domingo, 18 de dezembro de 2016

ALGUNS PONTOS SOBRE O PECADO...


Por definição, pecado sempre é uma desobediência a Deus!
Afinal, o pecado de Adão no Éden não foi um culto pagão, prostituição, assassinato, atrocidades contra a criação... Não!
O pecado entrou no mundo “apenas” por uma desobediência à Palavra de Deus!
Sim, Adão desconhecia a dimensão da consequência de sua desobediência...
Adão não entendeu que Deus estabeleceu limites que nos protegem, mas Ele não precisa nos explicar o que acontecerá para os que transgredirem...
O problema do pecado não é que Deus fica triste com quem peca, mas sim que traz consequências danosas para a vida de quem peca... E nem sempre o pecador entende isso.
E além do mais, o fato é que Deus tem um caminho muito mais excelente para o homem, na proposta de vida que Ele oferece aos que nEle creem.
Nem todos entendem que a Bíblia não é um livro de religião, ou da religião evangélica, mas é O Livro do Sistema de Deus, disponível a toda a humanidade, mas eficaz na vida dos que creem.
É um livro sobre sermos abençoados por podermos nos reconciliar com Deus em Cristo!
Ao longo do texto de Sua Palavra, Ele sempre oferece uma escolha: Bênção ou maldição?
Ou seja, as nossas escolhas nos levarão no caminho da bênção ou da maldição, e a base desta escolha é a obediência ou a desobediência!
Muitos cristãos têm construído uma forma de pensar tortuosa, sem fundamento na Palavra, quando creem que a Lei que aponta o pecado foi supostamente revogada pela Graça!
Veja: no que que diz respeito à Salvação, sim. Ninguém pode cumprir a lei para ser salvo!
Mas no que diz respeito à nossa vida diária, não. Ou alguém pode pensar que por vivemos na graça, se alguém matar alguém, vai se dar bem? Se adulterar? Roubar?
A graça vai poupar estas pessoas das consequências de seus atos? Ou quais itens da lei ainda estão válidos para serem cumpridos, e quais não? Que coisa estranha não acha?
Mas porque muitos não tem obedecido esta exortação de Paulo, muita confusão tem surgido.

Romanos 12:2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Sim, muitos cristãos com mente não renovada concordam com o pensamento deste século que o evangelho está atrasado, e que precisa se modernizar ou estar mais compatível com a realidade em que vivemos hoje...
Como esta visão da graça que coloca o homem no centro das decisões, e não A Palavra.
E assim, muitos acreditam que existem coisas que não podem mais ser consideradas pecado em nossos dias porque o mundo mudou e Deus está ultrapassado...
Ou que pela graça, não devem ser considerados pecado...
A psicologia, a ciência e outras áreas de sabedoria humana afirmam que as coisas estão diferentes... e que a “religião” precisa se atualizar.
E os cristãos que aceitam este pensamento abrem as portas para que o sistema do mundo entre em suas vidas, e em escala maior, na sequência, entre na igreja.
Na verdade, a sensualidade, a promiscuidade, a libertinagem e tantas outras coisas já entraram.
Se bobear, já temos igrejas aceitando celebrar até mesmo Halloween “para atrair o perdido”!
Existem muitas igrejas que tem executivos profissionais, que usam sistemas de gestão do mundo de administração, cuja ênfase é projetar lucro!
Alguns chegam a avaliar a viabilidade financeira de projetos evangelísticos!  Enfim, o pecado que antes batia na porta hoje já entrou e se instalou em muitas igrejas.

I João 3:4 Todo aquele que vive habitualmente no PECADO também vive na rebeldia, pois o PECADO é rebeldia. 5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.

Sim, o pecado que pode ser apenas uma “possibilidade” em nossas vidas como cristãos, pois estamos ainda habitando em um corpo carnal, mas não tem mais domínio sobre nós.
Temos a possibilidade de vencer a tentação.
Afinal, se Caim tinha esta possibilidade, muito mais nós, que temos o Espírito Santo para nos auxiliar!

Gênesis 6:7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem (Caim), o PECADO jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

Sim, o pecado nos destituiu de uma dimensão de glória em que o homem vivia:

Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

E retirou a liberdade anteriormente dada por Deus ao homem na criação, o qual tornou-se escravo do pecado desde seu nascimento. O homem nasce no pecado. Mesmo aquele bebezinho lindo que você ama, já é pecador!

João 8:34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete PECADO é escravo do PECADO. 35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Mas para quem está em Cristo, o pecado já não tem mais domínio sobre si!

Romanos 6:11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o PECADO, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.  14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do PECADO para a morte, ou da obediência para a justiça?

Ou seja, somos chamados a vencer o pecado pela Palavra e pelo Espírito Santo, mas a decisão continua sendo absolutamente individual... Quem peca, peca porque quer pecar, mesmo tendo nascido de novo. A questão é que alguém nascido de novo que não luta contra o pecado, acabará endurecido em seu coração pelo engano...

Hebreus 3:13 ... antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do PECADO;

Somente Jesus Cristo pode dar solução para o nosso pecado, porque, enquanto habitando na terra em um corpo igual ao nosso, não pecou! E porque não pecou, tem poder e autoridade sobre o pecado para nos oferecer perdão, libertação, vitória e perdão...

João 1:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o PECADO do mundo.

Os que nunca se converteram a Cristo a questão não é se cometem pecados... É que vivem na prática deles! Estão “mortos em seus delitos e pecados”, e nem mesmo tem revelação, em determinada medida, dos pecados que cometem...
Embora O Senhor tenha escrito a Sua lei moral em seus corações, negociam e flexibilizam porque não tem acesso ao Espírito Santo, que é quem “convence do pecado”.
Mas não são indesculpáveis porque tem esta revelação no coração, e também tem a revelação de que há um Deus Criador que deve ser adorado, como Paulo nos revela em Romanos capítulo primeiro...
Mas quanto aos que cremos, há uma palavra dura para quem decide deliberadamente viver na prática do pecado após ter conhecido a verdade:

Hebreus 10:26 Porque se voluntariamente continuarmos no PECADO, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.

I João 3:4 Todo aquele que vive habitualmente no PECADO também vive na rebeldia, pois o PECADO é rebeldia. 5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.  10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.

Vejo em muitos lugares uma pregação confusa acerca da graça como se fosse uma licença para pecar o que absolutamente não encontra fundamento bíblico.
A graça é para a salvação! Mas quem nasce de novo, não vive mais pecando pois se alguém que se diz convertido vive assim, não viu a Cristo e nem O conhece!
Que palavra forte esta de João!
Sim, há um lugar de juízo para o pecado.
Sim, há um lugar preparado para os pecadores que não herdarão o reino de Deus!
E nisso a Bíblia é clara até mesmo em nos apresentar uma lista que não considera um pecado maior ou menor que os outros, senão que todos os que permanecem na prática destes, não podem estar na presença de Deus.

I Coríntios 6:9 Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Apocalipse 21:8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

Mas a todos quantos O receberam, a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador, arrependidos de sua vida anterior, estes que lavaram suas vestes no sangue de Jesus, O Cordeiro que tira o pecado do mundo, sim estes entrarão na Cidade pelas portas!

Apocalipse 22:14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.

Mas veja...
Não poder entrar neste lugar para o qual O Senhor nos chama a todos faz com que a única opção de destino seja o lugar que Ele preparou para satanás e seus anjos.
Ele não preparou este lugar de condenação para nenhuma pessoa, pois Jesus morreu para pagar o preço de todos... mas o efeito desta salvação alcança apenas os que recebem...

Mateus 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, PREPARADO para o Diabo e seus anjos.

Não brinque com o pecado...
Não importa qual foi a sua transgressão, há poder no sangue de Jesus Cristo para perdoar.
Arrependa-se agora, e volte para Cristo se você percebeu que foi longe demais de pois de conhecer o evangelho...
Arrependa-se agora, e venha para Cristo se você nunca O convidou a ser seu Senhor e Salvador...
O tempo se abrevia, e se Deus trouxe você até aqui, é porque quer tratar algo com você.
Estou a disposição no que puder ajudar.
Deus abençoe...
Abraço,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário