domingo, 29 de março de 2015

MEDITAÇÕES DE 23 A 29 DE MARÇO


 


Bem vindo!              

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 28 de março: "Sem publicação”

Sexta feira 27 de março: "Mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato". Provérbios 17:10

Claro que se pensarmos apenas na vida diária, este já texto faz todo o sentido.
Cada dia mais, menos pessoas dão valor para a correção.
Vivemos dias em que os filhos rejeitam a correção de seus pais que, na verdade, nem mais sabem como corrigir, pois até mesmo perderam a noção do que hoje é certo ou errado... por que nem mais conhecem A Palavra para avaliar o mundo com um olhar crítico, ou até mesmo, amam tanto o mundo, que o que mais desejam para seus filhos é que eles estejam perfeitamente amoldados ao "sistema"... Que agora já quer até mesmo proibir que os pais corrijam seus filhos...
Bem, neste parágrafo, por si só, está resumido o que creio e penso sobre estes dias em que vivemos. E se você compartilha disso, percebe que se tudo ficar assim, tudo vai piorar nas próximas gerações... "se as tivermos"...
Mas quero meditar sobre o texto na perspectiva da nossa vida espiritual diária...
Já lemos e meditamos antes neste espaço que "o conhecimento do Santo é prudência"... Ou seja, prudentes segundo A Palavra, e segundo o próprio Salomão entendeu da parte de Deus, são aqueles que conhecem O Senhor...
Sabemos que O Senhor repreende todos aqueles que são Seus filhos! Em Hebreus 12:7-8 lemos "É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos".
Muitos dos que conhecem a Deus como Pai, através de Jesus O Filho, estão fora da instrução central para suas vidas, por conta do pecado... E para todos aqueles que são Seus filhos, O Senhor tem como uma provisão amorosa a sua repreensão... E para os que insistem no erro, correção.
Sim, Ele repreende e corrige ao filho que ama...
Mas muitas vezes, por que não se sabe disso e não se conhece A Palavra, pois nestes dias em que vivemos, ela nem é mais muito pregada, nem ensinada, nem lida em tantos lugares e endereços que se dizem de Jesus, pessoas ficam perdidas... Não sabem que estão no erro, e não sabem que Deus corrige...
Muitos então começam a fazer "campanha de oração" para sair daquela situação, quando sair daquela situação, demanda arrependimento e mudança de vida.
Sim, "o povo de Deus está passando por dificuldades pois lhe falta conhecimento"...
Falta o conhecimento do Santo, revelação do Espírito pelo ensino da Palavra...
Mas o que entende esta repreensão e muda, alcança misericórdia e graça!
E sim, este que recebe economiza "cem açoites" que estão destinados ao insensato...
Os filhos de Deus precisam conhecer A Palavra, precisam sair da preguiça e ler a Bíblia, precisam sair de ficar apenas nas filas de oração para receber uma nova unção, para também buscar A Verdade do ensino do Senhor registrado na Palavra, para que saibam que já tem uma unção sobre si, que lhes ensina todas as coisas!
I João 2:20 "E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento".
I João 2:27 "Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou".
Sim, filas de oração são bênção... já estive nelas para receber, e recebi muito...
E já estive nas filas para abençoar, e não apenas experimentei ver o poder de Deus na vida das pessoas que recebiam, como fui também muito abençoado.
E ainda sou...
O que quero dizer é que fila de oração sem Palavra, trás algo incompleto...
Precisamos da Palavra e do Poder... Em Mateus 22:29, lemos a declaração expressa de Jesus, dizendo que erra quem não conhece A Palavra e O Poder!
Somente assim entenderemos como devemos andar, com poder para andar.
Entenderemos a Sua correção, a sabedoria e o poder para sermos transformados.
Teremos revelação para compreender o que nos envolve nesta vida, e o Seu poder para fazermos a diferença nesta geração.
Sim, Ele nos corrige, como na figura da Videira Verdadeira de João 15, por figura, nos poda. Para que demos fruto, e fruto que permaneça.
Ele nos corrige para sermos melhores, e por que acredita em nós...
Ou melhor, na verdade, SABE o que tem planejado para nós, e nos quer assim.
Recebamos a repreensão para não recebermos açoites.
Sejamos prudentes e não insensatos.
Sejamos frutíferos, pois "este dia" finda... E "O Dia" vem...
Deus abençoe. Bom dia.

Quinta feira 26 de março: "O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos". Provérbios 17:9

Diante deste texto, em um primeiro momento, parei para pensar... Qual o caminho de compreensão do texto que é o correto?
Um dos caminhos seria permanecer no contexto do verso de ontem, e pensar em alguém que encobre a transgressão de alguém, e assim, adquire seu amor...
Faz sentido imaginar isso, ao chegar na segunda parte do verso, e pensar que um amigo que confronta seu amigo, pode mesmo perder a sua amizade.
O segundo caminho seria pensar em alguém que encobre a transgressão de seu amigo contra si próprio. E perdoa. Encobre... neste caso também, adquirirá amor... Mas se trouxer o assunto para confronto, provavelmente, também, dependendo da forma de ser das pessoas envolvidas, perderá a amizade.
Ainda há uma terceira abordagem. Alguém que encobre as suas próprias transgressões, e adquire amor dos envolvidos no em torno. Eventualmente, trazer e expor suas questões, separará de si seus maiores amigos.
Em todas estas três maneiras de chegar diante deste texto, perceberemos que qualquer destas aplicações poderá ser a correta... temos mais textos bíblicos para associar com todas. Na essência, nada do que se encobre é bom.
Mas quero propor ainda uma quarta abordagem!
Aquela diante de Deus! Deixe-me associar outro texto para isso:
"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia". Provérbios 28:13
O Senhor nos chama a nos achegarmos diante dele, para confessar nossos pecados e transgressões. Para nos arrepender. Para deixar.
Quando assim procedemos, alcançaremos a Sua Misericórdia em nossas vidas.
E esta outra forma de chegar ao mesmo texto também é bíblica. Real e profunda.
E muitas vezes quando nos acertamos com Deus, e buscamos fazer a Sua vontade, perderemos alguns amigos que não aceitarão nossa nova vida... Ou não?
Sim, me parece que O Senhor, em Sua incompreensível e inalcansável Sabedoria, nos trouxe um texto que é como um diamante.
Em relação a Sua Palavra, qualquer que seja o ângulo de observação pelo qual nos acheguemos, veremos beleza, veremos sabedoria, veremos oportunidades de concerto, e paz. Mas isso diante dEle. Em relação a Ele...
Já quando consideramos esta questão em relação a outras pessoas, percebemos que, eventualmente, haverá perdas... inicialmente.
Que o Espírito Santo de Deus fale ao nosso coração hoje acerca de situações que precisamos acertar.
Creio que Ele mesmo Se encarregará de nos ajudar, fortalecer, conduzir, inspirar, e cumprir em nós não apenas este texto da Palavra, mas toda A Palavra pela qual pautamos as nossas vidas.
Deus abençoe. Bom dia...

Quarta feira 25 de março: "Pedra mágica é o suborno aos olhos de quem o dá, e para onde quer que se volte terá seu proveito”. Provérbios 17:8

Evitando falar o óbvio sobre o texto, creio que todas as questões que envolvem nossa vida no mundo natural estão sempre ligadas a verdades espirituais maiores e mais altas. E anteriores…
Tudo o que há debaixo do sol reflete realidades espirituais anteriores. Assim entendo a questão do suborno, tema de hoje.
Posso não compreender tudo o que aconteceu no processo da queda de lúcifer na eternidade anterior, mas creio que ele buscou tomar algo que devia ser dado a Deus, propondo oferecer algo que só O Senhor podia oferecer.
E creio que de alguma maneira, seduziu os anjos que caíram, a que lhe prestassem alguma coisa semelhante ao suborno de nossos dias… mas isso é apenas uma visão minha, sem um texto bíblico literal que trate do tema... Apenas uma impressão, tentando entender melhor a expressão “na multiplicação do teu comércio se achou iniquidade em ti” em relação a Lucifer, conforme relatado na Palavra…
enso isso, pois a meu ver, a essência do que gera o suborno é uma busca de alguém em encontrar quem ofereça soluções para sua vida, em substituição ao lugar que deveria ser dado a Deus, em troca de algo. Todas as questões que envolvem suborno em seus mais diversos aspectos estão ligadas a situações que algué tem problemas quando transgride alguma lei ou norma, ou quando precisa de alguma coisa maior que seu braço pode conquistar.
E em vez de reconhecer a sua necessidade de Deus, busca no homem a sua solução, e tenta pagar “algo” por esta solução...
E muitas vezes, esta busca de solução nas pessoas pode até ser para solucionar situações de maneiras “lícitas”, pois, em tese, em muitas situações, a ajuda humana poderá suprir algo, e solucionar uma questão. Mas se alguém busca nas pessoas antes de buscar em Deus, erra! O Senhor deveria ter o lugar de primazia nas nososas vidas como Fonte de tudo o que precisamos para viver aqui neste sistema!
Pessoas que podem ajudar alguém, e são procuradas no lugar de Deus, eventualmente recebem “algo" que deveria ser dado ao Senhor!
Mesmo que não seja dinheiro, mas “gratidão eterna”, glória, e honra podem ser “pedras mágicas” para pessoas permanecerem dependentes de pessoas no lugar que deveria ser do Senhor em suas vidas…
"A ninguém devais nada senão amor"...
Deveríamos reconhecer a bênção de Deus ATRAVÉS das pessoas… e glorificar O Seu Nome! Pessoas que recebem este reconhecimento e não glorificam a Deus pelo que fizeram, erram…
Sim, é coisa “leve”, mas esta prática leva muitas pessoas a nunca buscar a Deus, e sempre preferir buscar pessoas para solucionar problemas! Outro exemplo, agora tratando de questões espirituais, digo que ídolos, “deuses”, imagens, e amuletos são como que uma forma de busca equivocada de “suborno espiritual”, praticado por quem neles confia, pois estes deuses recebem “algo” da parte dos que o servem, com o objetivo de fazerem ou proverem algo que é atributo exclusivo de Deus… E “alguém”, uma “entidade” recebe estes “tributos espirituais” que somente poderiam ser dados a Deus. Somente Êle é digno!
É como que uma prátca de suborno espiritual realizada pelos que deveriam buscar ao Senhor como Deus! O Único Deus!
E agora sim, claro, a primeira associação que vem na sua mente sobre suborno, que é o que é praticado por pessoas que querem conquistar algo que não conseguiriam por sua própria capacidade, ou que cometeram erros ou ilícitos…
Estas pessoas apelam para o “suborno” mais tradicional e conhecido, mas veja que, seguindo o raciocínio que proponho, por analogia, estes também estão, principalmente, excluindo O Senhor Deus do seu horizonte!
Deveriam buscar a nEle a ajuda para conquistar o que desejam, ou o Seu perdão e ajuda para administrar as consequências quando erram… e não nos homens…
Por figura, as coisas que alguém dá para alguém, buscando algo que é atributo de Deus, é como uma forma de suborno!
Nós sempre temos a tendência de olhar para os temas bíblicos que tratam de pecado com o olhar de identificar algo muito mais grave na vida do outro, do que em tentar olhar para a nossa própria realidade e avaliar se não estamos incorrendo no mesmo erro com outro “peso”… que aos nossos olhos, necessariamente é sempre mais leve… ou não?
Somos mais condescendentes conosco do que com o próximo…
Que possamos olhar mais para nossos próprios erros e pecados buscando arrependimento e transformação do que nos assola, do que olhar para o outro antes…
Que Deus nos abençoe a sermos livres, perdoados, transformados dia a dia, pois esta é a obra do Espírito Santo em nós… nos convencer do pecado, da justiça e do juízo… nos ensinar A Palavra, e nos conduzir ao Senhor… Bom dia!

Terça feira 24 de março: "Ao insensato não convém a palavra excelente; quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso!" Provérbios 17:7

Segundo A Palavra, "a boca fala do que o coração está cheio"...
Assim, o estado das pessoas acaba por se perpetuar em conformidade aquilo que depositam no coração. Em inglês a frase "garbage in, garbage out" (lixo entra, lixo sai) é absolutamente verdadeira para consolidar isso de maneira simples.
As pessoas acabam por se tornar aquilo que falam, pois nossas palavras tem poder, e o que falam é segundo o que ouvem, veem, experimentam e abraçam no coração... dependendo do que falam... e ouvem...
Isso ocorre porque o sistema original preparado por Deus no Éden, seria aquele em que Ele iria ensinar para a humanidade tudo o que Ele achava conveniente para nós, e através de Seu ensino, ao longo do tempo, seríamos cada vez mais parecidos com Ele mesmo, reinando com Ele sobre a criação.
Pela entrada do pecado no mundo, satanás absorveu este "formato" de gestão da influencia sobre a humanidade e, ao longo dos milênios tem aprendido cada vez mais a deformar famílias e toda uma sociedade, perenizar esta deformidade, pelos pais nos filhos, e, cada vez mais, longe de Deus, a humanidade tem espraiado a sua insensatez.
Na "cultura", nas leis, nas soluções para conflitos, nos valores, no entretenimento.
O Senhor Deus vai julgar e transformar tudo isso em breve, pois "nenhum dos Seus planos pode ser frustrado", e vai estabelecer O Reino eterno de Seu Filho, quando todos os que passarem "para o lado de lá", "aprenderemos a Sua Lei"!
Mas o que me assusta hoje é perceber o quanto há de pessoas que se "dizem de Jesus" mas parece que não apenas são "insensatas", com que defendem esta insensatez.
Colocam os valores da Palavra em segundo plano, como se a verdadeira sabedoria fosse a do mundo, dos especialistas do mundo, dos PHDs do mundo, mesmo quando esta falsa sabedoria confronta a Verdade da Palavra de Deus!
Assim, este insensato nem mais recebe e por consequência nem é mais capaz de oferecer uma palavra excelente. A Palavra vinda de Deus é excelente!
E se não recebe porque não entende e não tem prazer, não entesoura no coração.
Se não entesoura no coração, não terá como manifestar...
Em Provérbios 18:2 lemos que "O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior".
Sim, se o crente insensato não tem prazer no entendimento que vem pela Palavra, não vai crescer no conhecimento do Senhor... E ainda pergunto: Será que é crente?
Salmo 14:1 "Diz o insensato no seu coração: Não Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem".
E sim, o insensato diz que não existe Deus, e ao observar a deterioração humana entra em crise por que pensa que Deus não deveria permitir tudo isso...
Exatamente como muitos crentes insensatos contemporâneos que não entendem o que está ao redor, e nem percebem o que foram chamados para ser e fazer neste tempo... por que a Palavra excelente está longe de si...
E nós, assim como os príncipes, não podemos e nem devemos receber pessoas de lábios mentirosos e nem se ache em nossos lábios a mentira...
Que o seu desejo de buscar e meditar mais da Palavra, expresso pelo tempo que dedicou a este breve texto, possa ser cumprido e suprido pelo Senhor através de Seu Santo Espírito.
Que em todo o tempo A Palavra de Deus, a "palavra excelente" seja sua fonte de sabedoria e entendimento, e não o que vem do mundo...
Que como Daniel, você domine o conhecimento do mundo necessário para seu crescimento profissional, ou o que lhe seja necessário para viver e prosperar aqui...
Mas que da mesma maneira que ocorreu com ele, o seu conhecimento da Sabedoria de Deus leve sua vida a lugares mais altos que os demais.
Para que O Senhor seja glorificado na sua vida.
Deus abençoe, em Nome de Jesus. Bom dia!

Segunda feira 23 de março: "Sem publicação...”

                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário