Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!
Sábado 24 de janeiro: "O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá". Provérbios 15:27
O suborno que justifica o perverso mas nega justiça ou aflige o justo é uma marca de uma sociedade sem Deus, que é O Justo Juiz.
Isaías 5:23 ... os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!
Amós 5:12 12 Porque sei serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais suborno e rejeitais os necessitados na porta.
Veja pelos textos que isso não é novo, pois desde o início da história da humanidade, pessoas clamando por justiça se apresentam diante de Deus, para que Ele mesmo julgue a sua causa...
E Ele Julga!
Não apenas no dia a dia, mesmo em meio à mais densa injustiça, mas, principalmente, Ele vem julgar a terra com justiça e os povos com equidade.
Cada vez mais ficamos também sabendo de circunstâncias em que pessoas "quase que precisam pagar para que a verdade se estabeleça", mas SE confiamos em Deus, devemos nele descansar, para que Sua Vida Se manifeste.
Desde sempre, o sistema de justiça humano é falho, posto que criado, gerido e estabelecido por um ser humano corrupto, caído, e este sistema é uma necessidade humana para equilibrar uma sociedade que em tudo afronta ao Senhor, Justo Juiz, rejeitado pela humanidade em Sua posição Soberana.
Sim, muitas das nossas leis são injustas, criadas e instituídas por outros motivos que não estabelecer justiça. Sim, o sistema está falido em seu papel social, e assim sempre será pois não há justiça sem a Lei dO Senhor...
MAS Paulo nos lembra que se a nossa esperança se limita a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens...
Alguns sistemas sociais ou jurídicos podem parecer até melhores que outros ao longo da história, podem passar uma ideia de que funcionam, e talvez funcionem, mas nenhum pode suprir a sede de justiça que há no coração humano, pois, SE viesse tal justiça perfeita, não sobraria ninguém para usufruir dela, pois TODOS PECAMOS. Todos praticamos injustiça. Todos pensamos até mesmo em "tentar subornar Deus, O Justo Juíz", quando dizemos a Ele, que "até que somos bons", que fomos na igreja, que praticamos o bem, que não merecemos ser julgados segundo a Sua Lei!
O que é suborno para você?
Não é por acaso, rejeitar a consequência da lei, e, diante do juiz, tentar oferecer "algo", para que a lei não seja cumprida, e o transgressor livrado?
Não é o que pensam fazer aqueles que chegam diante de Deus, rejeitam Jesus e oferecem "seus recursos de bondade ou piedade" para serem livrados?
Que possamos ter mais revelação acerca de Deus, do Juízo, mas da Graça, da Salvação, da Justiça que foi feita em Jesus Cristo para salvar todos os pecadores que nEle creem, "dos quais eu sou o principal como diz Paulo", como "parafraseia" Haroldo, como deveria entender você.
Que achemos misericórdia diante do Senhor, pela graça em Cristo, para que naquele Dia, não seja eu julgado pelas minhas obras, mas pela Obra poderosa de Jesus O Cristo, que cumpriu a Lei para que eu não seja condenado por ela.
Que rejeitemos portanto, e também, o "suborno espiritual", que não tem poder algum diante do Senhor, O Justo Juiz!
Deus abençoe... bom final de semana! Bom dia. “
Sexta feira 23 de janeiro: "Abomináveis são para o SENHOR
os desígnios do mau, mas as palavras bondosas lhe são aprazíveis".
Provérbios 15:26
O padrão humano é avaliar as pessoas pelo que vemos exteriormente. Mas O Senhor esquadrinha o coração.
Eu tenho meditado muito acerca do que somos, que é mais importante do que aquilo que fazemos, pois o que fazemos apenas exterioriza o que somos. Veja que para O Senhor, quanto ao mau, não são suas obras que lhe são inicialmente abomináveis, mas sim, o que vai no coração antes da obra ser feita. Posteriormente suas obras também lhe serão abomináveis, pois brotam do coração...
O Senhor pesa o coração ANTES, mesmo que, eventualmente, a pessoa não cumpra seu desígnio abominável...
Mas Ele conhece!
Muitas pessoas portanto, são rejeitadas por Deus, mas são consideradas boas pelos que conhecem pelo exterior, e avaliam apenas o que veem!
Já as palavras bondosas segundo Sua avaliação, Lhe são aprazíveis, pois vem, necessariamente de um coração transformado, e isso Lhe agrada! Palavras segundo Sua Palavra e Seus valores, serão abençoadoras, e produzirão a Sua Vontade, como já meditamos aqui outras vezes.
Afinal, segundo a Sua própria Palavra, a boca fala do que o coração está cheio... Ainda assim, em algum momento vamos saber o que vem do coração das pessoas, pois o Senhor também nos permitirá ver e avaliar, pois diz que "pelos frutos conheceremos as pessoas"... Mas sempre teremos um entendimento parcial...
Eventualmente, ao longo da história Ele mesmo Se já manifestou para julgar e ficamos sabendo que por algum motivo, alguém encheu a Taça que Ele permite, segundo Sua Sabedoria...
Mas no que nos diz respeito para hoje, precisamos avaliar até mesmo o que passou pelo nosso coração e ninguém ficou sabendo... para que "as palavras da nossa boca, e a meditação do nosso coração sejam de louvor a Ele e agradáveis a Ele"... em Nome de Jesus...
Segundo Sua Palavra, ninguém é bondoso pelo que fala, nem agrada a Deus pelas suas obras, mas sim, quem é tansformado por Jesus, O Cristo!
Apenas quem está e Cristo pode agradar a Deus, pois esta é a Sua base de referência, ou seja, receber Sua transformação...
Que possamos "esconder A Palavra em nossos corações para não pecar contra O Senhor", para que sendo transformados em quem Ele nos chama a SER, possamos FALAR e MANIFESTAR o que O glorifica. Todos os dias.
Bom dia! Deus abençoe...
Quinta feira 22 de janeiro: "O SENHOR deita por terra a casa dos soberbos; contudo, mantém a herança da viúva".
Neste texto encontramos o que fica como legado de dois tipos de pessoas...
Os que confiam no que tem, e os desprovidos de qualquer coisa.
Os soberbos que se apoiam no que tem, no que pensam, no que acham que sabem, no que rejeitam a Sabedoria do Senhor, terão sua casa, que significa tudo o que é seu, derrubado pelo próprio Senhor. Ele mesmo lhes fará justiça, ou tem já feito justiça ao longo da história, e em especial o dia do Juízo que virá! O texto é literal, e auto explicativo! Isaías 2:12: "Porque o Dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido". Sim, todo aquele que rejeita O Senhor como sua rocha, proteção, fundamento, vida, todo aquele que rejeita A obra de Salvação realizada de maneira poderosa na cruz do Calvário, é soberbo diante de Deus... rejeita Seu amor, solução, provisão, revelação, e fundamenta sua vida no que acha que sabe, tem ou faz... Assim, segundo Deus, é soberbo não apenas aquele que em sua vida natural expressa esta forma de vida, mas, principalmente, aquele que no seu interior rejeita O Senhor. E aqui eu digo que não apenas o que tem algo, mas também o que não tem, e é soberbo em sua pobreza e rejeita confiar no Senhor!
A soberba não é uma posição financeira, mas sim, de fé. Espiritual!
Já a figura bíblica de uma viúva expressa uma mulher talvez mais avançada em idade, desprovida de marido, de trabalho, recursos, de apoio, de vigor, que está aparentemente exposta a morrer por não ter amparo. Mas não as que temem ao Senhor. Que fazem dEle a sua confiança e esperança. Que realmente crêem, pela Palavra, que Ele próprio é o seu marido! Estas não são soberbas na forma de ser...
Aquela que é viúva e tem filhos pequenos, os quais pensa não ser possível sustentar, que dirá terem um futuro, é o foco da promessa que o Senhor claramente dá no texto de hoje, pois, não apenas que cuidará dela, como de SUA HERANÇA! Sim, pela Palavra, ela terá o que deixar para a posteridade!
Veja a história impressionante de uma viúva a quem Jesus observou no secreto...
Marcos 12:41-44 "Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento".
Os soberbos davam muito, mas do que lhes sobrava, por que confiavam na sua riqueza, e Jesus sabia ser pouco. Sua confiança estava no que tinham... Soberbos!
MAS esta viúva confiava plenamente em Deus, e depositava tudo o que tinha diante dEle, pois SABIA e CRIA que Ele cuidaria dela. Seu dinheiro não era suficiente para se manter, mas sim, A Palavra de Deus era seu sustento! Assim, Jesus, que conhecia seu coração em dar, como conhecia os soberbos, não a repreendeu por esta "oferta exagerada e emocional", não denunciou o responsável pela sinagoga por "explorar pobres viúvas", mas destacou a fé desta mulher que, por sua confiança absoluta e firme em Deus e Sua Palavra, seria por Ele mesmo cuidada até mesmo para sua herança, segundo a própria Palavra que era conhecida e pregada naqueles dias! Jesus confiava plenamente na Palavra!
E ainda hoje aprendemos com o testemunho desta viúva 2000 anos depois... Ela deixou também herança espiritual, como uma referência para nós hoje!
Que segundo A Palavra, sejamos instrumentos de Deus para amparar as viúvas, os órfãos e os estrangeiros. Que sejamos exagerados em crer e praticar A Palavra em nossas situações da vida diária. Que sejamos exagerados em crer e praticar A Palavra para a eternidade... E aprendendo com o texto, que toda forma de soberba esteja longe de nossos corações. Em Nome de Jesus.
Deus abençoe! Bom dia...
Quarta feira 21 de janeiro: "Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo". Provérbios 15:24
O Evangelho de Jesus tem sido substituído por uma pregação de alguma coisa denominada "religião politicamente correta gospel" ou algo assim...Como diz Paulo em II Timóteo, trarão algo que tem "aparência de piedade, mas nega o poder". Me parece algo assim.
Jesus advertiu muito acerca do inferno. E muitos pregadores atuais, principalmente os "midiáticos", não falam mais sobre isso pois "assusta e afasta as pessoas"...
Jesus morreu pelos nossos pecados. E muitos pecadores atuais, principalmente os "midiáticos", não falam mais sobre isso pois "assusta e afasta as pessoas"...
E os que não pregam o caminho da vida, que é Jesus Cristo crucificado pelos meus pecados, afim de evitar o inferno, não são sábios segundo Deus! Pelo contrário...
Dão mais importância a "atrair pessoas" para uma vida "político-espiritualmente correta" que não existe na Palavra, mas não as conduzem à salvação.
Para agradá-las, e lotar igrejas, fazem com que permaneçam debaixo de condenação eterna. Sem receber a pregação genuína e bíblica do evangelho.
Do que estamos falando hoje em dia afinal? A que estamos reduzindo o evangelho de Jesus Cristo, segundo a Bíblia? "Palestras motivacionais de auto ajuda gospel"?
Pergunto: Você tem certeza da sua salvação? Mesmo? Baseado em que? Sabe explicar na Bíblia o que crê? Por que crê? Em que se baseia? Sabe onde estão os textos bíblicos que garantem o que crê? Na SUA Bíblia?
Ou você acredita nisso apenas por que um dia repetiu uma oração com toda a sinceridade convidando Jesus a entrar em seu coração, e ficou emocionado ou arrepiado, e foi abençoado por alguém ao seu lado? Mas depois desta oração, você não dá muita importância ao que alguns dizem que é pecado, não tem muita vontade de ler a Bíblia e acha igreja algo chato? Mas se acha crente...?
Ou você crê que foi salvo por que passou e tem passado por uma transformação real interior, e agora o pecado não é o que você quer fazer, mas é um acidente... Pecado produz arrependimento sincero e genuíno em seu interior... Você ama a Jesus e aguarda ansiosamente a Sua vinda e tem prazer em adorar o Senhor cantando, orando, expressando da sua maneira sua alegria em estar e buscar a Sua presença? Por que você tem prazer em ler A Palavra, ouvir ensinos da Palavra, por que o Espírito Santo de Deus ensina e revela Seus princípios para você, em seu coração? Por que você tem preocupação sincera com aqueles que estão a sua volta, da família, do trabalho, dos estudos, e prega mesmo a salvação em Jesus?
Bem, se você está no primeiro grupo, advirto você a rever o qeu crê, para que a verdadeira sabedoria de Deus se estabeleça em sua vida para que seja realmente livre do inferno embaixo, como vimos no texto de hoje.
Sim, o evangelho de Jesus Cristo é o do amor! Ele nos amou TANTO que Se deu por nós. Mas embora falar do inferno seja mesmo algo assustador e terrível também faz parte da pregação de Jesus, e não fomos constituídos para "melhorar a Sua pregação nem Sua "imagem institucional" "aliviando" o que Ele pregou...
Não podemos principalmente suprimir uma pregação da Palavra associada ao que Deus considera SABEDORIA! Por que se eu inverter a forma da declaração do princípio do texto de hoje, sem alterar seu conteúdo e significado, direi que "Para o idiota há o caminho de morte que o leva para baixo, para o inferno, evitando assim o céu˜... Faz sentido para você? Você tem certeza da salvação? Você é sábio segundo Deus? Pense nisso hoje. Pare e reflita sobre isso agora... Ainda há tempo.
Deus abençoe. Bom dia...
Terça feira 20 de janeiro: "O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!" Provérbios 15:23
"Se conselho fosse bom, era vendido e não dado de graça"... interessante a sabedoria popular... Todos precisam de conselhos, todos querem conselhos. Embora muitos desconfiem de conselhos, todos tem prazer em dar conselhos!
Quando podemos dar uma resposta adequada a uma pessoa que precisa de ajuda, no tempo certo, e este conselho "funciona", é algo que nos dá muito prazer não é?
Hoje, talvez, você ficou sabendo que este sentimento vem de Deus.
Ele de alguma forma inseriu este desejo em nós, e Ele fez isso para que Ele seja glorificado. Não há conselho nem Sabedoria melhor que a dEle.
Embora existam hoje os especialistas, "coachers", "personais alguma coisa", as palavras e conselhos humanos são falíveis. Daí a origem do ditado sobre conselhos... Os homens por mais preparados que sejam para a vida, não vão acertar todas... E quando errarem, dependendo do conselho errado que derem, poderá ser uma tragédia na vida de alguém... MAS o que aconselha segundo A Palavra, dá a oportunidade para que alguém viva!
Os reis da história sempre buscaram conselhos com técnicos e "adivinhos". Na Bíblia vemos diversos deles. Vemos que Daniel prosperou no reino de Nabucodonozor, que tinha seus magos e adivinhos como apoio real, por que O Senhor Deus lhe dava os conselhos que deveriam ser dados ao rei. E Daniel fazia. O rei o ouviu e rejeitou seus magos... E seu reino foi preservado neste tempo.
Em Jeremias encontramos uma situação igual com final oposto. O rei Jeoiaquim ouvia seus profetas acerca do que iria acontecer com Israel que, na verdade, estava fora do plano de Deus. Os profetas diziam que "tudo ia acabar bem, que Babilônia não viria contra eles, que se viesse, seria derrotada, e blá... blá... blá.. MAS Jeremias falava a verdade, e pregava que tinha de haver arrependimento... E depois, quando não houve arrependimento, que viria o juízo, que seriam todos levados ao cativeiro... E o rei rejeitou a sua palavra. Mandou prender, bater, ameaçar, e Jeremias sofreu muito por dizer a verdade! Os que diziam o que o rei queria ouvir, passaram bem, por um tempo... Até que veio Babilônia, levou todos para o cativeiro, e cumpriu a palavra de Jeremias, por que era A Palavra de Deus!
Jeremias foi poupado quando isso aconteceu... e alguns poucos outros, apenas.
Jeremias deu a resposta adequada, mas o rei não recebeu! E perdeu seu reino.
Nem sempre, como cristãos, quando respondemos a alguém segundo A Palavra do Senhor, seremos populares como conselheiros "queridos"... MAS, SE falarmos SEMPRE A Palavra do Senhor, teremos a alegria de dar a resposta adequada, que, a seu tempo, produzirá seu fruto na vida de quem nos procura.
Que você e eu estejamos tão cheios da Palavra e do Espírito, que, quando formos procurados a dar uma palavra a seu tempo, a alguém, falemos apenas A Palavra de Deus. Afinal, "Ele mesmo vela pela Sua própria Palavra para a cumprir" como nos assegura que fará. Quando assim fizermos poderemos nos alegrar em ter dado a boa palavra, a resposta adequada, mesmo que não seja aquela que nosso interlocutor queira ouvir.
Que Deus nos abençoe e nos use a sermos úteis em Suas mãos...
Deus abençoe. Bom dia!
Segunda feira 19 de janeiro: "Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito." Provérbios 15:22
Eu brinco algumas vezes que a melhor forma de aprender algo na vida é com os erros. A menos dolorida, com os erros dos outros...
Mas A Palavra nos traz ensinos de todas as maneiras, nos apresenta princípios eternos da Sabedoria de Deus para todas as áreas que precisamos, e que terão efeito positivo na vida daqueles que amam Seus ensinos.
A possibilidade de Deus falar aos corações através de conselho de outras pessoas, é bíblica, como lemos aqui. Mas lembre... antes de sair por aí perguntando coisas sobre sua vida e seus projetos, e abrindo o coração para qualquer pessoa, vamos lembrar antes de outros princípios que devemos associar com este aqui: Em Salmo 1:1 e 2 lemos: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite."
Sim, o conselho de alguém que é "´ímpio", ou seja, não crê na Palavra, não é útil. Mesmo que a pessoa seja "especialista" na matéria do conselho. Mesmo que seja catedrático no tema... Sei que alguns ficam angustiados com o que digo, mas eu creio no que A Palavra diz. Mais que nas pessoas que supostamente sabem...
Mas isso não quer dizer que não devemos aprender, e vir a ser os que mais sabem acerca dos conteúdos associados a nossa vida profissional... Temos que ser os melhores e que mais sabem! Leia o primeiro capítulo de Daniel para percebe que ele e seus amigos dominavam TODO o conteúdo de sabedoria da época, e por este motivo foram levados para servir no palácio do rei... Ou seja, dominavam todo o conteúdo profissional da Babilônia, mas acima disso, dominavam A Palavra!
Assim, se queremos prosperar aqui onde vivemos, que é um "tipo de Babilônia", devemos sim, conhecer o conteúdo profissional que precisamos, e ser os melhores nas empresas onde trabalhamos, mas devemos ainda mais conhecer A Palavra. Assim, seremos levados a ser conselheiros de reis, líderes, diretores, enfim, pessoas em posição de autoridade nos lugares em que trabalhamos.
Mas devemos sempre buscar conselho nos que amam A Palavra...
Entende a diferença? Quando temos bons conselheiros sobre nossa cabeça, seremos bem sucedidos no que fizermos.
Seus pais, mesmo que você já viva sua própria vida fora da casa deles, ainda são poderosos conselheiros segundo A Palavra. Seus pastores e líderes espirituais que amam A Palavra são pessoas que falam da parte de Deus em sua vida. Profissionais cristãos bem sucedidos são bons conselheiros.
Se você não sabe com que se aconselhar sobre um projeto importante, ore a Deus, apresente este texto ao Pai em oração, e peça ajuda para que o Espírito Santo encaminhe você a alguém que pode lhe ajudar com suas decisões...
Mas pense... se você tem apresentado um projeto a alguém, mas não encontra apoio por que "ninguém entende você", ou o seu projeto é realmente visionário e inovador, ou talvez, nem mesmo você entenda o que está querendo fazer.
Que acima de tudo, seja A Palavra nossa Fonte de Sabedoria maior.
Que o Espírito Santo de Deus nos ensine todas as coisas. (I João 2:20,27).
Que Jesus, O "Maravilhoso Conselheiro" (Isaías 9:6) seja nossa melhor companhia quando buscamos Sabedoria.
Colossenses 3:16 "Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí- vos e aconselhai- vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração".
Tem alguma decisão importante a tomar hoje? Confie no Senhor.
Deus abençoe! Bom dia!
___________
E
assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que
Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!
Haroldo Maranhão