sábado, 11 de abril de 2020

A CRONOLOGIA DA PÁSCOA DO SENHOR



Bem vindos novamente ao Blog do Ministério!

Para celebrar a Páscoa do Nosso Senhor, compartilho aqui um trabalho que organizei, para facilitar sua compreensão da cronologia da crucificação, ressurreição e volta de Jesus Cristo! 

Aproveite esse final de semana (ou mesmo qualquer outro tempo em que você tenha contato com esse texto) para ler, meditar, e acompanhar os últimos momentos do Senhor nessa terra, e, principalmente, na perspectiva que vivemos de que em breve Ele vai voltar!

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Esse texto do post foi construído apenas com textos bíblicos literais e originais, tomando como base, como fio condutor que adotei para essa narrativa, o do evangelho de Mateus.

Todos os demais contornos da narrativa são com textos dos demais evangelhos, bem como das cartas cartas apostólicas, com suas respectivas referências destacadas.

Deixe o Espírito Santo falar ao seu coração. Revelar a Jesus Cristo. Deus abençoe!


JOÃO 12:1-2
Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa.
                                                                      
JOÃO 12:12-13
No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!

MATEUS 26:1-28:10
Tendo Jesus acabado todos estes ensinamentos, disse a seus discípulos: Sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se-á a Páscoa; e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado. Então, os principais sacerdotes e os anciãos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, chamado Caifás; e deliberaram prender Jesus, à traição, e matá-lo. Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.

MARCOS 14:1-2
Dali a dois dias, era a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos; e os principais sacerdotes e os escribas procuravam como o prenderiam, à traição, e o matariam. Pois diziam: Não durante a festa, para que não haja tumulto entre o povo.

No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa? E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos. E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa.

MARCOS 14:12
E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando se fazia o sacrifício do cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: Onde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a Páscoa?

LUCAS 22:7-8
Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos.

JOÃO 13:1-5
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

JOÃO 13:12-15
Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

MARCOS 14:17
Ao cair da tarde, (DO PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS PÃES ASMOS) foi com os doze. Quando estavam à mesa e comiam, disse Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo, me trairá.

Enquanto comiam, (COMERAM A PÁSCOA À NOITE NA VÉSPERA DA FESTA DOS PÃES ASMOS) tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.

LUCAS 22:14-20
Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.

E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

Então, Jesus lhes disse: Esta noite, (MAS JÁ ERA O INÍCIO DO DIA SEGUINTE, A PÁSCOA) todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas". Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.

MARCOS 14:30
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes.

JOÃO 13:38
Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.

LUCAS 22:39-40
E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam. Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.

Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.

Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, (NAQUELA MESMA NOITE) um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo.

JOÃO 18:1-2
​Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do ribeiro Cedrom, onde havia um jardim; e aí entrou com eles. E Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus ali estivera muitas vezes com seus discípulos.

MARCOS 14:30
E logo, falava ele ainda, quando chegou Judas, um dos doze, e com ele, vinda da parte dos principais sacerdotes, escribas e anciãos, uma turba com espadas e porretes.

LUCAS 22:47-48
Falava ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamado Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar. Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?

Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam. E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha. Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão. Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder? Naquele momento, disse Jesus às multidões: Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? Todos os dias, no templo, eu me assentava [convosco] ensinando, e não me prendestes. Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.

JOÃO 18:12-14
Assim, a escolta, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus, manietaram-no e o conduziram primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano. Ora, Caifás era quem havia declarado aos judeus ser conveniente morrer um homem pelo povo.

E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás (NAQUELA MESMA NOITE), o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos.

LUCAS 22:54
Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.

Mas Pedro o seguia de longe até ao pátio do sumo sacerdote e, tendo entrado, assentou-se entre os serventuários, para ver o fim. Ora, os principais sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam algum testemunho falso contra Jesus, a fim de o condenarem à morte. E não acharam, apesar de se terem apresentado muitas testemunhas falsas. Mas, afinal, compareceram duas, afirmando: Este disse: Posso destruir o santuário de Deus e reedificá-lo em três dias. E, levantando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu. Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia! Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte. Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu!

Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu. Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem. Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo. (O GALO CANTOU NA MADRUGADA DAQUELA MESMA NOITE).

LUCAS 22:61-62
Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.

LUCAS 22:66-67
Logo que amanheceu, reuniu-se a assembleia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas, e o conduziram ao Sinédrio, onde lhe disseram: Se tu és o Cristo, dize-nos.

MARCOS 15:1
Logo pela manhã, entraram em conselho os principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio; e, amarrando a Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos.

JOÃO 18:28-29
Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa. Então, Pilatos saiu para lhes falar e lhes disse: Que acusação trazeis contra este homem?

Ao romper o dia (O DIA SEGUINTE), todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; e, amarrando-o, levaram-no e o entregaram ao governador Pilatos. (JUDAS SE ENFORCOU NESSE DIA)
Jesus estava em pé ante o governador; e este o interrogou, dizendo: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes. E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Então, lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador.

LUCAS 23:6-7
Tendo Pilatos ouvido isto, perguntou se aquele homem era galileu. Ao saber que era da jurisdição de Herodes, estando este, naqueles dias, em Jerusalém, lho remeteu.
Lucas 23:11-12
Mas Herodes, juntamente com os da sua guarda, tratou-o com desprezo, e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos. Naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos se reconciliaram, pois, antes, viviam inimizados um com o outro.

Ora, por ocasião da festa (DA PÁSCOA), (AINDA NO MESMO DIA SEGUINTE) costumava o governador soltar ao povo um dos presos, conforme eles quisessem.

MARCOS 15:6
Ora, por ocasião da festa, era costume soltar ao povo um dos presos, qualquer que eles pedissem.

Naquela ocasião, tinham eles um preso muito conhecido, chamado Barrabás. Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado. E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás! Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém cada vez clamavam mais: Seja crucificado! Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco! E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
Logo a seguir, os soldados do governador, levando Jesus para o pretório, reuniram em torno dele toda a coorte. Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate; tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus! E, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça. Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado (AINDA NO DIA SEGUINTE).
E, chegando a um lugar chamado Gólgota, que significa Lugar da Caveira, deram-lhe a beber vinho com fel; mas ele, provando-o, não o quis beber. Depois de o crucificarem, repartiram entre si as suas vestes, tirando a sorte. E, assentados ali, o guardavam. Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. E foram crucificados com ele dois ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda. Os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele. Confiou em Deus; pois venha livrá-lo agora, se, de fato, lhe quer bem; porque disse: Sou Filho de Deus. E os mesmos impropérios lhe diziam também os ladrões que haviam sido crucificados com ele.
Desde a hora sexta até à hora nona, (PROVAVELMENTE FOI CRUCIFICADO ANTES DO MEIO DIA - DO DIA SEGUINTE) houve trevas sobre toda a terra (DESDE O MEIO DIA ATÉ AS TRÊS DA TARDE QUANDO JESUS MORREU). Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Ele chama por Elias. E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber. Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

MARCOS 15:33-37
Chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. À hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Vede, chama por Elias! E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a na ponta de um caniço, deu-lhe de beber, dizendo: Deixai, vejamos se Elias vem tirá-lo! Mas Jesus, dando um grande brado, expirou.

LUCAS 23:44-46
Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.

Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus. Estavam ali muitas mulheres, observando de longe; eram as que vinham seguindo a Jesus desde a Galiléia, para o servirem; entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu.
Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus. Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus.

MARCOS 15:42-43
Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

Então, Pilatos mandou que lho fosse entregue. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou. Achavam-se ali, sentadas em frente da sepultura, Maria Madalena e a outra Maria.

LUCAS 23:50-56
E eis que certo homem, chamado José, membro do Sinédrio, homem bom e justo (que não tinha concordado com o desígnio e ação dos outros), natural de Arimatéia, cidade dos judeus, e que esperava o reino de Deus, tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus, e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado. Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento".

No dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus e, dirigindo-se a Pilatos, disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei. Ordena, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, para não suceder que, vindo os discípulos, o roubem e depois digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e será o último embuste pior que o primeiro. Disse-lhes Pilatos: Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta.
No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

MARCOS 16:1-2
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo.

LUCAS 24:1-4
Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes.

E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo! E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.

MARCOS 16:9-11
Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana,

CEDO (FERRAMENTA STRONG GREGO E HEBRAICO)
πρωι proi de 4253 ;; adv 1) de manhã, cedo 2) a quarta vigília da noite, das 3 horas da manhã até as 6 horas aproximadamente

apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. E, partindo ela, foi anunciá-lo àqueles que, tendo sido companheiros de Jesus, se achavam tristes e choravam. Estes, ouvindo que ele vivia e que fora visto por ela, não acreditaram.

E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá me verão.

LUCAS 24:13
Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.

MARCOS 16:12-15
Depois disto, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo. E, indo, eles o anunciaram aos demais, mas também a estes dois eles não deram crédito. Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

Lucas 24:44-50
A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus.

Atos 1:10-11
E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.

I Coríntios 15:1-19
​Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.

Atos 2:1-4
​Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Atos 2:14-21
Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Atos 2:46-47
Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

E DESDE ENTÃO, É ASSIM QUE ACONTECE DIA A DIA, EM TODAS DENOMINAÇÕES E COMUNIDADES NÃO DENOMINACIONAIS QUE CREEM NO MESMO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, O ÚNICO, ATÉ NOSSOS DIAS... E ATÉ AQUELE DIA!

I Tessalonicenses 4:16-18
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Apocalipse 22:1-5
Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 22:20-21
Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!

A graça do Senhor Jesus seja com todos.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

AMIGOS QUERIDOS NO ALFA E ÔMEGA

Aproveitando que muitas pessoas estão passando horas a mais em casa, e em seu tempo livre buscam algo para crescimento pessoal, queremos dar a nossa contribuição!
Reunimos ministrações preciosas de amigos queridos, que estiveram pregando aqui ao longo dos anos. Tenho certeza que serão uma grande bênção para sua vida!
Confira:

ANDRÉA VARGAS

A primeira vez que ela esteve aqui, conosco, em março de 2018. Palavra tremenda, com mais de 19.000 visualizações aqui no canal: Invisibilidade

A segunda vez, em setembro de 2018. Uma palavra preciosa, mas ainda pouco conhecida da maioria: Projeto Igreja

A terceira, de junho de 2019, com mais de 6.000 visualizações aqui no canal. Uma palavra muito sábia que vai levar você a um lugar de confronto interior: De quem é seu coração

E a mais recente, em dezembro de 2019: Paciência

LUCA MARTINI

A primeira vez que ele esteve aqui conosco, faz um ano! Foi em março de 2019. Palavra preciosa sobre a igreja: A cidade sobre o monte

A segunda vez foi em novembro de 2019. Jesus nossa esperança 

E a mais recente foi agora, em março de 2020, já em nosso novo endereço, mas em um culto quando não podíamos mais ter nossos irmãos presentes por determinação do governo. Uma palavra muito bem contextualizada, como o Luca consegue trazer muito bem: Coronavírus na época de Jesus

Tenho certeza que Deus vai falar ao seu coração, e abençoar a sua vida!

Fúlvia & Haroldo Maranhão

sábado, 15 de fevereiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - TUDO NOVO!



Manhãs de Domingo...
O evangelho de Jesus Cristo, em sua essência diz respeito a novidade de vida. Não se trata de, em alguma encruzilhada da vida, optar por uma direção, e seguir em frente na mesma estrada... Não!
A salvação em Cristo diz respeito a pegar O retorno da estrada da vida, por arrependimento, e mudar de mão de direção na estrada. Na verdade, mudar de Caminho! Mudar tudo.
Não é nossa a responsabilidade de mudar tudo. O Senhor, pela Palavra e pelo Espírito, a partir de nossa conversão, opera em nós uma transformação interior, de dentro para fora, poderosa de tal maneira que não somos mais os mesmos, mas novas criaturas!

“Assim, se alguém está em Cristo é uma nova criatura. As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. II Coríntios 5:17

Sim, isso é conversão, transformação, regeneração. Isso é “passar da morte para a vida”!

“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. João 5:24

E esta deve ser a experiência de todo aquele que se diz cristão. 
Sem esta experiência interior, a pessoa no máximo se transformou em “evangélico”, ou “religioso”, o que não tem poder para  salvar ninguém. É a partir desta experiência que ao longo da vida com Cristo podemos, e devemos, experimentar tempos de renovação. Em todas as áreas.
Todos nós somos chamados a experimentar isso em Jesus Cristo, pois assim vamos demonstrar que somente Ele pode fazer tudo novo em nós, os que nEle cremos.
Para viver isso, a partir da conversão, precisamos congregar em algum lugar que pregue a Palavra de Deus, onde haja comunhão entre irmãos, presença do Espírito Santo. Se você não tem aonde ir, venha nos conhecer. O tempo se abrevia, e eis que vem o Dia em que sim, de maneira definitiva, Ele fará novas todas as coisas!

“E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”. Apocalipse 21:5

Por enquanto, é tempo de arregaçar as mangas e trabalhar.
Deus abençoe!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

CARTA ABERTA A PASTORES E LÍDERES



CARTA ABERTA A MEUS IRMÃOS PASTORES

Caros colegas de chamado, sejam líderes, pastores, bispos, apóstolos. Aqui não importa qual a maneira que sua denominação ou comunidade define seu ministério.
O que me importa é que se você é líder de alguma expressão da Igreja Única, Verdadeira, Invisível e Indivisível de Jesus, O Cristo, é com você que eu desejo compartilhar esse texto.
Não importa quem eu sou, mas sim que, como um pastor da igreja de Jesus, pela Sua graça, oro para que essa minha mensagem seja bênção para sua vida.
Há algumas semanas venho lutando para “criar coragem” e compartilhar um entendimento que creio ser da parte de Deus para abençoar muitos irmãos, e contribuir com suas reflexões, ou até trazer respostas, dependendo do momento de cada um ao ler essa carta.
Vivemos dias em que cada vez mais é difícil estar na posição em que estamos, buscando em oração, sabedoria e revelação pelo Espírito Santo unção para pregar, para cuidar das ovelhas do Senhor Jesus “como quem vai prestar contas”, mesmo em meio a todos os conflitos de um mundo no qual parece que a cada dia ficamos mais “fora de lugar”.
Vivemos dias em que a perseguição “velada” ao evangelho começa a subir de tom aqui no ocidente, e muitas vezes precisamos até explicar um pouco a mais o que significa ser o que somos e fazer o que fazemos. Como que se precisássemos apresentar nossos extratos bancários e declaração de contadores para deixar claro que não estamos aqui para enriquecer às custas do evangelho, mas para servir. Pagando o preço do chamado.
Vivemos dias em que a perplexidade da alma transborda em nossos corações quando vemos supostos irmãos que dizem supostamente seguir o mesmo Jesus Cristo que seguimos, expondo publicamente uma vida que se já é difícil reconhecer como a de um cristão genuíno, muito mais o será como um líder na Sua Casa.
Vivemos dias em que somos confrontados pelo “evangelho de resultados”, medido pela arrecadação de dinheiro, pelo número de pessoas que fazem parte do rebanho ou pela influência traduzida pelo número de seguidores nas mídias sociais.
Vivemos dias em que parece que ter recursos para pagar uma viagem de avião, hospedagem e inscrição para determinados eventos, seminários, encontros, congressos ou semelhantes pode ser nossa única chance de receber a “última unção poderosa para esse tempo”, ou “a chave da colheita para os últimos dias”. E quem não tem os recursos, e não pode pagar para estar presente e receber algo supostamente da parte de Deus, mais claro ainda está que lhes falta a bênção, a unção, ou, para tantos, a manifestação do amor de Deus em suas vidas!
Mas também vivemos dias em que a vida de irmãos sinceros e poderosos, bem sucedidos em colheitas de almas, seus frutos para a eternidade e influência na sociedade nos confrontam também, mas de um jeito bom. Observamos como tal irmão é abençoado e útil a Deus e ao Reino se comparado com nossos resultados, e desejamos seguir essa inspiração.
E pagamos o preço, trabalhamos duro, oramos, jejuamos, cuidamos das pessoas, nos alegramos com as conversões, libertações e curas, e glorificamos a Deus por todas essas vitórias. Mas também sofremos com ingratidão e incompreensão, além do que erramos, pecamos, não conseguimos atender expectativas, falhamos. Passamos situações que a maioria não imagina. Sofremos a pressão da administração dos recursos da igreja, das contas, dos compromissos, e, claro, do sustento de nossas próprias casas.
Lutamos contra o pecado, contra a carne, contra os demônios, contra a política denominacional, contra lobos em pele de cordeiros. Joio em  meio ao trigo. Por isso tantos sofrem, sucumbem, desistem, e, tragédia das tragédias dos últimos dias, se suicidam!
Lutamos pelos nossos casamentos, filhos, líderes mais próximos. Pelos novos convertidos...
Só quem vive o que vivemos sabe o que se passa na mente nas madrugadas em que perdemos o sono, tentamos orar e vem a sensação que Deus não nos ouve, porque até parece estar distante de nós, abençoando os que merecem ser abençoados, e parece que não somos nós. Porque no fundo, sabemos mesmo que não merecemos. Só pela Sua Graça!
Diante desse cenário e sentimentos que, imagino, possam fazer parte de alguma maneira do que vai em seu coração, quero propor algumas considerações para sua avaliação.
Não sou o dono da verdade, mas sinto no meu espírito que esses questionamentos sinceros podem estar em muitos corações, e merecem respostas. Se não é seu caso, glória a Deus!
Não estou dizendo “assim diz o Senhor”, mas fazendo uso de minha capacidade de pensar, quero ter uma visão crítica do cenário que se apresenta, e fundamentar em princípios das Escrituras. Mas além disso, também tenho as minhas experiências no ministério pastoral, e na vida, herança espiritual de meus pais e antepassados cristãos, e assim creio poder contribuir para sua reflexão.
Penso que um grande risco que corremos é ter como parâmetro de nossa auto avaliação a observação para comparação com outros ministérios visíveis, prósperos e numerosos.
E pergunto: será que é isso mesmo que devemos fazer? Será que fomos todos chamados para viver as mesmas experiências, ter os mesmos resultados, alcançar o mesmo número de pessoas, da mesma maneira?
Meu querido, minha querida, como provavelmente você já ouviu, e até pregou, somos únicos!
Deus os chamou com suas características pessoais, dons, talentos, qualidades, recursos, instrução, condição social, família e tempo de convertido. E defeitos, limitações, problemas.
Creio que Deus lhes deu dons na mesma maneira que concedeu os talentos registrados na parábola de Jesus em Mateus 25:14-30 e na parábola das minas, em Lucas 19:11-27.
Ambas passagens são absolutamente semelhantes nos princípios do Reino dados por Jesus.
Fica claro que Ele concedeu recursos diferentes para cada um de nós, segundo a nossa capacidade. Não segundo o sistema de avaliação de capacitação do mundo, que é “do que se vê”, mas segundo a Sabedoria e propósito dEle, que leva em consideração os nossos corações!
Não se compare com ninguém segundo os valores do mundo, e muito menos segundo valores do “mundo gospel”, mas busque no seu interior quais são seus dons e talentos que o distinguem dos irmãos ao redor.
Esses são seus recursos ministeriais, tesouros do Pai depositados em você para a glória dEle.
Não, você não precisa necessariamente comprar os livros ou fazer o seminário internacional sobre “dez passos para sucesso ministerial”, ou “quinze níveis para crescimento da igreja”, ou qualquer outro  “coach” ou semelhante, que apresenta (vende?) estratégias de sucesso pelas quais irmãos nossos foram bem felizes no que conquistaram. Não!
Em muitos casos, a experiência deles será como uma armadura de Saul para você porque não é “seu número”. Não faz parte dos recursos que Deus tem preparado para seu chamado e ministério. Você não é o irmão ou irmã que viveu a experiência e escreveu o livro!
Você é único (a)!
Não adianta tentar copiar estratégias humanas de crescimento de igreja porque nem mesmo na Bíblia vamos encontrar algo assim. Veja que a maneira pela qual o Apóstolo Paulo  encorajava os irmãos da época, e portanto nos encoraja a fazer ainda hoje, é “sermos seus imitadores como ele foi imitador de Cristo!”
Nosso modelo é O Senhor Jesus!
Mas, claro, somos chamados a imitar a fé, a esperança, a oração, a vida espiritual de irmãos bem sucedidos na carreira, mas a estratégia de crescimento ou aparente sucesso ministerial é única. Pessoal. Associada à comunidade ou país em que viveram. Época em que viveram. Condição social ou espiritual da comunidade local.
Nada nos assegura que se reproduzirmos algumas dessas estratégias alcançaremos resultados duradouros e aqui, além disso, há um truque do maligno para tentar nos desanimar.
Se Deus chamou um irmão para uma grande colheita de almas, outro para um ministério marcante de oração para preparar o caminho das igrejas de seu país, outro para desenvolver uma adoração profunda que gere cânticos poderosos para abençoar irmãos até em outras nações, outro com ênfase em ensino, trazendo revelação profunda sobre temas bíblicos importantes para a vida cristã, outro com foco em missões, pergunto: como compararíamos uns com os outros?
Número de pessoas que fazem parte da igreja?
Quantidade de canções abençoadoras compostas?
Tempo total de oração dispendido?
Quantidade de livros e apostilas compartilhados?
Alcance missionário transcultural?
Veja que cada pastor dessas igrejas será considerado bem sucedido ou mal sucedido dependendo da maneira que for comparado com as demais, e do critério da comparação.
Ainda assim, se O Senhor chamou um irmão para colher cem mil almas e ele colheu “apenas” noventa e nove mil, enquanto chamou um irmão para colher cem almas e este colheu cento e vinte, pelo princípio da proporcionalidade espiritual do Reino que encontramos na parábola de Jesus, esse terá feito mais que o primeiro! Mas quem olha apenas números terá outra impressão...
E assim com as canções, com os livros, com as experiências de oração, missões.
Assim que meu ponto nessa carta aberta é propor a sua reflexão sobre qual a nossa referência para uma comparação. E ainda mais, considerar porque normalmente fazemos uma comparação com o que nos é desfavorável.
Pergunto então: Por que não sair dessa cilada do maligno e focar naquilo que Deus nos chama para fazer, baseado nos recursos e tesouros que Ele mesmo escondeu em nosso coração, para a glória dEle?
Cale a voz de satanás e ouça a voz do Senhor.
Você é uma pessoa única, com um chamado de Deus para um propósito único, que somente poderá ser alcançado se você lembrar quem você já era quando ouviu Seu chamado. E a partir de agora deixe O Senhor conduzir sua vida para que Ele opere a transformação necessária para que você seja quem foi chamado a ser.
Não se preocupe demais com o sucesso dos pastores midiáticos. Muitos deles são verdadeiras bênçãos, tanto quanto você pode ser, mesmo que esteja trabalhando quase que anonimamente em uma cidade perdida desse nosso país... Deus sabe quem você é, e sabe o que você está fazendo.
Outros deles podem ser aqueles que Deus já rejeitou “porque Ele não vê o exterior como o homem vê, mas conhece o coração”, mas permanecerão nesses lugares de destaque, porque quem os colocou ali não foi necessariamente o Senhor. Até que Ele mesmo os retire dali. Lembre-se de Saul... e o juízo começa pela Casa do Senhor!
Davi era o maior na casa de seu pai, embora fosse o menor. Apenas Deus sabia quem ele era. Até mesmo seu pai se esqueceu que ele existia, porque focava no primogênito, que não era o maior para Deus.
Não se deixe abater. Esqueça das “receitas de sucesso ministerial”. Foque na meditação na Palavra e na vida de oração! Cheio do Espírito Santo!
E, claro, não perca de vista os “Generais do Senhor”, homens e mulheres que Ele mesmo levantou para nossa inspiração. Como inspiração do que Deus pode fazer na vida de alguém.
Sua luta é contra você mesmo. Pela Palavra e pelo Espírito. Que Deus nos abençoe e fortaleça para esse tempo, essa geração dos últimos dias em que vivemos!
Cumpra a missão para a qual Deus lhe ungiu pelo Espírito Santo.
Para a Sua glória! Em Nome de Jesus.
Amém!
Haroldo Maranhão, Pastor

sábado, 8 de fevereiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - EM UNIDADE PARA PREGAR


Manhãs de domingo...

Muitos dos que vamos a uma reunião da igreja, o fazemos porque temos revelação pelo Espírito, e sabemos o que foi que Jesus Cristo fez por nós na cruz, há quase 2.000 anos.
Tivemos a nossa vida transformada pelo poder que Ele liberou para nos salvar, tivemos os pecados perdoados, recebemos da Sua Vida, e sabemos que isso é verdade.
Essa é a nossa experiência pessoal, particular, inegável. Assim, nos reunimos porque queremos prestar nosso culto de adoração a Deus O Pai, e a Jesus O Filho, pelo Espírito Santo.
Porque queremos crescer no conhecimento da Palavra e na comunhão do Espírito, e para isso precisamos fazer parte de um lugar em que concordamos com o que nos é ensinado, e cremos.
Porque queremos ter comunhão com os irmãos, e para isso precisamos fazer parte de um grupo que faça sentido para nós, porque nos identificamos com o que envolve esta manifestação local do Corpo de Cristo! Mas nem todos entendemos ou cremos que também vamos para receber mais poder para pregar o evangelho de Jesus aos que estão ao nosso redor.
O “evangelho de resultados financeiros e de solução de problemas pessoais” está sendo tão intensamente pregado, que muitos nem sabem mais que o que somos chamados mesmo a fazer, é pregar o evangelho verdadeiro, o da salvação, para levar alguém a Jesus Cristo. Muitos perdem experiências profundas com O Espírito Santo, que somente acontecem quando pregamos para alguém... E perdem as coroas eternas, ao não levarem pessoalmente alguém aos pés de Cristo.
Que nesse novo ano, Deus abençoe a todos nós a sermos frutíferos, ousados, e poderosos para pregar o Evangelho. Manifestando unidade em Cristo “para que o mundo creia”...
Porque o tempo se abrevia. Deus abençoe!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - ORANDO EM DIAS DE CRISE



Manhãs de domingo...
Nesta semana estamos vendo no mundo a ocorrência de cenários apocalípticos com a questão do coronavírus. Subitamente, descobrimos que em poucos dias podemos ver o caos instalado no mundo... basta alguém em um lugar remoto do planeta, fazer algo estranho como consumir uma sopa de morcegos, ou algo parecido (se é que essa é mesmo a verdade dos fatos)!
Alguns cidadãos inocentes e indefesos, até mesmo em países distantes, podem ter suas vidas afetadas dramaticamente. Até mesmo morrer, sem nem saber por que...
Diante de situações assim percebemos com mais clareza a fragilidade da vida no mundo em que vivemos. Subitamente tudo pode mudar, e a vida como conhecemos pode virar de ponta cabeça.
Minha ideia aqui é reforçar a chamada que tenho feito nesse espaço domingo após domingo. Sei que muitas pessoas vão correr para as igrejas apenas quando a ameaça for real, mas pode ser que para alguns, seja tarde demais... e assim para esses esse dia nunca chegará.
Por que você vai à igreja? Por que não vai? O que o faria ir? Qual sua explicação para você mesmo? Afinal, quem se diz cristão, mas não considera nada de especial, estar diante do Senhor em adoração, deveria rever seus conceitos. 
Digo isso porque creio que estamos assistindo a um “trailer” de dias proféticos que acontecerão logo mais à frente. Talvez estejamos mais próximos deles do que pensamos... ou não.
Meu convite é para se puder, ou enquanto podemos, saia de casa e preste um abençoado culto a Deus!
Porque Ele é digno, e porque você precisa! Se não tiver aonde ir, venha nos visitar.

domingo, 26 de janeiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - A REUNIÃO DOS SANTOS


Manhãs de Domingo...

É porque vivemos ciclos de tempo em nossas vidas que o tipo de Palavra que precisamos ouvir é de confronto e encorajamento. Para que possamos sair de “lugares” em que fomos levados pelo inimigo para esfriar espiritualmente.
E porque para sair deste “lugar” é necessário fé e força espiritual, precisamos ouvir esta Palavra pela boca de outra pessoa, porque muitos de nós tentamos explicar para nós mesmos que está tudo bem, embora não esteja. E assim, sair é mais difícil...
Porque Jesus Cristo está edificando Sua igreja justamente para que possamos nos exortar, instruir, fortalecer, amar e inspirar uns aos outros, é que precisamos congregar com ainda mais intensidade neste tempo em que vivemos.
Se você está passando por algo assim, saia de casa e vá se reunir com os irmãos hoje, para ouvir o que você precisa. Deus tem uma Palavra esperando por você!
Em todo o planeta há reunião dos santos, que saem de diversos lugares para se encontrar e manifestar a comunhão em Cristo!
Há um endereço para você encontrar com alguém em Cristo.
Se você não está passando por algo assim, saia de casa e vá reunir com os irmãos hoje, porque Deus pode querer usar a sua vida na vida de alguém.
Não vá na igreja pensando apenas em receber, mas lembre que você também vai à reunião dos santos para dar! Aliás, dar a Deus em primeiro lugar!
Deus abençoe... 

domingo, 19 de janeiro de 2020

MANHÃS DE DOMINGO - UNIDADE NA IGREJA DE JESUS


Manhãs de domingo...

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:20 e 21

Esse é um dos meus textos favoritos da Bíblia, que nos revela que Jesus, pouco antes de ir para a cruz, orou por mim e por você, se você também “veio a crer nele" pela Palavra de Deus.
Sim, Ele viu você antes de ir para a cruz, como, creio, também me viu. E mesmo sabendo quem somos, ainda assim, Jesus foi para a cruz. 
Eu não entendo a razão de Seu amor por mim...
E Ele orou ao Pai “que a unidade entre nós”, os que cremos, com Jesus o Filho e O Senhor Deus O Pai, pelo Espírito Santo, “fará com que o mundo creia” nEle!
Se hoje o mundo não crê, entre outros motivos, é porque não conseguimos andar plenamente nessa unidade... Como compartilhei recentemente aqui na igreja, meu entendimento é que Ele quer que façamos a nossa parte.
Comecemos em não criticar quem não congrega, mas por decidir congregar.
Não criticar quem não se envolve, mas decidir se envolver.
Não criticar quem não se preocupa com os irmãos, mas decidir fazer parte.
Mas, claro, também precisamos encorajar os que não fazem o que deveriam fazer, a fazer!
Criticar, não. Encorajar, sim! 
Afinal, precisamos todos obedecer a vontade de Jesus expressa em Sua oração ao Pai, se é que somos dEle. Precisamos ser um. 
Uns com os outros, um com Ele, em Nome de Jesus.
Sim, não somos melhores do que ninguém, muito pelo contrário, mas se Ele nos chama para sermos um com Ele, como podemos rejeitar um convite assim?
Saia de casa, e congregue. Faça parte de uma igreja local. 
Faça a diferença na vida de alguém. Sirva!
Em Nome de Jesus!