domingo, 5 de abril de 2015

MEDITAÇÕES DE 30 DE MARÇO A 5 DE ABRIL




Bem vindo!    
Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 2 de abril: “De que serviria o dinheiro na mão do insensato para comprar a sabedoria, visto que não tem entendimento?” Provérbios 17:16

Muitas vezes ouvi alguém chegar ao Pastor de uma igreja e dizer algo como: “Pastor, se eu ganhar na mega sena, compro um prédio para o senhor instalar nossa igreja”...
Sim, os insensatos se manifestam das mais variadas maneiras, não?
Mas Salomão deu valor aos ensinamentos de seu pai, Davi.
Não, ele não se tornou o homem mais sábio da terra por que O Senhor lhe deu sabedoria... Ele recebeu do Senhor sabedoria porque já era sábio, e, quando O Senhor lhe permitiu escolher qualquer coisa, pediu sabedoria!
Muitos em seu lugar pediriam coisas passageiras... mas por que ele recebeu e acolheu os conselhos de seu pai, soube o que responder a Deus!
Em Provérbios 4:5-7 ele nos relata o que ele recebeu de seu pai: “Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama- a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento”.
Sim, Salomão soube guardar e por em prática o que seu pai ensinou.
Aí você pode pensar... Ah, Haroldo... mas você não sabe quem era meu pai...  aí eu direi... pouco importa quem foi seu pai. A Palavra lhe diz para acolher os conselhos e ensinos de seu pai, quem quer que Ele tenha sido, pois, algo que ele tenha lhe dito tem o mesmo poder em sua vida, se você acolher, que o que Davi ensinou a Salomão teve.
Se você desprezar o conselho do seu pai, por achar que não tem nada a ver, que não faz sentido no mundo em que vivemos... bem, você estará agindo como um insensato...
Além disso, você pode dizer... ah, mas Deus não aparece mais oferecendo sabedoria...
Será?
Tiago 1:5-8 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.
A Fonte da Sabedoria é O Senhor Deus... SE você crer, e pedir, Ele vai dar, se você não duvidar... mas não, Ele não vai derramar uma “unção de sabedoria súbita” sobre sua cabeça, mas sim, vai dar sabedoria através de todos os princípios revelados na Palavra.
O que Ele fará, é ensinar os segredos da Sua Palavra aos que buscam, creem e confiam.
Sim, há um convite à Sabedoria ainda disponível a você e a mim. Hoje!
A questão é... você crê? Releia o texto... Deus abençoe! Bom final de semana...

Sexta feira 3 de abril “O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro". Provérbios 17:15

Este texto com certeza está também em conexão ao verso do suborno, que meditamos dias atrás.
A inversão ou subversão absoluta do princípio de justiça é abominável ao Senhor.
Creio que é pelo fato de que é uma distorção do Sistema principal de redenção oferecido pelo Senhor Deus!
Na verdade, é uma afronta ao sistema de justiça pela justificação estabelecido por nosso Deus, a favor do perdido.
Afinal, Quem justificará o perverso e o pecador é o próprio Deus!
Pelo arrependimento, pela Palavra, pela regeneração, pelo Espírito Santo de Deus, pela obra de Jesus Cristo aqui na terra, e no Calvário. Morte e Ressurreição.
Sim, ele nos justifica em Cristo, mas o fez através da obra redentora, do preço pago, do sangue derramado, da salvação eterna... De Sua misericórdia.
Pela Sua Justiça!
E sim, Ele em assim fazendo, já condenou o perverso a estar eternamente separado de Sua Presença.
Eternamente no lugar preparado para satanás e seus anjos.
Sim, O Senhor condena o perverso e justifica o pecador, mas pelo Seu Sistema!
Assim, quando alguém faz o mesmo de uma maneira corrupta, está afrontando a obra maravilhosa da redenção ao perdido que se arrepende.
Com certeza, esta subversão nasceu no inferno, pois afronta diretamente a maneira do Senhor lidar com o pecado no mundo...
Assim, isso é absolutamente abominável a Ele...
Que possamos entender a mente do Senhor cada dia mais, pela Sua Palavra para que longe de nós esteja qualquer coisa que ele rejeita. Que ele detesta.
Principalmente, que Ele abomina...
Você já foi justificado por Deus em Cristo?
Que O Espírito Santo nos fortaleça. Cada dia.
Deus abençoe. Bom feriado...

Quinta feira 2 de abril: "14 Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas". Provérbios 17:14

Sabe aquele ditado acerca de alguém que dá um boi para não entrar em confusão, mas uma boiada para não sair?
Bem, parece que a idéia vem daqui...
Depois que a contenda começa, não dá mais para recolher o estrago, da mesma maneira que não há como trazer a água de uma represa de volta quando a comporta é aberta.
Mas parece que tem gente que tem prazer em abrir a comporta...
Tem alegria em “ver o circo pegar fogo”... como se não tivéssemos que lidar com feridas de parte a parte.
Na contenda não tem vencedores nem vencidos... todos perdem...
Assim que o conselho interessante de Salomão é que se desista da contenda!
Mas o ensino de Sabedoria não é que a pessoa perca o que lhe é justo.
O ensino é que entregue ao Senhor que faz justiça.
A sabedoria popular diz que “é melhor um mau acordo que uma boa briga”...
A Palavra nos diz que é melhor entregarmos a causa ao Senhor, pois Ele julga com justiça. Mas lembre que sempre, como tudo na Palavra, será uma questão de fé.
O Senhor diz que julga sua causa. Ele nos convida para que eu e você desistamos da contenda. Ele espera que confiemos nEle... Até ver Sua Palavra cumprida.
Assim, a pergunta que fica é: você crê?
Deus abençoe... bom dia!

Quarta feira 1 de abril: "Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa”. Provérbios 17:13

Impressionante pensar no quanto O Senhor acompanha todas as coisas que ocorrem, dia a dia, a todas as pessoas. Mesmo aquelas que não creem em Sua existência... Ou até creem, mas não levam em consideração que Ele intervém na história da humanidade.
Mesmo que até possa parecer que Ele tarda, creia, O Senhor é O Justo Juiz. E Se manifestará.
Tão justo, que eu sempre peço em minhas orações que Ele julgue minhas causas com misericórdia e graça, pois mesmo diante de alguém que me tenha prejudicado, eu posso crer que não tenho 100% de razão...
Que de alguma maneira também posso ter errado. E neste caso, mesmo que tenha razão, Se Ele julgar como eu julgaria, eu seria prejudicado...
Assim, que peço sempre que Ele julgue minhas causas com misericórdia. Tanto comigo, quanto com a pessoa que possa ter me prejudicado.
Sim, O Senhor é Bom!
Mas veja...
Ele não permitirá que o mal se aparte da casa daquele que paga o bem como mal...
Que coisa terrível imaginar que sim, existem pessoas não apenas ingratas, mas, mais do que isso, pessoas que prejudicam quem lhes ajudou. Você nunca passou por algo assim? Que bênção...
Mas veja, A Palavra vai mais além...
A idéia não é apenas que não se deve pagar o bem com o mal, e nem que venhamos a pagar apenas o bem com o bem... E jamais pagar o mal com o mal... Normalmente O Senhor nos chama a irmos além do óbvio e do senso comum.
Veja em Romanos 12:17-21 “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
Não devemos nos deixar vencer do mal, mas vencer o mal como bem...
A exata mão inversa de quem paga o bem com o mal, é pagar o mal com o bem!
Ainda mais, ficamos sabendo que vingança não é uma atribuição nossa, de seres humanos, mas sim, a vingança é do Senhor, que é Aquele que vinga com justiça.
Sim, é uma coisa impressionante conhecermos ao Senhor Deus como aquele que é o Deus da vingança! Não é o que o texto de hoje nos está ensinando? Que Ele permitirá que o mal permaneça na casa do que paga o bem como mal? Não diz Ele mesmo que toma a vingança em Sua mão?
Mas, sim, quando O Senhor nos chama a não retribuir o mal com nossa força, nosso braço, nossa estratégia, o que Ele está nos dizendo é que devemos confiar nEle, pois Ele mesmo, que pesa os corações fará justiça...
Mesmo que alguém tenha pago o bem que você fez com o mal, não faça nada com suas próprias mãos...
Creia que O Senhor vai entrar nesta causa...
Confie que Ele tem a exata medida de justiça.
Descanse que Ele é O Senhor que retribui nossas perdas quando nEle confiamos.
Que neste dia, você possa entregar suas situações e causas a Deus, sabendo que Ele Se manifestará ao Seu tempo...
Você crê? Deus abençoe... bom dia!

Terça feira 31 de março: “Melhor é encontrar-se uma ursa roubada dos filhos do que o insensato na sua estultícia" Provérbios 17:12
Importante lembrar que o insensato segundo A Palavra não é apenas aquele aquém falta senso crítico para a vida, ou bom senso diário.
Também não é apenas aquele que “viaja” quando vem conversar, e gasta nosso tempo com coisas que não tem o menor sentido...
Como já vimos neste espaço antes, A Palavra nos diz que o insensato é aquele que não crê em Deus!
No Salmo 14:1a, lemos: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus”.
Pior! O insensato épode ainda piorar seu estado, se blastema do Nome do Senhor!
Veja o ensino de Davi, no Salmo 74:18 “Lembra-te disto: o inimigo tem ultrajado ao SENHOR, e um povo insensato tem blasfemado o teu nome”.
Pela fala de Salomão, penso que é melhor mesmo estar bem longe do insensato que blasfema do Nome do Senhor, pois este não ficará impune...
Mas, não, O Senhor não levanta seres humanos para fazerem "justiça" ao Seu Nome quando blasfemado, mas sim, Ele mesmo Se encarrega de fazer esta justiça. A Seu tempo...
Após exercer misericórdia ao longo de algum tempo, ou muito tempo... Esperando que haja arrependimento para que use de mais misericórdia.
Mas não pense que insensatos são apenas estes que não levam O Senhor em consideração...
O que é mais importante para mim nesta manhã, é perceber que o insensato é aquele que não pratica a Palavra!
E este é o ensino de Jesus em Mateus 17:26 “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia”.
Se ouvimos as palavras de Jesus registradas na Palavra, mas não praticamos, estamos agindo como insensatos...
Que Deus nos livre de toda a estultícia de nossos corações, quando ainda agimos como insensatos...
Que o Senhor nos perdoe por todas as vezes que ouvimos Sua Palavra, e não praticamos como deveríamos.
Que possamos mudar a maneira como investimos nosso tempo, meditando na Palavra, avaliando quem somos em Cristo diante de uma geração tão estranha em que vivemos, para que sejamos transformados.
Que o Espírito Santo de Deus possa nos ajudar a discernir como agir em nosso dia a dia, enquanto edificamos nossa casas na Rocha!
Deus abençoe... Bom dia!

Segunda feira 30 de março: "O rebelde não busca senão o mal; por isso, mensageiro cruel se enviará contra ele". Provérbios 17:11

Esta palavra é bastante forte.
Aplicável a todo o tipo de rebelião que se possa ter diante do Senhor, que reina.
O filho rebelde, o empregado rebelde, o cidadão rebelde, o cristão rebelde.
Os rebeldes sem causa, e os rebeldes com causa...
Segundo A Palavra não há causa nem espaço para rebelião diante do Senhor.
Entre outros aspectos, o "caminho" de Lúcifer foi construído em meio a rebelião...
Há que se haver sempre sujeição diante do Senhor, para que Ele mesmo advogue uma causa, e, quando há injustiça ou é chegado um tempo de crescimento, expansão, transformação, novidades, sim, Ele mesmo libere para o próximo passo.
Sabemos que filhos rebeldes terão problemas no seu próprio casamento e no futuro...
Já os filhos submissos adquirirão bênçãos e autoridade para, quando crescerem e chegar o dia de saírem de suas casas, constituírem suas próprias famílias em bênção. Esta é a seqüência natural da vida... crescer pessoalmente!
Empregados rebeldes terão dificuldades ao empreender...
Empregados que abençoadores tiverem características para ser empreendedores, terão trabalhadores abençoadores trabalhando para si. Esta deveria ser a seqüência natural da vida... crescer profissionalmente!
Cristãos rebeldes poderão mudar de igreja várias vezes ao longo da vida, mas jamais serão satisfeitos em seus anseios... Estão em desacordo não com as igrejas, mas sim, com O Senhor da Igreja!
Cristãos submissos, poderão ser usados por Deus para algo novo, para uma maneira nova de trabalhar no Reino, e encontrarão pessoas que os abençoarão.
Esta deveria ser a experiência cristã saudável... crescer espiritualmente!
Já os cidadãos insubmissos terão problemas em sua vida...
Não apenas por que A Palavra nos determina claramente a nos sujeitar as autoridades, como deixa claro que toda autoridade vem do Senhor!
Os cidadãos submissos serão abençoados por Deus, mesmo nas horas mais difíceis... pois não é das coisas mais simples mudar de cidadania mesmo em nossos dias e, entenda... todas nações tem problemas... O pecado é o principal.
Nações não eram um projeto original de Deus, lembre sempre disso...
Mas os cidadãos cristãos submissos, em algum momento futuro serão transportados para a Pátria celestial! Esta manifestação de cidadania é bênção.
Sim, que nos submetamos dia a dia as autoridades dadas pelo Senhor sobre nossas vidas, pois assim, segundo A Sua Palavra, evitaremos os mensageiros cruéis. Pelo contrário!
Receberemos do Senhor, a ministração de Seus anjos destacados a nosso favor, para cumprir a Sua Palavra!
Hebreus 1:14 "Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação"?
Deus abençoe... bom dia!

                                                               ___________


E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.

Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário