domingo, 24 de agosto de 2014

MEDITAÇÕES DE 18 A 24 DE AGOSTO


Bem amigos, conforme meu horário agora, quando publico este post, bom dia!
Nesta manhã de domingo, 24 de agosto, publico aqui mais seis meditações.
Elas fazem parte desta série que tenho postado em minha página pessoal do Facebook ao longo desta semana passou. Continuamos em Provérbios 11.
Como tenho feito, publico aqui aos domingos a sequência toda para quem não pode acompanhar durante a semana, ou não sabia deste espaço. A lista das publicações desta semana está abaixo.
Enquanto Deus quiser e me conduzir e inspirar pelo Seu Santo Espírito, prosseguirei publicando diariamente, sempre que possível logo pela manhã, estas breves meditações para nossa inspiração na Palavra. O meu objetivo é que possamos aplicar princípios bíblicos em nossa vida diária.
A Palavra de Deus contém recursos inesgotáveis e eternos para o nosso dia a dia.
Se for bênção para sua vida, compartilhe com seus amigos.
Se for útil, use em seu pequeno grupo, célula, ou qualquer outra reunião de estudo.
Não precisa citar a fonte. Mais importante é compartilhar a Palavra.
De graça recebemos, de graça damos...


Sábado, 23 de agosto - "Quem fica por fiador de outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro". Provérbios 15:11

Bem, este é um princípio interessante, controverso e importante.
Entendo bem a necessidade de muitos de nós já tivemos, estamos tendo ou teremos, de precisar de alguém que nos abençoe para uma circunstância da vida que necessita de fiador.
Eu já precisei, e já tive quem pode me ajudar, e quem nã...o pode ou não quis.
Qual é a aplicação real deste princípio então?
Depois de viver todas estas situações, e aconselhar outros, eu creio que cheguei a uma compreensão acerca de qual é o princípio de Deus aqui registrado.
Entendo que a idéia é que o que fica por fiador precisa calcular SE TEM recursos SUFICIENTES para arcar com os custos envolvidos na fiança, SE for chamado a pagar. O problema não é ser fiador, mas não poder pagar caso tudo dê errado.
Existem situações reais de necessidade, para alugar um imóvel para moradia, ou para um negócio, em que o próprio filtro feito pelas financeiras, já aponta para a necessidade de alguém mais bem estruturado. Esta é a idéia.
Mas muitos hoje "pedem o nome do outro emprestado" para fazer carnês para comprar coisas que, talvez, nem devessem comprar antes de limpar seu nome...
E muitos estão com problemas por que já se envolveram em outras aventuras antes, e prejudicaram a vida daquele que, de boa fé, se envolveu na questão.
Mas muita gente séria ao assumir compromissos, já passou por desemprego, situações familiares ou problemas outros, que os levaram a não honrar seus compromissos.
Assim, os vários ângulos para o princípio, creio, são:
Se você pode arcar com os custos de uma fiança, se analisou o contrato e calculou o valor total de um eventual "desastre", tem como arcar financeiramente e se sente movido por Deus a apoiar alguém, faça.
Se a fiança a ser assumida está fora de seu orçamento, e possibilidades, caso tudo dê errado para quem lhe pede fiança, FUJA! Melhor alguém ficar chateado com você por não poder assumir a dívida agora, do que amanhã você ficar chateado e angustiado com a pessoa, por ter que pagar por algo que não era problema seu...
Se você está diante de um projeto que necessita um fiador, ORE! Tenha a mais absoluta convicção de que se o Senhor está MESMO neste negócio com você, trará alguém para abençoar, ou, melhor ainda, trará mais recursos do que você pensou...
Ele honra, cumpre e vela por Sua própria Palavra.
Deus abençoe seu dia!


Sexta-feira 22 de agosto - "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança". Proverbios 11:14

Ao longo dos dias em que tenho compartilhado princípios em Provérbios, quero dar ênfase em algumas verdades bíblicas, para que nosso entendimento fique mais claro para aplicarmos na vida diária.
Justo é APENAS aquele que é feito justo em Jesus.
Afirmo isso pois Deus nos declara que, em Sua óti...ca, quanto ao homem em seu estado natural, não há justo, nem um sequer"...
Ou seja, a Seus Olhos, somos feitos justos em Cristo, SE nEle cremos.
Também vimos que TODA sabedoria vem do Senhor. Reside no Senhor. Em Sua Palavra e pelo Seu Espírito. Ele é A própria Sabedoria. Fonte!
Assim, que não há direção sábia, para nossa vida diária, segundo Deus, se não vier dEle. E os que seguem quem não conhece a Palavra de Deus, ao longo do tempo, virão a ter problemas...
Os conselhos do Senhor são fiéis, e na congregação dos que buscam Seu Conselho, haverá segurança pois haverá Sabedoria.
Em nossas vidas precisamos, de tempos em tempos, checar quem está nos conduzindo e inspirando...
Precisamos avaliar quem são aqueles que ouvimos.
Precisamos analisar se estão alinhados com a Palavra de Deus.
SE não estão na Sabedoria do Senhor, melhor começar a orar...
E avaliar se não é melhor considerarmos um tempo de mudanças logo mais à frente...
Deus abençoe seu dia!


Quinta-feira 21 de agosto - "O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre".
Provérbios 11:13

Fugindo do óbvio de falar o que é um mexeriqueiro, que ninguém apóia, mas reconhecendo que muitos de nós, em algum momento do dia, poderemos ser, mesmo que sem querer, quero pensar na perspectiva daquele que foi exposto.
O maior estrago que o mexeriqueiro causa, não é "apenas" a exposição de algo que deveria f...icar em secreto, "protegido pelo fiel", segundo o texto.
O maior estrago causado é causar uma insegurança a todos os que precisam, em algum momento da vida, abrir o coração para contar para alguém uma situação embaraçosa para a qual precisam de ajuda.
Todos já passamos por isso na vida. Todos precisamos de alguém.
E vivemos em um tempo em que o mexeriqueiro não mais conta "apenas" para a turma, ou para a família, mas existem até mesmo aquele que publica na internet, para se sentir feliz ao ter a atenção de tantos, quando conta as mazelas de alguém ausente.
Sim, o que o mexeriqueiro busca, são quinze minutos de fama orweliana, a qualquer preço... mesmo que seja a custo da tragédia pessoal de alguém.
E assim, o grande estrago acontece, pensando em questões espirituais...
Em um tempo que existem até mesmo pastores que comentam com outros o que ouviram em gabinete pastoral, de uma pessoa quebrantada em um ambiente de suposta segurança, bem... a coisa vai ficando difícil.
Mas isso não muda o fato de que Deus criou a necessidade e a segurança para suprir a necessidade de haver alguém fiel para nos ouvir.
É claro que Deus nos ouve, e espera que falemos com Ele, mas também segundo Sua Palavra, fica claro que há a necessidade de alguém de carne e osso para estar perto, abraçar, nos confortar, e ajudar com alguma idéia ou impressão que nos ajude a sair de onde estamos.
E fará isso, inspirado pelo Espírito Santo de Deus...
Assim, se você precisa de alguém para falar, observe o "conjunto geral da obra" da vida de alguém. Mexeriqueiros são conhecidos por assim agirem. Se alguém já quebrou a confiança de alguém, também quebrará a sua...
Se alguém conta para você os segredos de outros, também contará os seus.
Mas existem pessoas realmente interessadas em ajudar, pessoas confiáveis. Como posso dizer isso? Por que o texto bíblico nos diz que estas pessoas existem, pois Deus vai usar uma destas... Ele vai poder use alguém fiel para abençoar alguém que precise...
Assim, SE você precisar de alguém, antes de sair falando com o primeiro ao seu lado, peça a Deus que ajude você a encontrar alguém...
E creia, Ele fará. Ele sabe como fazer. Ele não vai decepcionar.
"Entrega o seu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará".
Bom dia!


Quarta-feira 20 de agosto - "O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala". Provérbios 11:12

Se há algo odioso neste mundo, e aqui incluo, infelizmente, pessoas que se dizem cristãs, e mesmo instituições que se auto denominam igrejas, é a prática qualquer tipo de acepção ou preconceito de pessoas. Por qualquer motivo.
Racismo e preconceito social são absurdos se avaliados sob qualquer ponto... de vista.
Ninguém em seu estado natural vale mais ou menos do que ninguém, pois Jesus comprou a todos por alto preço, e pagou o mesmo valor, um por um, pessoa por pessoa. Não "pediu desconto" por ninguém, nem deu "lance maior" por qualquer outro segundo estes valores.
Os alcançou e lhes dá Seu Espírito...
E a Bíblia é ainda mais clara em demonstrar que todas as pessoas se tornam iguais no Espírito, em Jesus.
Ou seja, na igreja de Jesus, entre os nascidos de novo, não deve haver nenhum tipo de privilégios por qualquer motivo, nem preconceito aos nascidos de novo... Nenhum! Tiago nos ensina a não tratar melhor o rico na congregação...
Para ficar mais claro o princípio, veja a lista de Paulo em Colossenses 3:10-11: ... "e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos". Associo este texto com João 1:12, para lembrar que "todos" são os que receberam a Jesus, e "foram feitos filhos", já que antes não eram... Este é o contexto bíblico.
Já quanto aos que estão imersos em pecado, quando assim definido na Palavra de Deus, independente da etnia ou condição social, são alvo do Seu amor, sem preconceitos, para que se arrependam, se convertam, e recebam de graça a Salvação em Cristo Jesus.
Não há preconceito quanto ao pecado, mas um convite ao arrependimento para a salvação. Gratuita sim, para os que a recebem pela fé, mas comprada por alto preço na cruz!
Sim, qualquer que despreza qualquer pessoa é falto de senso...
Completando o texto de hoje, como dizem alguns por aqui, "fica a dica"...
Se você não tem nada de bom para falar sobre alguém, não diga nada...
Que Deus nos transforme, capacite e abençoe!
Bom dia!


Terça-feira 19 de agosto"Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada". Provérbios 11:11

Pela sequência que estamos seguindo em Provérbios 11, volto ao tema do poder das nossas palavras, agora em um outro ângulo.
Seguindo a linha de raciocínio bíblica que apresentei semana passada, os retos são aqueles justificados, ou seja, feitos justos pela obra de Jesus. Ninguém é re...to de si mesmo, mas precisa ter sua vida e caminhos transformados pelo poder da Palavra, pelo Espírito Santo.
Indo ao texto de hoje, em um ano eleitoral como o que vivemos, vejo muitas pessoas que professam a Jesus como Senhor, perdendo a grande oportunidade de cumprir este texto. Na verdade, agem no sentido oposto, da segunda metade do verso...
Amaldiçoam governos, governantes, amaldiçoam o próprio pais...
Supostamente, com o desejo, eventualmente sincero, de contribuir para "mudar tudo isso que está aí"... mas usando apenas seu braço carnal.
Embora o desejo de propor mudanças seja abençoador e muitas vezes necessário, pela forma utilizada, é apenas mais uma iniciativa humana.
O poder transformador, o Único, que é o Poder de Deus, fica de lado, excluído por quem, supostamente, deveria libera-lo.
Não estou aqui discutindo ideologia política, mas espiritualidade do Reino.
Se você é alguém que nasceu de novo, seu Reino é outro, seu sistema é outro, seus valores são outros, sua forma de agir é oura...
Ou deveriam ser...
Pois é exatamente você quem tem o poder transformador necessário ao Brasil em sua boca. Você não crê? Se não crê,como explica este texto?
Se você é de Jesus, você é chamado por Deus para abençoar nosso país, sua cidade, seu estado. Ore, abençoe, profetize a Palavra sobre tudo o que diz respeito a esferas de governo em que você está inserido.
Seja obediente à Palavra, e útil ao Senhor para "transformar tudo o que está aí"... da única maneira que tem respaldo bíblico.
Faça isso com toda sua força mas apenas por enquanto, pois, lembre...
Em breve, o próprio Jesus voltará para realizar TODA a reforma necessária...
Você crê?


Segunda-feira 18 de agosto - ˜No bem-estar dos justos exulta a cidade, e, perecendo os perversos, há júbilo˜. Provérbios 11:10

A Palavra de Deus é tão rica, tantos tesouros...
Assim sendo, vou prosseguir em Provérbios 11 onde encontro muitos princípios preciosos para nossa vida diária. Como vimos na semana passada, o justo é aquele que foi feito justo em Jesus!
Não há justiça própria em nós mesmos ...para sermos considerados justos, mas apenas em Jesus, O Cristo.
E o texto de hoje nos trás uma reflexão sobre como nossa vida deveria fazer efeito no grupo em torno de nós, onde vivemos. Somos chamados para fazer a diferença, revelando a vida de Jesus em nós.
Será que as pessoas que nos conhecem se alegram com nosso bem-estar, com a manifestação de uma bênção de Deus em nossas vidas? Será que fazemos a diferença com graça, bom testemunho, amizade, que, se algum cristão for promovido na empresa, muitos, senão todos vão se alegrar? Com a conquista de um carro novo? Com um casamento feliz? Com uma viagem? Com...
Que tipo de testemunho damos, como compartilhamos acerca da vida de Deus em nós para que haja tal unção em nossas vidas que leve as pessoas a se alegrarem conosco, e desejarem entender "qual é a razão de nossa esperança"?
Ou se ainda, por outro lado, embora em meio a provas, dificuldades da vida, nosso testemunho e esperança da manifestação do Senhor, nossa fidelidade a Seus princípios, leva as pessoas a desejarem que tudo seja revertido, por nos considerarem pessoas queridas e consideradas? E entenderem que Deus vai se manifestar? E quando acontecer, glorificarão a Deus em nossas vidas? Será?
Bem, este é um pensamento importante para esta manhã. Para esta semana...
O que as pessoas realmente pensam e sentem a nosso respeito?
A segunda parte do texto é terrível, pois algumas pessoas, quando vão embora da cidade, da empresa, do bairro, da comunidade, geram até mesmo uma festa!
Que coisa triste partir sem fazer falta, nem a menor diferença.
Em II Crônicas 21 lemos sobre alguém assim. O rei Jeoacaz!
Foi uma pessoa tão desagradável que nem mesmo Deus o suportou, e permitiu que viesse sobre ele uma doença horrível, da qual morreu em muito sofrimento.
"19 E, aumentando esta dia após dia, ao cabo de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da enfermidade, e morreu com terríveis agonias. O seu povo não lhe queimou aromas, como se fez a seus pais. 20 Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém. E se foi sem deixar de si saudades; sepultaram-no na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis".
Que triste. Foi sem deixar saudades. Ninguém sentiu falta. Pelo contrário, até festejaram...
Que O Senhor nos ajude a fazer a diferença no lugar onde vivemos nossas vidas...
Que nossas vidas O glorifiquem, pois se fizermos a diferença, Jesus será glorificado! Que Deus nos abençoe para vivermos assim...
Bem amigos aqui do Blog, concluo mais esta série.
Que Deus abençoe sua vida diária com o Senhor, e que este conteúdo da Palavra de Deus produza os efeitos que Ele mesmo determinou quando os registrou.
Isso acontecerá pois a Palavra de Deus não voltará para Ele vazia...
Se foi abençoado, por favor, ore por nós.
Se tiver mais um tempo na web, visite nossa página no Facebook.
Não deixe de congregar na igreja ou comunidade da qual faça parte...
Ore por seu pastor, e seja parte das soluções necessárias para o desenvolvimento do ministério, e não parte do problema...
Deus abençoe!
Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário