domingo, 7 de dezembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 1 A 7 DE DEZEMBRO



Bem vindo!

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 6 de dezembro: "Aos sábios a riqueza é coroa, mas a estultícia dos insensatos não passa de estultícia". Provérbios 14:24

Coroa é um acessório, e acessórios podem ser transitórios. Aliás nem as riquezas nem as coroas terrenas são permanentes segundo a Palavra. Salomão sabia muito bem disso, e tratou  do tema mais adiante, em Provérbios 27:24:
"... porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração".
Um sábio sem coroa natural continuará sendo sábio... Mas ainda mais sábio é o que busca coroas e riquezas eternas. Jesus ensina em Mateus 6:20:
"... mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam".
E Paulo ensina em I Coríntios 9:25:
"Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível".
Qual seu foco? Não perca a eternidade de vista. Jamais. Bom final de semana. Deus abençoe!

Sexta feira 5 de dezembro: “Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria.˜ Provérbios 14:23

Chegando o final do ano muitos param para avaliar suas vidas.
O que conquistaram, e o que não aconteceu.
O que fizeram, o que ainda não...
E vem aqueles votos de que: "em 2015 farei"... "em 2015 serei"...
E a questão das finanças normalmente é uma das, senão a mais lembrada.
Muitos que crêem na equivocada teologia da prosperidade podem ser levados, neste momento, a ficarem frustrados com Deus.
Aprenderam erradamente que apenas dar dízimos, ofertas e receber a bênção do pastor ou líder é suficiente para enriquecer...
Mas excluem, convenientemente ou equivocadamente o fato de que, segundo a Bíblia é necessário trabalhar! Não vejo tanto ensino sobre a necessidade de trabalhar associado ao falso ensino da falsa "teologia da prosperidade".
Sim, dizimar, ofertar e bênção são necessários. Isso é bíblico e eu creio...
MAS sem trabalhar, e trabalhar duro, não há como prosperar.
Pelo contrário, leva à penúria!
E muitas igrejas tem pessoas que não querem trabalhar, mas querem prosperar.
E, hoje, mais uma vez, vemos na Palavra que isso não é algo novo, destes dias em que vivemos, mas vem desde os dias de Salomão e de Paulo!
Em II Tessalonicenses 3:10-14, lemos: "Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado".
Bem queridos, eu não creio na "teologia da prosperidade", mas creio na Prosperidade do Reino. A Palavra está repleta de ensinos destes princípios!
"A bênção do Senhor enriquece, e não acrescenta dores". "O plano do diligente tende a abundância". ˜O perito no que faz será posto entre príncipes". "O Senhor multiplica a sementeira do que semeia sementes de dinheiro".
Sim, O Senhor opera para o bem no que fazemos segundo a Sua Palavra...
MAS...
É necessário trabalhar!
Fazer propósitos de mudança para o próximo ano é importante, mas apenas falar e não fazer a sua parte, é tolice.
Que suas palavras o conduzam na direção da bênção de Deus e de Sua Palavra.
Que o fruto do trabalho de suas mãos prospere.
Que em 2015 as coisas sejam diferentes em sua vida, desde antes de o ano iniciar.
Que a velha frase "... um próspero ano novo..." não seja meramente palavras ao vento, mas sim, uma palavra de bênção. Uma palavra de propósito. Uma decisão.
Deus abençoe... Bom dia!

Quinta feira 4 de dezembro: "Acaso, não erram os que maquinam o mal? Mas amor e fidelidade haverá para os que planejam o bem."  Provérbios 14:22

Impressionante como, ao longo de nossas vidas encontramos pessoas que tem prazer em maquinar o mal contra outros.
Seja contra os que efetivamente lhes fizeram algo que efetivamente os prejudicou, seja consciente ou inconscientemente, seja por que vivem em um estado alterado de compreensão da realidade por suas perturbações emocionais e espirituais, que lhes fazem ver sempre alguém como responsável por seus fracasso, perdas e dores. A culpa sempre está no outro, e nunca em si mesmos...
E mais uma vez, vemos que este perfil não é nada de novo.
Importante analisarmos que ao longo da história da humanidade conhecida. não há uma evolução como muitos podem pensar, mas sim, o que era verdade nos tempos de Salomão, centenas de anos antes de Cristo, ainda o é hoje,
O que Salomão escreveu sobre comportamento humano ainda acontece em nossos dias! Podemos no máximo ter alguma evolução tecnológica em nossos dias, que, embora nos traga acesso a muitos recursos e comodidades, tem destruído a criação para ser produzida... e aí pergunto: evoluímos?
Mas sim, há uma forma de vencer este tipo de pessoas quando somos vítimas de sua insanidade. Deus diz neste texto de hoje, através do Espírito que "maquinar o mal é um erro!" Não levará resultado. A colheita será ruim...
Paulo tratou disso mais recentemente... quase 2.000 anos atrás em Romanos 12:26 "Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens".
Não somos chamados a pagar o mal na mesma moeda... somos chamados a planejar o bem, para que possamos colher amor e fidelidade!
Mas não devemos nos deixar ser derrotados pelo mal... há uma solução de vitória!
Paulo continua com a receita em Romanos 12:21 "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem".
Devemos orar, abençoar, perdoar quem maquina o mal contra nós.
Devemos entregar nossas causas ao Senhor, reto Juiz.
Devemos descansar que Ele se encarrega de cumprir a Sua Palavra e nos livrar dos que maquinam o mal....
Entregue a sua situação Senhor... Descanse... Confie.
Isso não significa ser alienado, nem ser um "molenga"...
Não somos chamados à derrota, mas sim, à vitória!
Somos desafiados em Romanos 8:37 a ser "mais que vencedores"...
A questão é que o modelo de luta que conduz à vitória segundo o mundo é contrário à Palavra do Senhor... O que parece certo, é errado.
Os filmes dos vingadores que fazem justiça são mentirosos.
O modelo dEle é absolutamente diferente...
A nossa batalha é do Senhor, quando Lhe obedecemos! E Ele jamais perdeu!
Deus abençoe! Bom dia!

Quarta feira 3 de dezembro:
"O que despreza ao seu vizinho peca; mas o que se compadece dos pobres é feliz". Provérbios 14:21

Este texto está em conexão com o de ontem, e, portanto, se você não acompanhou a meditação de ontem, sugiro que separe uns minutos.
A Palavra de Deus nos exorta em Tiago 2:2-4 a não fazer qualquer tipo de acepção de pessoas em nossas reuniões... "Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: “Aqui está um lugar apropriado para o senhor”, mas disserem ao pobre: “Você, fique em pé ali”, ou: “Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés”, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?"
Bem, nem onde moramos, nem onde nos reunimos, enfim em lugar algum podemos tratar as pessoas como se valessem mais ou menos pelo que tem, ou pior, pelo que aparentam ter.
Há uma campanha em curso no futebol e nas mídias em geral propondo que "somos todos iguais"... Embora a ideia seja boa e o propósito bonito, não se trata de uma verdade. A verdade é que somos todos diferentes...
O que eles não entendem ou não sabem por que lhes falta revelação, é que embora diferentes, TODOS TEMOS O MESMO VALOR! O que é muito diferente. Afinal, Jesus Cristo morreu na cruz do calvário para pagar um alto preço pela vida de cada ser humano. O MESMO PREÇO. Seu precioso sangue, Sua preciosa vida! Ofereceu a salvação a TODOS de igual fora. Igualou a TODOS no preço pago... Portanto, embora sejamos todos diferentes, temos o mesmo valor para Deus, em Cristo Jesus.
A grande questão é que nós que, eventualmente tivemos acesso a revelação da salvação em Jesus Cristo, somos os que JAMAIS podemos fazer qualquer tipo de acepção de pessoas! Sabemos que TODOS nós merecíamos o inferno e a condenação eterna pelos nossos pecados, mas fomos comprados por preço... Não somos melhores que ninguém. Quem não entende esta verdade, e pensa que se converteu, precisa rever seus valores e sua vida espiritual, pois para Deus, em Jesus, esta é a verdade!
Leia Gálatas 3: 25-28 "Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus".
Não temos o direito de dar valor diferente a pessoas pelas quais Jesus morreu pagando o mesmo preço. Temos sim, que trazer a elas a revelação da obra de salvação. O preço já foi pago. Temos todos o mesmo valor. Precisamos fazer o bem aos que precisam estando em nossa mão assim fazer. E precisamos abominar toda a forma de preconceito sobre ser homem ou mulher, qual a origem racial ou étnica, e, conforme o texto de hoje, qualquer preconceito social.
Que Deus nos abençoe para agirmos assim. Bom dia!

Terça feira 3 de dezembro: “O pobre é odiado até do vizinho, mas o rico tem muitos amigos". Provérbios 14;20

Sim, se você achava que amizades de interesse eram coisa recente, digo que desde que o pecado entrou no mundo a coisa ficou assim. Para muitos, as pessoas valem mais pelo que tem, do que pelo que são.
A grande questão a lembrar é que tudo vai passar. Tiago 1:9-11 "O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos".
O que temos ou não temos nesta vida, não fará a menor diferença daqui a cem anos... Mas quem somos ou não somos em Jesus aqui, afetará nossa eternidade.
Hebreus 13:2 "Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos".
Cuide bem das pessoas a sua volta. Você nunca sabe realmente quem está diante de você.
Muitos de nós teríamos desprezado Davi. Até seu próprio pai o fez. Mas O Senhor conhece os destinos das pessoas. Davi seria o rei! Já os amigos de Saul...
I Samuel 16:7 "Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração".
Que possamos considerar todas as pessoas que passam pela nossa vida de igual forma...
Afinal, segundo Jesus nos ensinou no Sermão do Monte, "com a mesma régua que medirmos, seremos medidos", ou seja, na forma com que tratarmos o próximo seremos tratados.
Que o cumprimento destas palavras de Jesus em nossas vidas seja benção e não maldição.
Deus abençoe. Bom dia!

Segunda feira 2 de dezembro: “Os maus inclinam-se perante a face dos bons, e os perversos junto às portas dos justos."  Provérbios 14:19

Talvez eu vá frustrar sua expectativa diante deste texto, pois tenho ficado um tanto desconfortável com um tipo de evangelho que em vez de Vitorioso se tornou "ufanista".
Sim, há vitórias em Nome de Jesus, para os que nEle creem, e somos chamados a ser "mais que vencedores".
Sim, o Senhor vai fazer cair nossos inimigos espirituais diante de nossos olhos. Sim, há centenas promessas de vitórias na Palavra, mas os cristãos hoje em dia são levados por este tipo de ensino corrompido a uma leitura bíblica muito seletiva.
Só leem os textos de bênçãos e promessas, mas não leem e quase nem conhecem os textos de correção e confronto que vem da Palavra. E que existem condições necessárias para agradar a Deus, e aí sim, ser abençoados.
Assim, muitos ao lerem este texto de hoje podem simplesmente sair com a ideia que Deus vai julgar a sua causa perante os que me fazem mal...
Ele vai "fazer justiça" aos que o ofenderam e prejudicaram...
Sim, isso é verdade a ser cumprida em algum momento, segundo a Sua Eterna Sabedoria e bondade...
Mas eu aprendi algo algum tempo atrás, acerca de orar pedindo para Ele "julgar minha causa com justiça" perante meus adversários, os que me fizeram mal.
Aprendi que não há em minha vida justiça absoluta, acerto absoluto, verdade absoluta, em relação a qualquer conflito em minha vida com quem quer que seja.
Sim, alguém pode ter errado feio contra mim.
Sim, pode ter sido mau e pode ter-me prejudicado muito...
Mas com certeza, eu nunca acertei nada 100%. Muito pelo contrário.
Também errei. Fui mal interpretado. Fui confundido por meu coração que é enganoso, e não fiz todo o bem que julgo ter feito, para que me sinta "injustiçado"... Assim, aprendi que, quando creio ter razão no pleito e a temperatura do conflito está subindo, oro a Deus para que julgue a minha causa com misericórdia.
Assim, não desejo o mal para quem me fez ou está fazendo o mal... E também não sou "chamuscado" no juízo que desejava. Afinal, eu também merecia ser julgado junto com meu ofensor, por também ter minha parcela de culpa na situação.
Assim, quero propor algumas coisas para sua meditação nesta manhã...
Pare de orar pedindo para que Deus transforme todos ao seu redor, para serem conformes você quer que eles sejam.
Pare de focar na justiça de Deus, querendo que Ele faça com que todos lhe paguem o que lhe devem... Que Ele traga juízo sobre os que lhe prejudicaram...
Comece a orar para que você seja transformado. Que você seja o abençoador. Que sua vida seja uma inspiração até mesmo para aqueles que lhe fizeram mal, que lhe querem mal, que querem vingança contra você.
Em assim fazendo, eu creio sim, que os maus e perversos virão para bater em nossa porta, mas não para sermos ressarcidos do que achamos justo ou nosso direito. Não para que o Senhor nos ponha em uma posição de honra...
Mas sim, para que eles busquem conhecer o Deus a Quem servimos, e se convertam dos seus maus e perversos caminhos.
Que O Senhor nos leve a ler seus textos por outros ângulos.
Não apenas buscando Suas bênçãos, mas buscando a nossa transformação.
É mais difícil... mas é uma bênção.
Deus abençoe! Bom dia!
 

                                                               ___________
 

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda convido para que você visite nossa página no Facebook.
Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário