domingo, 1 de fevereiro de 2015

MEDITAÇÕES DE 26 A 1 DE FEVEREIRO

 

Bem vindo!
Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 31 de janeiro: “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Provérbios 15:33

Reconheço o valor das pessoas que estudam e dominam suas matérias de conhecimento humano. Tem muito para ensinar para as pessoas no que diz respeito à vida diária, mesmo que passageira...
Desde que esta vida diária permaneça constante, como está...
Por que, se algo modificar nossa estrutura de vida cotidiana de alguma forma mais marcante, talvez esta sabedoria não mais será necessária.
Será descartável, ou precisará ser reciclada à luz do novo conhecimento, ou da nova circunstância experimentada.
Isso NÃO acontece com aquele que teme O Senhor, e aprende de Sua Sabedoria.
Sua Sabedoria é eterna, plena, profunda. Fundamental para nossa vida diária.
Os que conhecem a Sua Sabedoria mais que a terrena, terão muito mais possibilidade de serem bem sucedidos no que fizerem, do que os que conhecem apenas a sabedoria humana.
Haverá sempre uma bênção de Deus sobre suas cabeças que os destacará dos demais.
Isso foi o que aconteceu, por exemplo, com Daniel. Ele estudou e aprendeu os ensinos de Babilônia, mas estudou e conhecia muito mais os ensinos da Palavra de Deus...
Assim, Deus o abençoou e prosperou na corte do rei! E pela sua capacidade de compreensão acima da média, Deus o usou para trazer revelações preciosas para nossa vida ainda hoje, milhares de anos depois.
O mesmo aconteceu com José. Ele tinha uma habilidade sobrenatural dada por Deus de interpretar sonhos, mas também desenvolveu uma capacidade humana de gerenciar pessoas, armazéns, logística, relação com o Faraó e outras autoridades do Egito, enquanto a terra sofreu as consequências da revelação do sonho que Deus deu ao rei. De nada adiantaria ter uma capacidade sem a outra. Ambas foram necessárias para cumprir seu chamado.
Assim, SE tememos O Senhor, podemos e devemos, em nossa vida profissional diária, aprender Sua Palavra E o conteúdo necessário ao nosso trabalho.
Considerar A Palavra mais importante que qualquer outro conteúdo é parte da manifestação externa que tememos O Senhor em nossos corações...
E o temor do Senhor nos ensina sabedoria!
Sermos peritos no que fazemos, aprender com excelência o conteúdo da carreira profissional que abraçamos é princípio bíblico que precisamos obedecer também.
Se temermos O Senhor, conheceremos Sua Palavra e se formos peritos no conteúdo humano, poderemos ser úteis quando o que é natural se mostrar ou tornar obsoleto e ultrapassado.
Nesta situação, A Sabedoria do Senhor vai nos permitir uma adaptação mais rápida às mudanças que vierem. Por que Seu conhecimento é mais alto que o conhecimento humano...
E se ainda entendermos que, quando nos humilharmos diante do Senhor Ele mesmo nos exaltará, demonstraremos ainda mais sabedoria ao lidar com as pessoas, que saberão, porque perceberão que Deus é conosco!
Quando nos humilhamos e O honramos, Ele nos permite sermos honrados!
Ele nos ama. Ele quer nosso bem.
Mas ainda assim, Ele APENAS Se move segundo a Sua Palavra.
NADA mais O move!
Que possamos demonstrar o temor do Senhor pela forma como praticamos a Sua Palavra, dia a dia. Que assim seja neste dia.
Que este entendimento influencie suas leituras deste final de semana.
Que este entendimento leve você a sair de casa amanhã, e, ao chegar na igreja, demonstrar seu temor do Senhor, ao crer que Ele vai trazer da Sua Sabedoria ao seu coração através do pregador. Em Nome de Jesus...
Deus abençoe! Bom final de semana...

Sexta feira 30 de janeiro: “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento”. Provérbios 15:32

Não sei se você leu a meditação de ontem, mas ambos os versos (ontem e hoje) são absolutamente conexos. Se puder, leia pois vai ajudar a aprofundar sua compreensão sobre o texto de hoje.
Aqui, vemos Salomão, inspirado pelo Espírito Santo, tratar de um tema importante para Deus, que é a Sua repreensão, a Sua disciplina, dada aos que recebe como filhos...
Em Provérbios 12:1, Ele declara: “Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido”.
Aqui, ele está sendo duro mesmo, chamando de "estúpido" quem aborrece a repreensão. Os motivos, como já disse, estão na meditação de ontem.
Neste contexto, o menosprezo com a própria alma praticado por alguém, está, a meu ver, ligado em não considerar a sua vida na perspectiva da eternidade, mas apenas para este tempo.
Em Mateus 16:26, Jesus trata deste valor da alma: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”
Ainda ensina que devemos ter outras preocupações com a nossa alma! Mateus 10:28 “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.
Sim, aquele que despreza a sua alma não ouve o Senhor.
Teme pessoas, mas não teme a Deus.
E por assim fazer, corre o risco de, ao deixar esta vida, encontrar face a face com o Deus Vivo, como Juiz, que lança os que não ouvem a Sua voz, para longe de Si...
Como já disse antes, sair desta vida e encontrar o Deus Vivo, será uma tragédia...
Bênção será sair desta vida e encontrar face a face com O Pai! “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, se não for por mim”, disse Jesus conforme registrado em João 14:6.
Que sejamos cada dia mais dos que adquirimos o Seu entendimento.
Pela Sua Palavra.
Para que não sejamos confundidos em nossa vida diária.
Nem naquele Dia!
Neste dia de meu aniversário, é o que mais quero.
Deus abençoe! Bom dia...

Quinta feira 29 de janeiro: “Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada”. Provérbios 15:31

Pensar na expressão “Ouvidos para atender à repreensão” me leva a lembrar de textos bíblicos que podem me ajudar a aprofundar minha compreensão acerca desta meditação de hoje.
Jesus, quando ensinava publicamente, muitas vezes confrontou Seus ouvintes ao concluir sua pregação com a expressão: “quem tem ouvidos para ouvir, ouça”...
Ele dizia isso porque entre seus ouvintes havia pessoas que embora até conhecessem as Escrituras, não se posicionavam como deviam, e Ele esperava que se convertessem por Sua pregação...
Talvez Ele estivesse se referindo ao texto de Jeremias 26:3: “Bem pode ser que ouçam e se convertam, cada um do seu mau caminho...”.
Mas também sabemos que Jesus pregava para condenação de Seus ouvintes!
Em Marcos 4:11-12, lemos: “Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles”.
Sim, nem todos ao ouvirem querem mudar... e se ouvem, mas não se convertem, não são sábios... e assim, naquele Dia, não terão desculpas para dar a Deus...
Em Apocalipse, nos capítulos 2 e 3, Jesus conclui TODAS Suas sete cartas às igrejas, exortando: “quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”
Voltando ao texto de hoje, e tendo isso em mente, vemos que é necessário ”ter ouvidos para ouvir” a Sua repreensão. Por quê?
Por que O Senhor repreende aos Seus filhos apenas! Hebreus 12:8: “Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos”.
Que palavra dura para os que desobedecem e nem são corrigidos!
Entendemos que Ele espera que sejamos sábios para ouvir Sua repreensão, para haver mudança em nossas vidas! Em Provérbios 9:8 lemos “... repreende o sábio, e ele te amará”.
Ou seja, SE somos filhos e sábios, quando necessário receberemos a repreensão do Senhor, e, SE Ele nos corrigir e formos sábios, saberemos quem somos e O amaremos! E SE aceitarmos Sua correção, nos salvaremos, e estaremos em suas moradas eternas! E mais ainda...
Profeticamente, SE somos sábios segundo Deus, e SE ensinamos aos outros o que sabemos acerca da Salvação, da Justiça, da sua Palavra, o nosso destino eterno estará confirmado!
Veja esta preciosa promessa em Daniel 12:3: “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente”.
Bem queridos... Deus está falando sempre conosco nos textos de Sua Palavra muito mais do que podemos pensar em um primeiro momento.
Se aprofundarmos, Ele tem mais. Se aprofundarmos mais, Ele tem ainda mais!
E mais... E mais... E mais... Sua Palavra é eterna!
Que possamos buscar Seus tesouros sempre, a cada dia.
E por toda a eternidade, vamos nos beneficiar por termos sido sábios aqui, segundo a Sua Sabedoria, pois ali aprenderemos dEle... Para sempre!
Deus abençoe! Bom dia...                            

Quarta feira 28 de janeiro: "O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos". Provérbios 15:30

Se tivermos olhos atentos, a partir de um coração que medita na Palavra, vamos perceber que todas as figuras bíblicas apontam para realidades espirituais "escondidas" por trás das naturais. E todas elas nos revelam a pessoa de Jesus.
Paulo nos revela em Efésios que "Deus fez convergir em Jesus TODAS as coisas".
Assim que a figura de um amigo expressa neste texto nos revela Jesus!
Toda a necessidade humana de qualquer coisa que preencha sua existência, revela a ausência insuportável de Algo que se perdeu quando o pecado aqui entrou.
E, entre tantas perdas, que sofremos, um grave problema humano é a solidão!
Fomos criados para viver na companhia de Deus! Quando esta situação estava preenchida em Deus, Adão recebeu Eva como companheira para não estar só.
Deus sabia disso. E Ele criou a figura linda do casamento. Dado por Ele para nossa bênção, como uma figura do relacionamento dEle conosco.
Como o melhor casamento deveria ser... Como tem sido meu casamento com a Fúlvia...
E posteriormente, veio a figura preciosa do amigo!
Segundo A Palavra, "Existem amigos mais chegados que irmãos"...
Tenho amigos de infância, que, pelas mudanças do curso da vida, não nos é mais possível conviver tão de perto como antes. Talvez, em alguns casos, tenhamos até mesmo algumas situações da vida para acertar... mas nada muda o fato que os amo, e que sei que me amam... é questão de termos uma oportunidade de encontrar e conversar, para ajustar...
Outros de nós, também pelo curso da vida, mudamos de cidade, de país... encontrar já não é mais tão simples, mas, uma ligação, uma mensagem, uma lembrança, um encontro faz com que tudo volte no tempo, e nos sentimos perto e parte...
Outros são os novos amigos, e preciosos, que tem estado perto e junto ao longo dos últimos anos, e que já fazem parte de minha vida em tantas circunstâncias e experiências vividas e compartilhadas...
E sei que neste momento você está pensando sobre os seus...
E assim, claro está que um amigo é uma bênção de Deus que preenche tantas coisas em nossas vidas, MAS NÃO PODE E NEM DEVE preencher o lugar de Deus, revelado em Jesus... por que não lhe será possível cumprir este papel.
Erramos quando esperamos dos amigos coisas que eles jamais podem nos dar... Sim, somente Jesus é o amigo perfeito em nossas vidas, que pode nos ajudar também a sermos amigos melhores! Se estamos supridos nEle, podemos ser mais "leves" com os nossos, que não nos podem suprir, como Jesus pode!
E Jesus nos fala qual é o Seu padrão de amizade.
João 15:13 "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos".
João 15:14 "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando".
João 15:15 "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer".
Jesus é nosso Melhor Amigo! Devemos Lhe obedecer, e conhecer. Ele nos supre.
Se estamos supridos emocionalmente nEle, podemos ser melhores amigos com os nossos amigos. E esta amizade revela a amizade de Jesus em Deus.
SE esperarmos de nos amigos de carne e osso o padrão de amizade que esperamos em Jesus, vamos ser injustos com eles, e também jamais os atenderemos.
SE tivermos Jesus como nosso amigo real, segundo SEU padrão de amizade, seremos melhores amigos para os amigos que recebemos na vida.
Enfim, neste dia, meu convite é: seja um melhor amigo a seus amigos.
Perdoe os que erraram com você. Seja perdoado do que você errou. Todos erramos.
Se há algum amigo que é ou foi bênção em sua vida, diga! Reconheça.
Seja bênção na vida dele. A vida passa tão rápido...
Que possamos aprender a receber e usufruir das bênção que Deus nos dá, e amizade é uma delas.
MAS, acima de tudo, vamos desenvolver sua amizade com Jesus, que é O Verdadeiro Amigo! Ele nunca erra, falha, nos trai, nem nos deixa, se somos dEle.
Seu padrão de amizade consiste no fato que Ele nos deu Sua vida, e espera que nos Lhe demos a nossa.
Eu já fiz isso. Já entreguei minha vida a Ele.
Recomendo que você faça o mesmo. Ainda hoje!
Deus abençoe. Bom dia!

Terça feira 27 de janeiro: "O SENHOR está longe dos perversos, mas atende à oração dos justos". Provérbios 15:29

Alguns (não todos) quando recebem um resultado de exame médico diagnosticando uma enfermidade, tendem a primeiro procurar um outro médico. Depois, um especialista. Em seguida tentam um tratamento, e posteriormente cirurgia. Quando nada disso funciona, dizem: "por favor, orem por mim. Agora, só Deus"... Como se Deus fosse a última opção, e, eventualmente, a menos segura pois supostamente não manifesta "nada concreto" quando alguém ora.
E assim ocorre com os momentos de aflição que muitos, senão todos, passam nesta vida. Alguns quando pedem ajuda a alguém, ficam até frustrados quando a resposta sincera e emocionada que ouvem é: "vou orar por você"...
Parece que a resposta foi: não posso fazer nada...
Bem, tudo isso faz parte de uma lavagem cerebral que está em curso há tempos, desde quando satanás percebeu a manifestação do PODER da oração feita em Nome de Jesus... Se ele conseguir fazer as pessoas não mais crerem no poder da oração, todos os seus ardis, suas estratégias de criar possibilidades de sofrimento às pessoas através das más notícias, que, muitas vezes, NEM MESMO se realizam, serão melhor sucedidos. Serão instrumentos poderosos em suas tentativas tirar pessoas do Caminho. Sim, quem não ora, está mais sujeito as investidas do inimigo de nossas almas. Quem não crê no poder da oração, não tem saída...
"Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós" é uma promessa poderosa, que está ligada ao nosso conhecimento da Palavra e fé na Palavra, na revelação que temos pela Palavra de quem Deus é e o que disse que fará, e na nossa perseverança em oração em fé, até que O Senhor SE manifeste, e, por Sua ordem em nossa boca, faça o diabo fugir...
"Muito pode por sua eficácia a súplica do justo" é uma verdade poderosa que tem sido esquecida por muitos, apenas afeitos ao sistema "fast food" terreno que não se aplica, necessariamente ao Espiritual, que desejam respostas imediatas, e que trocam de igreja para "obter bênçãos mais rápidas" e ainda, se não forem atendidas imediatamente, são quase que capazes de "deixar O Senhor" SE Ele não fizer o que esperam, na hora em que desejam...
Meu querido, minha querida... Deus também trabalha no tempo, através da nossa oração. Ele não quer apenas resolver o que nos aflige, por que isso Lhe é a coisa mais fácil do mundo...
Ele quer nos transformar. Espera nosso coração derramado a Ele. E
spera que Sua companhia e presença nos seja mais agradável e traga mais prazer, do que receber a solução para o que nos aflige.
Quer nos lembrar que SABE o que nos acontece, porque O próprio Jesus, sofreu aqui tudo o que sofremos, intercedeu por nós (João 17), sabe muito bem o que passamos, mas deseja, muito mais, que sejamos plenamente transformados na Sua imagem, também em meio a altas temperaturas de dificuldades.
Isso é mais importante, e "produz eterno peso de glória para nós", mais do que nos resolver todas as nossas dores imediatamente. Se Deus fizesse isso, criaria filhos mimados e frágeis.
Sim, Deus responde a TODAS as nossas orações, mas, mais ainda, Ele quer Se manifestar e quer nos transformar em meio às situações que nos afligem...
Mas isso não muda o fato que, sim, em muitos casos, Ele resolve tudo imediatamente... Já experimentei ambas respostas de oração...
Por que algumas orações Ele responde imediatamente, e outras ao longo do tempo? Não sei...
O que SEI é que Ele nos ama, aos que somos feitos Justos e Filhos em Jesus Cristo... não por merecimentos, que não temos, mas pela Graça, por meio da Fé.
O que SEI é que Ele responde TODAS nossas orações feitas em Nome de Jesus.
O que SEI é que Ele é poderoso para operar e transformar QUALQUER coisa.
O que SEI é que TUDO o que vivemos aqui é absolutamente passageiro, e Deus nos convida a contemplar e valorizar o que é eterno, que é MAIS importante, do que qualquer coisa que vivamos aqui, seja esta coisa boa ou ruim...
Quero poder declarar com Paulo, que "Eu SEI em Quem tenho crido, que é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele Dia".
Sim, vamos orar a Deus pelo que nos aflige hoje.
Sim, vamos orar a Deus pelos que nos pedem, e estão sofrendo à nossa volta e, se estiver à nossa mão o recurso necessário para ajudar para aliviar o sofrimento de alguém, façamos; podemos ser parte da solução de Deus aos que nos procuram.
Sim, vamos nos achegar diante do Seu Trono de Graça com ousadia, buscando a Sua presença e o Seu favor, pois CERTAMENTE Ele nos ouvirá.
Na verdade, quando nem começamos ainda a falar, "ainda a palavra não saiu da nossa boca" e Ele já nos ouviu. Você crê?
Deus abençoe... Bom dia!

Segunda feira 26 de janeiro: "O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades". Provérbios 15:28

Não meditar no que falamos, faz com que venhamos a gerar coisas pela nossa própria palavra, coisas que jamais faríamos se investíssemos tempo para pensar antes.
O texto de hoje, se compararmos a frase sobre o justo com a frase sobre os perversos, nos leva a pensar em alguma situação que leva a pessoa a se irritar.
A desejar, se perverso, maldades para estabelecer vingança. "Justiça" segundo seus valores e princípios, que por ser ainda perverso, são contrários à Palavra.
Assim, SE Cristo nos justificou, pela fé, somos justos. Embora ainda, dia após dia, precisemos vencer o pecado que nos rodeia, que ainda se manifesta em nossa carne.
Entre nossas lutas diárias, está aquela de tomar decisões frente a situações de pressão emocional por alguma ofensa ou erro cometido contra nós.
SE justos, precisamos respirar fundo, meditar, e buscar resposta no Espírito e pela Palavra!
O mundo atual propaga falta de tempo e em todas as coisas somos chamados a "agir rápido", "decidir rápido", e "seguir o coração"...
Todas estas exigências tem o potencial de levar a lugares errados, a tomar decisões erradas, que podem levar as pessoas a situações em que jamais gostariam de estar... Vejamos alguns textos:
O precipitado peca: Provérbios 19:2 "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado".
Não há esperança na precipitação: Provérbios 29:20 "Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele".
Precisamos ouvir antes de decidir: Tiago 1:19 e 20 "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus".
A precipitação é loucura: Provérbios 14:29 "O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura".
Oro para que neste dia, nesta semana, e ao longo do tempo, haja sabedoria em sua vida caso venha a enfrentar alguma situação com potencial para tirar você do sério, que influencie alguma decisão, que, SE precipitada, venha a trazer prejuízo para sua vida.
Que Deus nos livre do mal, como oramos no "Pai Nosso".
Que haja sabedoria em nossos corações para que O Senhor seja glorificado em nossas vidas, em toda e qualquer situação.
Bom dia! Deus abençoe...
                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário