domingo, 19 de abril de 2015

MEDITAÇÕES DE 13 A 19 DE ABRIL


 
 
Bem vindo!    

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 18 de abril: "Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio".  Provérbios 17:28

Salomão prossegue no tema, continuando no conteúdo que ficou dividido com o verso anterior.
Ao longo da minha vida já vi o quanto pessoas que falam demais são alvo de comentários paralelos acerca de sua "incontinência verbal"...
Até mesmo recentemente no mundo do futebol a crítica em forma de brincadeira "fala muito!" virou uma marca muito usada, acerca de quem exagera!
Se o exagero no mundo natural já é um problema, imagine no espiritual!
Provérbios 10:19 "No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente".
Sim, muitas falamos demais, e assim acabamos por falar bobagens, mas o que pode ser pior, é chegarmos a falar coisas contrárias à Palavra de Deus, sem perceber... Precisamos guardar nossos lábios se somos sábios, ou pelo menos para "fazer de conta que somos"... misericórdia!
Mas a maior tragédia bíblica que devemos levar em consideração como o exemplo extremo sobre falar demais, e falar algo frontalmente contra a Palavra dada por Deus, ocorreu no deserto!
Em Números 14:28, lemos "Dize-lhes: Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros".
Leia o capítulo 13 até aqui, e veja que tragédia! Que tristeza aconteceu com o povo!
Creio que este é o exemplo mais emblemático de quando no meio de outras pessoas, com um pensamento predominante, alguém que é Povo de Deus, trazendo para a Igreja de hoje, pode falar e se enredar com as palavras de todos...
Mas ainda assim, Josué e Calebe conseguiram se posicionar, denunciar, discordar e manter A Palavra de Deus em seus corações e bocas. Mesmo que ficassem sós! E apenas eles, daquela geração, entraram no melhor de Deus, receberam a Sua Promessa cumprida.
Que possamos fugir de grupos que falam contra A Palavra.
Que possamos manter nosso coração alinhado com o que Deus diz.
Que sejamos sábios diante dEle!
Deus abençoe e um ótimo final de semana.

Sexta feira 17 de abril "Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência". Provérbios 17:27

Como já compartilhei algumas vezes aqui, por ser tema recorrente em Provérbios, as palavras tem poder e devemos utilizá-las bem.
Elas se cumprem.
Acima de tudo A Palavra de Deus Se cumprirá e voltará para Ele produzindo o aos Lhe apraz. Assim será conosco.
Portanto há sabedoria em não "jogar conversa fora" e mais que isso ser "pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar".
Que sejamos obedientes para que possamos nos tornar mais inteligentes e adquirir conhecimento segundo O Senhor.
Ser sábios. Agradar a Deus.
Deus abençoe. Bom dia!

Quinta feira 16 de abril: "Não é bom punir ao justo; é contra todo direito ferir ao príncipe". Provérbios 17:26

Atos 5:30-33 "O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro. Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem. Eles, porém, ouvindo, se enfureceram e queriam matá-los".
I João 2:1 "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo";
Todas as verdades naturais, que acontecem aqui neste sistema em que vivemos refletem necessariamente verdades mais altas.
Verdades e revelações eternas. Princípios eternos.
Salomão nos declara em Eclesiastes capítulo 1 que "não há nada de novo sob o sol" e que tudo o que vemos já existiu antes de nós.
Sim, não é bom punir ao justo, pois "embora não haja nenhum justo, nem um sequer" não há mais pena de condenação para os que foram justificados em Cristo. É Ele Quem nos justifica. O Justo foi punido em nosso lugar.
Sim, é contra todo o direito ferir ao príncipe, e mesmo assim O Príncipe foi ferido e morto por todo o que nEle crê.
Os judeus religiosos entenderam isso de maneira tão clara, que se iraram contra Pedro e os demais, e queriam matá-los também. Entenderam a revelação que Jesus era O Príncipe dos textos que conheciam!
Porque nosso Príncipe foi ferido e morto, a morte não mais tem poder sobre nós.
Que possamos cada dia mais entender a nossa nova posição em Cristo, e também o quanto A Palavra do Senhor nos apresenta Jesus Cristo deste sempre, desde os primeiros textos, "escondido nos textos bíblicos" ao longo do tempo, mas a nós revelado pelo Espírito.
Que possamos cada dia mais viver da maneira que fomos chamados para viver.
Comprados para viver.
Deus nos abençoe. Bom dia!

Quarta feira 15 de abril: "O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz". Provérbios 17:25

No livro de Provérbios encontramos repetições idênticas em alguns textos, para que se reforce exatamente o mesmo conceito proposto uma segunda vez. Este é um princípio de ensino da repetição...
Em alguns ouros lugares, encontraremos repetições parciais, que incluem algum aspecto a mais, reforçando porém o anterior. Este é um princípio de ensino por repetição, expandindo ou trazendo algum ingrediente novo.
Isso é o que acontece no texto de hoje, com uma repetição com um ingrediente novo, em relação a um verso que meditamos dias atrás.
A diferença é que no verso 21 Salomão tratava apenas do filho insensato em relação ao pai, enquanto que aqui no 25 ele inclui também o coração amargurado da mãe.
Como ele repetiu o texto, e como também sei que aqui nem todos passam todos os dias, decido seguir o princípio do ensino bíblico.
Republico aqui a meditação do verso 21, para reflexão do 25, porque creio que esta é a idéia da repetição bíblica. Aprofundar este princípio. Deus abençoe!

“O filho estulto é tristeza para o pai, e o pai do insensato não se alegra”. Provérbios 17:21

Refletindo acerca do texto de uma maneira “natural” sabemos que sim, claro, um filho estulto ou insensato é uma tristeza para um pai, e, mais do que isso, para si próprio.
Aquele que não aprende com a vida, não atenta para a realidade a sua volta, vai acabar por ferir a si mesmo, e, claro, os seus...
Mas mesmo que seus pais sofram, a maior dor será a sua própria, pois irá colher a consequência de seus atos, mais cedo ou mais tarde na vida.
Mas não quero tratar especificamente deste ponto que é o óbvio, mas quero sim, trazer para o “espiritual” associado ao “natural”.
Afinal, esta é a minha proposta diante de Deus para este espaço de todos os dias pela manhã.
Independente da tolice ou estultícia humana e natural, temos a que é pior, qual seja, a estultícia e tolice espiritual.
Já vimos aqui, meditando sobre outros textos, que o insensato segundo A Palavra é aquele que não leva Deus em conta. Que não tem tempo para Deus...
Que acredita mais nas pessoas, nos especialistas, nos filósofos, nos cientistas, nos seres mitológicos, do que em Deus!
Ou que até crê em Deus, mas não lê A Palavra, não faz parte de uma igreja, e tem milhares de explicações para justificar tudo isso, pois embora não demonstre, continua afirmando que Deus é importante em sua vida.
Você acha isso possível mesmo? Eu não...
E no caso destes, creio que este filho é a maior tristeza para um pai que teme ao Senhor!
Porque além de acompanhar suas dores nesta vida, este pai saberá também que não haverá vida eterna futura em Deus para seu filho! Misericórdia!
E para a vida, este filho insensato não edificará a sua casa na ROCHA, que é Cristo, pois é um lugar mais trabalhoso, mais solitário, mas sim, edificará nas AREIAS da praia, onde todos os seus amigos insensatos edificam...
Porque uma característica dos insensatos é olhar para os que estão a sua volta, e medir sua vida pelos seus iguais...
E cada qual se sente menos insensato do que o insensato ao lado...
Nada mais triste!
E as consequências para sua vida, serão aquelas previstas por Jesus:
Mateus 7:24-27 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.
Sim, após viver “um pouco mais”, já sei que a tempestade vem!
Sobre ímpios e justos. Sobre bons e maus.
E a questão acerca da tempestade não é SE ela vem, nem o que ela trás.
A questão acerca da tempestade é ONDE a casa está edificada QUANDO ela vier.
Os insensatos edificam na areia... Mas os sábios edificam na ROCHA!
E esta ROCHA é eterna...
E esta edificação não apenas irá bem aqui, mas também na vida eterna!
Onde sua casa está edificada?
Bom dia! Deus abençoe

Terça feira 14 de abril: "A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra". Provérbios 17:24

O Senhor normalmente em Sua Palavra levou pessoas a terem uma visão acerca do futuro para que Ele as pudesse conduzir a algum lugar.
Tirar de algum lugar, e levar para outro.
O caminho nem sempre era claro, nem duração da jornada, mas o alvo sim!
Assim foi quando chamou Abrão, depois transformado em Abraão.
Assim foi com o Seu povo, quando chamou Moisés. Ele deu a Moisés visões e revelações celestiais, revelou Seu Dia, visões que apontavam para verdades espirituais naturais. A terra prometida é uma delas. O tabernáculo, e outras...
Assim com Davi, com Elias, com os profetas, com tantos e tanto que tiveram visões! Muitos viram Seu Dia!
Visões que os impulsionaram a sair do "lugar comum" para se tornarem pessoas poderosas, úteis e abençoadoras nas mãos do Senhor.
Cheios do Espírito de Sabedoria da parte de Deus.
E Ele ainda hoje chama muitos da nossa geração a ver que os campos estão brancos, e que devemos correr com perseverança para o alvo, como Paulo nos exorta a fazer.
Cheios da verdadeira Sabedoria, que é A Palavra do Senhor. Não segundo o mundo. A Sua Sabedoria expressa em Sua Palavra é que deve nortear a nossa vida, nossas decisões, nosso objetivo, nosso foco! Nossa forma de ver e entender os dias em que vivemos. Lembrar que temos um chamado e uma missão.
Enquanto os olhos do insensato ficam olhando para o horizonte, vagando pelos lugares remotos, dispersos observando tudo e nada, sem nem conseguir sair do lugar espiritual em que está, nós vemos o invisível por trás do visível, e entendemos quem somos e o tempo em que estamos. Sabemos "que horas são"!
Que nestes dias em que vivemos, que são tão diferentes, com tantas mudanças que ocorrem em uma velocidade impressionante, em meio a tantas situações que produzem incertezas no coração dos que não tem esperança nem segurança quanto a quem são e para onde vão, possamos ser os que temos as Palavras de Vida e de esperança, de certeza e convicção, pois sabemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Para Quem vamos...
Que possamos dispor toda inteligência que adquirimos na vida, pouco importa quanta seja, para buscar com toda força e fé a Sabedoria do Senhor, que dá a todos os que creem que podem receber dEle, e liberalmente. Façamos isso sem duvidar, para que recebamos, como nos ensina Tiago.
Que esta Sabedoria que não é formal e nem natural, mas espiritual, A Sabedoria segundo O Senhor, nos ajude a discernir tempos e épocas, como "filhos de Issacar contemporâneos", que "sabemos como agir, e ajudamos nossos irmãos a assim proceder", pois o tempo se abrevia...
Que O Senhor fale cada dia mais aos nossos corações pelo Seu Espírito.
Diferente esta meditação de hoje, reconheço, mas é o que veio ao meu coração.
Deus abençoe! Bom dia...

Segunda feira 13 de abril: "O perverso aceita suborno secretamente, para perverter as veredas da justiça". Provérbios 17:23

Como já compartilhamos aqui antes, vemos o quanto a prática do suborno já era comum nos dias de Salomão. Diversos textos tratam do tema...
Assim, o que vemos hoje no mundo, ou no Brasil, não é absolutamente nada de novo. Ao longo da história a humanidade experimentou vários sistemas que ruíram por suborno e corrupção!
E compreendemos que este problema não está ligado à atualidade, à tecnologia, ou à ideologia, mas sim, ao pecado do homem generacionalmente.
Historicamente. Desde o Gênesis, quando o pecado e a morte entraram no mundo.
Assim, por óbvio o entendimento sobre o suborno, quero me ater hoje à questão das veredas da justiça!
Inicio lembrando que muito do que Salomão aprendeu, recebeu de seu pai, Davi!
Já falamos aqui que ele escolheu sabedoria quando Deus lhe apareceu oferecendo o que quisesse, porque ouviu os ensinos de seu pai!
Assim, ao entender Salomão falando sobre veredas da justiça, convido para que lembre deste texto, que praticamente todos os cristãos sabem de cor:
Salmo 23:3 "...refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome".
Sim, Davi ensinou seu filho sobre a necessidade de buscar em Deus a direção para caminhar nas veredas da justiça em Nome do Senhor, pois, claro, a corrupção das veredas da justiça não começa com um erro escandaloso...
Começa por um pequeno desvio de conduta que deve ser corrigido no seu início. Pela direção do Senhor!
Mas veja que Salomão a partir deste ensino, teve uma revelação mais profunda acerca deste caminho.
Aqui ele na fala de veredas, mas há um texto em que ele fala de vereda! Singulariza, e inclui o conhecimento de que nela está a vida, e se não há morte...
Ele está falando não apenas de uma eventual condenação conforme fosse o sistema judiciário da época, mas está profetizando, creio, acerca de Jesus!
Provérbios 12:28 "Na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte".
Compare com a declaração em que Jesus Se revela como esta Única Vereda, ou Caminho: João 14:6 "Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai se não for por mim".
Se lermos Mateus capítulo 4, texto que relata a tentação de Jesus quando do início do Seu Ministério logo após ter sido batizado nas águas e no Espírito, vemos que satanás lhe apareceu com uma proposta de suborno, para perverter o caminho do Senhor. Sim, o perverso agindo secretamente, pois estavam apenas satanás e Jesus. O cenário era um deserto... e a proposta clara: "... tudo isso te darei se prostrado me adorares..."
E O Senhor preferiu a cruz para conquistar o que "veio buscar e salvar pois haviam se perdido"!
Que tremenda a vitória de Jesus, que tremendo o preço pago por amor a você e a mim... Que vitória, que glória, que salvação.
Apesar de ter sido derrotado por Jesus, o convite do perverso ainda continua ecoando por toda a humanidade.
Em especial, aos que procuram andar no Caminho...
"Tudo isso te darei se prostrado me adorares..." continua como uma proposta eventualmente ainda disponível aos estultos até aquele Dia.
A estratégia não mudou.
Que possamos vigiar e orar todos os dias...
Que possamos sempre ouvir a voz dO Senhor nos guiando pela Vereda da Justiça.
Todos os dias... Em Nome de Jesus. Bom dia! Deus abençoe.

                                                               ___________


E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.

Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário