domingo, 2 de novembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 27 DE OUTUBRO A 2 DE NOVEMBRO



Bem vindo!

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 1 de novembro: "O desejo que se cumpre agrada a alma, mas apartar-se do mal é abominável para os insensatos." Provérbios 13:19

Qualquer pessoa, mesmo a mais insensata que possa haver no mundo em que vivemos, quando tem um desejo atendido, quando alcança algo que deseja, com certeza terá sua alma satisfeita.
Por outro lado, desejar fugir do mal, do pecado, do engano é uma luta contra a alma que nem todos desejam...
Nem sempre o que agrada a alma agrada a Deus...
Nem sempre o que agrada a alma nos faz bem...
Para o que não tem revelação pelo Espírito Santo, como lemos no texto, algumas decisões de se apartar do mal são abomináveis para insensatos.
Isso por que segundo a Palavra, o insensato é alguém que ignora a existência do Senhor!
Em Salmo 14:1 lemos: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem".
Sim, Deus considera quem não acredita que Ele existe, um insensato.
Para estes é muito difícil abandonar uma turma que faz coisas erradas, que anda em vícios, que pratica prazeres passageiros. Por que não se preocupam com a vontade de Deus, com a Palavra de Deus, com o Sistema de Deus. Seu Reino!
Deixar amigos que não nos ajudam a buscar o Senhor com mais intensidade, ou decidir encerrar relacionamentos contrários à Palavra de Deus é realmente uma decisão difícil para muitos de nós.
E diria que o cristão que não consegue fazer coisas assim deveria pensar se realmente nasceu de novo, se realmente é de Deus... ou se é insensato!
Mas se invertermos o texto, para pensar na verdade reversa, poderemos ler que "abandonar o mal é agradável aos sábios", ainda que lhes custe.
Como já lemos aqui nesta série, diversas vezes, a verdadeira sabedoria vem pela revelação do Senhor.
Pela Sua Palavra que é a própria pessoa do Senhor Jesus...
Que Deus nos ajude pelo Seu Espírito sermos sábios e a nos apartar do mal, a nos afastar de pessoas que nos levam longe de Sua Palavra, a vencer a luta contra nossa própria alma. Nosso coração é enganoso...
Que possamos estar perto dEle cada dia mais, pela Sua Palavra, pelo Seu poder, pelo Seu Espírito...
E aproveitando, lembre-se!
Amanhã, para muitos, pode parecer algo insensato acordar cedo para ir a uma igreja... Ou encurtar o período da tarde após o almoço em família...
Arrumar seus filhos cedo para ouvirem histórias bíblicas... ou interromper as brincadeiras da tarde de domingo...
Mas, SE você é sábio, e quer andar mais perto do Senhor, faça!
Não há sabedoria em QUALQUER COISA que impeça alguém de ter comunhão com o Santo Espírito, com os irmãos, e principalmente com a presença do próprio Jesus. No mínimo, uma vez por semana... não acha?
Programe-se para ir a uma igreja amanhã, desde hoje...
Aliás, decida-se agora!
E tenha um bom final de semana. Deus abençoe...

Sexta feira 31 de outubro: “Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado." Provérbios 13:18

Neste mundo, por conta dos pecados generacionais e dos governantes de todas as ideologias ao longo do tempo da história, somados aos pecados nacionais praticados, muito desequilíbrio social e financeiro existe, e assim, muitas pessoas nascem em meio a extrema dificuldade.
Sem acesso a tudo o que é básico para a vida, como, por exemplo, instrução. Não é disso, creio, que o texto está tratando.
A questão aqui, a meu ver, é acerca daquele que tendo acesso ou oportunidade, rejeita a instrução.
Sempre que avalio questões naturais, penso antes nas espirituais, pois são mais altas e mais profundas. São anteriores. O que não vemos influencia o que vemos. Deus criou as coisas visíveis a partir das invisíveis.
Assim, quem rejeita a instrução do Senhor vai sofrer na sua vida, tanto quanto a pessoa que tem a oportunidade de aprender para crescer no mundo natural terá problemas, por exemplo, em sua vida profissional e financeira.
Necessário observar que própria vida natural trará certas conseqüências para aqueles que não aceitam ser corrigidos. Filhos que não se sujeitam a seus pais terão sérios problemas. Funcionários que não aceitam regras de trabalho também... E assim em todas as áreas da vida diária, existem regras, existem conseqüências, existe repreensão humana...
Mas esta não é a mais importante no todo deste texto para nosso dia.
A mais importante, a meu ver, diz respeito à correção dada por Deus.
Sim, Ele repreende e caso não haja resultado, corrige a todo aquele que recebe por filho... Recomendo que você leia todo o texto de Hebreus 12:4-13 onde autor trata da repreensão e da correção de Deus.
Ele dá, por exemplo, uma dura palavra no verso 8 - "Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos".
Sua repreensão é para que sejamos cada dia mais segundo a Sua Palavra... Quando recebemos esta correção e nos ajustamos, seremos transformados. Ele será glorificado em nossas vidas, e, como sempre promete, quando isso acontece, aí sim, poderá nos por em lugar de honra, para que nós O glorifiquemos neste lugar...
A Glória deve ser SEMPRE para Ele, pois é dEle e POR Ele.
Bem, toda a Escritura é instrução direta do Pai, e nestes dias, vivemos um tempo em que muitos cristãos são "analfabetos funcionais" da Bíblia.
Leem mas não entendem por que não foram ensinados a ler a Palavra. Foram mais ensinados a seguir pessoas...
E portanto, nem mesmo leem mais, por que "é difícil", "não entendem", "não tem tempo˜... e preferem seguir pessoas que lhes digam o que fazer, desde que sejam coisas boas, bênçãos, prosperidade.
Que você e eu sejamos dos que buscam instrução do Senhor em Sua Palavra todos os dias. Dos que meditamos e buscamos aprender e entender. Dos que recebemos com gratidão a correção do Senhor, pois é feita por amor, sempre que necessário.
Que sejamos daqueles que O glorificam em tudo, e que sim, sejamos "respingados" por Sua Glória para que aqueles que nos observam, glorifiquem ao Seu Nome.
Bom dia.

Quinta feira 30 de outubro: "O mau mensageiro se precipita no mal, mas o embaixador fiel é medicina." Provérbios 13:17

A forma como muitas pessoas que sem dizem cristãs reagiram nas últimas eleições me fez pensar e concluir que muitas verdades bíblicas tem sido pouco faladas nos últimos tempos.
Assim, o texto sequencial de hoje me permite e me leva especificamente a compartilhar um pouco mais do que creio acerca de nosso papel no Brasil.
A figura de um embaixador natural é perfeita, pois entendemos que este é alguém que mora por determinado tempo em uma terra estrangeira. Embora viva lá, ele representa sua nação de origem. Enquanto está ali, a sua casa, a embaixada, é considerada território do país que representa. Seu salário é pago e tributado segundo o país que representa, e não aquele em que vive. Sua base é o país que representa e não aquele em que vive. Seu sistema de pensamento, cultura, valores também. Mas vive em outra nação, com ouro sistema, cultura, valores...
Sim, embora viva em um país com toda a sua família, este não é a sua pátria, mas sim, ao fim de determinado período de tempo, voltará para seu país de origem, do qual tem a cidadania...
Mas quando sai da embaixada e vive o dia a dia nesta outra nação, precisa respeitar as leis locais. Se não agir de acordo com elas, terá problemas...
MAS sua cidadania é outra. Suas leis são outras. Seu sistema é outro.
Se pensarmos em embaixadores que vivem em países socialmente, culturalmente ou financeiramente muito piores que os de sua cidadania de origem, vamos entender que estes embaixadores, de certa forma, ANSEIAM por concluir seu tempo de trabalho nesta nação para voltarem para CASA!
Paulo entendia isso muito bem. Veja o que ele escreve em Filipenses 3:20-21
"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas".
Sim, Deus vai subordinar a si todas as coisas. Ele reina sobre TUDO!
E o mais importante é saber que fazemos parte desta pátria, e que estamos aqui como embaixadores. Representantes do Reino de Deus!
Sim, vivemos no Brasil, e o que acontece aqui nos afeta, e precisamos cuidar, obedecer, cumprir as leis daqui quando vivemos nosso dia a dia...
MAS nossa cidadania é maior e mais alta. Eterna e perfeita. Divina!
Enquanto estamos aqui precisamos ter esta Vida e Palavra de medicina. De vida!
Não, nós não nos desesperamos como os cidadãos locais, se as coisas não vão bem. Não, nós não nos envolvemos em palavras contra o governo local. Não, nós temos recursos superiores da Pátria que representamos.
Até concluirmos o nosso trabalho...
Somos parte da solução, e não do problema.
Precisamos trazer Medicina para todos os brasileiros. A Vida de Jesus...
Uma nova cidadania. Celestial.
Não, este pensamento não é "escapismo", mas fé e obediência ao nosso Senhor.
Sim, somos brasileiros MAS nossa Pátria está nos céus.
De onde aguardamos Jesus... E com Ele, sim, justiça, paz, e vida.
Eternos...
Qual é a sua pátria?

Quarta feira 29 de outubro: ”Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura." Provérbios 13:16

Em tudo que podemos aprender na Palavra precisamos saber que ela mesma se encarrega de ensinar acerca dos ensinos nela contida.
Se investimos tempo em ler, aprofundar, encontraremos respostas sempre... e tesouros para nossa vida.
Assim, o prudente segundo Deus não é o homem que tem poupanças, investimentos, seguros de vida, de saúde (ou de doenças?), e se acerca de todas as formas de segurança humana...
Não! Segundo lemos em Provérbios 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.
Sim, a verdadeira prudência vem de conhecer o Senhor. Sua Palavra. Seus princípios. Seus valores. Sua Vida, revelada em Jesus. Sua vontade, a nós revelada apenas e tão somente pelo Seu Espírito Santo.
Sim, esta é a verdadeira prudência aos olhos do Senhor... que, convenhamos, é a única que interessa... ou não?
Mas interessante sabermos que o insensato neste texto é alguém que, entre outras coisas, é arrogante, segundo aprendemos com o STRONG: a palavra hebraica aqui é כסיל kaciyl 1) tolo, estúpido, estulto, simplório, arrogante...
E sim, temos visto em nossos dias "crentes" arrogantes diante do Senhor, e, portanto, insensatos, estultos, estúpidos, tolos.
Digo isso pois em sua arrogância, desprezam o conhecimento da Palavra. Não tem tempo para investir em Sua leitura, em Seu conhecimento, por que são muito ocupados. Tem muitas coisas importantes para fazer, que não lhes permite estar com Deus em oração, em seu tempo particular de oração e Palavra.
Podem nem perceber, mas são arrogantes. E tolos. Estultos. E espraiam esta loucura por suas vidas e nas dos que estão a sua volta.
Que nestes tempos tão corridos e difíceis, sejamos humildes e de coração quebrantado diante do Senhor.
Que possamos buscá-lO enquanto se pode achar...
Que possamos estar perto dEle, que quer ser achado...
Que possamos viver com Ele, para que com Ele estejamos na eternidade.
Deus abençoe! Bom dia!

Terça feira 28 de outubro: “A boa inteligência consegue favor, mas o caminho dos pérfidos é intransitável." Provérbios 13:15

Uma das bênçãos de Deus necessárias de se receber ao longo da vida, é alcançar favor.
Muitos personagens bíblicos alcançaram favor de Deus, expresso através de pessoas em posição de autoridade, que ajudaram em momentos importantes a abrir caminhos. Facilitaram o cumprimento do chamado de Deus.
A boa inteligência consiste na forma de se posicionar e de tratar estas pessoas estratégicas, e discernir estas circunstâncias segundo a maneira de Deus. Sendo fiéis e leais aos que estão a nossa volta.
Digo isso porque a palavra traduzida como "pérfidos" tem em sua raiz a palavra "desleal". Aquele que manipula, usa pessoas, engana, seduz. Prejudica.
Sim, o texto nos mostra que o que age com deslealdade terá seu caminho em algum momento da vida intransitável. Portas fechadas.
Mesmo que pareça, ao longo de certo tempo, que tudo vá bem, em algum momento da vida sofrerá as consequências de seu mau caráter. Isso porque o sistema de Deus mede as atitudes em "taças" que um dia transbordam.
Que neste dia O Senhor abençoe sua vida com favor.
Que seus caminhos sejam liberados por Deus através de pessoas que estão em posições estratégicas para sua vida, preparadas por Ele mesmo. E por este motivo poderao lhe ajudar. Ou não...
Que você tenha sabedoria, boa inteligência, para que o favor lhe sobrevenha.
Mas lembre!
Embora seja manifesto através de pessoas, o favor vem do Senhor.
Bom dia!

Segunda feira 27 de outubro: “O ensino do sábio é fonte de vida, para que se evitem os laços da morte." Provérbios 13:14

O melhor e mais precioso ensino que alguém que se supõe sábio pode dar, é ensinar O Caminho para a Fonte da Vida.
Não há outra fonte que não seja Jesus, O Cristo.
Ele é A Fonte da Água viva que jorra para a vida eterna.
Somente Ele nos pode livrar dos laços da segunda morte pois venceu a morte e ressuscitou.
Tomou as chaves da morte e do inferno e subiu aos céus. Levou cativo o cativeiro e nos concedeu dons.
Portanto, pouco importa conhecermos os segredos profundos das Escrituras se não falamos de Jesus ao próximo.
Sim, é importante falarmos de temas profundos que a Palavra nos apresenta.
Sim, é precioso compartilhar a Sabedoria de Deus revelada pelo Seu Espírito acerca de tantas áreas de conhecimento que influenciam a humanidade.
Mas...
Se somos sábios, aproveitaremos as oportunidades para conduzir os nossos próximos queridos a Jesus.
Que Deus nos ajude no dia de hoje a aproveitarmos estas oportunidades.
Deus abençoe você e os que vivem ao seu redor, com palavras de vida. Vida Eterna.
Bom dia.


                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário