domingo, 5 de outubro de 2014

MEDITAÇÕES DE 29 DE SETEMBRO A 5 DE OUTUBRO




Neste espaço do Blog do Ministério, tenho publicado meditações para a vida diária que tenho postado em meu Facebook pessoal.
Este conteúdo faz parte do que medito dia a dia, e compartilhar aqui me leva a aprofundar para minha vida pessoal a revelação quanto a estes princípios. Tem sido especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, os que passam por aqui, se Deus quiser.
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 4 de outubro: "O homem prudente oculta o conhecimento, mas o coração dos insensatos proclama a estultícia”.
Provérbios 12:23

Este texto pode parecer um paradoxo em um primeiro momento.
Afinal, conhecimento é para ser compartilhado, distribuído... ou não?
Mas, se pararmos para pensar, e avaliarmos o princípio aqui exposto em comparação com outros no mesmo livro de Provérbios, vamos perceber a eterna Sabedoria de Deus, bem como Sua coerência.
Sempre.             
Em Provérbios 4:23, lemos:  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
E ainda em  Provérbios 13:3,lemos: O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.
Aí pergunto...
Alguma vez, seja na empresa, seja na vida, você tinha domínio sobre alguma matéria estratégica ou importante, e compartilhou com alguém que não tinha o mesmo conhecimento, mas por saber que você saberia, especulou com você, roubou sua  idéia ou conhecimento e levou adiante?
Tomou seu conhecimento ou idéia, ou projeto como se fosse dele ou dela?
De tal forma que quando você chegou com o que dominava, já era “matéria de segunda mão”, ou já estava em discussão mesmo em sua ausência?
Bem, eu já vivi isso.
E aprendi que eu preciso guardar meu coração, minhas idéias , meus projetos até que seja o momento de por em prática...
Precisamos buscar sabedoria de Deus para compreender o momento de ocultar ou apresentar o que conhecemos...
Este princípio, aliás, tem sido um tema recorrente aqui nestas meditações. pois faz parte de meus valores atuais. Cansei de abrir demais a boca, pois também aprendi em Provérbios que  “quem muito abre os lábios tem perturbação” como vimos outro dia.
Mas ainda assim, as vezes antecipo. E você?
Bem, quando fazemos assim, nos aproximamos dos que, por insensatos que são, proclamam estultícia. Tolices.
Que possamos aprender com a Sabedoria de Deus, dia a dia.
Sua Sabedoria nos é disponibilizado para que possamos ir além...
Que meditemos nestes ensinamentos do Senhor, tão práticos para a vida diária, até que sejamos completamente transformados pela Sua Palavra.
Sua Sabedoria manifesta em nossas vidas fará com que Ele seja glorificado em nós.
Se as pessoas perceberem algo dEle em nós, perceberão que estivemos com Ele!
Oremos para que isso possa ser verdade em nossas vidas.
Bom dia! Bom final de semana!
Apesar das eleições amanhã, não deixe de ir congregar em sua igreja.
Mais importante que votar em quem quer que seja, é orar pelo nosso país.
Deus abençoe...

Sexta feira 3 de outubro: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer”.
Provérbios 12:22

Algo aconteceu na eternidade anterior, que nos afetou e ainda afeta, mas nem sempre paramos para refletir.
Na eternidade anterior, Lúcifer provocou uma rebelião no céu que causou um distúrbio cósmico. Pelos textos bíblicos que temos sobre o evento, podemos entender ele mentiu na prática do seu comércio, enganando e levando um terço dos anjos a seguirem sua rebelião, anjos estes que foram juntamente com ele, expulsos da presença de Deus.
Jesus falando sobre ele, disse que "nunca se firmou na verdade", e que é "mentiroso e pai da mentira".
Além disso, entrou neste sistema em que vivemos, pelo Éden, pela mentira, pois enganou Eva, que desobedeceu pelo engano, e que levou Adão a decidir pecar. Conscientemente. E toda a criação sofre até hoje.
Ou seja, a mentira não é uma "habilidade" desenvolvida pelo homem, mas si, uma manifestação do próprio satanás na vida dos que foram originalmente "criados à Imagem de Deus˜.
E que aprenderam com ele a mentir.
Segundo a Bíblia, ele seguirá ainda enganando a humanidade, como faz claramente em nossos dias, e o anticristo completará esta obra, ao enganar a muitos, durante seu reinado, "se possível até os escolhidos".
Bem, a mentira não é uma questão originariamente humana, mas uma réplica, uma associação a um sistema absolutamente contrário a Deus. Que é a própria Verdade.
Por este motivo, entre outros, a mentira é abominável a Deus.
Pensamos que mentir não é tão danoso como roubar, matar, ou fazer algo que aparentemente causa mais dano, a alguém, até por que a mentira parece não ter efeitos reais na vida das pessoas, dependendo da mentira.
Mas, por ser abominável a Deus, devemos entender que, embora não venhamos a compreender aqui todo o seu real efeito, se é abominável a Deus, devemos abomina-la em nossas vidas. Com certeza ela tem mais efeitos do que pensamos, e, convenhamos, Deus não precisa nos explicar demais por que Ele não quer algo presente em nossas vidas.
Que possamos tomar uma decisão de deixar a mentira e falar a verdade todos os dias em nossas vidas. E que quando venhamos a pecar, possamos encontrar lugar de arrependimento, em Nome de Jesus.
Vivamos na verdade. Vivamos A Verdade!
Deus abençoe. Bom dia!

Quinta feira 2 de outubro: "
"Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os perversos, o mal os apanhará em cheio".
Proverbios 12:21

Você que me acompanha há mais tempo, sabe que eu sou um dos que "amam a volta do Senhor Jesus"... Sim, eu digo Maranata!
E sempre que vejo textos como este, independente de sua aplicação para a vida diária, entendo que o cenário maior é a eternidade.
O que vem depois desta vida, que é tão passageira, e segundo a Palavra, "se esvai como um vapor", é o que realmente importa.
Os dias passam, voando, e "se a nossa esperança em Jesus se resumisse a esta curta vida, seríamos os mais infelizes dos homens" segundo Paulo ensina.
Mas naquele Dia, os que foram justificados por Jesus não serão confundidos, mas o mal sobrevirá aos que rejeitaram o amor de Deus revelado em Jesus, mas a vida eterna será manifesta aos que creem.
Ao longo de nossas vidas, poderemos passar por situações melhores ou piores, agradáveis ou difíceis, de fartura ou de aperto. De enfermidade ou de saúde, de alegria ou tristeza. De conflitos ou de paz.
Todas estas experiências são, digamos assim, "externas" e, claro passageiras.
Mas SE estamos em Cristo, temos como ter experiências da vida no Reino em nosso interior, e estas são mais altas que a exterior.
E esta vida do Reino, necessariamente se manifestará nesta vida, mas ainda assim, tudo o que diz respeito a esta vida, sempre será passageiro...
Já o que diz respeito ao Reino, efetivamente, é eterno.
Nos acompanhará para sempre.
Assim, como sempre, eu pergunto: você está em Jesus Cristo?
Foi mesmo justificado pelo sangue de Jesus?
Tem certeza de sua salvação? Mesmo?
Quanto mais vejo o que vai acontecendo ao nosso redor, e, creia, eu acompanho muita coisa, mais do que publico, percebo que o tempo para encontrar salvação em Jesus pela graça se abrevia...
Estejamos preparados!
Que Deus abençoe sua vida neste dia. Não seja "religioso", mas sim, justificado pela fé em Jesus, O Cristo. Tenha Vida, não religião.
Bom dia!

Quarta feira 1 de outubro:
"Há fraude no coração dos que maquinam mal, mas alegria têm os que aconselham a paz".
Provérbios 12:20

Um dos Nomes pelos quais Jesus é conhecido, é "Príncipe da Paz".
Somos chamados a sermos pacificadores. Aliás, Ele mesmo abençoa os que promovem a paz com uma promessa registrada em Mateus 5:9
"Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." Sim, SE somos filhos de Deus, somos pacificadores, e, SE somos pacificadores somos chamados filhos dEle...
É uma marca. É uma bênção. É um chamado.
Em II Coríntios 5:18-19 lemos: "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação".
Somos chamados a pacificar, pois recebemos o Ministério da Reconciliação. Jesus reconciliou o mundo com Deus.
Se andamos em Jesus, há em nós uma unção para isso.
Em Provérbios 18:6 "Os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca".
Se temos a Sabedoria de Deus em nós, não entramos em contenda, não semeamos a contenda, não apreciamos a contenda.
Somos os que ajudam a pacificar, a reconciliar.
Se a vida de Deus está em nós.
Que hoje, se necessário, possamos ser abençoadores, pacificadores, reconciliadores em Nome de Jesus.
Teremos grande alegria, como lemos no texto de hoje.
Esta é uma promessa de Deus para nós.
Bom dia!

Terça feira 30 de setembro: “"O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento".
Provérbios 12:19

A Palavra de Deus em seus escritos trata, muitas vezes, ou sempre, de duas dimensões simultâneas, e demonstra como elas interagem entre si.
Revela a realidade de nosso mundo aqui, o mundo natural. Fala acerca de nossas vidas, oferecendo alternativas que nos levam a lugares, situações, resultados, e destinos diferentes. Tanto circunstancialmente, ao longo de nossa existência, como ao destino eterno.
Revela também realidades espirituais. O Sistema de Deus, desde a eternidade anterior, e o sistema das trevas, desde que entrou em nosso mundo. E demonstra como nossas escolhas são influenciadas pelos ensinos, revelações e propostas vindas do mundo espiritual.
Não, não há uma luta entre Deus e o diabo, pois satanás não tem cacife para isso. Deus é Senhor e Soberano, e não há ninguém que Lhe seja comparável.
Mas há sim, uma batalha pela influência sobre a mente das pessoas.
Você e eu. Nós! ... e mesmo os que dizemos que conhecemos a Deus, através da obra de Jesus, O Cristo, pela revelação do Espírito Santo, pela Palavra. O único caminho para alguém ser recebido por Deus.
Mas, voltando, ao longo da existência, somos todos desafiados a escolher entre a verdade e a mentira. Entre a luz e as trevas. Entre a proposta de Deus, e a proposta oposta. Antagônica.
O sistema de Deus é seguro e constante. Tem lutas e vitórias. Nos chama a semear e colher. A perseverar. Radical. E ao fim, encontrar algo incomparável. A Sua Presença e todo o prazer incompreensível para a mente humana que habita com Ele. E lugares maravilhosos de vitória ao longo da vida.
O sistema oposto é rápido, e de curta duração. Tem todas as facilidades na frente, mas sem sustentação nem continuidade. Não é "radical", portanto não tem raízes... é "flexível" conforme os desejos e conveniências das pessoas... Oferece prazeres circunstanciais, de curta duração, embora reais... E ao fim, leva à morte. Com lugares de dor ao longo da vida.
Impressionante como, embora muitos saibam disso, e no fundo tenham consciência disso, fazem escolhas baseadas no curto prazo. "Amanhã a gente resolve˜... os brasileiros: "depois eu dou um jeitinho"...
Bem amigos, a Palavra do Senhor permanece para sempre, e quem faz a Sua vontade, também...
Já o que aceita outros conselhos, outros modelos, outros sistemas, mesmo que baseados em ciência humana, psicologia humana, medicina humana, sabedoria humana, mesmo que a "mais alta sabedoria humana", quando contrária à Palavra, é inspirada pela "mentira" e passará rapidamente...
Sim, o Lábio veraz é o do Senhor, mas está ao alcance de todos que possam conhecer e confessar a Sua Palavra. Palavra de Vida!
Que possamos rejeitar a língua mentirosa de uma maneira definitiva em nossas vidas, e que não se encontre em nossos lábios esta palavra, que é de morte.
Todos os dias fazemos diversas escolhas.
Que nossa escolha, hoje, seja obedecer A Palavra do Senhor!
Em Nome de Jesus...
Abraço forte! Bom dia...

Segunda feira 29 de setembro: “Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina”.
Provérbios 12:18

Sim, a ponta de uma espada produz ferimentos graves, e pode mesmo causar a morte de uma pessoa. Se alguém consegue se desviar rapidamente de um golpe de espada, que pegue de raspão, carregará uma cicatriz para o resto da vida.
Assim é a tagarelice de alguém que fala contra o próximo. Alguém que lança fofocas, ou mentiras, ou mesmo "apenas" revela segredos verdadeiros, mas fora de seu contexto original. O estrago estará feito. Talvez, definitivamente...
O "bom senso" nos deve levar a fugir da proximidade com estas pessoas. Mas por incrível que pareça, muitas pessoas tem "amigos" assim, e movidos por um sentimento de "auto flagelo futuro", que não consigo entender, prosseguem próximos o suficientes para sofrerem em breve.
Talvez por acreditarem que os tagarelas estão "apenas" dando golpes de espadas contra os outros, e isso até mesmo "parece engraçado", em um tempo de tantas formas de violência banalizada, que, óbvio, não percebem que serão as "próximas vítimas", se não é que já o foram e não sabem.
Mas o grande problema não são os outros, mas sim, eu mesmo. Neste momento do texto, direi nós...
Será que nossas palavras são iguais a uma pessoa mal treinada "brincando" com uma espada de samurai no meio de uma multidão?
Ou será que procuramos ter uma palavra que traga cura para quem está ao nosso redor?
Sim, uma palavra de nossa boca pode ter um tremendo efeito curador e terapêutico na vida de outra pessoa, e produzir cura.
Sim, apenas o uso de um "bom senso médio" no uso das palavras pode abençoar...
O que pode acontecer, então, quando falamos palavras de fé, palavras de esperança, palavras de vida, baseadas não mais no nosso "bom senso médio", mas, sim, fundamentadas na Palavra do Senhor?
Lembre ainda que o que fizermos para os outros, assim receberemos....
Jesus nos ensinou isso no Sermão do Monte: "Com a régua que medirmos, seremos medidos"...
Se suas palavras tem sido tagarelices, melhor parar e mudar imediatamente, pois no texto, Jesus promete que você sofrerá consequências da tagarelice de outros...
Se suas palavras tem produzido cura, Jesus promete que você, cada vez mais, será curado pela palavra dos outros...
A obediência à Palavra funciona como uma semeadura...
A Palavra de Deus é preciosa, pela Sabedoria de Deus ali revelada. Muitos querem convencer você que é perda de tempo ler a Bíblia, que é um livro ultrapassado e empoeirado...
Sim, muitos falam e pensam assim, mas eu digo que quem fala isso está falando da parte daquele que quer apenas "roubar, matar e destruir a sua vida"...
Mas Jesus, A Própria Palavra, veio para nos dar a oportunidade de termos vida, e vida em abundância. (João 10:10).
A opção é inteiramente nossa.
Minha reflexão hoje leva a uma exortação: dependendo da avaliação que você faça de quem são seus amigos, hoje, eu digo: Mude quem você ouve! Muita coisa vai mudar no seu dia a dia. Fazendo assim, mudará o que você fala. Mudando o que você fala, mudará o que vive!
Se feriu pessoas com suas palavras, hoje é dia de buscar o perdão delas e do Senhor.
Que Deus nos ajude neste dia a sermos sábios com as nossas palavras, em Nome de Jesus. Forte abraço e... bom dia!.


E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos. Se não sabia, também tenho um Blog sobre profecia bíblica. Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Abraço,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário