domingo, 4 de dezembro de 2016

“O ESPÍRITO DE JONAS” ESTÁ AGINDO NA IGREJA DE HOJE?


Ao longo dos anos percebo uma mudança impressionante em curso no assim chamado “meio evangélico” quanto a conhecerem/praticarem ensinos da Palavra para a vida diária.
Um certo “analfabetismo funcional gospel” tem lentamente transformado tanto a profundidade do que, talvez, a grande maioria hoje crê, quanto o “sincretismo religioso” tem entrado pelas portas da igreja.
Pouco ensino de doutrina, pouco conhecimento de fundamentos, pouco entendimento da Palavra para a realidade de vida, e muito, mas muito de “pensamento secularizado”, do mundo em que vivemos, tem sido misturado ao que deveria ser prática cristã verdadeira.
Muitos que se confessam cristãos nem sabem mais que mesmo uma pessoa tida como “boa, acima da média” do mundo, estará destinada à condenação eterna se não se converter a Jesus Cristo como Único Salvador apesar de até mesmo praticar boas obras!
Por um lado, já vi muitos cristãos escrevendo “RIP” nas redes sociais em relação a pessoas “famosas e queridas” que morreram, mas que, em vida, claramente, negaram ter Jesus como Senhor e Salvador... E SE não tem Jesus como Salvador, jamais descansarão em paz, muito, mas MUITO pelo contrário... infelizmente!
E, por outro lado, vejo como algo gritante nos últimos meses, um certo “desejo de vingança gospel” expresso por muitos, que desejam “ira divina” sobre pessoas que estes consideram merecedoras (e provavelmente são), pelo conjunto da obra de suas vidas públicas...
Diante das recentes morte e/ou prisão e/ou infortúnio de líderes políticos polêmicos e provavelmente, criminosos e corruptos (depois de condenados, lembra?) em nossos dias, vejo que emerge algo que batizei de “espírito de Jonas” em muitos irmãos na igreja de Jesus nestes dias.
Caso não conheça a história de Jonas, recomendo que leia o livro na Bíblia... tem apenas quatro capítulos, e fica no Velho Testamento.
Aliás, apenas para fazer um teste, se você é daqueles que também pensa que Jonas foi engolido por uma baleia, reforço a sua necessidade de ler o livro, pois o texto fala em “um grande peixe” enviado por Deus! Não de uma baleia...
Mas o cerne de meu ponto é que Deus enviou Jonas para pregar a salvação em Nínive, um povo pecador, cruel, sanguinário, temido pelos povos contemporâneos e que justamente por sua malignidade, era temido e odiado por seus crimes.
E Jonas se recusou a ir pregar porque não queria que eles ouvissem e se arrependessem, antes, queria que todos eles fossem todos para o inferno por seus pecados cruéis!
Na verdade, Jonas inclusive “fugiu da presença do Senhor” para não fazer o que Deus queria!
Veja o texto: “Com isso (com a conversão de toda a cidade!), desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado. E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo (Jonas 1:3) para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal”. Jonas 4:1-2
Sim, Jonas teve que ir pregar depois de ter sido vomitado pelo peixe na praia... e ele pregou...
E após pregar, as pessoas se converteram, como Deus sabia que iria acontecer!
Mas Jonas ficou frustrado e irado porque pregou e aquela cidade sanguinária e abominável se converteu! E porque se converteu, foi perdoada por Deus de seus pecados!
E Jonas achou que Deus foi injusto! Acredita? Ele queria que eles queimassem no inferno!
E, sabe?
É assim que eu vejo que se sentem muitos cristãos de nossos dias.
Querem que Deus faça justiça lançando no inferno todos estes que, pelos seus feitos públicos, ou segundo os critérios próprios, não merecem perdão, mas sim, a ira de Deus...
E ficam felizes e comemoram quando a desgraça que vem como consequência de seus crimes!
Não estou falando que os criminosos não devam ser investigados, julgados e condenados por seus feitos, não... estou falando sobre a alegria pública acerca disso...
E nesse pensamento equivocado, alguns tentam até evocar até textos bíblicos, fora de seus contextos, para fundamentar sua “ira contra infiéis”, fazendo até mesmo transparecer para quem não conhece, uma ideia que O Evangelho de Jesus Cristo seja realmente assim.
Mas não é!
Há um texto, por exemplo, em Provérbios 11:10, que diz: “No bem-estar dos justos exulta a cidade, e, perecendo os perversos, há júbilo”.
Veja que aqui Salomão não está ensinando ou pregando para a cidade entrar em júbilo porque os perversos morreram, mas sim, está narrando a vida cotidiana daquela época, quando isso já acontecia. As pessoas se alegravam com a morte dos perversos...
Entendo então que o que vejo não é um fenômeno apenas de nossos dias, mas anterior...
Mas porque posso dizer isso, que é errado querer o mal mesmo dos perversos e se alegrar?
Ou mais... porque me preocupei e decidi escrever este texto que sei, é polêmico?
Porque quando Salomão foi tratar da questão, segundo ensino do Senhor, ele trouxe uma admoestação da parte de Deus, como lemos em Provérbios 24:17-18: “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o SENHOR não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira”.
Veja que o tom da frase é completamente diferente entre este verso e o 11:10...
O que desagrada O Senhor é que alguém se regozije com o tropeço dos inimigos...
E imagino que muitos nunca ouviram nada parecido...
Sim, O Senhor é o maior interessado em fazer Ele mesmo justiça contra os que “passam da conta em sua malignidade” e Ele mesmo o fará! Segundo a Sua agenda!
E o fará, embora seja Ele mesmo o maior interessado em que haja arrependimento, tanto que, por determinado tempo, estende a Sua misericórdia, para que “ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento (II Pedro 3:9)!
E na minha maneira de entender, a palavra “todos”, no texto, significa exatamente “todos”, e acrescentaria a expressão: “qualquer um”! Ou seja, até mesmo "estes"...
Veja ainda, como exemplo, que O próprio Senhor Jesus Cristo, enquanto pendurado na cruz, em meio a todo o sofrimento, e este sim, injusto e cruel, que sofreu, teve tempo para perdoar os que O crucificavam, afinal morreu por estes também, e pode ainda trazer salvação ao ladrão que, também crucificado, se arrependeu.
Lucas 23:34 “Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.
Lucas 23:43 “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.
Não, este homem ao lado de Jesus não era um “bom ladrão”... Era um dos piores daquela sociedade, abominável, e por este motivo foi condenado â morte pela justiça daquela época...
A sociedade o queria ver morto, e a morte dele e do outro ladrão eram legais.. já a de Jesus, ilegal.
Mas Ele nos ensinou algo importante ali.
Ele morreu pelos pecadores, malfeitores, assassinos, criminosos, corruptos, pelos piores...
Ou seja, Ele morreu por você e por mim, que somos, diante de Sua Santidade, tão pecadores quanto estes que muitos consideramos “piores” que nós.
Não, não somos melhores que eles porque, eventualmente, socialmente, tenhamos valores melhores, ou um freio moral mais curto... ou certa educação ou valores morais.
Talvez, perante a sociedade, externamente, sim, alguém seja, aparentemente, melhor que uns por boas obras que faz, ou pior que outros pelos crimes que comete, pela malignidade que pratica...
Mas não o será diante de Deus que conhece e esquadrinha os corações!
E veja! Deus queria dar a oportunidade para perdoar e salvar Nínive! E alguém precisava ir pregar!
Veja alguns textos sobre a maneira de pensar de Deus que Ele mesmo nos revela na Palavra:
Mateus 5:43-45 “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”.
Lucas 6:27-31 “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”.
Romanos 12:17-21 “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
Se prosseguirmos a leitura do texto de Provérbios com o qual comecei o post, veremos algo mais:
“Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o SENHOR não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira. Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos, porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará. Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos. Porque de repente levantará a sua perdição, e a ruína que virá daqueles dois, quem a conhecerá?” Provérbios 24:17-22
Sim, em algum momento no futuro, adiante de nós, tragicamente para estes que não se arrependam, haverá o terrível Juízo da parte do Senhor...
Seja para estes "abomináveis", que muitos querem ver queimando no inferno, seja para aqueles que até praticaram boas obras, e foram socialmente aceitos e receberam "RIP" e "likes" nas mídias sociais, mas que nunca se arrependeram dos seus pecados, recebendo a Cristo como Senhor e Salvador.
Mas sim, O Senhor, ao longo da história da humanidade, também já fez e ainda faz uma certa "justiça provisória", usando até mesmo os sistemas de justiça humanos e falhos, ou Ele mesmo permitindo a morte dos perversos, como disse, claramente, que fará...
Como já vimos, os que vivemos mais, tantos regimes, governos, impérios, sistemas políticos abomináveis que pareciam invencíveis, mas que foram derrubados e já não existem mais.
A própria Nínive que se converteu com a pregação de Jonas no relato do livro, foi posteriormente destruída pois a geração seguinte retrocedeu aos seus pecados sem arrependimento...
E O Senhor sim, se encarregará de fazer ainda Justiça eterna, segundo a Sua própria Justiça e Sabedoria! A nós, não nos cabe desejar, nem muito menos celebrar ou brincar com isso...
Creio que Ele não quer que comemoremos... senão, que O temamos!
Lembre-se que o juízo começa pela casa do Senhor! (I Pedro 4:17)
Que você não seja confundido com os "revoltosos" (Provérbios 24:21-22) do tempo presente.
Que você, que está em Cristo, tenha por claro e certo quem somos em Cristo.
Que você e eu lembremos que fomos APENAS alvos da graça do Senhor SE fomos salvos em Jesus Cristo, mas que merecíamos o mesmo lago de fogo (Apocalipse 20:10) tanto quanto estes que muitos consideram os piores de todos, ou pelo menos, "piores que nós"...
Mas se nosso nome está escrito no Livro da Vida (Apocalipse 20:15) pela Salvação em Cristo, nos livramos desta condenação pela graça, por meio da fé na obra redentora de Jesus Cristo!
Queridos, nós fomos chamados como abençoadores, não amaldiçoadores, (Tiago 3:9-12) "se é que estamos em Cristo"!
É normal alguém do mundo agir assim, porque segundo o mundo, isso é absolutamente justo e normal. E a esperança deles está neste sistema...
Mas não nós!
"Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade". Efésios 3:17-24
Que Deus nos abençoe com revelação!
Que fique bem longe de nós este "espírito de Jonas"...
Em Nome de Jesus...

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário