domingo, 14 de dezembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 8 A 14 DE DEZEMBRO


Bem vindo!
 
Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 13 de dezembro: “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”. Provérbios 14:30

A inveja tem um poder destruidor para o que a exerce. É uma arma de triste destruição.
Tiago trata isso em 3:13-17 de uma maneira muito forte até: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera”.
Sim, a inveja está associada a uma prática demoníaca, e tem potencial de destruição em si mesma. Afinal, veja que nos 10 mandamentos, por exemplo, a cobiça (que é a inveja) está junto com os mandamentos que tratam de assassinato, roubo e adultério.
Pode parecer para alguém que alimentar a inveja por algo que alguém tem ou faz, não afeta a pessoa alvo deste sentimento... Triste engano...
Entenda que se Deus elencou a inveja junto com assassinato, roubo e adultério, é porque Ele nos estava alertando que, sim, este sentimento tem o mesmo poder de destruição... e irá afetar gravemente quem alimenta este sentimento.
Entretanto, Salomão nos demonstra que quem tem ânimo sereno viverá tranquilo...
A serenidade da satisfação com o que se tem, e com o que Deus dá, faz com que a vida seja um banquete. Pouco importam as circunstâncias, tudo vai bem no interior do coração...
Paulo trata de algo parecido em um texto muito usado fora de seu contexto.
Sua conhecida declaração: “Tudo posso naquele que me fortalece” se tornou um “mantra gospel” de um evangelho triunfalista que nem sabe o que crê. Digo isso porque este texto, se entendido assim, está fora de seu contexto...
Leia comigo Filipenses 4:12-13: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”.
A revelação aqui é que Paulo aprendeu a viver feliz em Deus e assim, ter ou não ter, não afetava em nada sua vida, pois ele sabia quem ele era.
Ele não era alguém pelo que tinha, e ter ou não ter não fazia a menor diferença quanto a quem ele era... O que ele era, estava lastreado em quem Deus o chamou para ser. Assim, podia passar por qualquer situação, pois sempre era fortalecido... E podia não andar preocupado com o que os outros tinham...
Quem não sabe quem é, vive preocupado com o que o outro tem... ou é...
E nunca viverá em paz. Nunca andará em paz... nunca será ninguém...
Eu quero ser o melhor Haroldo possível, mas jamais serei uma boa outra pessoa. Seria uma farsa.
Você foi chamado para ser você, em Deus... E ninguém mais.
Não fique confundido. Não tenha inveja no seu coração. Seja fortalecido pelo Senhor para sair de alguma situação que lhe aflija...
Confie, busque, descanse, abençoe, perdoe, agradeça. Seja fortalecido no Senhor.
Deus abençoe! Bom final de semana... e lembre... amanhã, igreja!

Sexta feira 12 de dezembro: "O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura". Provérbios 14:29

Sei que nem todos concordarão com meu pensamento, mas eu creio que mesmo o homem mais pecador ainda tem em si resquícios da imagem de Deus.
Não suficiente para salvá-lo, evidentemente, pois o pecado separa todos os homens de Deus, pois não há um justo, nem um sequer.
Mas é inegável que encontramos pessoas que nem mesmo crêem em Deus, que são criativas, são amorosas, bondosas, generosas, honestas, perdoadoras... e longânimas. Mas sim, ainda que sejam acima da média nestes ou outros "quesitos" de qualidades humanas, sempre cometerão outros pecados, e sempre suas obras serão insuficientes para agradar a Deus para haver salvação e perdão de pecados.
A não ser que se arrependam e se rendam aos pés de Jesus, O Cristo, única solução de Deus para o pecado da humanidade...
Mas creio ser muito importante analisarmos estas características aqui apontadas por Salomão no texto de hoje. Sim, por que Salomão mais adiante declara inclusive que o que é precipitado peca! Provérbios 19:2 "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado".
Somos chamados a ser longânimos pois a precipitação é loucura e pecado... Eu poderia inclusive incluir o entendimento de que, entre outras coisas, é a precipitação que leva ao pecado... Ou você já não ouviu a linda frase vinda diretamente do inferno: "siga seu coração... faça o que seu coração manda"?
Não! O Senhor Deus em Sua Palavra declara pela boca de Jeremias que "o coração é enganoso mais que tudo e desesperadamente corrupto!"
Sempre que alguém lhe pedir uma decisão importante para sua vida, e disser que "se não decidir agora, não será mais possível, é a última oportunidade", bem, eu aconselharia você a fugir. Sem tempo para refletir e principalmente, orar, a chance de uma decisão precipitada expressar uma "loucura" é muito grande...
Loucura porque depois de tomadas determinadas decisões, uma das frases mais comuns que pessoas dizem a seu próprio respeito é: "onde é que eu estava com a cabeça quando fiz isso?"
E sim! Como sempre, O Senhor além de nos alertar acerca de uma necessidade da humanidade, nos oferece uma solução...
Afinal, todos já nos precipitamos algum dia ao longo da vida, e, dependendo da situação em que nos metemos, estamos colhendo consequências até hoje... ou não?
Bem, em Gálatas 5:22 encontramos O Fruto do Espírito com 9 manifestações do Espírito Santo disponível para a vida do que crê. Um Fruto que tem como que 9 "gominhos"... E um deles é longanimidade! Vinda da parte de Deus para nos suprir de tudo o que temos falta pelas consequências do pecado...
Que possamos, então, andar no Espírito para não satisfazer a carne, para não fazer suas obras. Há imensa sabedoria em andar no Espírito, em pelo Espírito consultar A Palavra ANTES de tomar qualquer decisão importante.
Sem precipitação... pois teremos acesso à longanimidade vinda da parte de Deus!
Longe de nós toda precipitação, em especial neste dia... Que O Senhor nos ensine a sermos longânimos pelo Seu Espírito. Para que vivamos em paz...
Deus abençoe! Bom dia...

Quinta feira 11 de dezembro: "Na multidão do povo, está a glória do rei, mas, na falta de povo, a ruína do príncipe". Provérbios 14:28

Sim, humanamente falando esta é uma verdade absoluta.
O sucesso de alguém está sendo medido, cada dia mais, pelo número de seus seguidores e as pesquisas de opinião sobre a popularidade dos políticos mostram isso. No Face, Tweeter... E mais uma vez, vemos que algo assim nem é novo...
Pessoas nestas posições tendem, portanto, a tentar, a todo o custo, fazer o que agrada seu "povo", para manter sua popularidade. Seus indicadores.
E isso de alguma forma passou também para a pregação do Evangelho de Jesus. Nem sempre pessoas são medidas pelo conteúdo que pregam, mas sim, pelo número de pessoas que "o seguem". Pela quantidade de povo.
Muito da pregação do evangelho tem sido modificado para "atrair e manter pessoas", e as verdades ficam cada vez mais para segundo plano, pois precisam pregar o que "as pessoas querem ouvir", para que "haja povo"!
Bem, isso é mais uma confirmação que vivemos dias "não convencionais"...
II Timóteo 4:3-5 "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar- se- ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério".
Sim, Paulo iniciou este capítulo falando acerca do Juízo vindouro, e demonstrou que as pessoas que viveriam próximas deste período procurariam este tipo de palavra, e, por inferência, encontrariam pessoas pregando isso...
Mas não Jesus, que não tinha estas amarras... Ele era livre!
Pregava o que tinha que pregar, e não tinha medo nem mesmo de ficar sozinho quanto a sua pregação...
Em João 6:66-68 encontramos isso. Jesus trouxe uma dura Palavra ao longo do capítulo: e muitos o deixaram. Muitos de nós, pregadores dos dias atuais, provavelmente correríamos para as pessoas, para "tentar explicar" que provavelmente "fomos mal interpretados, ou que nos expressamos mal", no desejo de não perder as pessoas... Mas Jesus, não!
"À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus".
Não... Jesus, por que pregava a Palavra, não apenas manteve seu discurso firme, como ainda mais, virou para os discípulos, e perguntou se eles também não queriam ir embora, pois não modificaria em nada o que pregou…
E que tremenda a resposta de Pedro!
Sim, que possamos nós querer as Palavras de Vida Eterna que vem apenas de Jesus. Sim, que reconheçamos que Ele é O Santo de Deus…
Que possamos procurar pessoas que preguem mesmo a Palavra… E que possamos dedicar tempo na Palavra para que possamos reconhecer estes pregadores, para que possamos fugir das heresias e de tantas palavras secularizadas de nossos dias, que querem apenas "atrair povo"...
Que Deus nos abençoe! Bom dia...

Quarta feira 10 de dezembro: ”O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte". Provérbios 14:27

A Palavra de Deus é plena de princípios associados, que nos ajudam a compreender verdades maiores, quando investimos tempo em receber tudo o que há acerca de um conceito espiritual.
"O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço". Provérbios 8:13
"O temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará". Provérbios 19:23
"O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida". Provérbios 22:4
"Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança. Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração". Provérbios 23:17
Sim, o temor do Senhor consiste em aborrecer o pecado, em arrependimento do pecado. Consiste nO Caminho para a Vida. Consiste em ser levado a um futuro com O Senhor.
O temor do Senhor consiste, portanto, na revelação de Seus princípios, Seu Caminho. Consiste na revelação de Jesus.
Aliás, tudo na Palavra revela Jesus, O Cristo, em quem Deus fez convergir todas as coisas (Efésios 1:10).
Tudo converge em Jesus, tudo aponta para Jesus, tudo revela a Jesus.
Não há salvação em nenhum outro Nome. Não há outro Caminho.
Sim, rejeitar a Jesus, não receber o que Deus nos oferece gratuitamente, é a mais absoluta demonstração de falta de temor a Deus, pois, não levar os Seus ensinos registrados em Sua Palavra como verdadeiros, e decidir viver a vida por sua própria conta e risco, ignorando a Vida de Deus, nada mais é do que não levar Deus em consideração... Ignorar Sua realidade. Não temê-lo!
Somente a Vida Eterna que vem em Jesus nos livra da morte eterna e de seus laços. Somente Jesus, que venceu a morte. pode nos dar vida em Seu Nome.
O temor do Senhor, portanto, nos leva necessariamente à revelação de Jesus, pelo Seu Espírito Santo, em Sua Palavra.
Que possamos pela fé, dia a dia, ter a revelação de quão temível é o Senhor Deus em todos os Seus caminhos. Sim, Ele pode salvar, mas sim, Ele pode lançar o corpo e a alma no inferno. Temível não?
Verdade pouco ensinada nas igrejas hoje... Uma frase "politicamente incorreta"?
Mas é uma frase literal de Jesus: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo". Mateus 10:28
Não, Deus não é "o cara lá de cima"... Não, Ele não é um velinho bonachão, de barbas brancas como uma espécie de Noel... Não, ele não é a expressão de uma religião superada e arcaica que precisa ser revista e atualizada.
Ele é O Senhor. Ele reina! Ele é temível.
Amoroso, perdoador, gracioso, salvador, mas temível. Não fique confundido...
Renda-se a Ele, tema Seu Nome e Sua Palavra... Que Jesus reine em sua vida.
Deus abençoe, em Nome de Jesus. Bom dia!

Terça feira 9 de dezembro: "No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos". Provérbios 14:26

A vida e as decisões dos pais afetam, e muito seus filhos.
Para o mal, e para o bem.
O Senhor visita a iniquidade dos pais nos filhos até terceira e quarta gerações, mas abençoa os filhos dos que o amam e guardam seus mandamentos até a milésima geração... (Êxodo 20:6, 34:7, Deuteronômio 5:10, 7:9).
Assim, você que tem filhos e família, deve, como eu, se preocupar, e muito, com o que faz com sua vida...
Normalmente, muitos que olham para este texto, tem como a primeira coisa que vem à sua mente um sentido de "se nivelar por baixo", que é pensar que "não é justo meus filhos sofrerem por meus erros"...
Ou... ah, isso não é mais para nossos dias... era para o Velho Testamento...
Mas por que pensar assim, e não pensar no outro ângulo dos textos bíblicos?
Por que não focar que, SE eu obedecer, se eu me colocar sob o Temor do Senhor, não apenas isso será proteção para minha vida, mas meus filhos serão protegidos também? Eles serão abençoados por meus acertos?
Ou você não conhece nenhuma família hoje que sofreu por desacertos do pai?
Será que este princípio não funciona mais em nossos dias mesmo?
Mas pergunto novamente, por que buscar sempre o lado do descompromisso, da incredulidade, da desobediência, do pecado, da falha, da derrota?
Por que não buscar um posicionamento no compromisso, na fé, na vitória sobre o pecado, no acerto, na vitória?
O Senhor nos chama a sermos mais que vencedores (Romanos 8:37), e esta é uma mensagem recorrente até o fim da Bíblia, pois nas sete cartas de Jesus às suas sete igrejas, conforme registrado em Apocalipse capítulos 2 e 3, sempre há recompensa exclusivamente aos que vencerem!
Sim somos chamados a vencer, a ser mais que vencedores, a conquistar, e ser parte dos que experimentam a vitória que O Senhor comprou na cruz para nós.
E sim, isso requer luta vitoriosa contra a nossa carne, para haver uma decisão de buscar a Palavra, uma vida de oração, de andar na presença do Espírito Santo.
Vencer a carne e o pecado é a verdadeira vitória que precisamos conquistar.
Em assim fazendo, o que Jesus comprou para nós, os que cremos, se manifestará.
Sim querido, precisamos andar no temor do Senhor. Todos os dias. Até aquele Dia!
Em assim fazendo, não apenas teremos amparo no dia que necessitarmos, mas nossos filhos, nossa família, serão abençoados pelo Senhor. Terão refúgio.
Isso é uma promessa do Senhor. Você não quer cuidar bem de sua família?
Pense nisso! Deus abençoe. Bom dia! “

Segunda feira 8 de dezembro: "A testemunha verdadeira livra almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador". Provérbios 14:25

Em Atos 1:8 lemos uma promessa e um mandamento que ampliam o sentido que nosso Deus tem em mente, e que foi captado aqui por Salomão:
"... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".
Não há outro sentido para a vida dos que nasceram de novo, que foram salvos pelo amor e pelo poder de Jesus, O Cristo, que não seja livrar almas da condenação eterna. É o único motivo para permanecermos aqui, em um sistema que será destruído e julgado... A Bíblia nos diz isso...
O evangelho de Jesus não é sobre prosperar, sobre como ser feliz na terra, sobre como encontrar dez passos para qualquer coisa que seja pregada em conteúdos delirantes, e não bíblicos.
Nossa maior utilidade a Deus aqui neste mundo é sermos testemunhas!
Salomão entendeu isso ao conceituar sabedoria: Provérbios 11:30 "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio".
Sim, SE fomos justificados, nosso fruto é Jesus, a Árvore da Vida por excelência... Sim, a verdadeira expressão de sabedoria, segundo Deus é ganhar almas para Ele!
Queridos, a questão é que precisamos ser testemunhas verdadeiras, ou seja, precisamos poder testemunhar sobre algo que é real em nossas vidas.
Não faz sentido alguém testemunhar sobre o que ouviu falar...
Precisamos testemunhar do que vivemos.
Do que sabemos. Do que vimos. Do que conhecemos.
Do que faz sentido para nós. Do que aconteceu conosco...
Responda para você mesmo: você tem certeza de sua relação com Jesus?
Da sua salvação eterna? De verdade? Baseado em que?
Não estou perguntando sobre o que alguém falou para você, mas estou perguntando se você tem certeza em seu interior de que teve um encontro real com Jesus... Se sua vida interior mudou... Se você tem certeza absoluta que vai encontrar com Ele se morrer hoje... (Se não tem, pode falar comigo inbox ou por email. Terei o maior prazer em tratar deste tema com você)
Sim, estou falando sério, muito sério hoje.
O evangelho de entretenimento tem distraído as pessoas de avaliar sua vida eterna. Sua salvação. Do que crê.
E nesta manhã, diante deste texto de hoje, que como você pode ver se olhar minha página para trás, saberá que estou apenas seguindo a sequência de textos que tenho cumprido nos últimos meses...
E me vejo diante deste texto... A testemunha verdadeira livra almas...
Que sim, possamos ser testemunhas verdadeiras, do que temos visto e vivido.
Que vivamos uma vida com Jesus que valha a pena de ser testemunhada.
Que possamos nesta semana demonstrar sabedoria, ganhando alguém para Jesus.
Deus abençoe! Bom dia...

                                                               ___________


E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário