domingo, 21 de setembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 15 A 21 DE SETEMBRO


Bem amigos aqui do Blog do Ministério!
Neste espaço temos procurado compartilhar o que cremos, o que temos feito no dia a dia aqui do Alfa e Ômega, e, nos últimos tempos, tenho compartilhado meditações para sua vida diária.
Para nossa vida diária, pois este conteúdo faz parte do que medito dia a dia, e senti de compartilhar aqui.
Aliás, estou completando já o terceiro mês deste movimento, e espero que seja bênção em sua vida.
Sei que existem livros e mais livros de homens e mulheres de Deus renomados que escrevem conteúdo para nossa vida diária...
Sou aqui um aprendiz...
Mas creio que, como o que tenho publicado vem de Deus, se serve de bênção para alguém, e parece, tem servido para alguns, isso glorifica a Ele, e, assim, vou prosseguir enquanto Ele me inspirar pelo Seu Espírito.
Assim, pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, posto aqui o consolidado da semana que passou.
Oro, então, para que seja útil em sua vida, e como sempre digo, se você achar que pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, ou qualquer outra inspiração, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado, ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 20 de setembro: "O que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é falto de senso".  Provérbios 12:11

Existem muitos textos bíblicos que se tornaram em "provérbios da sabedoria popular", e muitos de nós nem mesmo percebemos isso.
Até porque muitos dos que nem conhecem a Palavra de Deus, preferem dar valor à "sabedoria popular" porque isso não é "religioso"...
E assim, os que assim pensam perdem tesouros direto da Fonte!
Conhecer a Palavra de Deus tem mais efeitos em nossa vida do que pensamos...
Neste texto de hoje, eu penso que a "sabedoria popular" entendeu como "a grama do vizinho é mais verde"... Concorda?
Muitas pessoas desistem do que estão fazendo, e/ou não valorizam e cuidam o que tem, porque ficam muito mais preocupados com o que há no vizinho.
O que está acontecendo em outro lugar...
Em outra empresa...
Em outra família...
Em outro casamento...
Em outra igreja...
Em outro... pode completar os pontos...
E isso é correr atrás do vento, pois o que é dos outros não pode nos satisfazer.
Por que o que vemos na vida dos outros é apenas a aparência da verdade, e não a verdade completa...
E isso é correr atrás de coisas vãs, porque este sentimento nos distrai de cuidarmos do que temos, e, principalmente, de sermos gratos a Deus por aquilo que Ele nos deu.
Sim, vamos refletir neste texto, e vamos lavrar nossa terra...
Com gratidão de coração...
Assim fazendo, demonstramos a Deus que somos fiéis no que Ele nos dá para cuidar.
Assim, sendo fiéis mesmo que aparentemente sobre o pouco (porque normalmente nossa comparação está errada) na eternidade, sejamos postos sobre o muito... (e neste caso, aos olhos do Senhor)...
Vivamos felizes, sem comparação.
Jogue fora suas revistas da Ilha de Caras, dos ricos e famosos...
Já que estamos no Facebook. "curta" tudo aquilo que Deus lhe deu...
Deus abençoe!
E seja grato!
Bom final de semana.

Sexta feira 19 de setembro:  “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”. Provérbios 12:10

Este texto de hoje é quase que diariamente tratado e vivido em minha casa. A Fúlvia Maranhão realmente ama os animais, se envolve, cuida, apóia quem cuida e sempre usou este texto como fundamento de seu zelo.
Sim, Deus deu os animais para o homem cuidar.
Isso está claramente estabelecido em Gênesis capítulo 1, quando, após concluir a Criação, Deus falou para o homem exercer domínio e cuidar de tudo o que Deus criou. E, claro, deveria prestar contas.
Na verdade, falando em final dos tempos, saiba que um dos motivos pelo qual o Juízo virá sobre a humanidade, é justamente pelo fato de o homem estar destruindo a terra... Não sabia?
Leia comigo Apocalipse 11:18 “Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra”.
Sim, Deus vai destruir os que destroem a terra, e a palavra grega para "terra" neste texto, inclui justamente, entre outros aspectos, a terra com os animais que nela vivem...
Experimentos genéticos bizarros, criação de "novas espécies" a partir das originais, seja geneticamente modificadas, seja por cruzamentos forçados para "criar animais mais evoluídos"...
Modelos artificiais para animais de corte, frangos, peixes...
Experimentos para shampoos, cosméticos e tantas outras coisas sem sentido, mostram como os perversos praticam crueldade contra os animais que Deus criou!
E, claro, os que praticam crueldades escondidos em suas próprias casas...
Portanto, Deus requererá do homem o cuidado com os animais que Ele criou, e deu autoridade para cuidar e zelar...
Bem, quem maltrata animais demonstra uma falha de caráter que poderá, eventualmente, ou, provavelmente, levar a fazer o mesmo com um ser humano.
Sim. Vamos prestar contas quanto à forma que tratamos os animais.
Até porque, aliás, o próprio Deus ainda cuida deles...
Afinal, os preservou também, pela arca de Noé.
E ainda hoje, Ele mesmo preserva os animais com os homens! Veja o texto de Salmos 36:6 "A tua justiça é como as montanhas de Deus; os teus juízos, como um abismo profundo. Tu, SENHOR, preservas os homens e os animais".
Ele cuida das aves dos céus... Mateus 6: 26 "Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?"
Bem, a conclusão para hoje é: Não maltrate os animais.
Cuide bem deles. Deus os criou e os ama.
Cuida deles... Deus vai julgar os que os maltratam e destroem.
Precisa fazer uma revisão de sua relação com eles?
Precisa parar de maltratar dos animais por que entendeu que Deus cuida deles?
Faça isso. Hoje! Deus abençoe... bom dia!

Quinta feira 18 de setembro: "Melhor é o que se estima em pouco e faz o seu trabalho do que o vanglorioso que tem falta de pão".  Provérbios 12:9
Bem, o que compartilho aqui não é a "verdade absoluta doutrinária", mas, sim, e apenas, minha visão acerca dos textos.
Visão esta construída através do que me ensinaram, ou mesmo das minhas experiências pessoais, que me levaram a viver algumas das realidades que aqui compartilho, "na pele". E foram reais.
Já vivi situações sérias de desemprego, de lutas na busca por um trabalho que demorou mais do que pensei que fosse demorar. Por exemplo.
E além de hoje entender que Deus estava principalmente me corrigindo, ensinando, trabalhando minha fé, meus relacionamentos, minha forma de enxergar a Palavra, também posso hoje ver que Ele estava trabalhando minha auto estima.
Muitos de nós (talvez não você) parecemos "bipolares".
As vezes nos achamos muita coisa, e/ou as vezes não nos achamos nada. E quando as coisas apertam, fica manifesto o que somos. A busca por trabalho coloca as coisas em seu devido lugar, SE Deus está trabalhando em nossas vidas. A dependência dEle, pode nos levar a lugares profundos de relacionamento com Deus.
Esta experiência que vivi me ajudou também a melhorar minha empatia com os que sofrem em momentos difíceis, e a ajudar os que "se acham" que mesmo em momentos difíceis tem dificuldades em "baixar a bola" e se humilharem perante Deus para O encontrarem.
Sim, neste sistema em que vivemos como consequência do pecado, trabalhar é necessário, pois Deus nos diz em Sua Palavra que "quem não trabalha, que não coma"!
Mesmo que a "(falsa) teologia da prosperidade" diga o contrário...
Mas quando buscamos a Deus, e consagramos a Ele nosso trabalho, e reconhecemos que TUDO vem dEle, poderemos ser surpreendidos com Sua bondade e Seu favor, para que possamos ir além do que sonhamos. Apesar que este momento possa demorar mais do que achamos que merecemos... Mas segundo a Palavra, se crermos, "experimentaremos a bondade do Senhor na terra dos viventes", entre outras, nesta área.
Eu creio!
Resumindo: "Baixemos a bola, vamos trabalhar, porque receberemos o que precisamos para a vida do próprio Senhor Deus. Mas se nos acharmos muita coisa, por que Ele nos ama, vai mostrar a verdade... SE somos dEle.
Que Deus nos ajude a realizar o trabalho como para Ele e não para os homens. Não para as Empresas, para os patrões, mesmo para o governo.
É O Senhor Quem nos emprega e sustenta, e sabe como somos... Ele nos recompensará até mesmo pela forma como trabalhamos, mais que com salários...
Tenha um dia de trabalho abençoado, e experimente realizar seu trabalho como ao Senhor.
Se você está em um tempo de mudança profissional, e parece que a coisa está mais apertada do que pensou, que O Senhor abra novas portas e prospere o fruto de sua mão. Hoje!
Deus abençoe! Bom dia!

Quarta feira 17 de setembro: "Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado".  Provérbios 12:8

Ao debruçar neste texto, fui procurar na minha ferramenta eletrônica Strong, a raiz hebraica desta palavra traduzida por entendimento, e encontrei "sekel" derivada de "sejkal"...
Aparentemente pouca usada, foi também traduzida como inteligência aqui no texto de Daniel 1:17 "Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos".
E aqui entendi por que o homem será louvado por ter este recurso... pois se trata-se de um recurso específico dado por Deus!
E neste caso, foi um recurso adicional, dado pelo Pai, a eles, que viviam cativos na Babilônia, e que decidiram não se contaminar com o Sistema.
Aprenderam tudo de Babilônia, para servir ao Rei (ao chefe, ao patrão...) com excelência. Foram os melhores em entender a "sabedoria do sistema", pois, se você ler o capítulo 1 de Daniel, verá que Deus os fez sobressair diante dos melhores.
Ou seja, SEMPRE os recursos dados por Deus, SE cremos, e a Ele glorificamos, nos levarão além dos demais. Mesmo vivendo em "Babilônia", onde hoje vivemos por figura, embora nem todos percebam...
Esta mesma palavra hebraica aparece também em Provérbios 16:22:
"O entendimento, para aqueles que o possuem, é fonte de vida; mas, para o insensato, a sua estultícia lhe é castigo". E ainda em Provérbios 21:16
"O homem que se desvia do caminho do entendimento na congregação dos mortos repousará".
Sim, este entendimento é um recurso dado por Deus, além de qualquer outra forma de sabedoria que precisemos, como também lemos em Tiago. Sim, Ele espera que venhamos a não nos desviar deste Entendimento para que vivamos. E sim, esta Fonte de Vida deste entendimento é o Temor do Senhor, como lemos em Provérbios 14:27 vemos que "O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte".
Sim, Daniel e seus amigos confiaram no Senhor por que O temiam. Por este motivo, acharam graça diante dEle. E pela Sua bênção "fizeram história", influenciaram sua geração, e ainda o fazem até hoje.
Aprender da Sabedoria de Deus, revelada em Sua Palavra, é conteúdo mais importante do que o do mundo... mas precisamos ser também os melhores profissionais onde estamos estabelecidos, e portanto, precisamos conhecer da "sabedoria" passageira de "Babilônia", usando sempre os recursos da Palavra de Deus.
Esta é a "lente"... Este é o prumo que nos ajuda a avaliar o que lemos.
Muitos que conhecem a Palavra, mas não a estudam, quando se envolvem com o conhecimento do sistema do mundo, são seduzidos a se afastar da Verdade. A consequência deste desvio pode ser trágica como vimos em Provérbios 21:16 acima.
Que fiquemos cada dia mais firmes na Palavra. Que O Senhor nos capacite com seu Entendimento. E SE alguém nos louvar por termos algum diferencial em relação aos demais, que glorifiquemos ao Senhor, A Verdadeira Fonte de TODA Sabedoria, Entendimento, Conhecimento, e TUDO o mais. Bom dia! Deus abençoe...

Terça feira 16 de setembro: “Os perversos serão derribados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá”. Provérbios 12:7

Este texto apresenta uma encruzilhada de vida, não apenas para o dia a dia, mas para a eternidade.
Não sei se você sabe, mas eu tenho um interesse especial sobre profecia bíblica quanto aos últimos dias... Estudo, acompanho, escrevo, e procuro alinhar minha vida com a perspectiva de encontrar Jesus em breve, pela Sua manifestação nos ares, para o encontro com os que são seus...
Esta perspectiva me alegra, me traz esperança e refrigério para as lutas do dia a dia, e para tudo o que vejo ao redor, que se deteriora dia a dia...
Mas a compreensão de que simultaneamente a este Encontro virá um terrível Juízo sobre a terra me toca o coração. Embora alguns mais desavisados possam pensar que este tema é uma “novidade Gospel”, ou "escapismo" de pessoas que não querem enfrentar seu dia a dia, quero lembrar que se trata de um tema bastante antigo. Na verdade, uma das mais preciosas promessas bíblicas.
Enoque, por exemplo, o sétimo depois de Adão, segundo nos diz Judas, teve revelação deste dia! E profetizou sobre este dia. Ou seja, desde o início da história da humanidade já havia esta revelação profética! E temos ainda diversas outras.
E sim, Salomão sabia disso, pois este provérbio que meditamos hoje está ligado ao ensino que ele diz ter recebido de seu pai, Davi.
Salmo 1:5-6 “Por isso, os perversos não prevalecerão no Juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”.
Sim, procuro alertar a quem posso para a compreensão de que podemos estar em meio aos últimos dias da história da humanidade antes da vinda de Jesus.
Não podemos marcar datas, mas não devemos ignorar os sinais presentes dia a dia. Isso por que os que não creem em Jesus como Senhor, segundo lemos hoje, não prevalecerão...
Mas os que O receberam, e foram feitos filhos, permanecerão para sempre.
Abraço nesta manhã, a promessa que aparece "escondida" neste texto, que diz “eu e minha casa serviremos ao Senhor”!
Por que eu creio, confesso e intercedo, creio os da minha casa permaneceremos!
Que você possa nesta manhã meditar nesta perspectiva, e orar com mais intensidade por sua família.
E alcançar os que estão à sua volta... Enquanto há tempo...
Bom dia!

Segunda feira 15 de setembro: "Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do perverso, engano. As palavras dos perversos são emboscadas para derramar sangue, mas a boca dos retos livra homens". Provérbios 12:5-6

Sempre importante reforçar que aos olhos do Senhor, "não há um justo, nem um sequer", mas, quem crê na salvação comprada na cruz por Jesus, O Cristo, pode "ser feito justo". Em Jesus, e apenas em Jesus.
Neste texto de hoje, importante a conexão entre o que pensamos e o que falamos.
A Palavra nos diz que "a boca fala do que o coração está cheio", e o que alimenta nosso coração é o que vemos e ouvimos predominantemente.
Assim, alguém que quer supostamente agradar a Deus, mas "programa sua mente" com tudo o que está por aí terá problemas, pois as palavras dos que negam o Senhor produzem emboscadas, mesmo que não queiram ou não saibam...
Que compra os "sábios e especialistas do mundo" como portadores da verdade, e o estilo de vida dos "artistas e controladores da cultura" como os inspiradores de um sistema de vida para ser vivido, terá sérios problemas em agradar a Deus.
Apenas Sua Palavra é a Verdade, e devemos sempre confrontar o que recebemos dia a dia, com ela.
O que está de acordo, recebemos. O que é contrário descartamos. Simples assim...
Mas, claro, isso continua sendo matéria de fé. Se alguém não confia plenamente na Palavra como verdade, pelo Espírito, não "verá sentido" neste pensamento.
Mas veja que os pensamentos retos do justo livram os homens!
Os únicos pensamentos retos que alguém pode ter, são os inspirados na Palavra!
Sim, Deus é o Único detentor de caminhos retos para nos dar, que são os que estão registrados no Seu Livro, escrito e revelado para nos apresentar o Caminho da Fé, em Jesus, O Cristo, única solução para a eternidade dos homens...
E, por favor, não, definitivamente não... Deus não escreve reto por linhas tortas... Ele escreve reto, por linhas retas... nós é que temos pensamentos tortos, que precisamos alinhar com Sua Palavra...
Que Deus nos ajude a mudar o que pensamos.
Reavalie seus pensamentos, seus valores, seus mentores... Bom dia!



E novamente concluo uma sequência desta série.
Que Deus abençoe sua vida.
Se tiver mais um tempo livre, passeie aqui pelo Blog e receba outros conteúdos.
Se não conhece, tenho um Blog sobre profecia bíblica. Clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook.
Mais uma vez, reforço, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui. São bênção de Deus, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Abraço forte,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário