domingo, 17 de agosto de 2014

MEDITAÇÕES DE 11 A 17 DE AGOSTO




Bem amigos, com muita alegria publico aqui mais seis meditações que postei em minha página pessoal do Facebook nesta semana que passou.
Meditamos todos os dias em uma sequência de versos que encontramos em Provérbios 11.
Como sempre, aos domingos, publico aqui a sequência toda para quem não pode acompanhar, ou não sabia.
A lista das publicações desta semana estão abaixo.
Se Deus quiser, prosseguirei publicando pelas manhãs estas breves meditações diárias para nossa inspiração na Palavra aplicando princípios práticos. Recursos para o nosso dia a dia.
Se for bênção para sua vida, compartilhe com seus amigos.
Se for útil, use em seu pequeno grupo, célula, ou qualquer outra reunião de estudo.
Não precisa citar a fonte. Mais importante é compartilhar a Palavra.
De graça recebemos, de graça damos...

Provérbios 11:
"4 De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte. 5 A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá. 6 A justiça dos virtuosos os livrará, mas na sua perversidade serão apanhados os iníquos. 7 Morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas. 8 O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar. 9 O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento". 

Sábado 16 de agosto - Veja neste verso 9, "O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento", que palavras podem destruir alguém... Isso é um fato.
Vimos isso ao longo destas meditações, quando, em alguns dias, estudamos sobre o poder das palavras. Hoje quero pensar um pouco mais na segunda parte do texto. E pergunto:
Quem é justo diante do Senhor para ser liberto da destruição pelo conhecimento.
Parece que há um recurso disponibilizado por Deus aqui. Mas pergunto: que conhecimento?
Se alguém for preguiçoso e ficar apenas neste texto, poderá pensar em diversos tipos de conhecimento. Mas será que este é o que livra?
Digo que apenas aquele que aprofunda seu estudo da Palavra poderá ser liberto.
Imediatamente lembro do texto do profeta Oséias 4: 6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.
"Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento." (Provérbios 2:6).
"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." (Provérbios 9:10)
"O QUE ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido."  (Provérbios 12:1)
Sim, o conhecimento que liberta é o que vem da Palavra do Senhor. O que vem para a vida do que nEle confia. Toda a segurança que precisamos para sermos livrados vem da Sua Palavra. Dia a dia. Pelo Seu Espírito. “Uns confiam em carros, outros em cavalos”...
Nós somos chamados a confiar na Palavra do Senhor! Que possamos investir  mais tempo em conhecer Sua Palavra...


Sexta feira 15 de agosto - Ao meditar sobre o verso 8 do capítulo 11 de Provérbios, penso que muitos de nós, cristãos, “nos achamos”... "O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar".   Se não avaliamos este texto à luz de outros textos, achamos que Deus nos liberta da angústia por que nós somos “demais”...
Algumas vezes pensamos de nós mesmos mais do que convém mesmo diante de Deus. E nem sempre nos apercebemos disso...
Um dos aspectos da verdade bíblica, é que, muitas vezes, Deus nos livra, ou nos concede coisas porque Ele precisa julgar os ímpios.
Sei que não é um ensino muito convencional, mas gostaria de trazer alguns textos para fundamentar o que digo...
Peço que você leia comigo os seguintes textos:
Deuteronômio 9: 4 “Quando, pois, o SENHOR teu Deus os lançar fora de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para a possuir; porque pela impiedade destas nações é que o SENHOR as lança fora de diante de ti. 5 Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o SENHOR teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o SENHOR jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó”.
Eclesiastes 2:26 “Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito”.
Mateus 25:28 “Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos”.
Bem, poderia incluir aqui outros textos, mas, creio você entendeu minha proposta.
Eventualmente, Deus está tirando alguma coisa de alguém... E aquele que agrada a Deus, irá receber algo, seja um livramento de angústia como lemos no texto de hoje, seja uma conquista, seja até mesmo dinheiro para a vida...
Isso não necessariamente vai acontecer por nossos méritos, mas por intervenção do Senhor.
De qualquer forma, a recomendação dada a nós hoje é: andemos em Justiça, e reconheçamos que TUDO vem do Senhor... Embora não mereçamos... Isso sim é graça! E misericórdia...

Quinta feira 14 de agosto - O triste texto, com esta triste verdade em Provérbios 11:7, nos deveria levar a uma reflexão. “Ao morrer o perverso, acaba sua esperança”.
Se alguém correu sua vida inteira atrás de riquezas, vai descobrir que elas não podem livrá-lo da morte eterna, a assim chamada “segunda morte” conforme lemos na Palavra, como vimos segunda feira. Sim, a morte acaba com a esperança do que não crê em Jesus como Senhor...
Mas, também, interrompe a possibilidade do cristão de se preparar para a eternidade.
Nem sempre pensamos nisso, ne avaliamos esta verdade.
Creio que isso se dá por que um grande engano que permeia a mente dos cristãos contemporâneos, é que no céu, todos seremos iguais... Nada mais longe da verdade!
No céu há uma importante diferença entre todos nós, diferença esta gerada por aquilo que cada um faz a partir de sua conversão. Diferença segundo nossas obras.
Assim, embora a morte do cristão não faça morrer sua esperança, como acontece com o perverso, ou incrédulo, a morte leva o cristão a encerrar seu período útil para produzir “atos de justiça”, que adornam a Noiva. Obras!
Segundo Paulo, nossas obras serão provadas pelo fogo. Leia I Coríntios 3:10-16.
Paulo corria com perseverança a sua carreira. E nos exortou a fazermos o mesmo.
Até o último dia de nossas vidas. Ou até aquele Dia. Como será que está nosso “crédito” no céu? Que o Senhor Jesus, em Sua vinda, “nos encontre fiéis”... e “sempre abundantes em obras no Senhor, sabendo que nEle, nosso trabalho não é vão”!

Quarta feira 13 de agosto - O verso 6 de Provérbios 11 nos ensina que “A justiça dos virtuosos os livrará, mas na sua perversidade serão apanhados os iníquos”.
Como temos visto ao longo desta semana, a Justiça dos que creem, estabelecida pelo próprio Deus, é Seu Filho Jesus, APENAS na vida daqueles que se arrependem e nEle creem como único Senhor.
Neste caso, para nós, os que estamos em Cristo, quem nos condenará? É Cristo quem nos justifica, como nos ensina Paulo em Romanos capítulo 8.
“Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo” (Romanos 8:1) e ainda “Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).
Sua justiça nos livra da condenação eterna. Não somos nem mesmo destinados para a Sua Ira, que será derramada sobre a humanidade que não O recebeu como Senhor...
Agora, podemos ter nossas vidas transformadas, dia após dia, pelo Seu Espírito.
O pecado não tem mais domínio sobre nós. A Justiça de Deus, realizada sobre Jesus na cruz, nos livra e justifica da condenação do pecado. Isso é graça. Isso é amor.
E Ele espera que nós O amemos e demonstremos isso, ao guardamos os Seus mandamentos.
Esta graça não nos dá uma licença para pecar, mas, sim, nos constrange pelo Seu amor, a praticarmos atos de justiça, e demonstrar frutos de arrependimento.
Afinal, o que embeleza a noiva é o linho finíssimo de suas vestes, que são atos de justiça. Obras. Que Ele mesmo preparou para que andemos nelas (Efésios 2:10).
Que possamos andar nesta liberdade a que fomos chamados.
Sua Justiça nos livra! Que não nos escravizemos a nada mais. Nem ninguém...
Mas ao Senhor!


Terça feira 12 de agosto - Prosseguindo nesta sequência em Provérbios 11, hoje vamos ficar no verso 5, que nos diz que “A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá”.
Como vimos ontem, a única Justiça que podemos ter, é através de Jesus, O Cristo!
Paulo em II Coríntios 5:21 nos confirma isso: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”.
Andar na Palavra, quando somos justificados em Jesus, nos permite termos nossas veredas endireitadas. O Senhor mesmo interfere, endireitando.
Alguns cristãos equivocadamente concordam com pessoas que nada sabem, e dizem que Deus escreve certo por linhas tortas... Nada mais absurdo. Nada mais impossível de ocorrer.
O Senhor escreve certo, por linhas certas. Nós é que temos um entendimento tortuoso pela nossa vida pregressa no pecado, e precisamos ter nossa compreensão da vida, e de nossos caminhos endireitados, para que possamos compreender os pensamentos e caminhos do Senhor. Que são retos!
Afinal, como lemos em Isaías, “os caminhos do Senhor são mais altos que os nossos, bem como Seus pensamentos mais altos que os nossos”...
Que possamos “entregar nosso caminho ao Senhor, em plena confiança nEle, pois quando fazemos isso, o mais Ele mesmo fará”... Salmo 37:5.
Caminhos retos, que nos levem ao Seu destino final para nossas vidas.

Segunda feira 11 de agosto - Nesta semana vamos meditar nestes versos que publiquei acima em Provérbios 11. Um a cada dia.
O texto de hoje, Provérbios 11:4, "De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte" é um texto profético. Por que creio nisso? Por que alguém que tenha que lidar com a ira de uma pessoa, que possua riqueza material, poderá ser protegido pelo seu dinheiro desta ira.
Sistemas de segurança, fortalezas residenciais, segurança armada...
Sim, alguém poderá comprar sua segurança contra a ira de uma pessoa que tenha menos posses.
Assim, estou convencido que Salomão falava da Ira de Deus, dos tempos do fim.
Dos Tempos do Juízo, que virá, e se aproxima... da qual riquezas não protegem.
Muitas igrejas tem pregado mais prosperidade como sinal de bênção de Deus, do que santidade; possuir riquezas parece hoje mais importante do que uma conversão genuína, mais valioso até mesmo do que conhecer a Palavra de Deus.
Reduziram o evangelho a dízimos e ofertas e, se estivermos vivendo os últimos dias, como creio que estamos, estas riquezas não salvarão nem mesmo estes que pensam estar em Cristo. Muito menos os ímpios, como nos ensina Salomão, e, também, diversos outros textos da Palavra.
Por exemplo, confira Tiago 5:1 "Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. 2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça".
Recomendo que você leia todo o capítulo em sua Bíblia...
Sim, a verdadeira salvação para o Juízo está apenas em Jesus, O Cristo!
Leia o que nos ensina o Apóstolo Paulo:
I Tessalonicenses 5:8 "Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele".
Sim, os que estão em Cristo não foram destinados para a Ira! Glória a Deus.
Mas estão em Jesus Cristo, que Se fez Justiça de Deus em nosso lugar...
II Coríntios 5:21 nos confirma isso. “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”.
Sim, a Única Justiça que nos livra do Juízo, é a pessoa de Jesus, O Cristo.
Não há justiça humana que seja suficiente. Nem riqueza pessoal que proteja. Assegure-se que você está em Cristo. Faça isso hoje!


Bem, acabamos mais esta sequência por aqui.
Se for bênção, glória a Deus.
Ore por nós.
Se puder, clique aqui, e conheça a página do Ministério Cristão Alfa e Ômega no Facebook.
Se gostar, por favor, curta e indique para alguém...

Deus abençoe,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário