domingo, 1 de março de 2015

MEDITAÇÕES DE 23 DE FEVEREIRO A 1 DE MARÇO

 

 Bem vindo!
Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 28 de fevereiro: "Excepcionalmente sem publicação”.

Sexta feira 27 de fevereiro: "O entendimento, para aqueles que o possuem, é fonte de vida; mas, para o insensato, a sua estultícia lhe é castigo". Provérbios 16:22

"Há um caminho que ao homem parece direito mas ao fim dele, são caminhos de morte" Provérbios 14:12
Como vimos antes, entendimento vem da Palavra do Senhor. Seu ensino é bênção para a vida terrena, fugaz e passageira, e, principalmente, para a vida eterna.
Muitos ao longo de sua vida aqui rejeitam o ensino da Palavra, que revela o Temor do Senhor, que é A fonte de vida! "O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte". Provérbios 14:27.
Sim, quando Jesus nos diz que Ele é A Ressurreição e A Vida, Ele aponta para a verdade que, embora o salário do pecado seja a morte, e por este motivo todas as pessoas morram, a revelação do Senhor, a Salvação no Seu nome nos livra dos laços de morte. Mesmo que alguém que está em Cristo morra fisicamente, será livre dos laços da morte, no caso, da segunda morte, pois será conduzido pelos anjos do Senhor à presença do Pai!
Se temos esta revelação, aos olhos do Senhor nos tornamos sábios, pois sábio é quem O teme e quem recebe e acolhe a Sua Palavra... Sábios segundo Sua Sabedoria! Que é A Sabedoria... "O ensino do sábio é fonte de vida, para que se evitem os laços da morte" Provérbios 13:14. Este texto nos revela que todos nós que conhecemos esta Verdade, somos sábios diante de qualquer pessoa para trazer este ensino que livra dos laços de morte. Que tira as pessoas do caminho que parece direito, mas não é, e conduz para A revelação que Jesus Cristo é O Único Caminho (João 14:6)...
Mas nos dias em que vivemos, o caminho que parece direito, mas é errado, "nunca pareceu tão direito"...
Já Jesus, que é O Caminho direito, nunca pareceu tão fora de foco...
Mas Ele não foi pego de surpresa, pois esta é uma verdade que Ele já sabia, e que nos fez entender por Sua frase tão real em nossos dias: "... Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra"? Lucas 18:8b.
Sim, nos últimos dias, o errado é certo e o certo é errado. E a fé se esfria...
E os que conhecem O Caminho, e que pregam O Caminho, que segundo A Palavra e segundo Deus, são os sábios, parecem cada vez mais loucos... Que coisa, não?
Mas esta é uma verdade absolutamente bíblica, e está tudo absolutamente certo pois assim deve ser, e assim deverá ser, cada dia mais, até o último dia.
Não confunda seu caminho. Não mude na próxima encruzilhada.
Não balize o que faz e como vive por aquilo que parece ser, mas não é.
Fique firme na Palavra. Fique firme No Caminho.
Abrace A Sabedoria de Deus com todas as forças pois assim, no fim da jornada encontrará A própria Fonte da Água Viva!
Apocalipse 21:6 "Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida".
Tempo de perseverar, tempo de permanecer, tempo de confiar.
O entendimento da Palavra é Fonte de Vida! Sempre. Eternamente.
Bom dia! Deus abençoe...


Quinta feira 26 de fevereiro: "O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber". Provérbios 16:21

A primeira frase precisa ser acompanhada do entendimento do que O Senhor considera sábio e prudente, pois já meditamos sobre isso antes.
Provérbios 9:10 "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência". SE a Sabedoria do meu coração é a sabedoria do Senhor por que O temo, eu serei chamado prudente, o que significa que meu conhecimento de Jesus, O Santo, me leva a, de alguma forma, ser "parecido com Ele". Para isso ser verdade, precisamos procurar na Palavra...
Quando Paulo nos convida a "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (I Coríntios 11:1) ele não está pregando uma heresia, mas sim, nos dando o entendimento de que podemos e devemos ser semelhantes a Ele mesmo enquanto vivemos aqui, e neste corpo! Efésios 5:1 "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados"...
Sim claro está que esta obra será completada apenas naquele Dia: "Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é" (I João 3:1). Mas isso não muda o fato que Ele espera que sejamos transformados dia a dia, para que sejamos chamados "prudentes" por identificação com Ele...
Se puder contextualizar esta idéia em nossos dias, usarei o texto de Atos 11:26 "E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". Sim, os discípulos foram chamados de "cristos" como uma referência que se pareciam com Jesus! Veja ainda este outro texto: Atos 4:13 "Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus". Que coisa tremenda! Que coisa preciosa!
Mas o texto de hoje é claro em dizer que a sabedoria é aumentada pela doçura no falar. Entendo que não apenas a maneira com que falamos afeta tudo, mas O que falamos principalmente influencia o resultado de nossa conversa.
Salmo 19:5-6 "O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos".
Sim, SE a doçura da Palavra de Deus estiver em nossos lábios, seremos sábios e seremos prudentes. Tanto no significado prático da vida diária, como, e principalmente, no sentido espiritual. Eterno... vamos avaliar neste dia o que falamos e como falamos para que sejamos mais parecidos com Ele!
Que Deus nos abençoe assim e que façamos isso. Hoje! Bom dia!

Quarta feira 25 de fevereiro: "O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz" Provérbios 16:20

A Palavra tem vários "ensinos" sobre ensino! Veja alguns:
Provérbios 22:6 "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".
Provérbios 1:7 "O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino".
II Timóteo 3:16-17 "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".
Sim, A Palavra de Deus nos é dada para ensino. Para crescermos saudáveis, quando A recebemos em crianças. Para nos dar sabedoria, para nos levar a ser perfeitos diante de Deus, a estar prontos para o trabalho...
E sim, os loucos desprezam a sabedoria e o ensino de Deus, mesmo que sejam "sábios" segundo suas "culturas" ou valores humanos. Paulo demonstra que esta loucura vem para os que O rejeitam, e rejeitam porque se acham sábios segundo seu próprio entendimento! Romanos 1:21-22 "...porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando- se por sábios, tornaram- se loucos".
Sim, o que confia no Senhor este é feliz, pois em fé, não apenas ouve o Ensino do Senhor, mas porque confia, pratica. Obedece! Tiago 1:21-22: "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos".
Sim, somos exortados a praticar, pois se confiamos, obedecemos... Se obedecemos, o fazemos por que cremos. Se cremos, andamos em fé! Em fé agradamos O Senhor... Hebreus 11:6 "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam".
Sim, o que confia no Senhor é feliz, porque agrada O Senhor, por que crê. Crer é obedecer e praticar a Palavra antes que qualquer benefício associado a ela se manifeste. Crer é obedecer por que a Palavra diz que devemos obedecer, mesmo que "aparentemente" e por determinado tempo, NADA aconteça. Crer é TER CERTEZA que o que Deus prometeu na Sua Palavra, Ele fará! Crer é ter a mais absoluta convicção de que não há sabedoria neste mundo, por mais "premiada" e considerada por quem quer que seja como preciosa, SE o que esta sabedoria ensina é contrário à Palavra de Deus.
Sim, precisamos receber ensino do Senhor, dia a dia. Sua Palavra nos transforma. Sua Palavra nos ensina a agrará-lO. Sua Palavra nos conduz ao lar eterno! Dia a dia, até Aquele Dia! Salmo 55:2 "Confia os teus cuidados ao SENHOR, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado". Deus abençoe! Bom dia...

Terça feira 24 de fevereiro: "Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos". Provérbios 16:19

Antes de mais nada quero compartilhar algo que eu creio, para sua consideração.
Reconheço que para alguns será polêmico, e discordarão, mas, é como eu vejo.
Como creio...
Existem ricos humildes.
Existem ricos soberbos.
Existem pobres humildes.
Existem pobres soberbos.
Humildade não significa pobreza, mas o que vai no interior.
Soberba não significa riqueza, mas o que vai no interior
Como vimos ontem, O Senhor resiste ao soberbo. De qualquer condição social.
O Senhor dá graça aos humildes. De qualquer condição social.
Os humildes se sujeitam ao Senhor. Os soberbos se bastam, e não O recebem.
Com qualquer quantidade de dinheiro na conta corrente. Qualquer patrimônio.
Assim pensando, e meditando no texto, fica claro que o melhor nesta vida é andar com os que temem ao Senhor, do que com os que "não precisam" dEle.
Os despojos dos soberbos são associados a conquistas "pelo seu braço", pouco importando a quantidade de despojos que deles vem. Não precisamos do que vem deles. Precisamos do que vem do Senhor, qualquer quantidade que seja!
No Senhor podemos ter ou não ter. Tudo podemos nAquele que nos fortalece, como Paulo nos ensinou. Isso não pode mudar quem somos, se somos humildes.
Ter muito ou ter pouco. Ter em abundância, ou passar necessidade.
Filipenses 4:11-13 "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece".
Sim, a vida é passageira e as riquezas fugazes. Ter ou não ter é circunstancial.
Tudo o que vem da mão do Senhor abençoa o que nEle confia.
O texto de hoje nos chama apenas a "escolher as companhias" para a jornada.
Simples assim... profundo assim.
Bem, pelo menos segundo creio, segundo vivo e por isso compartilho hoje aqui.
Deus abençoe! Bom dia...

Segunda feira 23 de fevereiro: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda". Provérbios 16:18

Texto dos mais conhecidos, a tal ponto que existem pessoas que nem conhecem a Palavra, e pensam que se trata de um ditado de "sabedoria popular"...
Mas não, trata-se de Sabedoria e advertência do Senhor.
Pecado original de Lúcifer, na eternidade anterior, (Isaías 14:13-15) a soberba foi manifesta quando ele repetiu a estratégia no Éden, sendo bem sucedido com Adão e Eva. Sua proposta incluía a tese de "serem semelhantes a Deus" (Gênesis 3:1-7). Em ambas situações, o final foi trágico, pois Lúcifer que pensou que subiria ao trono de Deus foi lançado ao abismo, e o homem criado à imagem de Deus, caiu desta glória, posição ainda não revelada a nós, para estabelecer ao longo da história da humanidade um sistema cada vez mais caído e perdido até que O Senhor julgue e restaure todas as coisas...
Ainda hoje, a soberba na vida de alguém precede sua ruína pois é um princípio espiritual que se cumpre na vida de todas pessoas que não temem ao Senhor.
Habacuque nos revela: "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé". O soberbo tem sua alma deformada pelo pecado, mas, o oposto da soberba é o que vive pela fé, que vem pelo ouvir A Palavra de Deus (Romanos 10:9). Sim, a soberba se manifesta no fato de o homem achar que sabe muito, e que A Palavra de Deus não é digna de ser depositária de toda a vida e esperança de uma pessoa. Tal pessoa tem uma alma torta, e se enredará em sua própria soberba, vivendo uma vida alheia a Deus, e seu fim será a morte.
Já os que conhecemos ao Senhor, devemos crer na Palavra até as últimas consequências, e, com toda a humildade devemos abraçar os princípios ali propostos, reconhecendo que nada somos nem sabemos sem A Palavra.
Se o texto de hoje propõe algo negativo, que a soberba precede a ruína e a altivez de espírito a queda, há outro texto que nos chama ao outro lado da vida...
I Pedro 5:6-7 "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". Interessante esta promessa vir associada à exortação de "lançar toda a ansiedade"... creio que isso se deve ao fato de que quando estamos humilhados pelO Senhor, podemos ser tentados a ter pressa para sair da situação, mas, enquanto Ele está trabalhando em nós e enquanto não estamos prontos para nunca mais cair na mesma cilada, a Sua obra não está completa. Ele sabe o tempo.
Ele nos ama, e quer nos fortalecer na fé profundamente, pois "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6) e também o que conquistamos aqui pela fé é, de alguma maneira, nosso "capital inicial" para a Vida Eterna...
Sim, pois se nossas obras de justiça aqui representam o linho finíssimo do "vestido de Noiva profético" (Apocalipse 19:8) e se o que fazemos aqui pela fé será recompensado com galardão e coroa, chamados de "tesouros eternos",
Mateus 6:19-21 "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração".
Diante desta comparação feita pelo próprio Jesus, devemos pensar que focar apenas em tesouros aqui, e realmente pensar que isso é o mais importante na vida de uma pessoa, é um erro...E achar que armazenar tesouros no céu é algo meio sem sentido, é um erro pior.
Muitos poderão dizer que isso que meditamos hoje não faz sentido, e não se preocuparão com procurar ser frutíferos e úteis ao Senhor agora, não se preocuparão em fazer suas obras de fé, mas permanecerão tocando suas vidas e buscando dinheiro, conquistas e sucesso...
Mas então, eu pergunto: Não seria esta atitude uma expressão de soberba?
Deus abençoe... bom dia!

                                                               ___________

 
E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário