sábado, 4 de novembro de 2017

SER INTEIRO, OU CARA METADE?

Cara metade, metade da laranja, tampa da panela...
Isso existe? É verdade?
Bom... eu creio que uma das piores coisas vindas do mundo foram estes conceitos.
Estas afirmativas, subliminarmente, mandam para as pessoas o recado de que existe apenas uma pessoa que vai fazê-la feliz, ou seja, esta suposta outra metade.
Que supostamente, se adapta perfeitamente a alguém.
E que, quem encontrou esta outra metade, é feliz. Sortudo.
Ou, melhor, no mundo “gospel”, é um abençoado!
Mas quem não estiver feliz, e estiver casado, corre o risco de ter casado com a metade errada.
E que a saída será... aguentar firme até o fim da vida com a pessoa “errada”.
Ou, cometer a asneira de pedir divórcio... Para piorar tudo ainda mais...
Assim, pare para pensar comigo: será que isso é mesmo bíblico?
Uma cara metade? Será que é verdade?
No início da Criação, Deus, quando se relacionava pessoalmente com o homem, antes do pecado, estabeleceu um limite: Gênesis 2:16-17

"E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás".

Esta ordem foi dada a Adão, quando ele ainda estava só no Jardim do Éden.
Neste tempo, o homem estava junto com Deus, dando nome para os animais, participando da Criação com Deus. Estava só, mas não sentia falta de ninguém.
Ou seja, o homem foi criado pleno em si mesmo. Em Deus.
Na presença de Deus. Em comunhão com Deus.
Na verdade, foi Deus quem decidiu que o homem precisava de companhia.
Não foi o homem quem pediu, ou sentiu necessidade.
Ele estava pleno... Completo.
Seguindo no texto de 18-23, lemos:

"Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne".

Por algum motivo, não revelado, o homem não passou adequadamente as instruções de Deus para a sua mulher, ou ela não quis cumprir tudo o que o marido lhe ensinou.
Digo isso por que, quando a serpente apareceu, a turbulência maligna causada por sua presença fez com que Eva fosse enganada, por não poder nem mesmo repetir com exatidão as palavras dadas por Deus, e repetidas a ela por Adão.
“Não podemos comer, NEM TOCAR” foi a resposta de Eva em Gênesis 3:3, diferente do que Deus falou em Gênesis 2:16 e 17, antes da criação da mulher, como já falei mais acima.
Adão, por decisão pessoal, aceitou o que Eva lhe ofereceu, e ao comerem, ou fazerem uso do que não deveriam fazer, ambos morreram, no sentido de que, por transgredirem, foram separados de Deus pelo pecado.
E por morrerem espiritualmente pelo pecado, foram destituídos da glória de Deus, e foram em seguida, expulsos do Jardim. E morreram naquele dia, pois Adão morreu aos 935 anos, e como sabemos, “para O Senhor um dia é como mil anos...”
E quando foram expulsos da comunhão com Deus, tornaram-se seres incompletos.
SIM! SERES INCOMPLETOS!
E desde então, a única forma de pessoas se tornarem completas, é com o retorno ao acesso à presença de Deus. Nenhuma pessoa pode completar ninguém, ninguém pode fazer alguém feliz, nem pode fazer alguém pleno.
SOMENTE A COMUNHÃO COM DEUS, OBTIDA PELO ESPÍRITO SANTO, ATRAVÉS DO PODER DO NOME, DO SANGUE E DA VIDA DE JESUS CRISTO, pode fazer alguém completo.
Veja o ensino de Paulo: I Tessalonicenses 5:23-24

"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará".

A palavra “íntegro” usada neste texto, é a palavra grega ὁλοτελής (holotelēs), cuja tradução poderia ser absolutamente completo, ou absolutamente perfeito.
PLENO!
Esta palavra deriva de outra, ὅλος holos hol'-os,  que significa pleno, todo, ou seja, completo.
Só podemos ser íntegros, plenos, e todos estes conceitos fazerem plenamente sentido em nós, quando o MESMO DEUS DA PAZ NOS SANTIFICAR EM TUDO.
Nos santificar, ou separar em tudo, ou de tudo. Nos separar para Si.
Apenas neste momento, temos novamente a possibilidade de  nos tornarmos novamente plenos. Crescendo na Graça e no conhecimento do Senhor.
O relato de Caleb tem o mesmo conceito. Embora não apareça no texto a palavra INTEIRO, que não foi traduzida literalmente para o português, está lá, no original hebraico, em Josué 14:8-14

“Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, (INTEIRO) porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus. Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir (INTEIRO - observação minha) o SENHOR, meu Deus. Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir (INTEIRO - observação minha) o SENHOR, Deus de Israel.

O original em hebraico é מלא מלא (mâlê). Esta palavra significa ser PLENO na mais ampla aplicação, incluindo ainda a possibilidade de tradução para consagrado, preenchido, cercado, satisfeito, ajustado, e outras ainda.
Portanto, Caleb foi o líder que foi, por que plenamente, por INTEIRO, se dedicou a buscar ao Senhor. Pleno de si mesmo… completo.
Ou seja, o problema do seu relacionamento talvez não seja seu cônjuge.
O problema está em que, eventualmente, vocês dois estão buscando ser felizes, supridos e completos, pelo outro. O que é claramente uma falsa expectativa.
Sensação de plenitude é algo que nunca poderá ser definitivamente suprido pelo seu companheiro.
A verdade bíblica é que isso só é possível em Deus…
Se você for pleno em Deus, pleno do seu Espírito, do seu interior fluirão rios de Água Viva, e várias outras coisas abençoadoras para quem estiver com você, como por exemplo, as manifestações do Fruto do Espírito de Gálatas 5:22.
Você terá alimento para dar. Terá vida para dar. Saúde, alegria, paz, comunhão...
A vida de Deus transbordará de você, e se ambos estiverem assim, DUAS PESSOAS PLENAS vão CAMINHAR JUNTAS.
E SERÃO OS DOIS, AO CASAREM E MANTEREM RELAÇÕES SEXUAIS, UMA SÓ CARNE.
Como era o plano de Deus no texto que publiquei no início. Este conceito é o que confunde as pessoas. O fato de nos tornarmos uma só carne, não quer dizer que antes éramos “meia carne”. Na matemática divina, UM MAIS UM É IGUAL A UM DIFERENTE.
Um homem inteiro, mais uma mulher inteira, é igual  a um casamento inteiro.
Pleno. Completo. 
E sim, aliás, em Deuteronômio 32:30, lemos que, com o Senhor a Rocha, "um perseguirá a mil, dois a dez mil!" O potencial de conquista é maior em dois! Mas biblicamente, claro está que uma pessoa solteira, divorciada ou viúva, pode e deve ser PLENA. Sem depender de mais ninguém.
O poeta estava redondamente errado ao dizer que “é impossível ser feliz sozinho”.
Frase típica de lavagem cerebral subliminar. E muitas de nossas músicas têm muito disso.
Pode prestar atenção em quantas bobagens já cantamos...
Esta era uma opinião dele, do compositor desta canção, pelo fato de não conhecer a Jesus.
Não é verdade! Bem, pelo menos para nós que conhecemos A Palavra, NÃO PODE SER!
Somos chamados a buscar diligentemente esta plenitude em Deus!
E temos em Jesus o maior exemplo de uma pessoa solteira com uma vida absolutamente plena. Marcante. Frutífera. Histórica.
E esta vida está disponível a todos nós, nEle! Pela Palavra. Pela fé.
Que Deus nos abençoe a sermos pessoas completas, plenas em Deus, quer estejamos solteiros, casados, divorciados, ou viúvos, em Nome de Jesus.
Que estejamos todos em Cristo.
Deus abençoe...


Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário