domingo, 14 de maio de 2017

O DIA DAS MÃES - UMA REFLEXÃO


Muitos comemorarão felizes, hoje, o Dia das Mães.
Por outro lado, outros, por estarem longe, a trabalho, por casamento, pelo divórcio, por brigas familiares irreconcíliáveis e circunstâncias ou tragédias outras, do dia a dia, nem tanto!
Alguns, pela morte de suas mães, eventualmente, passarão este dia em depressão…
E eu pergunto... o Dia das Mães está de acordo com a vontade de Deus? 
Ou é uma data pagã? 
Uma data desenhada para diminuir peso nas consciências? 
Talvez uma data comercial...
Bem, talvez todas estas alternativas anteriores...
A comemoração mais antiga vem da Grécia, celebrada na entrada da primavera em honra a falsa deusa Rhea, a falsa mãe dos deuses.
Em Roma, Cibele, também falsa mãe de deuses, também na primavera daquele hemisfério. 
Em 1600, cristãos na Inglaterra celebraram em homenagem a Maria, mãe de Jesus… e por aí seguiu. Há uma outra hipótese para a origem desta celebração, uma hi(e?)stória nos EUA, da filha de um pastor que perdeu sua mãe...
Mas, biblicamente, especificamente, não existe uma data ou festa específica para se honrar a mãe! (nem o pai…). Na verdade, deveria ser uma prática diária, um estilo de vida familiar. Deveríamos e devemos honrar a mãe TODOS OS DIAS!

Deuteronômio 5:16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. 

Há, na verdade, um sistema de relacionamentos original para a nossa vida criado por Deus. 
Enquanto filhos, deveríamos ser recebidos por nossos pais, em sua casa.
Pelo modelo divino, deveríamos obedecer e honrar Pai e Mãe. E eles deveríam nos ensinar a viver… A partir do relacionamento com eles, vamos desenvolver nossa visão de mundo e de vida, através de seus ensinamentos, princípios, e, principalmente, do seu próprio exemplo de vida.
Afinal a vida real fala mais alto que palavras...

Provérbios 22:6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

O sistema familiar em que vivermos se perpetuará de alguma forma em nossas vidas.
Seja um sistema bom, ou mal…E este sistema aprendido nos acompanhará quando sairmos de casa para vivermos a nossa própria vida... 
Por que FOMOS CRIADOS PARA SAIR DE CASA. ISSO É SAUDÁVEL! 
E Deus planejou para ser assim. No Éden, no dia sexto dia da Criação, Ele mesmo abençoou o homem e a mulher para serem fecundos, multiplicarem-se, encherem a terra e subjugarem-na.
Esta bênção O Senhor também declarou sobre Noé, Abraão, Isaque, Jacó... e parafraseada, em Pentecostes, quando a oportunidade de recebermos o Espírito Santo é para sermos testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria, e até os confins da terra.
Portanto, a idéia de irmos além de onde nascemos ou estamos permanece no coração de Deus. Para isso, temos que sair. O ensino foi dado ao encontrarmos a primeira palavra sobre constituição de uma família, dada por Adão antes da queda:

Gênesis 2:24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

Reforçada e ampliada por Jesus: 

Mateus 19:5 ... e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? 6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.  Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Repetida por Paulo:

Efésios 5:31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.

Entretanto, muitas pessoas nunca viveram suas próprias vidas, vindo a permanecer presos a padrões familiares… asfixiados.
Sufocados!
Alguns, nunca saíram da casa de seus pais. Outros passam a vida vivendo o que seus pais queriam que eles vivessem. NUNCA escolheram nada. Alguns, nem mesmo suas próprias roupas…
Jesus, por exemplo, honrou sua mãe, mas tornou-se absolutamente LIVRE para exercer todo o ministério que deveria em sua vida. Livre para ser quem Ele deveria ser. Cumprir a Sua missão. O Seu propósito. Foi inclusive, morar sozinho, para viver a sua própria vida.
Isso por que Ele nunca casou, por que seria incompatível com o Seu Ministério, e com ao sua própria natureza. Na verdade, eu creio que por uma opção sua, e por obediência a Deus Pai.
Mas este é um assunto para outro dia...
Talvez seja algo novo para você, mas a Bíblia mostra Jesus morando em um endereço diferente de sua mãe e irmãos, Ele tinha a sua própria casa!

Mateus 12:46 Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. 47 E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. 48 Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. 50   Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe. (13:1 Naquele mesmo dia saiu de casa…)

Esta casa em Cafarnaum, era a casa de Jesus. Maria e seus irmãos não moravam com Ele, como percebemos pelo texto. Preste atenção no ensino de Jesus aqui.
Ele diz que ouvir a Palavra e fazer a vontade do Pai era mais abençoado, e chegava até mesmo equivalente a ser mãe ou irmãos de Jesus, porque a Palavra leva a pessoa a ser filho de Deus
Isso é mais importante e bem aventurado do que a paternidade ou maternidade naturais.
Ele repete este ensino aqui, em um texto não muito conhecido das pessoas...

Lucas 11:27 Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! 28 Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.

Jesus ressalta que a obediência à Palavra de Deus pode, inclusive, trazer divisão a uma casa.
Nunca nas questões do dia a dia porque a Bíblia ensina que devemos sempre obedecer e honrar a nossos pais… MAS se ou quando somos chamados a fazer uma escolha interior e espiritual, a opção tem que ser por Deus. Isso está ligado à situação de quando pais proibem alguém de mudar de religião… da tradição religiosa familiar… de falar sobre isso. 
Neste caso, A Palavra nos ensina que importa mais obedecer a Deus que aos homens:

Atos 5:27 Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os, 28 dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. 29 Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.

Mateus 10:34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. 35 Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. 36 Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. 37 Quem ama a seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

Honrar os pais não significa fazer tudo o que eles querem.
Há limites, e estes limites estão estabelecidos na Bíblia.
Precisamos conhecer a Palavra de Deus, para entendermos como devemos nos portar… 
Mas nunca, em hipótese alguma, devemos amaldiçoar pai e mãe:

Mateus 15:4 Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte.

Vivemos atualmente, creio, no fim dos tempos... e os tempos proféticos da manifestação da Unção que estava sobre o profeta Elias, que está liberada há tempos, para até os últimos dias para converter o coração dos pais aos filhos e filhos aos pais ainda está disponível. mas desafortunadamente, a humanidade não tem recebido esta palavra, esta pregação, e, por isso, será ferida com maldição… 
Mas para você e para mim, ainda há esperança! Como está seu relacionamento com seus pais? Com seus filhos?

Malaquias 4:5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; 6 ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

Assim, aproveitando este dia, quero trazer algo para sua reflexão, pois recebemos das mãos de Deus o Ministério da Reconciliação.

II Coríntios 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

Somos chamados por Deus para vivermos relacionamentos saudáveis com pai e mãe.
Esta unção está sobre nós, nascidos de novo. O que vamos fazer com ela?
Talvez você possa começar se reconciliando com sua mãe hoje!
Ou se você é mãe, com seus filhos… Este é um ótimo começo.
Mas faça isso hoje. Aproveite a data… aproveite os encontros, que acontecem hoje, até mesmo que por obrigação. Comece em sua casa.
Que esta conversão aconteça em sua família e transborde para outros relacionamentos.
Ainda há tempo! Faça isso, em Nome de Jesus!

E eu aproveito este espaço para glorificar a Deus por minha mãe, Zeneida.
Agradeço a Deus por sua vida, pelos ensinamentos da Bíblia, pelas orações.
Pelo tempo investido, pela sabedoria em me ajudar a crescer.
Pelas reuniões de mulheres na sala de nossa casa. Pelas aulas na Escola Dominical.
Glória a Deus.
Fui muito abençoado pela vida de minha mãe.
Fica a saudade, com certeza, mas, acima de tudo, a certeza de estarmos juntos um dia, em um Novo Dia, para sempre...

Deus abençoe! Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário