domingo, 16 de novembro de 2014

MEDITAÇÕES 10 A 16 DE NOVEMBRO


 
 
Bem vindo!
 
Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 15 de novembro: "O escarnecedor procura a sabedoria e não a encontra, mas para o prudente, o conhecimento é fácil.” Provérbios 14:6

Algumas pessoas buscam firmar seu entendimento de conceitos que encontramos na Bíblia, segundo o significado coloquial. Ou seja, segundo o que a palavra significa culturalmente.
Se assim fosse, poderíamos pensar que prudente é aquele que tem caderneta de poupança, que sai de casa sempre com um guarda chuva, e que toma canja a noitinha em sua casa...
Ou algo parecido... E assim esta pessoa seria o melhor aluno da classe... com facilidade...
Não é esta a ideia do texto bíblico acima, mas, para entendermos isso, precisamos comparar com outros textos que nos trarão mais revelação...
Em Provérbios 9:10 lemos que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”. Ou seja, prudente segundo A Palavra é aquele que conhece O Santo com letra maiúscula, ou seja, prudente é aquele que conhece O Senhor!
Para aprofundar este entendimento, veja Salmo 14:1: “Diz o insensato em seu coração: Não há Deus”. Ou seja, segundo A Palavra, quem diz que Deus não existe é insensato...
Assim, antes de especular quem é prudente segundo a sabedoria popular, devemos sempre procurar entender o que a Palavra nos ensina. E prudente é quem conhece a Deus, e obedece a Sua Palavra. Quem O busca de coração, quem O reconhece pelas coisas que foram criadas...
Digo isso, pois em Romanos 1:21 e 22 lemos: “Tendo conhecimento de Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensatos. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos”. Ou seja, segundo a Palavra, quem não glorifica a Deus, nem lhe dá graças, não tem uma mente saudável.
Para encerrar, lemos em I João, que os filhinhos amados, os que fazem a vontade do Senhor, “possuem a unção que vem do Santo, e todos estes tem conhecimento”! (I João 2:20).
Ou seja, novamente O Santo com letra maiúscula. Seu conhecimento vem da Sua unção... Portanto, para o prudente segundo Deus.
Aleluia! Glória a Deus.
Pouco importa a sabedoria humana. Pouco importa o conhecimento acumulado pela humanidade.
A verdadeira Sabedoria, a que importa, a que agrada a Deus, a que leva à Prudência, é a que vem pela Sua unção. Pelo Seu conhecimento... e esta Sabedoria leva à vida.
Assim, lembre que tudo o que há no mundo passará... mas o que faz a vontade do Senhor permanecerá para sempre.
Avalie o quanto de tempo de sua vida, você dedica para aprender coisas que vão passar, e compare com o tempo que dedica às que são eternas... A Palavra de Deus.
Talvez hoje seja um dia importante para fazer uma inversão de agenda... não acha?
Bom dia... bom final de semana. Amanhã, igreja. Lembra? Deus abençoe!

Sexta feira 14 de novembro: “A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras". Provérbios 14:5

Sim, somos chamados a falar a verdade do que testemunhamos, quando somos chamados a testemunhas. Se o que testemunhamos tem algum valor na eventual investigação de algo por alguém, ou na vida de alguém acusado de alguma coisa, justa, ou injustamente, o que devemos fazer é falar a verdade. Falar o que vimos. Se vimos...
Mas alguém que não viu alguma coisa não pode falar como testemunha.
Isso será impossível, pois o que vai dizer é algo que "ouviu dizer".
Em nossos dias atuais acontece algo perturbador...
Aqui, no Facebook por exemplo, ou acerca do que lemos e ouvimos na mídia como um todo, muitos de nós somos apenas "repetidores" de "supostos fatos" que alguém publicou, e assumimos que, se alguém publicou, é verdade e eu vou repassar para a frente... Para mostrar que estou "atualizado", ou "antenado"...
E muitas vezes ou na maioria das vezes, nem checamos a fonte se é a verdadeira... Se o que vamos "testemunhar" é verdade ou mentira.
E pergunto: E se o que "curtimos e compartilhamos" é mentira e vai causar danos para alguém... como ficamos? Pode ser que quem repassou para nós estava até bem intencionado, mas estava enganado ou foi enganado.
Mesmo que não tivesse má intenção não mudará o fato que este "testemunho" terá causado danos a alguém...
E assim é com a vida espiritual de muitos nestes dias que vivemos.
Repassam o que seria supostamente O Evangelho de Jesus Cristo, apenas segundo o que "ouviram alguém falar"...
Não checam na Palavra se é Verdade em seu todo, não conferem na sua própria vida com o Espírito Santo. "Compram" o engano repassado por alguém, que pode até estar bem intencionado mas equivocado...
Ou pode até mesmo estar mal intencionado... a serviço do engano! Vivemos nestes últimos dias o cumprimento do que é dito há na Bíblia, de que viriam falsos mestres, falsos profetas, falsos pastores, falsos cristos, que enganarão a muitos. Porque seus ouvintes vão querer ouvir apenas o que lhes interessa ouvir, e não o que a Palavra de Deus diz!
Sim, muitos estão querendo um evangelho simplificado, sem grandes trabalhos, que resolva todos os problemas da vida diária, que permita viver quase que de qualquer jeito, do jeito que se quiser viver, que não confronte, que não gere mudança... Um evangelho falso!
Neste caso, segundo o texto de hoje, os que compartilham este tal evangelho serão testemunhas mentirosas, pois não é este O Evangelho, com certeza, o que aconteceu na cruz do Calvário...
Não é este, com certeza, o ensino de Jesus registrado na Palavra.
Somos nós testemunhas verdadeiras ou mentirosas?
Sabemos o que cremos, por que conferimos na Palavra, por que experimentamos em nossas vidas, ou apenas "curtimos e compartilhamos" algo que alguém nos repassou, mas não checamos a fonte, e muito menos com A Fonte, mas repassamos diretamente como se fosse verdade?
Nunca pensei ver tanta coisa estranha sendo chamada de "evangelho" como nestes dias em que vivemos... e parece que quando já me surpreendi com tudo, ainda vem algo em um estágio adiante... e pior.
Que possamos meditar na Palavra, que possamos conhecer nossos fundamentos, que possamos ser sensíveis ao Espírito Santo para que sejamos testemunhas úteis, que falam A Verdade...
Deus abençoe sua vida! Bom dia, e um final de semana abençoado...

Quinta feira 13 de novembro: "Não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas pela força do boi há abundância de colheitas". Provérbios 14:4

A Palavra de Deus tem muitas figuras da realidade da vida diária que apontam para realidades espirituais.
Ou melhor, muitas realidades espirituais, existentes antes da Criação que conhecemos, e que nos foram manifestas por Deus, através do que Ele mesmo criou. Como ensinamentos, como parábolas.
Para que ninguém possa dizer diante dEle que não teve acesso a Deus.
A Criação revela O Criador!
Assim, Salomão aqui está tratando de observar um evento diário, da sua vida cotidiana, acerca da necessidade de haver muito trabalho forte para os tempos de colheita para que os celeiros sejam cheios.
Para que haja uma colheita abundante, no tempo determinado.
Sim, ele está falando de bois. Mas sim, pelo Espírito Santo, ele também está falando profeticamente de nós. Você e eu... Veja comigo!
Paulo em I Coríntios 9:9 nos dá uma pista: "Porque na lei de Moisés está escrito:Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que Deus se preocupa?"
Do que Paulo falava no contexto do capítulo 9? Do seu trabalho ministerial. Não vou entrar no contexto de remuneração do obreiro, fica para outro dia, mas sim, quero focar na figura usada para falar acerca dos que trabalham arduamente na obra do Senhor como Paulo fazia: bois!
Trabalhadores da Casa do Senhor foram comparados por Paulo a bois...
Em Mateus 9:36-38 lemos as palavras de Jesus: "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara".
Sim, queridos. As multidões a nossa volta estão exaustas e famintas.
E eu creio que estamos às portas de um tempo de colheitas. E um tempo de grande oposição a estas colheitas. Tempo que de colheitas que aponta para a necessidade de bois! De trabalhadores.
Sim, dos "trabalhadores da última hora", pouco importando quanto tempo tenha esta última hora... (Mateus 29:1-16 e I João 2:18)
Tempo de arregaçar as mangas e trabalhar para que os celeiros do Senhor sejam cheios neste tempo de colheita... Talvez, a última colheita!
Enquanto um evangelho delirante de auto ajuda vem sendo pregado, procurando propor que a obra de Jesus é para nos trazer conforto e bem estar... Misericórdia!
Já o evangelho VERDADEIRO, o do arrependimento dos pecados, do sangue precioso derramado, da morte em de Jesus no lugar dos que nEle crêem na cruz do Calvário, da Sua poderosa ressurreição, do quebrantamento de coração diante deste tão grande amor, do evangelismo a que somos chamados, da associação com missionários e apoio aos perseguidos pelo evangelho, e principalmente da eminente volta gloriosa de Jesus, bem, tudo isso tem sido pouco pregado...
E talvez, existam alguns "celeiros gospel" limpos, arrumados, bem decorados, mas vazios. Sem colheita. Sem bois...
Que possamos estar envolvidos, trabalhando como bois, com toda a energia, ou melhor com todo o poder "dunamis" do Espírito Santo de Deus em nós... Para que possamos ser testemunhas em "nossa Jerusalém, Judéia, Samaria, e aos confins da terra"...
Afinal, o Espírito Santo nos foi enviado para isso.
Para convencer o mundo do pecado, da justiça e do Juízo que virá...
E para nos capacitar em nosso testemunho, para glorificar a Jesus Cristo, para nos levar ao Pai. À Casa do Pai!
Que Deus levante obreiros neste tempo, Em Nome de Jesus.
Ou melhor, que Deus NOS levante como obreiros, neste tempo... em Nome de Jesus!
Deus abençoe! Bom dia...

Quarta feira 12 de novembro: ”Está na boca do insensato a vara para a sua própria soberba, mas os lábios do prudente o preservarão". Provérbios 14:3

A "sabedoria popular" percebeu os resultados desta verdade na vida das pessoas que falam demais, e registrou que "o peixe morre pela boca".
Se você acompanha este espaço há mais tempo já percebeu quantos textos da Bíblia apenas em Provérbios nos chamam a atenção para o que falamos.
Que vida e morte estão no poder da língua.
Que comeremos e viveremos do que falamos... Seja isso bom, seja mal.
Antes de avançar quero lembrar que o soberbo aos olhos do Senhor não é apenas aquela pessoa que mesmo nós assim o consideramos.
O soberbo aos Seus olhos, é aquele insensato que não leva O Senhor Deus em consideração. Ou seja, aquele que, por exemplo, pensa que Deus não existe.
Ou melhor, o que acredita que Deus não existe. Não existe alguém que não creia em Deus. Existe quem creia que Ele não existe. Todos crêem em alguma coisa...
Mas há ainda um soberbo pior, que é aquela pessoa que diz que crê em Deus, mas não leva seus ensinos em conta. Não tem tempo para ler a Sua Palavra.
Não medita em Sua Palavra.
Não gasta tempo em aprender, ouvir quem ensina, não dá valor.
E, pior, como já disse aqui algumas vezes, ao se deparar com alguém que conhece a Palavra, ensinando princípios bíblicos literais, conforme estão escritos, diz: "ah, não... não concordo... não é bem assim... nada a ver...".
Este é aquele que segundo a Bíblia, é um insensato.
Este é aquele que, segundo a Bíblia, é um soberbo, pois ao ler o que está escrito, pensa saber mais do que o que foi registrado na Palavra, segundo a Sabedoria de Deus.
Soberbo! Insensato...
E como vemos pessoas assim hoje nos endereços em que a igreja se reúne.
Por outro lado, se prudentemente estudamos, meditamos, cremos, guardamos em nosso coração a Sua Palavra, quando nos for necessário, o Poder da Palavra em nossos lábios trará a proteção do próprio Deus, a nosso favor, pois Ele vela pela Sua Palavra para fazer com que ela seja cumprida.
Deus tem compromisso com Sua Palavra!
A vara ou a proteção do Senhor alcançarão cada um de nós segundo o que falamos.
Que neste dia possamos ser prudentes, e ao falar hoje, seja para orar, tomar decisões, ensinar, trabalhar, resolver situações, enfim, fazer qualquer coisa, falemos sempre segundo a Sua Palavra.
Que as palavras dos nossos lábios e a meditação do nosso coração sejam agradáveis ao Senhor. Neste dia. Todos os dias. Até aquele Dia.
Pena que alguém dirá que "não tem nada a ver"...
Que bênção que alguém dirá: "Eu creio"!
Deus abençoe! Bom dia...

Terça feira 11 de novembro: “O que anda na retidão teme ao SENHOR, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza". Provérbios 14:2

A palavra de ensino de Salomão acerca do temor ao Senhor parece que ficou anacrônica se lida nos dias de hoje.
A distorção criada pelo ensino de uma não compreensão do real Evangelho da Graça trouxe quase que uma "licença para pecar", associada a uma visão do Senhor Deus quase que como um "papai noel" contemporâneo, que acha tudo normal, e aceita tudo o que os homens fazem, e ao final dá presentes para qualquer um. Afinal... "a graça"...
Já Jesus nos ensina algo tremendo em Mateus 10:28: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo".
Se você pensava que quem podia fazer isso era satanás, está enganado.
Entre outras coisas poderosas que Jesus fez em Sua morte e ressurreição foi tomar as chaves da morte e do inferno... da qual Ele fará uso em tempo oportuno: em Apocalipse 1:18, vemos o próprio Jesus agora ressurrecto e revestido de glória e poder, dizer: "e (sou) aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno".
Sim, quem conhece ao Senhor, teme ao Senhor, e tem a ajuda do Espírito Santo de Deus e de Sua Palavra, pelo poder do Nome de Jesus, para buscar com todas as forças andar em retidão... e apenas assim nós conseguiremos andar em retidão. Tendo a revelação de Quem é Deus, e sim, por este motivo e revelação, queremos agradar ao nosso Deus, e fugir do pecado que não O glorifica, pelo contrário...
Já quem vive de qualquer forma, não crê, sinceramente e de coração, no Senhor... pelo contrário, acha que está tudo bem, e que o fim tudo vai dar certo no final, por que afinal de contas, é muito melhor que muita gente por aí...
E com certeza acredita que "todos os caminhos levam a Deus", o que é uma "quase" verdade... por que a verdade é que QUASE todos os caminhos levam a Deus, e ser levado a Deus por estes caminhos é uma tragédia...
Sim, ser levado a Deus por qualquer caminho religioso ou filosófico, ou mesmo de incredulidade, por considerar que Ele nem existe, é uma tragédia pois, segundo lemos em Apocalipse 20:11-15, esta pessoa vai encontrar, sim, com Deus, que estará assentado agora em Sua posição de Juiz, na qual fará o que Jesus alertou que Ele faria... o verso 15 nos mostra que: "E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo".
Isso tem sido pouco ensinado nos últimos tempos, pois pregadores tem certo receio ou desconforto de apresentar a verdade de um Deus que sim, vai julgar os que não receberam a Sua salvação pela graça, exclusivamente oferecida em Jesus, O Cristo. O tempo estendido de Seu amor e Graça será encerrado em um dia... Dia este que se aproxima...
Mas como disse, QUASE todos os caminhos levam a Deus, e isso é uma tragédia, pois há um Único Caminho que leva ao Pai... não a Deus, enquanto Deus, mas a Deus enquanto Pai... e isso é a maior bênção que pode vir sobre a vida de qualquer pessoa... em qualquer momento da história da humanidade!
Jesus Cristo, em João 14:6 Se revela: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, se não for por mim".
Sim, SOMENTE Jesus nos conduz a Deus o Pai.
O Único Caminho a Deus, O Pai, é Jesus, O Cristo, O Filho.
E sim, todos os demais caminhos levam a Deus, e isso é trágico.
Se você vive de qualquer jeito e não fica confrontado quando faz algo errado, quando peca, quando transgride a Palavra, é um bom dia para parar e refletir se conhece Deus Pai, através de Jesus, O Filho...
Mas se sim, o pecado lhe aflige a alma, e leva, com muito temor a buscar concerto diante de Deus, pelo Seu Santo Espírito, este é o caminho.
Temamos a Deus. Temamos andar em caminhos tortuosos.
Que O Senhor nos ajude a andar em retidão, pois Jesus vem em breve... Maranata, vem Senhor Jesus!
Deus abençoe sua vida. Bom dia...

Segunda feira 10 de novembro: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba". Provérbios 14:1

A função projetada por Deus para as mulheres é tão poderosa que satanás tem procurado sempre colocar seu papel como se fosse menor, ou inferior ao papel do homem.
Mas não. Deus colocou ambos lado a lado, e até por figura, a mulher foi extraída da costela, do lado do homem.
Embora sim, o homem esteja por cabeça por ter sido criado primeiro.
Com um propósito diferente. Conversa longa, que não cabe aqui...
Mas isso não muda o fato que, sim, uma mulher tem papel fundamental na edificação de uma casa, se for sábia. Ou se insensata, derrubará a casa, a família, as finanças e tudo o mais que estiver a sua volta.
Assim, uma "mulher para casar" não deve ser aquela que gasta toda sua energia e recursos em uma passageira aparência exterior, mas sim, aquela que busca ao Senhor, uma intercessora, uma pessoa para construir uma vida a dois com a bênção do Senhor. Uma edificadora de uma casa.
Os valores do mundo mudaram nos últimos anos, e os homens estão perdidos e confusos, e não sabem mais ser homens, enquanto as mulheres também não sabem mais quem são.
Só A Palavra de Deus pode nos dar o norte para voltarmos ao prumo.
Encontrar uma mulher sábia para casar é uma grande bênção da parte de Deus na vida de um homem. A Palavra diz isso literalmente...
Digo isso por que fui abençoado assim. A Fúlvia Maranhão é esta mulher, que tem sido sábia em participar comigo na edificação de nossa casa, e tudo o que envolve o seu em torno.
Que Deus abençoe sua vida, mulher de Deus, para ser sábia e ser uma edificadora de sua casa. Bênção na vida do seu marido.
Que você homem de Deus, abençoe e ore por sua esposa. Apresente sua vida diante de Deus. Como Jesus, você é chamado a dar a sua vida por ela, para que ela possa se tornar quem Deus a criou para ser.
Juntos!
Que Deus abençoe todos homens e mulheres que temem ao Senhor nestes dias, para que saibam cumprir tudo aquilo que Deus nos chamou para ser, em tempos tão difíceis para um casamento.
Ore por sua casa.
Ore por seu casamento.
Ore pelas vidas das pessoas de sua igreja.
Ore pelos casamentos de seus pastores e líderes.
Até o dia dAquele casamento! Jesus e Sua Noiva...
Este sim, um casamento com final feliz... ou melhor, "sem final", posto que eterno, e sim, plenamente feliz.
Bom dia!


                                                               ___________

 
E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário