domingo, 12 de outubro de 2014

MEDITAÇÕES DE 6 A 12 DE OUTUBRO


Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que tenho postado em meu Facebook pessoal.
Todos os domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Este conteúdo tem influenciado muito a minha vida, a partir do que medito dia a dia, e enquanto escrevo, sou ainda mais edificado ao organizar minha compreensão sobre os textos...
Tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, os que passam por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever..
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 11 de outubro: "O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão".
Provérbios 13:1

Se há alguém na Bíblia que pode ensinar sobre a importância de um filho ouvir a instrução de um pai, é Salomão.
Davi seu pai, lhe ensinou sabedoria. Salomão como filho, valorizou o que seu pai ensinou, e não apenas aprendeu, mas pôs em prática, e ensinou a tantos outros, ao longo de sua vida, e seus ensinos permanecem até hoje. Afinal, aqui neste espaço, nestes últimos quatro meses, diariamente, tenho justamente publicado a Sabedoria de Deus através dos Provérbios de Salomão... que são verdade, e funcionam ainda hoje, milhares de anos depois, pois a Sabedoria de Deus permanece para sempre!
Veja este texto para entender o quanto Salomão aprendeu com seu pai!
Provérbios 4:3-9 "Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará".
Nos sete primeiros capítulos de Provérbios Salomão inicia como um pai falando a um filho. "Filho meu..." E mesmo em outros parágrafos destes capítulos,
Entenda uma coisa... Salomão não se tornou sábio quando Deus o abençoou com Sabedoria. Salomão, por que era sábio, por que dava valor ao ensino de seu pai, por que procurava por em prática o que havia aprendido com Davi seu pai, foi procurado por Deus, quando O Senhor decidiu dar sabedoria a alguém...
Deus JAMAIS iria procurar alguém para oferecer a Sua Sabedoria que já não fosse sábio, que não valorizasse Sabedoria, que não valorizasse Sua Palavra, a Verdadeira Fonte da Sabedoria!
Se Salomão não tivesse adquirido e desenvolvido a sabedoria natural e espiritual ensinada por seu pai, jamais iria poder receber a Sabedoria Divina. Ele teria pedido riquezas, mulheres ou derrotas dos inimigos como Deus disse que ele poderia ter feito. Mas por que pediu a Sabedoria de Deus "para cuidar do povo de Deus", porque deu uma resposta sábia, recebeu A Sabedoria e todas as demais coisas...
Se Deus aparecesse hoje a muitos jovens cristãos oferecendo algo, talvez eles pedissem para ter uma banda de funk gospel de sucesso...
Jovens hoje não aprendem mais com seus pais, pelo contrário, desobedecem os pais, escarnecem dos pais, e tem para isso apoio de quase todos os seus amigos, da mídia, de psicólogos perdidos e confusos, e principalmente da frouxidão dos próprios pais de hoje em dia, perdidos e confusos diante do mundo atual...
Que possamos resgatar os valores familiares propostos por Deus para que os jovens vivam vida em abundância, e, principalmente, para que Deus em Sua Palavra, para que Ele possa "aparecer" para nossos filhos, ao longo da sua vida, com um convite à Sabedoria... com um Chamado para Ele mesmo...
E que SE o Senhor aparecer, como Salomão, eles possam pedir com sabedoria.
Que Deus abençoe nossas famílias. Nossos filhos. Que eles andem nos caminhos do Senhor. E encontrem a Verdadeira Vida... que está APENAS em Jesus!
Bom final de semana, e, aproveitando, amanhã leve seus filhos na igreja...
Que os que moram longe, decidam ir buscar a Deus... enquanto há tempo!

Sexta feira 10 de outubro: “Na vereda da justiça, está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte."
Provérbios 12:28

Toda a Palavra de Deus revelada na Bíblia aponta para Jesus, O Cristo.
Ele estava no princípio, antes de todas as coisas serem criadas, pois, na verdade, todas as coisas foram criadas através dEle, O Verbo, A Palavra de Deus! Isso nos é revelado em João 1:1-3...
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez".
Muitos equivocadamente pensam que o "cristianismo" teve início em Jesus, e que ele seria comparável a "outros líderes religiosos que foram seus contemporâneos, ou existiram antes dEle"...
Nada mais errado, promovido pelo engano... pelas trevas. Por satanás.
Jesus mesmo declara sobre si que Ele era antes de todas as coisas...
Em João 8:58 os religiosos da época pegaram em pedras para apedrejá-lO, quando Ele revelou a Sua pré existência!
"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo".
Sim, Jesus é Deus! Eterno. O que era, que é e que há de vir.
"A exata expressão de Deus Pai!"
Assim, quando Salomão declara que "na vereda da justiça está a vida", ele, que se apresenta em Provérbios como o pregador, está pregando acerca de Jesus.
Qual é O Caminho da Vida, que não Jesus?
Qual é a Justiça humana aceita por Deus que não seja aquela que é estabelecida em Jesus, sobre Jesus, e através de Jesus, O Cristo?
E sim, no Seu Caminho não há morte, pois Ele venceu a morte!
Ele venceu a morte pois Ele é a própria Vida!
Apenas nEle há salvação eterna.
Toda a minha esperança nesta vida, está nEle.
Tudo vai passar. O mundo vai passar. As pessoas vão passar.
Os montes, os mares, os céus, e a terra.
Mas aquele que nEle confia, permanece para sempre.
Esta é a vida eterna. Esta é a salvação. Esta é a nossa certeza.
Ele é a minha vida!
Que a vida de Jesus, O Cristo, Se manifeste em sua vida hoje.
Enquanto há tempo...
Deus abençoe seu dia!

Quinta feira 9 de outubro: "O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente".
Provérbios 12:27

O Senhor na Sua Palavra sempre nos confronta com a Palavra de que não devemos dizer que nosso braço conquistou nada. Nunca.
Tudo vem dEle, e em tudo Ele deve ser glorificado.
Paulo em seu maravilhoso cântico inspirado pelo Espírito, registrado em Romanos 11:33-35 declara: "Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!"
Sim, não há nada de original nem em você e nem em mim... tudo vem dEle. Quer as pessoas creiam, quer não creiam, tudo é dEle, e voltará para Ele! E sim, aquele que obedece a Sua Palavra, fazendo assim a Sua Vontade, permanecerá para sempre.
Porém, a Palavra também ensina que "quem não trabalha, não coma", e ainda trás diversas exortações aos preguiçosos, chamando-os inclusive, para irem "aprender com as formigas!"
Sim, o preguiçoso perecerá, e, por incrível que pareça, em muitas igrejas encontramos pessoas que se dizem nascidas de novo, tentando "se encostar", ou tentando ensinar e criar mecanismos de prosperidade sem a ênfase no trabalho"... Nada mais longe da revelação de Deus, e, portanto, nada mais longe da Verdade.
Em contrapartida, novamente, no texto de hoje, somos exortados a sermos diligentes, como em diversos outros textos aqui de Provérbios. Diligentes, como tratamos alguns dias atrás, são aqueles determinados, que são afiados, agudos, e que tem inclusive um "plano de negócios" como uma visão que os conduz além. Que os faz levantar e andar.
Um objetivo de vida, um norte. Que em nosso caso, SE cremos que Deus age inclusive no mundo das finanças, deve estar, necessariamente, alinhado com A Palavra. Com os valores e princípios do Reino de Deus!
Com esforço, e trabalho, pois, afinal, Jesus nos ensinou em Mateus 11:12 "Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele".
Sim, em tudo há a necessidade esforço, dedicação, determinação para que haja conquista. Fora com a preguiça! Vamos trabalhar...
Mas lembrando sempre que TUDO vem dO Senhor, e em TUDO somos chamados a confiar nEle.
Esforce-se neste dia, e ao longo de sua vida...
Faça "tudo como para o Senhor" (Colossenses 3:23)", "sabendo que nO Senhor o nosso trabalho (qualquer trabalho feito para Ele, não apenas aquele feito "na igreja", mas em toda a nossa vida) não é vão"!
Que O Espírito Santo de Deus fortaleça sua vida hoje.
Sejam suas forças renovadas, SE você crê em Isaías 40:31.
Deus abençoe sua vida! Bom dia!

Quarta feira 8 de outubro: ”O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar”.
Provérbios 12:26

Como já compartilhei neste espaço, segundo a Bíblia, justo é APENAS aquele que é feito justo em Jesus. Não há justiça própria humana que permita alguém ser chamado justo por Deus. Só em Jesus.
Mas meditando no texto, digo que não, você e eu não fomos chamados a "dar conselhos" segundo nossa própria sabedoria, mas, sim, somos chamados a ensinar o Caminho pela Palavra!
Davi no Salmo 119:105 nos ensina que a "Luz para o Caminho é a Palavra"!
Mas SE não conhecemos a Palavra, não saberemos como guiar ninguém, e neste caso, o risco que corremos é sermos chamados por Jesus de "cegos guia de cegos", como Ele falou em referência aos que deveriam ter sido transformados pela Palavra, para guiar outros.. e não foram! Leia Mateus 15:12 Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco". Paulo "bate ainda mais forte" acerca do tema em Romanos capítulo 2:17-24, quando exorta: "os que ensinam devem praticar o que ensinam"...
Mas muitos de nós se tornaram pessoas muito ocupadas. Importantes demais para separar tempo em seu dia, com "tantos compromissos", para aprofundar o que conhecem da Palavra! Para poder guiar aos demais...
E assim, muitos cristãos e/ou supostos cristãos tem sido cegados pelas trevas por não encontrarem tempo para conhecer a Luz!
Outros então dirão... "bem, neste caso é muito pesado ensinar alguém. Deixo isso para os demais, eu sou salvo, estou feliz, mas não vou me envolver nesta questão"...
Nada mais triste, nem mais longe da verdade, pois SE fomos salvos realmente, fomos para fazer a diferença na vida dos que estão ao nosso redor...
SE não sentimos esta urgência, será que realmente saímos das trevas para a Luz?
Bem, fecho com um dos meus textos favoritos, um dos mais lindos da Palavra, acerca dos últimos dias: Daniel 12:3 "Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente".
Mas você pode me perguntar o que tem isso a ver? Sábios? Não estávamos falando sobre justos?
Sim. E o próprio Jesus nos esclarece sobre o tema em Mateus 13:43 "Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça".
Sim, os justos são sábios. E, SIM, ensinam os demais no caminho da justiça.
Que neste dia, possamos cumprir esta Palavra na vida de alguém, guiando pelo Caminho e para O Caminho. Deus abençoe. Bom dia!

Terça feira 7 de outubro: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra”.
Provérbios 12:25

Quando nos cansamos demais, em exercícios físicos, nosso organismo produz endorfina para nos proteger de algum mal.
Quando somos surpreendidos com uma situação extrema, nosso organismo produz adrenalina,
Quando andamos ansiosos, nosso organismo não produz nada.
E para aquele que anda ansioso, a ansiedade lhe fará mal.
Por este motivo, Jesus nos ensina que “não devemos andar ansiosos por NADA”.
Não quanto ao que havemos de comer, nem quanto ao que havemos de vestir, nada quanto ao cuidado da vida.
Porque não?
Por que Ele mesmo promete cuidar de nós, quando o buscamos e nEle confiamos.
Quando esperamos em Sua Palavra. Quando O trazemos para nossa vida.
Ou melhor, quando trazemos nossas vidas diante dEle. Para Ele.
Bem meus queridos, eu já passei manhãs de muita angústia, após madrugadas acordado por que havia chegado o que parecia ser “o último dia de minha vida”.
Não havia saída, não havia esperança, não havia nada.
Sabe o que aconteceu? Nada do que eu havia pensado quando em angústia.
E ao longo do tempo, O Senhor me livrou...
Sabe o que posso dizer para você hoje?
“Deus é poderoso para fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o Seu poder que opera em nós”.
SE você confia nEle. SE você é Seu filho, descanse!
Ele nos está forjando quando permite passarmos por provações, ou está nos corrigindo como a filhos quando nos permite passar por dores que são consequências de decisões erradas que tomamos.
Que nesta manhã, você não ande abatido pela ansiedade...
E que esta minha breve palavra o alegre. Em Nome de Jesus...
Bom dia!

Segunda feira 6 de outubro:  “A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados".
Provérbios 12:24

Interessante a palavra "diligente" no hebraico, segundo a ferramenta "STRONG". Além da própria tradução para diligente, outra possibilidade dada ao tradutor seria "com ponta afiada", "afiado", e, claro, "diligente". Ou poderia usar ainda "o que toma uma decisão severa"...
Enfim, alguém decidido a perseverar em uma determinada posição ou projeto, pois tomou uma decisão séria de querer alguma coisa.
Assim, a mão diligente, a pessoa que trabalha decididamente, com dedicação, tem uma promessa da parte do Senhor, dada neste texto, de que será posta em posição de autoridade e/ou influência ao longo do tempo.
Enquanto que o que trabalha de maneira relaxada, inconstante, terá os piores trabalhos para fazer.
Deus através dos ensinos de Salomão no livro de Provérbios nos fala mais acerca da figura da pessoa diligente!
Ensina também que ele deve ser um planejador, e que seus planos o levarão, ao longo do tempo, à prosperidade!
Leia comigo: "Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza". Provérbios 21:5
Sim, os atuais, bem sucedidos, divulgados, e bem pagos "planos de negócio" ou se você quiser mais preciosismo, "business plan", são absolutamente bíblicos...
E quando consultores que cobram fortunas, para entre outros conselhos, dizerem que o empreendedor não deve se afastar do seu plano de negócios original para ser bem sucedido... bem, eu digo aqui, a mesma coisa, fundamentado na Palavra do Senhor e não cobro nada por isso...
Brincadeiras à parte, mas falando uma verdade absoluta, como já disse diversas vezes neste espaço, tudo o que funciona para o bem no mundo dos negócios, na vida profissional, e toda qualquer outra área da vida humana, é, necessariamente e absolutamente, bíblico. Mesmo que as pessoas não saibam... ou não creiam.
Portanto, SE você crê mesmo em Deus, SE você confia mesmo nos Seus ensinos, tanto como eu, deveria procurar por em prática tudo o que O Senhor nos ensina.
Se assim fizermos, E quando assim fizermos de forma continuada e perseverante, Ele nos prosperará, nos levará a ocupar lugares de autoridade, e nos abençoará.
Com certeza, nos chamará a testemunhar Sua bênção sobre nossa vida, para glorificar a Jesus Cristo em nós, e também nos chamará para sermos financiadores do Reino! Dizimistas. Ofertantes. Financiadores de obras sociais. Abençoadores dos que estão à nossa volta. Do pobre, da viúva, do estrangeiro.
Porque a única coisa segura na prosperidade dada pelo Senhor, é que Ele nos chama para sermos abençoadores. Para dar, semear, abençoar, socorrer. Financiar missões, missionários, igrejas, pregação do Evangelho.
Claro que sim, também nos permitirá usufruir do bem que Ele nos dá, do fruto do trabalho de nossas mãos... Isso também é bíblico...
Mas não invertamos as coisas...
Somos apenas mordomos... Tudo é dEle.
E tudo o que há aqui, que é visível, perceptível pelos sentidos, é passageiro…
O que não vemos, e nos é revelado no Espírito, é eterno. E este é o nosso foco.
Ajuste o foco, trabalhe e caminhe em diligência, e seja bênção em Nome de Jesus.
Segunda feira é um ótimo dia para iniciar a prática deste princípio.
Deus abençoe! Bom dia...
              

                                                                ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho um  outro Blog sobre profecia bíblica. Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário