domingo, 23 de agosto de 2015

MEDITAÇÕES DE 17 A 23 DE AGOSTO



Bem vindo!     

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 22 de agosto: "Sem publicação"

Sexta feira 21 de agosto: "Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício". Provérbios 21:3

As palavras justiça e juízo aqui estão ligadas, pelo seu significado no original, segundo o comentarista STRONG, a como vivemos segundo cremos, se praticamos a justiça que aprendemos, e o que fazemos em relação ao nosso próximo, na forma como julgamos ou defendemos e apoiamos as suas causas quando precisam, diante de quem os julga.
Se observarmos a referência feita por Salomão de de que isso é mais aceitável ao Senhor que sacrifícios, devemos comparar com outro texto que nos ajuda nesta melhor compreensão.
Em I Samuel 15:22 lemos: "Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros".
Sim, O Senhor tem mais interesse em nossa obediência ao que Ele nos ensina, do que nas práticas sacrificiais que podem ser exteriores apenas.
Como eram naquele tempo, ainda são agora...
Embora, agora, Ele mesmo já tenha providenciado O sacrifício.
A questão de fundo, segundo creio, é que aquele que O ama, obedece!
Esta é a exortação e o convite feito por Jesus a nós.
Em João 14:21 lemos: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele".
Sim, expressões exteriores de religiosidade em meio aos nossos cultos não significam, necessariamente, que O obedecemos.
Precisamos ser confrontados a nos arrepender, dia a dia, para obedecer.
Que O Senhor nos ajude, pelo Seu Santo Espírito a transformar tantas coisas em nossas vidas que precisam de arrependimento e transformação.
Justiça e Juízo...
Jesus nos ensinou que Quem nos convence é o Espírito Santo!
Joáo 16:8 "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo"...
Assim, minha oração desta manhã, é:
"Vem Santo Espírito em minha vida hoje... e confronta o que está desalinhado com A Palavra, e transforma. Eu quero ser transformado. Seja eu agradável ao Senhor neste dia. Em Nome de Jesus, Amém!"
Deus abençoe... Bom dia!


Quinta feira 20 de agosto "Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações". Provérbios 21:2

Este texto de hoje, seguindo nossa sequencia, verso a verso em Provérbios, trás à tona um princípio que, creio eu, está meio que misturado com muita confusão do ensino nos últimos dias em meio ao "pensamento cristão contemporâneo"…
Em Jeremias 17:9-10, para aprofundar a idéia, lemos:
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.
Bem, tem sido ensinado em muitos lugares que o cristão deve "seguir seus sonhos", que "seus sonhos são sonhos de Deus implantados" em seu coração, e ainda que, "se Deus implantou estes sonhos no coração de alguém Ele tem a obrigação de cumpri-los"!
Sempre que alguém me trás algum entendimento “novo” eu pergunto: Ok, mas qual é o texto que fundamenta esta idéia? Qual texto da Palavra fundamenta o que “supostamente“ Deus colocou no coração de alguém?
Bem, é preciso ter cuidado pois não há fundamento para isso.
Na verdade, o que O Senhor sempre nos lembra na Palavra, é para tomarmos cuidado com nossos corações, pois eles remetem à nossa velha natureza, corrompida… e que precisamos sim, de um novo coração!
Nascer de novo! Ser transformados pela Palavra…
Precisamos é tomar cuidado com nossos próprios caminhos, nossas decisões, pois temos a tendência natural de dizer que estamos certos, sabemos o que estamos fazendo, não temos culpa, e que nossos caminhos são retos, e vemos que isso vem desde os dias de Salomão!
Bem, segundo o texto, vamos errar sobre estas impressões interiores, mas O Senhor sonda os corações, e nos trata segundo o profundo deles…
E sim, SE estamos sofrendo uma injustiça, se fomos envolvidos em meio a uma confusão, O Senhor vai poder nos ajudar, pois nos julga com graça e misericórdia segundo nossa real intenção interior de coração...
Pois Ele sim, pesa os corações.
Ele sim, sabe o que vai em nosso profundo, sabe porque decidimos sim ou não em tal momento, e porque…
E segundo Sua justiça, graça e misericórdia, vai interferir na vida daqueles que nEle esperam e confiam.
Não podemos considerar que O Senhor é “injusto" conosco em alguma situação, se estamos comparando a ação do Senhor com aquilo que vai em nosso coração.
Se formos sinceros, precisamos reconhecer que o que está errado sempre neste tipo situação é o nosso coração, e não O Senhor Deus!
Sim, estes ensinos cristãos dos últimos dias, "misturados no liquidificador" com princípios da espiritualidade da nova era tem causado muita confusão no coração de cristãos sinceros, que não conhecem A Palavra de Deus!
São envolvidos em conceitos “bonitos e até emocionantes”, que até parecem espirituais, mas que não tem respaldo bíblico.
Que possamos sim, confrontar nosso coração pela Palavra e com A Palavra e buscar auxílio do Espírito Santo, na Palavra.
Que possamos assim ajustar e alinhar nossos sonhos, nossos caminhos, nossas decisões, não "seguindo a voz do nosso coração”, conceito muito difundido nos filmes da indústria cinematográfica em filmes românticos ou de aventura…
Mas que sim, alinhemos nossas vidas segundo os ensinos do Senhor Deus.
Que Deus nos ajude em um tempo com tanta coisa errada com aparência de certa…
Deus abençoe! Bom dia...

Quarta feira 19 de agosto: "Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina”. Provérbios 21:1

Pouco importa quem é a pessoa em posição de autoridade sobre sua vida neste momento, nem o que tal pessoa possa ou não fazer ou deixar de fazer…
O Senhor reina sobre tudo e sobre todos! Sempre! Em qualquer sistema.
Mesmo que esta pessoa tenha aparentemente todo o poder sobre sua causa, sobre sua situação, qualquer que seja, seu foco não deve ser este “rei” contemporâneo.
Seu foco de oração, de pleito pela causa, sua expectativa deve ser diante do Senhor Deus!
Creia que Ele tem todo o poder para “inclinar o coração” deste “rei”, não segundo o que você vê, ou acredita, ou pensa ou espera…
Senão que segundo a Sua Sabedoria e propósito eternos.
Não confunda esta expectativa com uma resposta afirmativa de Deus sobre o que você pensa que é o certo ou o melhor para agora, mas sim, para a certeza que "todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”. Você O ama?
Não pense que resolver todas as questões da vida diária fazem parte do "trabalho de Deus" a nosso favor, mas sim, nos conduzir, em segurança à vida eterna, vida real, para a qual Ele convida a todos que ouvem a Sua voz… Nos conduzir ao nosso destino eterno é o que Lhe importa...
Não, nossa maior expectativa não está ligada com o que acontece em nosso dia a dia, mas sim, quanto à Vida Eterna em Jesus Cristo.
Mas sim, O Senhor tem prazer em, muitas vezes, “usar de misericórdia quando Ele quer usar de misericórdia”, e sim, esta sua situação pode ser destas neste dia…
E se esta for a decisão dEle a seu favor, depois de receber seu livramento, "não se esqueça de nenhum de Seus benefícios"…
Mas se esta não for a decisão dEle, descanse…
O mundo não vai acabar, e se você perseverar nEle, logo mais à frente, Ele pode restituir, e demonstrar que nesta situação Ele estava mais preocupado em transformar seus princípios, ajustar seus sonhos, corrigir sua visão, revelar a você mais da Sua forma de pensar e agir…
Enfim, Se revelar mais em sua vida.
Não perca a esperança, não perca o foco, não saia de sua posição de fé, não saia de sua posição de oração.
O Senhor reina, sobre tudo e sobre todos, e em breve, muito breve, Seu Reino se manifestará visivelmente sobre toda a terra…
E neste Dia, tudo fará sentido aos que esperam no Senhor!
Deus abençoe… Bom dia!

Terça feira 18 de agosto: “Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo.” Provérbios 20:30

Eu tenho um pensamento claro: A melhor forma de aprender é com os erros. A menos dolorida, com os erros dos outros.
Assim, que quem erra na vida, mesmo quem não foi feito filho de Deus em Jesus, sofrerá os vergões da correção, em maior ou menor intensidade.
Quem é filho em Cristo, será amorosamente corrigido como um Pai pelo Senhor.
E, creio, são destes vergões que Salomão fala aqui.
A má compreensão da graça faz muitos pensarem que podem viver de qualquer jeito, alguns que podem até pecar sem muita preocupação, pois a graça os protegerá… e que Deus vai mimar estas atitudes...
Não, sei bem que não é assim... Já fui muito corrigido e ainda sou!
Não… Ele em Sua graça e misericórdia pode postergar, pode oferecer oportunidades de arrependimento, pode entregar a uma correção menor, até que chega o ponto em que Ele faz uma intervenção.
Sim, amorosa. Sim, em meio à graça…
Mas sim, como um pai corrige a um filho a quem quer bem… Se é filho!
Hebreus 12:7-8 "É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos."
Mas esta discussão sobre pecado x graça não é nova… Veja Paulo tratando disso:
Romanos 6:1-2 "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?”
Sim, quando Paulo pregava sobre santidade naqueles dias, já havia muitos que não queriam ouvir... muitos que já confundiam a graça naqueles dias…
Mas não! Em meio à graça, o pecado precisa ser extirpado de nossas vidas…
E é por isso que o Senhor nos permite sofrer açoites para que sejamos aperfeiçoados… Para haver arrependimento. Para haver cura...
Lembre que a Sua obra não diz respeito a esta vida, mas sim, à vindoura.
Que possamos aprender com nossos erros.
Que possamos aprender com a correção do Senhor.
Que quando corrigidos, lembremos que a Sua graça permite que Ele nos corrija, e não que nos mate… pois o salário do pecado ainda é a morte...
Que quando corrigidos entendamos que a Sua graça foi manifesta em Jesus Cristo na cruz do Calvário, para que, por pior que sejam nossos pecados aos olhos dos homens, ao longo da vida, saibamos que temos esperança nEle, pela cruz, e SIM, pela graça, de mantermos a esperança de Vida Eterna… quando nos arrependemos.
Que O Espírito Santo de Deus nos ajude com revelação, nestes dias tão difíceis de viver, de andar em santidade, e de aprofundar na Verdade da Palavra.
Deus abençoe! Bom dia...

Segunda feira 17 de agosto: "O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs”. Provérbios 20:29

Deus criou padrões de beleza naturais para a Sua criação.
Sim, beleza natural, algo cada vez mais difícil de encontrar hoje em dia...
E também O Senhor nos deixa claro nos padrões de beleza criados que são passageiros.
A força dos jovens se esvai ao longo do tempo, bem como as cãs dos velhos os acompanham apenas até o fim dos seus dias...
Verdade que estes são padrões de beleza dados por Deus.
Verdade que Ele criou beleza em Sua criação para ser apreciada...
Assim, segundo observamos em Seus ensinos, não podemos dar ênfase no que é passageiro senão no que é eterno!
Vivemos em um sistema onde os velhos não querem demonstrar as marcas de sua velhice.
E em que jovens querem ser fortes artificialmente, sem o esforço para desenvolver músculos.
Em que cirurgias plásticas ajudam as pessoas a tentar mudar o curso natural da vida.
Meditando aqui, hoje, especificamente acerca dos jovens, compartilho dois textos:
Em I João 2:13 há uma expectativa: “Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno”.
Em Eclesiastes 12:1, uma advertência! “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.”
Sim, jovens, usem sua força não para caminhar nos limites dos caminhos distantes de Deus, mas sim, vençam o maligno e lembrem-se do Criador hoje.
Lembrar, aqui, é dar a devida importância, o lugar central da vida.
Façam isso hoje, pois a vida passa, o tempo se esvai, as cãs vem, a força diminui...
E o que fizemos ao longo da vida estará diante de nossos olhos, nas memórias que nos acompanham, no resultado do que vemos na nossa vida, ao longo do tempo que temos.
Deus abençoe! Bom dia...

                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos. 
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica. 
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta"nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério. 
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana! 

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário