sexta-feira, 3 de outubro de 2014

TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE A MORTE... E TINHA MEDO DE PERGUNTAR...


 
 
A morte é solitária.
A morte iguala as pessoas.
Morrem os ricos e os pobres.
Homens e mulheres.
Idosos e crianças.
Religiosos e ateus.
Saudáveis e doentes...
Entretanto, a maioria das pessoas foge do assunto.
Agem como se fugir, as livrasse dela.
Como se fosse possível enganá-la...
Mas, quando param para pensar, no fundo sabem que um dia vão estar diante dela.
Ou que ela vai passar por eles... virá a seu encontro.
Para muitos, o assunto é um verdadeiro tabu.
Mas para os que buscam informações sobre o tema, a Bíblia nos trás um conteúdo muito importante sobre “ela”.
Informações claras, e seguras.
Informações importantes para conhecê-la melhor...
Informações que trazem a mais absoluta segurança de que não é necessário temê-la...
Informações abençoadoras.
Para os que creem na Palavra!
Sabe por quê?
Por que ela já foi vencida!
Paulo exclama, desafia, declara: “Onde está ó morte a sua vitória?”.
Neste post quero trazer textos bíblicos desmistificadores sobre a morte.
Quero apresentar A verdade sobre ela!
Não sei o que você pensa sobre a morte... talvez não pense nada...
Ou talvez nunca tenha parado para pensar...
Você saiba que ela é uma entidade?
Na verdade, um ser espiritual das trevas?
Não sabia?
Bem, este é um tema bastante contraditório, reconheço.
Mas a Bíblia tem muitas informações claras sobre ela:
 
1.    Ela fala: Jó 28:22 “O abismo e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama”
2.    Ela se move: Jeremias 9:21 “Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios; exterminou das ruas as crianças e os jovens, das praças”.
3.    Ela é também um “lugar” que tem, inclusive, portas: Salmos 9:13 “Compadece-te de mim, SENHOR; vê a que sofrimentos me reduziram os que me odeiam, tu me levantas das portas da morte”.
4.    Ela tem poder. Mas Deus tem TODO o poder: Salmos 49:15 “Mas Deus remirá a minha alma do poder da morte, pois me tomará para si”.
5.    A morte tem um dia determinado para se manifestar, para aqueles que não têm esperança. E não há como fugir dele: Eclesiastes 8:8 “Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; nem há tréguas nesta peleja; nem tampouco a perversidade livrará aquele que a ela se entrega”.

Por incrível que pareça, muitos que temem a morte, agem em sua vida diária como se a amassem. A morte é “amada” pelos que se rebelam contra a Palavra de Deus. Eles como que “brincam” com ela, e aborrecem a Deus: Provérbios 8:33-36 “Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis. Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha, acha a vida e alcança favor do SENHOR. Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte”.
A morte, na verdade, é uma consequência e pagamento do pecado: Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
O aspecto mais importante que desejo tratar neste post, provavelmente contrariando o que muitos cristãos pensam, é que Deus não dá a morte para ninguém.
A morte é uma consequência do pecado, e por este motivo morremos.
E nosso Deus é o doador da vida.
Aliás Ele é a própria Fonte da Vida, ou ainda mais, a própria Vida!
E a salvação vem para nos livrar da Segunda Morte, que é trágica, pois é a separação eterna de Deus... esta sim, a verdadeira morte.
Assim, esqueça as frases politicamente corretas que você ouviu em enterros, ou pensamentos equivocados que algumas pessoas passaram para você.
Repito: Deus não dá a morte para ninguém!
Não sabia?
Então acompanhe comigo os textos abaixo, para que eu possa fundamentar o que digo:

1.    A morte entrou no mundo pelo homem. Como consequência do seu pecado. Não foi obra de Deus: Romanos 5:12 “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por que todos pecaram”.
2.    Deus, na verdade, pode livrar os que quiserem das consequências da morte: Salmos 56:13 “Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida”.
3.    Deus oferece acesso ao escape da consequência morte: Salmos 68:20 “O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte”.
4.    Deus livra do poder da morte: Salmos 86:13 “Pois grande é a tua misericórdia para comigo, e me livraste a alma do mais profundo poder da morte”.
5.    Deus não tem prazer na morte: Ezequiel 18:23 e 32 “Acaso tenho eu prazer na morte do perverso? - diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei”.
6.    Deus, na verdade, prometeu destruir a morte definitivamente: Isaías 25:6-8 “O SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos, pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem clarificados. Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos e o véu que está posto sobre todas as nações. Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o SENHOR Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o SENHOR falou”.
7.    Deus confronta a morte declarando a Sua vitória: Oséias 13:14 “Eu os remirei do poder do inferno e os resgatarei da morte; onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição”?
8.    E Deus ainda inspira a Paulo (e a nós também) a fazermos o mesmo: I Coríntios 15:54-56 “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei”.

Sim, a promessa dada por Deus, desde a antiguidade, de trazer uma solução para a morte, se cumpriu em JESUS! Na verdade, Jesus é A ÚNICA solução para a morte!

1.    Jesus provou a morte por mim: Hebreus 2:9 “Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”. E ainda Atos 2:24 “Ao qual (JESUS), porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela”.
2.    Jesus venceu o diabo, que tinha o poder da morte, pela Sua morte: Hebreus 2:14 -15 “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele (Jesus), igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”.
3.    Passamos da morte para a vida, se nEle cremos. Somente em Jesus: João 5:24  “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.
4.    Veremos a morte “de passagem”, SE estamos em Jesus: João 8:51 “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra (de Jesus), não verá a morte, eternamente”

Há uma vitória futura e definitiva...
Determinada e segura...
Como lemos em I Coríntios 15:26 “O último inimigo a ser destruído é a morte”.
Os textos a seguir nos apresentam um relato deste resultado final, em um futuro próximo...
Apocalipse 20:14 “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo”.
Apocalipse 21:4 “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.

... MAS APENAS E TÃO SOMENTE PARA OS QUE ESTÃO EM JESUS...
Os que permanecem em seus pecados, conforme a lista abaixo, não tem esperança.
Estes sim, devem temer a morte, que os levará à segunda morte:

Apocalipse 21:8 “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”.
Tiago 5:19-20 “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados”.

Você ainda não conhece a Jesus?
Somente através dEle você pode ser salvo do poder da morte...

Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”.
Romanos 8:2 “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”.
II Timóteo 1:8-11 “Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho, do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre’.
Atos 4:12-13 “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus”.

Agora, se você é um cristão verdadeiro, e ainda tem medo da morte...
Bem, precisamos fazer alguma coisa, não acha? Como você já entendeu, a morte é um ser espiritual. Um demônio. Que justamente por isso causa medo.
Já pensou nisso?
Assim, talvez, sem perceber, ou por não saber, você "racionaliza seu medo".
Diz para você mesmo, e para os outros à sua volta, que tem medo de andar de avião, medo de assalto, medo de violência na cidade, medo de andar de carro em uma estrada, medo de altura...
Bem, sejamos sinceros...
O seu medo é de morrer em um acidente de avião, em um assalto, em...
Não é isso?
Um cristão verdadeiro não pode ser escravo do medo.
Definitivamente, não!
Se este medo afeta sua vida, você precisa ser verdadeiramente livre desta escravidão!

Hebreus 2:7-16 "Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Eu porei nele a minha confiança. E ainda: Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu. Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida".

Pense nisso... releia os textos... marque na sua Bíblia.
Hoje é o dia de você vencer este espírito, e experimentar libertação.
Hoje é o dia de você, que ainda não conhece Jesus, conhecer a salvação.
Deixe o Espírito Santo falar ao seu coração...
E trazer a PAZ.
Qualquer que seja seu caso.
Deus te abençoe,

Abraço,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário