domingo, 22 de fevereiro de 2015

MEDITAÇÕES DE 16 A 22 DE FEVEREIRO


Bem vindo!

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 21 de fevereiro: "O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma". Provérbios 16:17

Não pense que você, por ser melhor que outros, ou ser aos seus olhos menos pecador que pessoas que você conhece, faz de você, necessariamente, alguém reto segundo os valores do Senhor Deus!
Ele em Sua Palavra nos diz claramente que temos caminhos retos APENAS quando O Senhor os endireita!
A única retidão possível para ser apresentada diante de Deus por algum ser humano, por mais supostamente bom que seja, é quando a encontra em Jesus.
Em Provérbios 3:4-6 lemos "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal".
Quando O reconhecemos, Ele endireita nossas veredas... quando nos achamos "sábios" demais, segundo nossos valores, erramos.
Endireitar caminhos pertence ao Senhor, mas desviar-se do mal é uma decisão nossa. Sim, O Senhor vai nos capacitar com Seu Santo Espírito para isso, a nós que tivemos o caminho endireitado por Ele, mas a decisão final é sempre nossa. Mas ainda assim, para toda tentação que possamos enfrentar ao longo de nossa vida, há livramento disposto como recurso, dado por Ele para que vençamos!
O Senhor nos espera vitoriosos em todas as circunstâncias. Sempre!
I Coríntios 10:13 "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar".
Quando O Senhor endireitou nossos caminhos em Cristo, Ele preservou nossa alma eterna, pois estaremos para sempre com O Senhor quando esta vida terminar.
Para a vida eterna!
Quando O Senhor nos endireitou os caminhos em Cristo, Ele nos dá vitórias para que nossa decisão de desviar-nos do mal e vencer as tentações nos preserve a alma de dores...
Para o dia a dia!
Que possamos ter certeza que nossos caminhos foram endireitados em Cristo.
Que possamos aprender pela Sua Palavra, dia a dia a vencer as tentações.
Preservemos nossa alma... para a vida diária, e para a vida eterna.
Deus abençoe... bom final de semana.

Sexta feira 20 de fevereiro: "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente, adquirir a prudência do que a prata"! Provérbios 16:16

A Palavra de Deus é a expressão máxima dada por Ele a nós, como manifestação possível de conhecermos com a limitada mente humana da Sua Sabedoria.
Este é o recurso fundamental dado por Deus para vivermos nossa vida aqui.
Salmos 19:7 "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices".
Seu testemunho dá Sabedoria aos símplices... mas os que "se acham" rejeitam Sua Palavra, e os que rejeitam ao Senhor vão passar aperto... Ele mesmo o diz!
Sua Palavra nos dá acesso a sermos prudentes! Não, a Palavra não fala da prudência humana, mas sim, da divina! Da revelação de Jesus! Provérbios 9:10: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência".
Sim... como já tratamos algumas vezes ao longo destes meses meditando em Provérbios, a Sabedoria está em temer a Deus, e a Sua revelação que nos é dada é a vida em Jesus, O Cristo. O Conhecimento do Santo!
Em toda a Palavra, a ênfase é sempre dada em um chamado para que venhamos a SER, em Cristo, tudo o que Deus nos convida a SER...
Fazer ou ter é uma consequência de quem somos, como gerar um fruto é a consequência ou resultado natural do curso da vida de uma árvore frutífera.
Você não vê árvores se contorcendo nos pomares em um esforço tremendo para dar frutos... isso é natural.
Assim que, quando nosso foco está no Senhor, na Sua Palavra, em sermos quem Ele não apenas nos convida a SER, mas opera em nós a transformação necessária para que possamos SER.
O foco da pregação do evangelho deveria ser, portanto, o Senhor nos convida a SER, pois em Jesus, temos o poder de SERMOS FEITOS filhos de Deus!
SER entre tantas e tantas coisas, salvo, herdeiro, filho, participante com Ele, santo, povo de Sua propriedade, trabalhador da última hora, praticante da Palavra, e tantas outras mais... veja na sua Bíblia...
Estas coisas que somos chamados a SER é que deveriam ser parte fundamental de nossas pregações. Deveriam ser o maior foco de nossa compreensão.
Entretanto, nestes dias vivemos uma estranha pregação do evangelho em muitos lugares, e principalmente na TV, leva muitos a pensar que Jesus veio ao mundo primordialmente para dar dinheiro aos que busquem "comprar" o acesso ao dinheiro. Que o que uma pessoa TEM é mais importante do que ela É! Nada mais claro que este tipo de manifestação "gospel" é o cumprimento literal da triste palavra de Jesus para a igreja de Laodicéia, igreja dos últimos dias...
Apocalipse 3:16-18 "Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas".
Sim, as pessoas nas igrejas devem ser ensinadas a adquirir o Ouro refinado da Palavra de Deus, e não "coisas"...
Quem dá ênfase em ensinar uma ênfase em "adquirir coisas" está contra A Palavra!
Sim, os resultados futuros para as pessoas que buscam a Deus apenas para "ter coisas", e até mesmo ser "aparentemente rico", é um dia ser confrontado com a dura frase do Senhor: "miserável, pobre, cego e nu"! Triste e terrível frase!
A frase que o cristão deve sonhar ouvir um dia é : "Bem estar, servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor"!
Sim, nas igrejas devemos pregar a Nova Vida em Jesus Cristo. O que Ele nos pode fazer SER, segundo a Sua Palavra. A nossa ênfase é neste processo de transformação, para que sejamos apresentados "conforme a imagem de Cristo"!
Jesus serviu, nós somos chamados a servir.
Porque Jesus fez o que fez, como Servo, a Palavra nos relata o que O Senhor Deus Lhe fez e como Lhe posicionou para a eternidade segundo Sua Poderosa obra aqui. "Não somos maiores que nosso Senhor", a Bíblia diz...
Se O servimos, Se tememos o Senhor, Se amamos a Sua Palavra mais que o ouro e a revelação de Jesus mais que a prata, seremos ricos pela eternidade, qualquer coisa que possa significar o conceito de riqueza em um lugar que as ruas são de ouro... Precisamos ser enriquecidos, vestidos, e ter olhos abertos, segundo lemos!
Bem queridos, eu tenho meditado e compartilhado que O Senhor nos chama a SER mais do que ter ou fazer nos últimos tempos em que vivemos...
Meu convite é este... adquira o conhecimento da Palavra!
Leia, medite, estude, decore, aprenda, invista... a melhor coisa para fazer nesta vida é conhecer A Palavra, pois ela nos revela Jesus, O Cristo!
Deus abençoe... bom dia!

Quinta feira 19 de fevereiro: "O semblante alegre do rei significa vida, e a sua benevolência é como a nuvem que traz chuva serôdia". Provérbios 16:15

Uma parábola! Minha proposta para a meditação no texto de hoje...
A chuva serôdia é a estação das últimas chuvas. A temporã, as primeiras.
Quando se inicia o plantio, necessário é haver as primeiras chuvas, preparando a terra... Quando se finda o processo, e vem a colheita, necessário haver as últimas.
Para o que lavra, a alegria da chuva serôdia representa que haverá colheita. Sua falta, que há o risco de se perder o que se plantou.
SE O Lavrador pode controlar as chuvas, Sua alegria virá pela certeza da colheita.
Em Mateus 13:24-29 Jesus nos apresenta a conhecida parábola da semeadura de Deus, que é o trigo. E a do "adversário", o joio... A separação entre ambas só poderá ser feita na "colheita segundo o texto"!
Colheita que se dará pela Sua benevolência. Pela Sua graça.
A última frase de Jesus, a que encerra a parábola é: "... mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro"! Quem colhe fica alegre com uma boa colheita, não é verdade?
Veja a profecia de Isaías acerca de Jesus e Sua obra de salvação...
Isaías 53:11 "Ele (Jesus) verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si".
Não consigo entender, mas Jesus ficará satisfeito pela obra da Sua alma, obra tão terrível realizada na cruz, ao ver "o fruto" do Seu trabalho...
Sua colheita, entre outras coisas, é que o fruto do Seu trabalho "justificará a muitos"... Que coisa impressionante... Sua Maravilhosa Graça me alcançou...
A mim, perdido pecador. Sem esperança. Sem vida. Sem presente nem futuro... Pela Sua obra, pela Sua Palavra, pelo Seu Espírito, Seu amor me alcançou...
E Ele ficou satisfeito pelo penoso trabalho de sua alma, que me trouxe tão grande e incompreensível salvação...
E o semblante do Rei Se alegra com a proximidade da colheita!
Com a chegada da chuva serôdia!
E o Seu amor me constrange... E Sua Vida me visita... E Seu Espírito me envolve...
E o tempo se abrevia...
E eu pergunto: o que é mesmo importante nesta vida passageira que vivemos aqui?

Quarta feira 18 de fevereiro: "O furor do rei são uns mensageiros de morte, mas o homem sábio o apazigua". Provérbios 16:14

Somos chamados em todo o tempo para sermos apaziguadores. "Bem aventurados os pacificadores pois serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9).
Mesmo que não tratemos com reis ou governantes, em todos os lugares devemos, SE somos sábios segundo A Palavra, apaziguar. Pacificar.
Mas muitos de nós nem mesmo pacificamos nossa casa... nem mesmo usufruímos de paz interior!
Se isso se manifesta em nosso coração como poderemos externar algo assim?
Mas aí você pode dizer... mas Haroldo, se você soubesse da minha vida... do que eu passo em casa... como é meu chefe... da situação que estou passando...
Bem, sim, talvez não saiba. Ou melhor, com certeza não sei...
Mas nesta série acerca de relação com reis humanos, estou sempre atento à vida de Daniel que, com certeza, me confronta muito.
Ele foi raptado de sua nação, de sua família, e levado para a Babilônia. Foi feito eunuco. Foi logo de início confrontado com seus amigos a aprender como lidar "apenas" com Nabudonosor, um dos reis mais poderosos e temperamentais da história. Se você acha que sua vida é complicada, ou que seu chefe lhe pede coisas difíceis, lembre desta!
Nabucodonosor teve um sonho, e pediu para sua equipe que não apenas lhe interpretasse o sonho, mas que lhe contasse o sonho pois ele esqueceu o que sonhou. A pena por não completar a tarefa não seria apenas ser despedido, mas seriam mortos! Na verdade, despedaçados... todos os assessores, Daniel, e as suas casas e familiares...
Mas Daniel que confiava no Senhor seu Deus, foi buscar revelação e Deus lhe deu. O sonho, a interpretação, acalmou o rei, e a interpretação que encontrou resolveu não apenas a questão de Nabucodonosor, mas afetou a história da humanidade e a profecia dos últimos dias, pois o sonho da estátua é uma das profecias mais importantes para nós que cremos. Daniel realizou algo maior do que o rei pediu... E quando sua missão foi cumprida, Daniel glorificou a Deus na presença do rei...
Daniel se tornou tão sábio em Deus, que lhe deu mais sabedoria ainda, a tal ponto que O Senhor confronta o "príncipe de Tiro", por figura espiritual, Lúcifer, se ele seria, porventura mais sábio que Daniel... (Ezequiel 28:3).
Bem, acho que sua dificuldade pode até ser, talvez, igual mas não pior que a de Daniel... E o Senhor é o mesmo. Ele é o seu auxílio nesta situação. Ele vai poder levar você a acalmar, apaziguar e principalmente, revelar a Sabedoria do Senhor!
Se você crer, receberá sabedoria de Deus agora para a situação que precisa...
Tiago 1:1-5 "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos".
SE você crer, e não duvidar, a porção de sabedoria que precisa para hoje, está a sua disposição. SE pedir com fé, receberá, e poderá usar nesta situação difícil... Você crê? Deus abençoe... bom dia!

Terça feira 17 de fevereiro: "Os lábios justos são o contentamento do rei, e ele ama o que fala coisas retas". Provérbios 16:13

Se você prestar atenção, verá que nos versos que estão em torno a este, há vários princípios acerca de como se portar junto ao rei.
Os reis humanos atuais por mais "esplendorosos e midiáticos" que sejam, ou mesmo dos quais se descubram poderosos tesouros arqueológicos, são uma pálida imagem do REI e SENHOR, Criador dos céus, da terra e de tudo o que há.
Criador do que conhecemos e do que nem imaginamos... (Colossenses 1:15-17)
Assim, o que proponho como meditação em princípios para serem vividos diante ou em relação aos reis e governantes humanos, muito mais se aplicam em nossa relação com Deus.
Claro está que O Senhor tem prazer em lábios justos, justos pois que justificados através de Jesus, O Cristo, única forma de se obter justificação diante do Senhor Deus.
Assim, SE justos e Cristo, e SE falarmos a Sua Palavra, falaremos coisas retas...
E, confrontados pelo Espírito Santo, nos arrependeremos quando não o fizermos.
Mas ainda assim, lembrem que reis e governantes vivem sempre sob ameaças de conspirações, traições, tentativas de golpes para lhes usurpar o reino...
Diz-se que Herodes matou seus próprios filhos para não se sentir ameaçado!
Veja que mesmo assim, Daniel prosperou na Babilônia, um dos mais esplendorosos, poderosos e cruéis sistemas humanos, falando aos reis o que era a verdade!
Creio que Daniel é nosso maior exemplo de como devemos nos portar diante de reis. Ele honrou a Deus acima de tudo, mas honrou o rei da Babilônia!
Entende isso?
Quando teve que escolher, preferiu ser lançado na cova dos leões do que negar Seu Deus... Mesmo com a vida em risco, sempre falou o que que era justo e reto diante de Deus aos reis que serviu... E veja que Daniel passou por quatro trocas de reis! Nabucodonosor, Belsazar, Dario, Ciro...
Ou seja, O Senhor o fez profético pois reis passaram, mas aquele que fez a Sua vontade, persistiu. E sempre em posição de honra...
Creio que sim, portar-se na verdade diante dos reis é abençoador, pois os reis, governantes e outras autoridades procuram em quem confiar verdadeiramente.
Mas digo que muito mais que isso, portar-se na verdade e diante dos reis agrada ao Rei dos Reis! Se o fazemos para obedecer a Sua Palavra.
Afinal, Ele pesa o coração...lembra?
Não importa apenas O QUE fazemos segundo a Sua Palavra, mas PORQUE fazemos o que fazemos... "Porque Deus não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, mas O Senhor vê o coração"...
Deus nos abençoe! Bom dia...

Segunda feira 16 de fevereiro: "A prática da impiedade é abominável para os reis, porque com justiça se estabelece o trono".

Há um conflito no coração de muitos cristãos com relação ao papel que um homem ou mulher de Deus deve ter acerca de política.
Este texto na seqüência verso a verso para meditar hoje, para mim, é emblemático quanto a oração que devemos trazer diante de Deus, quando temos a sensação que algo está errado nas práticas de governo de nossos governantes em qualquer instância.
Injustiça a partir de determinados limites é abominável a Deus, que removerá o governantes que passarem destes limites... Enquanto que a prática da justiça segundo O Senhor mede com Sua balança como vimos dias atrás, estabelecerá e confirmará alguém em lugar de autoridade governamental. Ou removerá!
Digo isso pois, se associarmos esta verdade ao texto de Daniel 2:20-21, teremos um quadro ainda mais claro e profundo: "Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes".
Veja que Daniel declarou diante de Nabucodonosor, em meio a toda sua temível glória humana, reconhecida na própria Palavra, um dos mais temíveis reis de um dos mais temíveis impérios...
Mas uma declaração que foi dada por alguém que não se impressionava com o que via ou viva, pois SABIA quem era! Quem era O Seu Deus!
Daniel havia sido trazido cativo de uma Jerusalém destruída, feito eunuco, e estava servindo ao rei no palácio enquanto tantos outros já haviam sido mortos ou presos. Mesmo nesta situação ele AINDA sabia em Quem cria, e CRIA que O Senhor era quem estabelecia e substituía reis... qualquer rei!
Aliás, Nabucodonosor mesmo foi removido por Deus ao ser ferido com loucura, e foi restabelecido por Deus, ao ser curado por se arrepender, e teve uma segunda chance para retornar ao governo (Daniel 4)!
E sim, ao longo do relato no livro de Daniel isso continuou se manifestando como verdade.
O Senhor mandou gravar uma mensagem na parede do rei para dizer que Belsazar seria removido de seu trono! Tinha sido pesado na balança de Deus, e achado em falta! "mene mene tequel e parsim" foram as palavras dadas ao rei, filho de Nabucodonosor, e ele nem mesmo conseguiu ler o que estava escrito diante de seus olhos!
Precisou da interpretação de Daniel, que continuava lá! Foi removido, do trono, mas Daniel foi preservado no reinado posterior! Saíram os babilônicos e vieram os medo persas! Nem naquele tempo os "partidos" faziam alguma diferença na forma de governar...
E Deus tem removido reis e estabelecido reis ao longo da história. O Senhor julga e reina. Ele é Quem estabelece reis e remove reis.
A impiedade praticada mesmo que cumprindo a Sua justiça e o Seu propósito eterno, continuam Lhe sendo abomináveis a ponto de remover, ou de estabelecer quem quer que seja...
Mas, lembre, muitas vezes os maus governantes estão postos em seus lugares de poder para trazerem juízo a uma nação, ao povo desta nação, e isso também vem do Senhor!
Convido cristãos a antes de "ir para a rua protestar", "ir para as reuniões de oração para orar", para interceder ao Senhor por nossa nação, nossos estados, nossas cidades, nossos governantes, e desde agora pelas próximas eleições. Pelos governos de outras nações que matam e torturam cristãos, onde ir para a rua é impensável e reunir para orar menos ainda.
Convido cristãos que não sabem quem são, e pensam que protestar resolve, a se postarem como intercessores nas "torres de vigia" diante do Senhor, para apresentarem suas queixas ao Senhor, ainda que tudo pareça perdido, pois Ele sim, que julga retamente, O Justo Juiz, julgue os governos segundo Sua Justiça, e estabeleça tronos/lugares de autoridade, ou os remova. Agindo Deus, NINGUÉM pode impedir...
Meu convite hoje é seguir o conselho de Paulo, registrado em I Timóteo 2:1-2 "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito".
Detalhe... eles viviam debaixo do Império Romano...
Tudo que está ruim pode ficar ainda pior SE não orarmos! Pense nisso.
Deus abençoe... Bom dia!

                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário