domingo, 7 de setembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 1 A 7 DE SETEMBRO


Confesso que escrever tanto, marcando os dias tem me feito perceber a velocidade do tempo...
Bem, mais uma vez, neste domingo, 7 de agosto, me em publicar aqui mais seis meditações que compartilhei ao longo desta semana que passou.
Quase concluindo Provérbios 11.
Enquanto Deus quiser e me conduzir e inspirar pelo Seu Santo Espírito, prosseguirei publicando diariamente, sempre que possível logo pela manhã.
Como digo sempre, se este post for bênção para sua vida, compartilhe com seus amigos.
Se você considerar que pode ser útil, use em seu pequeno grupo, célula, ou qualquer outra reunião de estudo. Não precisa citar a fonte. Mais importante é compartilhar a Palavra.
Portanto, se há uma fonte, é o Espírito Santo.
De graça recebemos, de graça damos...


Sábado 6 de setembro: "Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem". Provérbios 11:28

Este texto muitas vezes nem é levado em consideração por aqueles que "não possuem riquezas".
Alguns dirão: Ah, Haroldo, este texto não é para mim. Não tenho riquezas... Será?...
Será que este texto é exclusivo para os ricos? Talvez não...
Veja por exemplo o texto abaixo, em Tiago 4:13-15, para perceber que mesmo trabalhadores ou empreendedores podem confiar nos negócios, no dinheiro, no ganho: "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo".
Neste caso, a confiança não estava em Deus, mas no resultado dos negócios...
Ou no fruto do trabalho, na prosperidade do salário ou do ganho...
Quem é pastor, com certeza já ouviu alguém dizer algo assim: "Ah pastor... se eu ganhasse na mega-sena acumulada, eu comprava um prédio para a igreja"...
Ou ainda: "Se eu tivesse dinheiro, faria isso para Deus"... ou "quando tiver dinheiro farei aquilo"...
Mas nunca pensaram em ofertar sobre que tem hoje. Entendeu o meu ponto?
Embora estas pessoas não tenham dinheiro hoje, condicionam fazer ou não fazer algo a quando tiver dinheiro.
Outros, que tem, dentre estes muitos dizem que não podem dar, embora tenham, por que "é muito dinheiro para dar na igreja"... Já viu isso ou pensou assim?
Quem nEle crê, é chamado a dar, por que confia no Senhor e não no que tem.
Quem não tem, deve dizer pela fé, que "quando O Senhor prosperar minha vida, farei isso ou aquilo"... ou "Se o Senhor quiser, farei isso ou aquilo"...
A confiança no dinheiro não está associada apenas a ter dinheiro, mas ao fato de que muitos condicionam pelo dinheiro, o que farão ou não. E mesmo neste caso, o dinheiro se torna o senhor destes por esta declaração... Entendeu meu ponto?
Portanto, posso pensar que SE o dinheiro não vier, não farão. E assim, o dinheiro reina... e não O Senhor. Quando Jesus disse que não podemos servir a Deus e as riquezas (ou Mamom) estava reforçando exatamente este princípio.
Quem reina em nossa vida, e condiciona o que faremos ou não, é O Senhor Deus. O que Ele quiser, faremos. Com dinheiro ou sem. O que Ele nos der usaremos. Seja muito ou pouco. O que Ele nos permitir ter, consagraremos a Ele.
Não confiamos em riquezas, mas no Senhor Todo Poderoso, Jeová Jireh, O Senhor da provisão... Em Nome de Jesus!
Que Deus abençoe suas finanças e seu final de semana,
Que desde hoje você programe seu domingo para ir a uma igreja louvar ao Senhor. Afinal, não há nenhuma justificativa bíblica que permita você a não congregar...
SE você é nascido de novo, bem entendido...
Abraço!


Sexta feira, 5 de setembro: "Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá". Provérbios 11:27

Parece óbvio, não?
Esta procura ou busca tem um sentido de dedicação, empenho, e, porque não dizer diligência. Sem "forçar o texto", posso até mesmo comparar a uma semeadura.
Quem semeia busca os frutos, e o texto nos trás esta idéia de colheita, mas nem sempre quem faz o bem persevera em o fazer até que colha seus frutos. Isso ocorre, entre outros motivos, creio, porque as vezes parece que demora esta colheita. Enquanto isso, logo ao lado, vemos que quem faz o mal, parece se dá bem. Já teve este sentimento? Para muitos vem à mente a chamada "lei de Gerson" (os mais novos não entenderão...) com a vontade de se "tentar levar vantagem em tudo", mesmo que se faça mal a alguém...
Em Provérbios 3:27, Salomão nos exorta: "Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo".
Mas Paulo, vai além em Romanos 2:9-11, onde lemos: "Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas".
Aprofundando um pouco mais, e usando a figura de semeadura, Paulo nos encoraja em Gálatas 6:9-10: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé"...
Para fechar, Tiago nos confronta: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando"... Tiago 4:17
Assim sendo, mãos à obra. Se você assistiu o filme "Corrente do bem", viu uma pálida demonstração de quanto a Palavra de Deus é poderosa em seus efeitos.
Temos um dia inteiro pela frente...
Façamos o bem a alguém hoje!
Deus abençoe! Bom dia...


Quinta feira 4 de setembro: "Ao que retém o trigo, o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do seu vendedor". Provérbios 11:26

Este texto nos mostra, como tantos outros, que muitos pecados ou práticas erradas em nossos dias, não são novidade, mas sempre ocorreram...
A crença na teoria evolução confundiu o raciocínio de muitos, com a falsa idéia de homens pré-históricos, hominídios ou homens das cavernas, como se realmente fossem reais, mas, Não!
Tivemos sim, creio, certa "involução" em civilizações anteriores, e mesmo ainda atuais, aprisionadas pelo pecado e por espíritos malignos... mas este tema não cabe aqui...
Na Bíblia lemos sobre Jó, Daniel, Abraão, Salomão, Paulo, e tantos outros, que viveram 2, 4 ou até 5 mil anos atrás, e eram sábios!
Com certeza mais que a maioria dos homens de hoje...
Veja, por exemplo, que em Ezequiel 28:3 Deus afirma que Daniel era sábio até mesmo diante de satanás: ... "sim, és mais sábio que Daniel, não há segredo algum que se possa esconder de ti".
E Paulo nos revela ainda que a igreja é instrumento da Sua Sabedoria ao mundo espiritual:
Efésios 3:10 "para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais".
Assim, a humanidade atual não é, como muitos querem nos fazer crer, a mais evoluída.
É apenas, com certeza, a mais tecnológica. E isso obtido por revelação "externa", necessária para o cumprimento profético nos últimos dias... mas isso também não cabe aqui.
Voltando ao texto, ficamos sabendo que já nos dias de Salomão, haviam os especuladores de mercado. O contexto dos dois versos anteriores é de princípios de prosperidade material. Os especuladores sofrem maldição do povo, e isso, espiritualmente é muito mais sério do que muitos de nós entendemos.
Mas também vemos que, quem não especula, mas vende e lucra adequadamente será abençoado! E isso é precioso...
Parece que em muitos lugares, como fez a Israel, o Senhor nos convida a escolher a benção, e não a maldição.
Que o Espírito Santo nos ajude. Dia a dia. Bom dia!


Quarta feira 3 de setembro: “A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado”. Provérbios 11:25

Seguindo a coerência dos princípios contidos na Palavra, este texto prossegue na linha do que meditamos ontem. Se o que dá liberalmente, receberá, o princípio permanece o mesmo. A alma generosa prosperará.
Aliás, o que somos em nosso interior, manifestaremos no exterior.
Este princípio é tão claro na Palavra, que o Apóstolo João nos dá mais uma vez esta “dica”, em II João verso 2, onde lemos “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”.
Na verdade, a alma de Gaio era a condicionadora tanto de sua prosperidade material, quanto de sua saúde física.
A alma generosa prospera, a alma saudável manifesta saúde.
O princípio é o mesmo. Na alma, ou em outros lugares da Bíblia apresentado como "coração", acontece tudo o que diz respeito a nossa vida.
Afinal, conforme sabemos, “A boca fala do que o coração está cheio”. ou seja, a “alma expressa no mundo exterior o que está no seu interior”.
Prosseguindo no texto, a "alma abençoadora", assim entendida, por que "abençoa o que tem sede, quando estiver com sede será saciada".
Ou, invertendo o princípio, o que vê alguém com sede, mas não lhe sacia a sede, quando precisar, quando tiver sede, não será saciado.
Jesus consolidou este princípio em Mateus 7:2, ao nos ensinar que “com a mesma régua com que medirmos, seremos medidos”...
Concluindo, se sua régua é abençoadora, aprofunde!
Se não é... bem, creio que hoje é o dia de começar uma grande mudança.
Não acha?
Deus abençoe! Bom dia...


Terça feira 2 de setembro: "A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda".  Provérbios 11:24

Os princípios de finanças do Reino são absolutamente contrários à nossa lógica humana de gestão financeira.
As boas práticas ensinadas pelos gestores financeiros ensinam que devemos poupar para ter... Já O Senhor nos ensina que devemos dar pare receber mais!
Segundo nossa lógica parece o mais absoluto contra senso, mas, segundo Deus, finanças não são uma questão de gestão mas, sim, de FÉ.
E "sem fé é impossível agradar a Deus"...
Nossa maneira de lidar com o dinheiro que temos e que ganhamos, demonstra onde está nossa confiança.
Se nossa confiança está no CNPJ da empresa que nos paga, na nossa poupança, no nosso patrimônio, na estrutura do governo, estamos literalmente perdidos.
Se você fizer uma breve pesquisa na internet sobre impérios financeiros que ruíram, famílias milionárias que empobreceram, vai perceber que ninguém consegue assegurar seu futuro simplesmente por ter um patrimônio que parece indestrutível e infindável...
Não!
O Senhor quer ser, Ele mesmo, a nossa segurança financeira. Nossa Rocha, Nosso abrigo. Ele mesmo quer nos ensinar como gerir nossas finanças, que, na verdade, são dEle, e Ele nos permite gerenciar uma parte.
Nada é nosso originalmente. Tudo vem dEle...
Se somos bons gerentes do que é dEle, Ele nos dará mais para administrar...
Se somos perdulários, ou avarentos, ou se decidimos buscar conselho no sistema do mundo, Ele suspenderá o fornecimento do que é dEle...
Assim, minha pergunta hoje é quanto do seu orçamento está focado em dar...
Dar, sim, o dízimo e ofertas na igreja em que você congrega, mas diria ainda mais... Dar ao pobre que lhe pede, dar ao amigo em dificuldades financeiras, dar para obras sociais e assistenciais... Enfim, semear...
Muitos dizem: mas Haroldo, eu mal fecho meu orçamento, como vou dar?
E eu direi que, segundo Deus, depois de avaliar se o que você gasta é compatível com o que você ganha, a grande transformação virá quando começar a dar... abençoar, semear. Deus vai mostrar para quem, quando, e onde dar...
Ele quer transformar as finanças dos que nEle confiam, e se movem por fé.
Simplesmente pelo fato que, SE nós obedecemos a Palavra de Deus, e damos aos que precisam, demonstramos para nós mesmos que O amamos por que cremos, e que nossa confiança está nEle... e não em nós mesmos... em nossa lógica, ou sabedoria em gestão de finanças.
E quando demonstrarmos para nós mesmos que nossa confiança está nEle, Ele poderá fazer o que disse em Sua Palavra que fará. Você crê?
Se ao longo de toda sua vida, você fugiu de obedecer este princípio, e nunca chegou aonde deveria, ou sonhava, por que não decide começar uma mudança hoje? Por que você acha que "um dia as coisas vão mudar" se você não muda?
"Se você quer chegar em um lugar diferente, faça um caminho diferente".
O Caminho da Palavra é o mais seguro, com certeza!
Deus abençoe! Bom dia...


Segunda feira 1º de setembro: "O desejo dos justos tende somente para o bem, mas a expectação dos perversos redunda em ira". Provérbios 11:23

O justo, segundo a Bíblia não é quem pratica boas obras em medida maior que a média da humanidade em geral...
Justo aos olhos do Senhor Deus, é aquele que foi feito justo em Jesus Cristo.
Lavou seus pecados no sangue do Senhor, derramado na cruz por muitos.
E este agora justo, por ter sido regenerado, deve dia a dia viver exatamente segundo a Palavra do Senhor propõe.
Seus princípios passam a ser seu prazer.
Sua comunhão passa a ser preciosa.
Sim, toda a sua vida é transformada.
Assim, dia após dia seus valores e desejos passam a ser alinhados aos do Senhor.
Ou ainda mais, passa a desejar o que o Senhor QUER fazer através de sua vida.
E assim, o seu desejo tende para o bem...
"Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração", como lemos em Salmos 37:4 não é uma transformação do Senhor Deus em um "gênio da lâmpada gospel" como infelizmente muitos crêem, e pior, muitos pregam...
É, sim, a manifestação de uma transformação tão profunda em nossas vidas, que podemos vir a desejar o que Deus deseja.
Somos conduzidos e inspirados pelo Seu Espírito.
Que experiência preciosa e poderosa!
Desta maneira, e com esta transformação, poderemos ser, sim, uma bênção de Deus na vida dos que estão a nossa volta...
Para com autoridade e credibilidade, e acima de tudo unção, apontar a salvação em Jesus. Sermos testemunhas. Nossa principal missão para permanecermos aqui.
Não há necessidade de poder do Espírito maior, do que para sermos testemunhas.
Que neste dia, nossos desejos do coração se alinhem com os de Deus, revelados na Sua Palavra, e possamos, desejar, por exemplo, que todos à nossa volta conheçam Jesus.
Se esta conclusão da meditação neste texto de Provérbios frustra o seu coração, penso que você deveria rever se conhece mesmo a Jesus.
Se sim, se seu conceito de desejos satisfeitos por Deus está mesmo de acordo com a Palavra, ou se está segundo este evangelho estranho que tem sido pregado.
Se por outro lado, esta conclusão aquece seu coração, creia Deus quer transformar seus desejos segundo os dEle cada vez mais...
E este é um bom Caminho a seguir...
Deus abençoe e bom dia!


Bem, concluo aqui mais este post.
Que sua vida diária com o Senhor, seja edificada pela Palavra de Deus.
Que este conteúdo possa fazer parte desta obra do Espírito Santo em sua vida.
Independente do que você encontra por aqui, ou em outros lugares semelhantes a este, eu o exorto a procurar por si mesmo revelação na Palavra de Deus.
Em oração, no seu tempo pessoal... Isso faz toda a diferença.
Se este conteúdo foi bênção em sua vida, por favor, ore por nós.
Se quiser saber mais sobre nós, visite também nossa página no Facebook.
Se sentir liberdade compartilhe com seus contatos.
Deus abençoe!
Abraço forte,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário