sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - ORANDO EM DIAS DE CRISE



Manhãs de domingo...
Nesta semana estamos vendo no mundo a ocorrência de cenários apocalípticos com a questão do coronavírus. Subitamente, descobrimos que em poucos dias podemos ver o caos instalado no mundo... basta alguém em um lugar remoto do planeta, fazer algo estranho como consumir uma sopa de morcegos, ou algo parecido (se é que essa é mesmo a verdade dos fatos)!
Alguns cidadãos inocentes e indefesos, até mesmo em países distantes, podem ter suas vidas afetadas dramaticamente. Até mesmo morrer, sem nem saber por que...
Diante de situações assim percebemos com mais clareza a fragilidade da vida no mundo em que vivemos. Subitamente tudo pode mudar, e a vida como conhecemos pode virar de ponta cabeça.
Minha ideia aqui é reforçar a chamada que tenho feito nesse espaço domingo após domingo. Sei que muitas pessoas vão correr para as igrejas apenas quando a ameaça for real, mas pode ser que para alguns, seja tarde demais... e assim para esses esse dia nunca chegará.
Por que você vai à igreja? Por que não vai? O que o faria ir? Qual sua explicação para você mesmo? Afinal, quem se diz cristão, mas não considera nada de especial, estar diante do Senhor em adoração, deveria rever seus conceitos. 
Digo isso porque creio que estamos assistindo a um “trailer” de dias proféticos que acontecerão logo mais à frente. Talvez estejamos mais próximos deles do que pensamos... ou não.
Meu convite é para se puder, ou enquanto podemos, saia de casa e preste um abençoado culto a Deus!
Porque Ele é digno, e porque você precisa! Se não tiver aonde ir, venha nos visitar.

domingo, 26 de janeiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - A REUNIÃO DOS SANTOS


Manhãs de Domingo...

É porque vivemos ciclos de tempo em nossas vidas que o tipo de Palavra que precisamos ouvir é de confronto e encorajamento. Para que possamos sair de “lugares” em que fomos levados pelo inimigo para esfriar espiritualmente.
E porque para sair deste “lugar” é necessário fé e força espiritual, precisamos ouvir esta Palavra pela boca de outra pessoa, porque muitos de nós tentamos explicar para nós mesmos que está tudo bem, embora não esteja. E assim, sair é mais difícil...
Porque Jesus Cristo está edificando Sua igreja justamente para que possamos nos exortar, instruir, fortalecer, amar e inspirar uns aos outros, é que precisamos congregar com ainda mais intensidade neste tempo em que vivemos.
Se você está passando por algo assim, saia de casa e vá se reunir com os irmãos hoje, para ouvir o que você precisa. Deus tem uma Palavra esperando por você!
Em todo o planeta há reunião dos santos, que saem de diversos lugares para se encontrar e manifestar a comunhão em Cristo!
Há um endereço para você encontrar com alguém em Cristo.
Se você não está passando por algo assim, saia de casa e vá reunir com os irmãos hoje, porque Deus pode querer usar a sua vida na vida de alguém.
Não vá na igreja pensando apenas em receber, mas lembre que você também vai à reunião dos santos para dar! Aliás, dar a Deus em primeiro lugar!
Deus abençoe... 

domingo, 19 de janeiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - UNIDADE NA IGREJA DE JESUS


Manhãs de domingo...

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:20 e 21

Esse é um dos meus textos favoritos da Bíblia, que nos revela que Jesus, pouco antes de ir para a cruz, orou por mim e por você, se você também “veio a crer nele" pela Palavra de Deus.
Sim, Ele viu você antes de ir para a cruz, como, creio, também me viu. E mesmo sabendo quem somos, ainda assim, Jesus foi para a cruz. 
Eu não entendo a razão de Seu amor por mim...
E Ele orou ao Pai “que a unidade entre nós”, os que cremos, com Jesus o Filho e O Senhor Deus O Pai, pelo Espírito Santo, “fará com que o mundo creia” nEle!
Se hoje o mundo não crê, entre outros motivos, é porque não conseguimos andar plenamente nessa unidade... Como compartilhei recentemente aqui na igreja, meu entendimento é que Ele quer que façamos a nossa parte.
Comecemos em não criticar quem não congrega, mas por decidir congregar.
Não criticar quem não se envolve, mas decidir se envolver.
Não criticar quem não se preocupa com os irmãos, mas decidir fazer parte.
Mas, claro, também precisamos encorajar os que não fazem o que deveriam fazer, a fazer!
Criticar, não. Encorajar, sim! 
Afinal, precisamos todos obedecer a vontade de Jesus expressa em Sua oração ao Pai, se é que somos dEle. Precisamos ser um. 
Uns com os outros, um com Ele, em Nome de Jesus.
Sim, não somos melhores do que ninguém, muito pelo contrário, mas se Ele nos chama para sermos um com Ele, como podemos rejeitar um convite assim?
Saia de casa, e congregue. Faça parte de uma igreja local. 
Faça a diferença na vida de alguém. Sirva!
Em Nome de Jesus!

sábado, 11 de janeiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - A EQUAÇÃO DA SALVAÇÃO


Manhãs de Domingo...
Bem amigos, hoje trago algo diferente aqui, para sua reflexão.
Há algum tempo venho aprofundando uma convicção de que o Senhor espera que venhamos a aprofundar o conteúdo bíblico que fundamenta o que cremos.
Meu convite é para você perceber o quanto assuntos fundamentais da Palavra tem muitas outras informações adicionais “espalhadas” pelas Escrituras, e uma busca diligente nos oferecerá acesso a muito mais conteúdo do que aparece “apenas” em um único verso.
Para provar minha “tese”, compartilho aqui o que estou chamando de “equação da salvação” apenas para ilustrar o que digo. Apresento uma “soma” de textos bíblicos em torno do fundamento da salvação eterna, pela graça, por meio da fé, exclusivamente em Jesus, O Cristo.
Destaco os textos em cores diferentes para que você encontre o mesmo resultado que eu, se consultar em sua Bíblia. Sim, A Palavra de Deus que nos apresenta o plano de salvação da parte de Deus em Jesus Cristo, pelo Espírito Santo, é poderosa para tocar os corações!
Além de compartilhar isso, faço novamente aquele convite persistente: nesse domingo, saia de casa e vá a um endereço em que a Bíblia é pregada pelo poder do Espírito Santo, para que você cresça em conhecimento e fé. E que O Senhor Deus abençoe os seus estudos!
E, claro, se não tiver aonde ir, e estiver por perto, venha nos visitar...

SEGUE A EQUAÇÃO E O TEXTO FINAL COMBINANDO OS TEXTOS:
João 5:24-29+Romanos 10:8-11+João 3:16-18+Efésios 2:4-10+Marcos 1:14+I Coríntios 15:3-6

“Em verdade, em verdade vos digo que o tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho: Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus, que amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Cristo, que morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Quem ouve a minha palavra, a palavra da fé que pregamos, e com a sua boca, confessa Jesus como Senhor, e crê naquele que O enviou, e em seu coração crê que Deus O ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Não de obras, para que ninguém se glorie, para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna, tem a vida eterna, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos - por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo - ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, porque criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andassem nelas, para a ressurreição da vida, pois quem nele crê não é julgado - não entra em juízo, mas passou da morte para a vida e tem a vida eterna; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo pois o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus, que apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem...

... mas que ainda em nossos dias continua Se revelando aos que O buscam. Ele faz isso através dos que nEle creem, que são usados pelo Espírito Santo para a pregação do evangelho de Jesus Cristo! Até que Ele venha... em breve! Maranata!

EXPLICANDO: A “EQUAÇÃO” FOI MONTADA SOBRE ESSE TEXTO BASE, EM PRETO...

“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” João 5:24-29

... E ADICIONEI ESSES TEXTOS, PRESERVANDO SUAS CORES NO TEXTO FINAL ACIMA:

Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Romanos 10:8-11

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:16-18

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -- pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:4-10

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. Marcos 1:14

Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. I Coríntios 15:3-6

sábado, 4 de janeiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - TEMPOS DE MUDANÇA LOGO À FRENTE



Manhãs de domingo...
Mal começou o ano de 2020 e muitos percebem, cada vez mais, cenários supostamente apocalípticos ao redor. Tragédias climáticas, políticas, ameaças de guerras, crises.
Lembramos que, subitamente, o caos pode ser instalado no mundo. Ou não...
Afinal, basta alguém se mover pelas sombras e decidir que é hora de agir!
E percebemos a fragilidade da vida em nossa sociedade contemporânea, pós-moderna, digital, quântica, líquida ou qualquer outra que seja a terminologia que você queira adotar para definir o que somos hoje. Ou no que nos tornamos... e estamos nos tornando!
Dependentes de pessoas e coisas de que desconhecemos o poder e a influência.
Dependentes dos efeitos da tecnologia, sujeitas a fatores climáticos incontroláveis. Dependentes de um mundo em transformação a cada dia. Caminhando para onde?
Mas ainda hoje, a cada domingo ainda podemos entender o impacto nas vidas da igreja de Jesus ainda aqui nesse mundo. Afinal, ainda temos liberdade de reunião em muitos países. Embora em outros tantos, já não mais.
Sim, milhões de pessoas nem percebem, mas irão a milhares de endereços e encontrarão pastores, líderes, músicos, adoradores, ministros, intercessores, diáconos, professores de EBD, equipes de suporte e apoio, técnicos de vídeo e som, equipes de manutenção...
Deveriam perceber o impacto de bênção que tudo isso traz, e valorizar o que tem, porque em algum momento futuro, breve, tudo isso não mais estará disponível para os que buscam.
Pelo menos não da maneira atual.
Sim, é uma grande bênção, podermos nos reunir e contar com todos que servem, e quando todos se movem em conjunto, sob a unção do Espírito, e tudo funciona como Corpo!
É uma maravilha poder buscar respostas, direção, palavra, oração...
Assim, todos são abençoados, edificados, transformados, e O Seu Nome é glorificado!
Mas em algum dia, no futuro logo ali, na frente, não vai mais ser assim. Estamos assistindo a um “trailer”, uma “amostra grátis”, dos dias proféticos que acontecerão logo mais à frente. Talvez estejamos mais próximos deles do que pensamos... ou não?
Você está preparado para viver os últimos dias quando eles realmente chegarem?
Saia de casa, aproveite que há diversos lugares de reunião disponíveis, e preste um abençoado culto a Deus! Mas também busque ensino sobre os últimos dias e a volta de Jesus.
Talvez ainda não sejam esses dias que estamos vivendo, mas poderiam ser! Serão?
Você está preparado? Deus abençoe...

Haroldo Maranhão