Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!
Sábado 11 de abril: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido
faz secar os ossos". Provérbios 17:22
As dores nesta vida são inevitáveis, mas o sofrimento é opcional.
Porque posso dizer isso? Pelo fato de que O Senhor nos chama a nos alegrar nEle!
Salmo 2:11 "Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor"!
Salmo 32:11 "Alegrai-vos no SENHOR e regozijai- vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração".
Salmo 97:!2 "12 Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome".
Se O Senhor não for nossa Fonte de alegria nesta vida, vamos passar a maior parte do tempo secando os ossos...
Se O Senhor não for nossa Fonte de alegria nesta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
Se O Senhor não for nossa Fonte de alegria nesta vida, não há qualquer diferença entre alguém que diz conhecer a Cristo e os que não O conhecem...
Sim, Deus tem centenas de promessas para vivermos melhor aqui, mas o evangelho que tem sido pregado de resolver todos os problemas daqui não é bíblico pois não está completo.
Sim, Deus quer o nosso bem, mas Seu foco é nossa eternidade, e não apenas 70 ou 80 anos de vida neste 'sistema'.
Sim, Deus quer o nosso bem, e por este motivo nos enviou Jesus, O Cristo, Seu Único Filho para nos salvar e livrar da condenação do pecado, para os que nEle cremos e confessamos como Único Senhor e Salvador...
Sim, imagino que você quer ter poder e fé para transformar todas suas dores em cura, problemas e soluções, e derrotas em vitórias definitivas sobre toda forma de opressão que assola a sua vida, pois, você acredita que quando tudo isso acontecer, você será feliz!
Entendo seu ponto, mas digo que o Senhor Jesus nos trás uma declaração poderosa sobre o tema, para que possamos mudar ou melhor ajustar nossa compreensão para concluir este assunto!
Quando Seus discípulos regressaram felizes para estar com Ele, celebrando as vitórias obtidas em Nome do Senhor sobre toda sorte de males nesta vida, e principalmente sobre os demônios, Jesus lhes declarou esta verdade poderosa registrada em Lucas 10:20 "Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus".
Sim, você deve se alegrar no Senhor, mesmo em meio a dores, mesmo em meio a dificuldades, mesmo em meio a circunstâncias difíceis de enfrentar, ou mesmo em meio a vitórias, mesmo em meio a experiências poderosas na vida no Senhor, pois SE você é de Jesus, seu nome está no Livro da Vida!
E SE você é de Jesus, e SE neste caso seu nome está lá, pergunto... o que é este tempo de dificuldades diante da eternidade? Ou por outro lado, qual alegria pode ser maior nesta vida, que não saber da nossa segurança de vida eterna em Jesus?
Alegre-se no Senhor!
Conheça e celebre Suas promessas dadas a nós, e registradas na Palavra!
E enquanto o seu livramento "aparentemente" não vem, lembre que nada se compara a Sua presença no meio da dificuldade...
Abra seu coração para que O Espírito Santo toque seu coração agora...
Que O Senhor visite seu coração e sua vida hoje, em Nome de Jesus!
Sexta feira 10 de abril "O filho estulto é tristeza para o pai, e o pai do insensato não se alegra". Provérbios 17:21
Refletindo acerca do texto de uma maneira “natural” sabemos que sim, claro, um filho estulto ou insensato é uma tristeza para um pai, e, mais do que isso, para si próprio.
Aquele que não aprende com a vida, não atenta para a realidade a sua volta, vai acabar por ferir a si mesmo, e, claro, os seus...
Mas mesmo que seus pais sofram, a maior dor será a sua própria, pois irá colher a consequência de seus atos, mais cedo ou mais tarde na vida.
Mas não quero tratar especificamente deste ponto que é o óbvio, mas quero sim, trazer para o “espiritual” associado ao “natural”.
Afinal, esta é a minha proposta diante de Deus para este espaço de todos os dias pela manhã.
Independente da tolice ou estultícia humana e natural, temos a que é pior, qual seja, a estultícia e tolice espiritual.
Já vimos aqui meditando sobre outros textos que o insensato segundo A Palavra é aquele que não leva Deus em conta. Que não tem tempo para Deus...
Que acredita mais nas pessoas, nos especialistas, nos filósofos, nos cientistas, nos seres mitológicos do que em Deus!
Ou que até crê em Deus, mas não lê A Palavra, não faz parte de uma igreja, e tem milhares de explicações para justificar tudo isso, mas afirmando que Deus é importante em sua vida.
Você acha isso possível mesmo? Eu não...
E no caso destes, creio que este filho é a maior tristeza para um pai que teme ao Senhor!
Porque além de acompanhar as dores deste filho nesta vida, este pai saberá também que não haverá vida eterna futura em Deus para seu filho! Misericórdia!
E para a vida, este filho insensato não edificará a sua casa na ROCHA, que é Cristo, pois é um lugar mais trabalhoso, mais solitário, mas sim, edificará nas AREIAS da praia, onde todos os seus amigos insensatos edificam...
Porque uma característica dos insensatos é olhar para os que estão a sua volta, e medir sua vida pelos seus iguais... E cada qual se sente menos insensato do que o insensato ao lado...
Nada mais triste! E as consequências para sua vida, serão aquelas previstas por Jesus:
Mateus 7:24-27 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.
Sim, após viver “um pouco mais”, já sei que a tempestade vem!
Sobre ímpios e justos. Sobre bons e maus.
E a questão acerca da tempestade não é SE ela vem, nem o que ela trás.
A questão acerca da tempestade é ONDE a casa está edificada QUANDO ela vier.
Os insensatos edificam na areia... Mas os sábios edificam na ROCHA!
E esta ROCHA é eterna... esta edificação não apenas irá bem aqui, mas também na vida eterna!
Onde sua casa está edificada?
Bom dia! Deus abençoe
Quinta feira 9 de abril: "O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal". Provérbios 17:20
Considerando que a
primeira parte do texto é auto explicativa, passo direto para a segunda parte,
pois vejo um alerta importante acerca de um erro do qual precisamos fugir!
A língua dobre será,
necessariamente, um laço na vida dos que praticam.O que seria uma língua dobre?
A palavra daquela pessoa que não define o que quer, nem se decide ou se posiciona acerca de nada. Quer ou tenta agradar a todos, mas desagrada a Deus.
Não sabe o que crê, não se posiciona acerca do que ocorre a sua volta, e tenta se omitir acerca de tudo. Ou apenas se posiciona em dualidade.
Dependendo do interlocutor, tem uma opinião... mas diante de outro, pode falar algo completamente diferente.
Para ser aceito, para “evitar problemas”, para “não desagradar”...
Mas veja o ensino claro de Jesus acerca do tema em Mateus 5:37: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”.
Ou ainda em Mateus 12:30 “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha”.
Sim, a dualidade é maligna. Vem do maligno! E sim, quem não se posiciona com clareza e firmeza, diante de Jesus, já se posicionou!
Segundo A Palavra, já sabemos que a dualidade de língua, necessariamente tem seu início no coração, no interior.
Já sabemos, porque já meditamos antes sobre isso aqui: “a boca fala do que o coração está cheio”...
Já comentei também neste espaço que a carta de Tiago, meio irmão de Jesus, trata de muitos temas que estão em Provérbios. Veja aqui mais um:
Tiago 4:7-8 “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”.
Veja que o mal, o maligno, o diabo, encontra lugar na vida dos que não se sujeitam a Deus. Os que se sujeitam ao Senhor limpam o coração, purificam as mãos, pois não são de ânimo dobre. São dos que se achegam a Deus, e Ele se achega aos que assim procedem. E o diabo foge...
Gosto da forma apresentada na Bíblia em inglês “Amplified Bible”, que não temos editada em português ainda, até onde eu sei pelo menos, e que diz que ânimo dobre é como alguém ter duas mentes... é alguém hesitante, dúbio, não resolvido. Instável e incerto acerca de tudo que pensa, sente e decide!
Se você lê inglês veja o texto de Tiago: James 1:8 [For being as he is] a man of two minds (hesitating, dubious, irresolute), [he is] unstable and unreliable and uncertain about everything [he thinks, feels, decides].
Veja ainda neste outro texto abaixo, também de Tiago, que quem é assim, não apenas será uma presa do maligno, como, e principalmente, não vai alcançar NADA do Senhor!
Tiago 1:6-8 “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.
Misericórdia!
Somos chamados a ter uma única mente, e uma única palavra diante de Deus e dos homens em nossa vida diária...
Precisamos decidir quem somos e o que cremos cada dia mais, e principalmente neste tempo em que vivemos quando todos celebram o relativo.
Dias em que a dubiedade é mais celebrada que a definição.
Que se condenam os absolutos!
O “politicamente correto” tolhe opiniões firmes acerca de muita coisa hoje...
Mas segundo A Palavra, somos chamados a ter posições firmes, e, claras, desde que SEMPRE baseadas na Sabedoria do Senhor registradas em Sua Palavra.
Se assim fizermos, poderemos até não vir a ser os mais populares por aqui, mas, no céu, agradaremos a Deus! Desde hoje até aquele Dia!
Leia a Bíblia. Saiba o que crê. Firme o que crê! Posicione-se!
Seja nossa Palavra sim, sim! E não, não! Segundo a Palavra de Deus.
Bom dia! Deus abençoe.
Quarta feira 8 de abril: “O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda”. Provérbios 17:19
Para aprofundar a compreensão acerca de textos bíblicos, é
muito importante observarmos “textos paralelos”, que nos ajudarão a compreender
melhor determinado princípio.
Veja este outro texto,
em Provérbios 13:10, onde lemos “Da soberba só resulta a contenda, mas com os
que se aconselham se acha a sabedoria”.Sim a soberba está muito ligada a contenda.
Por que?
Porque o soberbo “se acha”, e, quem não “lhe acha”, vai ter que “se ver” com ele...
Sim, o soberbo cria problemas para os demais para se sentir mais que os outros.
Na verdade, seu objetivo é "por sua porta nos lugares altos", e cada vez mais altos.
Não é a toa que o “caminho de Lúcifer" foi este: Isaías 14:13-15 “Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo”.
Sim, ele foi precipitado do lugar que achou que tinha conquistado, o qual afrontava O Altíssimo. E sim, sua estratégia continua incluindo semear contendas...
Sim, quem semeia contendas, ama o pecado e segue o caminho de Lúcifer...
A alma dO Senhor abomina quem semeia contendas entre irmãos, e isso parece que ainda hoje acontece até mesmo em meio a pessoas que se dizem cristãs!
Provérbios 6:16-19 “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.
Não se ache esta semeadura do inferno entre nós.
quem ama o pecado e a contenda, é filho do diabo...
Somos chamados a ser pacificadores, SE somos filhos de Deus! Em Mateus 5:9 lemos “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.
Somos chamados a exercer o ministério da reconciliação, em Cristo!
II Coríntios 5:18-19 “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”.
Que possamos ser neste dia, não aquele que “põe mais lenha na fogueira”, mas sim, daqueles que contribuem para a reconciliação e para o fim da contenda.
Afinal, se servimos a Jesus, saibamos que Ele é o Príncipe da Paz!
Saiba de que reino você é...
Ou escolha de que reino faz parte.
Seja um instrumento do Senhor, em Nome de Jesus.
Deus abençoe! Bom dia...
Terça feira 7 de abril: "O homem falto de entendimento compromete-se, ficando
por fiador do seu próximo". Provérbios 17:18
Desde a antiguidade, o
sistema de fiança existe e é problemático...
Já tratei deste tema
antes, nestas meditações em Provérbios, pois este tema é tratado mais vezes. E
por que? Porque trás muitos problemas na vida dos que desprezam este conselho.A grande questão que se ignora é que o fiador deve ter recursos para pagar a fiança, caso aquele por quem se responsabilizou não pague a dívida.
Muitos não tem como pagar o compromisso, mas ficam por fiador de alguém que, talvez, também não consiga pagar depois...
Veja, não vou nem entrar no mérito de pensar que alguém peça a um amigo para ser fiador em má fé, sabendo que não vai pagar, arrumando um "otário" para resolver seu problema, mas estou pensando que, alguém que passe por dificuldades posteriores inesperadas, talvez não consiga honrar todos os seus compromissos... por mais que queria! E vai prejudicar o fiador, que não terá como fugir do compromisso... Se a Bíblia diz que quem fica por fiador é falto de entendimento, O Senhor sabe o que está dizendo.
Já tive fiadores, e já passei por problemas alheios a minha vontade, e lutei demais para pagar tudo o que devia. Consegui honrar as fianças, mas entendi na pele como é angustiante lutar para pagar algo que alguém garantiu em meu lugar. Dou glória a Deus pelos amigos que me apoiaram em um período difícil da minha vida...
Já meu sogro perdeu seu apartamento por irresponsabilidade de pessoas que apoiou em fiança. No final de sua vida teve que pagar aluguel, por ter perdido seu imóvel para quitar a dívida da fiança que assumiu... Acompanhei ao vivo a tragédia na vida de alguém ter que honrar algo que quem deveria honrar não honrou...
Digo isso não apenas em relação a fiança clássica, mas também em relação aos institutos modernos semelhantes, como alguém passar no próprio cartão de crédito o bem que outro quer comprar, e diz que depois pagará... será?
Com relação a bens de consumo, acho que a fiança é desnecessária. A pessoa que conhece ao Senhor e quer comprar algo, mas não tem os recursos que precisa, deveria buscar em Deus a bênção de prosperar para andar com suas próprias pernas...
Com relação a aluguéis, hoje a legislação oferece alternativas para a fiança.
Enfim, a questão não é se o fiador é necessário, porque a vida está difícil, e tudo o mais. A questão é que os princípios da Palavra nos são dado para não termos dores nesta vida. E A Palavra tem princípios para qualquer época da humanidade.
A Bíblia não é um livro de religião, mas um Livro dado por Deus para que possamos encontrá-lO, e possamos viver bem e felizes nesta terra até que Ele nos leve daqui.
Se voce está em uma situação que precisa de fiador, não fique bravo comigo, mas pense que O próprio Senhor sabe do que você está passando, e quer ser Ele mesmo seu Fiador, ou melhor o seu Abençoador nesta situação... Ele não quer complicar sua vida ao estabelecer um princípio que lhe é contrário, mas sim, quer ser glorificado ao trazer uma solução que você não está vendo agora. Ele reina!
Se você quer ajudar alguém, sendo seu fiador, abra uma aplicação com os valores necessários para arcar com os riscos desta fiança, e durma tranquilo. Se não pode pagar o que está assumindo como fiador, bem... creio que deveria rever sua decisão. A Palavra de Deus é A Verdade, e os conselhos do Senhor fiéis!
Nós fomos comprados por preço alto, pago na cruz do Calvário, e O Senhor, dono de todo ouro e prata, deixou seu Espirito Santo como penhor a nosso favor, até que Jesus venha nos resgatar. Penhor ou garantido, ou fiador de nossa herança!
Não sabia? Ele fez isso pois pode pagar! Na verdade, já pagou!
Efésios 1:12-14 "... a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória".
Sim, apenas O Senhor poderia assumir um compromisso deste valor, garantir o pagamento, honrar o compromisso, e quitar toda a dívida... e nos resgatar!
Descanse nEle. Confie nEle. Obedeça a Sua Palavra e viva em paz.
Deus abençoe! Bom dia...
Segunda feira 6 de abril: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão". Provérbios 17:17
Quando eu era jovem,
este era um "texto clássico" para ser usado entre amigos cristãos. Em
especial, com aquele que, em momento de dificuldade e angústia estava presente,
e conseguia ser uma bênção na vida do que precisava.
Nada mudou em meu
conceito acerca deste entendimento sobre o texto.Tenho tido a graça e alegria de ter amigos/irmãos assim ao longo da vida.
Entretanto, meditando agora pela manhã, chego a uma compreensão adicional, tão verdadeira quanto e tão abençoadora quanto esta. Que quero compartilhar aqui.
Nós que conhecemos ao Senhor Jesus como nosso Senhor e Salvador precisamos ser sal e luz onde estamos. Precisamos compartilhar a verdade da salvação aos que estão ao nosso redor. Amigos que precisam de Jesus.
Há uma frase verdadeira, porém de compreensão confusa, que ilustra o que quero propor: "há pessoas que vem a Deus pelo amor, outras pela dor..."
Já ouviu isso?
E muitos pensam que Deus traz dor sobre uma pessoa para que ela se converta... nada mais antibíblico segundo meu entendimento...
Deus nos atrai por Seu amor, manifesto na salvação em Jesus! Ele nos ama!
Mas creio que Deus, na verdade, permite que a pessoa sofra as consequências de suas decisões, e de seu caminho longe dEle... que vai, necessariamente levar a lugares de dor. Para Se revelar neste momento. Quando não há outra esperança!
Creio pela Palavra que Deus fez cair sobre Jesus nossas dores e sofrimentos para que O Senhor nos possa livrar, quando permitimos, quando O buscamos.
Quando aceitamos Seu convite, e O convidamos a entrar em nossa "casa". "Vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei", disse Jesus em Seu maravilhoso convite.
Creio que o chamado de amor pelo Espírito Santo é para qualquer situação: seja quando tudo vai aparentemente bem, quando embora alguém conquiste sonhos e vitórias, percebe que de tão fugazes não trazem real sentido para a vida. E terão, neste momento, corações sensíveis para buscar o que falta, para encontrar Jesus.
Ou então, quando tudo está tão mal que, em meio a dores, desistem e se rendem a Jesus. Sim, porque este mundo não é mais um lugar justo. Lembre que este sistema está corrompido pelo pecado, e não é o que Deus criou para ser.
Para que Ele estabeleça Seu Reino, vai antes julgar a terra, purificar tudo aqui, para transformar este lugar no ambiente adequado ao Seu projeto original de Gênesis...
Mas, precisamos amar nossos amigos que não conhecem a Jesus em todo o tempo, pois, em meio a angústias desta vida, nós que temos pregado acerca da salvação em Jesus O Cristo, poderemos ter a oportunidade de ver um amigo ser tornado nosso irmão espiritual!
Poderemos ser úteis ao Senhor para levar um amigo a Cristo!
Poderemos ter a sabedoria no Espírito de pregar a esperança e transformação para a angústia que vem apenas de Jesus.
Sim, e assim, alguém que não era filho de Deus, agora pode "ser feito Filho em Jesus", através da pregação do evangelho. Alguém que era amigo, agora pode ser feito irmão em Jesus.
Sim, podemos e devemos ajudar nossos amigos mais próximos e queridos a saírem de situações de dores, mas, não podemos perder esta oportunidade de reforçar a pregação da salvação...
Tudo aqui vai passar... Mesmo que situações sejam resolvidas, eventualmente virão outras...
Tudo que vemos ao redor será destruído e transformado neste planeta... e mesmo nos céus como os conhecemos...
Mas "o que faz a vontade do Senhor permanece eternamente". E "a vontade do Senhor é que nenhum se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento".
Que sejamos úteis nestes dias para, com sabedoria e unção, pregar o evangelho aos que estão a nossa volta. Dia a dia... Antes daquele Dia!
Deus abençoe! Boa semana...
___________
E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma
semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por
aqui.Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!
Haroldo Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário