senhor Deus! 
Creio que podemos ser salvos somente por Jesus Cristo, pela Graça e amor de Deus manifestos na obra da cruz. Sem merecer, pela fé! Mas percebo nestes dias em que vivemos, que muitos usam a graça como uma liberalidade para fazer coisas para Deus de qualquer maneira… 
Sem reverência, sem compreender o que fazem, pensando que não há consequências em nos relacionar com Deus sem discernir o que está claro em Sua Palavra.
Uma destas questões em que tenho meditado é o voto precipitado!
Muitos vivem uma cultura religiosa que entende que podemos, eventualmente, “fazer promessas a Deus para alcançar uma bênção”, ou “dar alguma coisa a Deus como gratidão por algo que Ele nos fez”. Bem, sim, oferta de gratidão é bíblico! 
Propor algum acordo, para receber algo, eu tenho alguma dificuldade… 
Mas imaginemos que haja suporte bíblico para que se creia nisso...
O meu ponto é que muitos fazem este tipo de voto, e muitas vezes, quando alguém recebe o que pediu, pois creu que receberia, não cumpre o que disse que faria…
E muitos de nós achamos que está tudo bem, porque, afinal, "é a graça…" 
Mas eu creio que não está tudo bem, e que este comportamento é perigoso… 
Veja o texto abaixo, um texto de Salomão sobre o tema, no livro Eclesiastes:

"Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Melhor é que não votes do que votes e não cumpras. Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?”
Eclesiastes 5:4-6


Sim, recebemos aqui a revelação que há algum tipo de "controle contábil" celestial em que votos a Deus precisam ser cumpridos…
Não devemos precipitadamente dizer que “santificaremos algo a Deus”, sem refletir o que estamos dizendo que faremos…
Para que quando o "mensageiro do Senhor”, creio, um ser espiritual, um anjo, vier para “cobrar” o que foi prometido, alguém não precise tentar dizer que “foi brincadeirinha” ou “foi sem querer”, ou ainda tentar explicar que as coisas mudaram, e ficou difícil… mas, afinal, "o Senhor entende", não?
Bem, me parece que há uma seriedade maior quanto a isso, e, creio, é por este motivo que muitos que prometem coisas a Deus e não as cumprem, lidam com dificuldades na vida espiritual, refletida tantas vezes, na emocional e/ou na material.
Quantos já disseram que consagrariam a vida a Deus para a Sua obra, em ministério, em uma reunião em que houve um convite claro ao coração para que assim fizesse?
Quantos já disseram que abençoariam financeiramente um ministério o a igreja em que congregam? Se ficassem ricos, se recebessem aquela herança, se ganhassem aquela causa na justiça, se determinada coisa acontecesse...
Quantos já disseram que não fariam "nunca mais" alguma coisa, se o Senhor os abençoasse desta ou daquela maneira?
"Quantos já”… 
E nós… será que “já” também?
Bem, o meu convite nesta manhã é que você e eu possamos refletir acerca do que já votamos a Deus que faríamos, e não fizemos, e possamos realizar um "acerto de contas" com O Pai…
Precisamos nos arrepender do que não fizemos, para que possamos consertar nossa situação diante dEle, e em seguida, fazer!
Sim, precisamos nos arrepender do que não fizemos, para buscar novas oportunidades para cumprir… Precisamos nos arrepender de falar que faremos sem pensar antes…
Precisamos, a partir de agora, refletir melhor diante de Deus, antes de falar...

"Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras."
Eclesiastes 5:1-2

Mas que sim, sejamos desafiados por Deus a fazer, o que Ele nos chama a fazer, pois há mais bênção em nos consagrarmos sem reservas a Ele, do que em pensar que não buscar consagração, para o caso de não cumprir "nos proteja”…
Não!
Este pensamento é medíocre, expressa ingratidão e incredulidade diante de Deus…
A idéia é “planejar a torre” e decidir, sim, entregar toda a vida, sem reservas, ao Pai! Sabendo o que estamos fazendo!
A idéia é sempre expressar gratidão por tudo aquilo que Ele nos dá ao longo de nossas vidas, reconhecendo que Ele é mais importante do que aquilo que nos dá, ou daquilo que nos livra, ou daquilo que Ele nos proporciona...
A idéia é consagrar, aprofundar, manifestar, expressar, abrir o coração...
A idéia é buscar Sabedoria em Deus para tudo o que fizermos...
Que possamos sim, nos consagrar ao Senhor mais, dia a dia… 
Até aquele Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário