domingo, 10 de agosto de 2014

MEDITAÇÕES DE 4 A 10 DE AGOSTO...


Impressionante como o tempo voa! Parece que se move cada dia mais rápido...
Mais uma semana se passou, e estou aqui, mais uma vez, postando no Blog do Ministério as breves meditações para a vida diária, que tenho publicado em minha página pessoal no Facebok todas as manhãs.
Como já disse, senti em meu coração de semear a Palavra de Deus em um formato prático para a vida diária.
E tenho sido muito abençoado por fazer isso.
E mais uma vez, aos domingos publico aqui os textos da semana todos organizados e, além de semear a Palavra como nas publicações diárias, posso também divulgar o Ministério Cristão Alfa e Ômega. O que cremos e qual nossa visão para a vida diária segundo a Palavra de Deus.
Se Deus assim permitir, pretendo continuar a fazer isso por algum tempo.
Durante a semana, diariamente em minha página pessoal do Facebook.
Aos domingos, todos os textos da semana aqui, no Blog.
Se você quiser repassar o link aqui do Blog para sua lista de mailing, agradeço.
Fazendo isso, você nos ajuda a alcançar alguém que esteja sem igreja, ou tenha mudado aqui para a região de Alphaville e esteja procurando uma igreja.
Como sempre, se quiser usar o conteúdo para ministrar em seu pequeno grupo ou célula, fique a vontade.
Nem precisa citar a fonte, já que a Fonte é a Palavra de Deus.
De graça recebemos, de graça damos.
Mas se for bênção em sua vida, não esqueça de orar por nós.
Precisamos de suas orações. Sempre...
Que Deus abençoe seu tempo de meditação na Palavra, e que fale ao seu coração muito além do que pude escrever.
Pelo Seu Espírito!


1) 9 de agosto

“O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza”.
Provérbios 28:19

Eu não sei onde você, que está lendo este texto, vive, mas nós que nascemos e crescemos em cidades, imersos em vida urbana, perdemos muito da revelação da Palavra acerca da vida.
Nesta meditação do dia de hoje, quero permanecer um pouco mais na questão de finanças.
Fomos ensinados desde que nos entendemos por gente que o sistema em que vivemos está fundamentado em comprar e vender.
Este é o sistema capitalista onde muitos de nós nascemos...
Mas o sistema de Deus não é bem este. Seu sistema está fundamentado em semear e colher. Todas as figuras existentes na agricultura dizem respeito ao sistema de Deus. São proféticos!
Quando eu era garoto, lembro de ter visto em um dos gibis que lia, uma figura de uma árvore que dava dinheiro... E eu acreditei que isso fosse possível!
Mas aí, vieram os “sábios” me ensinar que dinheiro não dava em árvores, que não havia como plantar dinheiro, e que a única maneira de prosperar era trabalhando. E eu desisti da idéia...
Mas recentemente, descobri que aquela figura contém uma “meia” verdade!
Sim, é necessário trabalhar, mas, sim, dinheiro “dá em árvores”...
Calma, não fiquei desequilibrado ou enlouqueci. Muito pelo contrário. Isso é bíblico!
Deus nos chama para viver em um sistema em que Ele quer nos ensinar a semear dinheiro para colher dinheiro... porque na verdade, TUDO o que se semeia nesta vida, se colhe.
A sabedoria dita popular cunhou a frase: “aqui se faz, aqui se paga”.
Mas voltando, o Senhor nos oferece acesso a um sistema de vida em que o que fazemos com nosso dinheiro, define nossa vida de prosperidade.
Quem dá dinheiro, receberá mais... Quem é avarento, sofrerá dano. Quem se compadece e dá, receberá socorro quando necessitar. Que ajuda ao pobre, receberá visitação do próprio Deus.
Quem semeia no Reino, em ofertas, receberá 30, 60 e até 100 vezes mais o que semeia...
Parece uma conversa extravagante para quem não está acostumado, mas eu posso testemunhar que é verdade. A mais absoluta verdade.
Deus tem compromisso com Sua Palavra, e Seu sistema é perfeito.
A única questão que precisamos vencer é que para sermos bem sucedidos no Seu Sistema é que a única forma de entrar e viver é pela fé!
“Sem fé, é impossível agradar a Deus”, mas, por outro lado, “tudo é possível ao que cre”.
Se algo está escrito na Palavra, é verdade, e podemos confiar.
Assim, meu convite hoje é, lavre sua terra! Faça sua parte. Plante suas sementes.
Trabalhe com afinco. Estude. Cresça. Planeje. Ouse. Sonhe. Mas em tudo submeta ao Senhor.
Dizime, oferte, abençoe, dê para ajudar ao pobre, socorra o necessitado, santifique seu dinheiro ao Senhor.
E obedeça a Sua Palavra para que naquilo que seu braço não pode construir, nas circunstâncias que você não pode administrar, nas variáveis fora de seu controle, naquelas que necessitam de uma “ajudinha”, você possa contar com o Braço Forte do Senhor!
E claro, fique longe dos preguiçosos...

2) 8 de agosto

“Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”.
Provérbios 3:9-10

Quando leio estes dois versos, eu tenho um flash de como é a proposta de Deus acerca de finanças. Finanças do Reino.
Se eu considero que o que eu penso que tenho é do Senhor, posso esperar que o Senhor me permita usar o que é dEle. Se eu considero que é meu, e mantenho comigo, por que é supostamente meu, perco a intervenção do Senhor, que TUDO pode, e que TUDO tem.
A grande questão dos princípios bíblicos acerca de finanças é que Deus nos quer ensinar a depender dEle, e não do dinheiro. Até por que Ele não precisa do nosso dinheiro... não sei se você já pensou nisso...
O dinheiro não é apenas um meio de compras, mas é parte do arsenal de ferramentas de um principado chamado Mamom.
O próprio Jesus disse que não é possível uma pessoa servir a Deus e a Mamom, falando sobre finanças.
Esta é a única vez em que Jesus coloca um outro (falso) senhor diante de Deus, o Único e Verdadeiro Senhor.
Este principado se torna senhor dos que o servem, e infelizmente, muitos cristãos o servem sem saber, supondo praticar e viver certa liberdade. A liberdade de “não dar”.
Não dar, por que “não sei o que a igreja vai fazer com o dinheiro”, não dar por que “acho que o pastor não vai saber usar MEU dinheiro”, não dar por que “é muito dinheiro para dar para uma igreja”, além de outras desculpas dadas por pessoas que se tornaram avarentas por serem servas deste falso senhor.
Não entendem que a questão do dinheiro na Bíblia é simples. Somos chamados a dar. PONTO. Como o Senhor Deus não tem conta corrente em bancos da terra, este dinheiro deve ser dado na igreja onde a pessoa congrega.
Ao dar o dinheiro no gasofilácio, acaba a intervenção da pessoa sobre o dinheiro que pensava ser seu. (Aliás, lembre que Jesus na Sinagoga, nem sempre estava no púlpito, ou debatendo com os doutores, mas, sim, estava diante do gasofilácio observando a forma como as pessoas ofertavam... Queria ver seus corações. Não sabia? Leia Maros 12:41-44).
SE o pastor administrar mal, ou mesmo roubar, Deus vai lidar com ele... e isso pode ser muito triste...
SE usar bem, Deus o prosperará.
Agora, a pessoa que não honra o Senhor com seus bens financeiros, serve as riquezas, serve a Mamom. Simples assim...
Jesus disse isso em Mateus 6:24... (se na sua Bíblia estiver “riquezas”, saiba que no original grego é Mamom, como aparece em diversas traduções).
Mas o que confia no Senhor, e entrega seus valores ao Senhor, o próprio Senhor que reina sobre todas as coisas, vai operar nas mais diversas circunstâncias da vida para prosperar os que nEle confiam.
Dízimo, ofertas, primícias, todas estas disciplinas dizem respeito muito mais a uma expressão de confiança do que qualquer coisa. Afinal, Deus conhece o coração do que dá, e também do que retém...
Como será que estã nosso coração quando tratamos de dinheiro?
Como será que Deus observa minha confiança nEle?
Simples.
A forma como eu dou (ou não dou) demonstra a quem eu sirvo...

3) 7 de agosto

"Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR".
Provérbios 1:24-29

"Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu".
 Jó 3:25-26

Semana passada compartilhei aqui sobre o medo, e volto ao assunto por que tenho visto que é um dos males mais terríveis sobre a humanidade nos dias de hoje.
Aliás, embora seja uma questão a meu ver, espiritual, é tratada como doença! E assim, a assim denominada “síndrome de pânico” e doenças associadas a medo assolam muitas pessoas em nossos dias. E entram na lista dos medicamentos de uso continuo para muitos...
Por que? Porque as pessoas tem medo! Medo de doenças, medo de perder emprego, medo de violência, medo da falência, medo de andar de avião... medo de ...
Medo de morrer!
Como lemos no texto de Jó que reproduzi acima, as pessoas que ouvem as ameaças de que vai acontecer o que temem, poderão vir a sofrer o que temem...
Como nem todos leram ou lembram a meditação da semana passada, reforço que sabemos, segundo lemos em Hebreus 11:1 que “a fé, é a certeza das coisas que se esperam, e a convicção de fatos que não se veem”.
E assim, entendemos que nossa fé na Palavra de Deus tem um poder criativo, e, segundo disse Jesus, “tudo é possível ao que crê”.
A incredulidade não é o reverso da fé, mas é o poder humano que paralisa a obra de Deus.
Lemos em Mateus 13:57 “E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. 58 E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles”.
Sim, Jesus, "em carne e osso", fez poucos milagres por conta da incredulidade!
Assim, enquanto a incredulidade paralisa o mover de Deus, o medo autoriza o poder espiritual das trevas a realizar o que alguém teme. O medo é como que uma fé reversa.
E como também demonstrei, o medo, segundo a Bíblia, é um espírito.
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." II Timóteo 1:7.
Nos textos de hoje, vemos que Deus vai, em algum momento, entregar todos ao que temem.
Os termos usados como “perdição”, “assolação”, “aperto” e “angústia”, posso identificar facilmente com aqueles usados por Jesus em Mateus 24 e 25, no assim denominado Sermão Profético, quando Ele ensinou sobre os últimos dias e o Juízo.
E veja que as palavras do Senhor registradas no texto acima, mostram claramente que, em determinado momento, Ele vai abandonar as pessoas para experimentarem o que temem.
E que o fato gerador disso é “não terem dado ouvidos às Suas Palavras...
Minha pergunta é... Você tem “ouvidos para ouvir” o que o Espírito fala hoje?
A conclusão do texto nos enche de esperança por outro lado, pois no mesmo capítulo 1:33 lemos a Palavra do Senhor que nos livra do medo:
“Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal”.

4) 6 de agosto

"Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo".
Provérbios 15:24

Nos últimos tempos tem surgido mestres hereges, que tem dito que não há inferno.
Posso dizer, na companhia de Salomão que são tolos.
O sábio entende e recebe a revelação da Palavra de Deus de que existem apenas dois destinos para a alma eterna do homem.
Um, na presença de Deus, pela obra redentora de Jesus, a própria Sabedoria de Deus feita em carne.
O outro, na ausência total da presença de Deus, que é muito mais inferno por este motivo, que pela de ser inferno por si mesmo.
A ausência de Deus é a falta de todas as coisas nas quais encontramos prazer, pois, ao sermos criados originalmente por Deus, todo o prazer residia nEle.
Ele que é a Fonte de Todas as coisas que fomos criados para amar.
A negação de Deus em vida, ou a alienação quanto à Sua revelação, leva a pessoa à uma busca desenfreada por qualquer coisa que traga prazer, mas não há como suprir este vazio em qualquer outra coisa criada, que não nEle.
Não há prazer em vida senão em Deus!
Apenas emoções passageiras e escravizantes.
E assim, um certo inferno emocional já começa a se estabelecer na vida de quem não se relaciona com Deus, que prenuncia o inferno pós morte.
O inferno pós morte física é o encontro trágico da alma eterna com a ausência definitiva de Deus... E este é o verdadeiro tormento daquele lugar.
Já A Sabedoria de Deus nos revela Jesus, O Cristo, pelo Seu Espírito Santo.
Pela fé. Que nos revela nosso estado lamentável de pecado enquanto não O conhecemos, que nos leva ao arrependimento, que nos leva à conversão.
Decisão mais sábia que alguém pode e deve tomar em vida.
Falta de sabedoria é achar que não precisa da Bíblia, da comunhão dos santos, da fé, de princípios, de revelação, do sopro do Espírito, de arrependimento de pecados, de obras de justiça, de frutos de arrependimento, que não precisa de Jesus, O Cristo...
Espero sinceramente que os que crêem que não existe inferno se arrependam e se convertam a Cristo, antes de descobrir que estavam errados... tarde demais...
E que os pastores e mestres que acreditam nesta heresia diabólica também se convertam, para não ajudarem a mandar mais ninguém para aquele lugar... onde provavelmente irão lhes fazer companhia.

5) 5 de agosto

"O galardão da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida."
Provérbios 22:4

Muitos textos textos bíblicos referentes a nossa vida diária, tem o que eu creio ser um duplo cumprimento.
O Senhor nos está revelando princípios para nossa vida diária pois Ele sabe como é a vida que enfrentamos. Andou aqui, reconhecido em figura humana: a pessoa de Jesus.
Paulo nos ensina a "não atentar para as coisas que se veem, mas nas que não se veem. As que se veem são temporais, mas as que não se veem, eternas...
Parece um paradoxo!
Focar exclusivamente em bênçãos materiais leva ao erro. Já vi demais este filme. Algumas pessoas reduzem a obra de salvação em Jesus a uma prosperidade financeira, ou soluções para problemas materiais, o que é uma heresia hedionda...
Por outro lado, focar exclusivamente no conceito que tudo é espiritual, pode levar a uma alienação, e uma vida aqui desastrosa, pois o Senhor quer nos abençoar aqui também. A própria obra de pregação do evangelho precisa de recursos, e negar isso é "tapar o sol com a peneira".
Nesta reflexão de hoje eu proponho que precisamos trabalhar com ambos aspectos...
A Bíblia nos dá diversos textos com princípios de prosperidade natural (princípios de finanças), honra nesta terra (diversas promessas), e nos propõe vida abundante (rios de águas vivas fluindo de nós).
Todos estes são recursos para a nossa vida diária. Que é mais baixa, e que é passageira, segundo lemos nas Escrituras.
Mas não há riqueza maior do que receber uma coroa de glória das mãos de Jesus, não há honra maior que ser recebido para entrar pelos Portais Eternos. e não há vida possível de ser comparada, quanto a estar diante do Senhor para sempre...
Que é a vida mais alta, e é eterna.
A questão principal que proponho hoje é foco. Qual é o seu?

6) 4 de agosto
"Convertei-vos pela minha repreensão; abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras".
Provérbios 1:23

A Sabedoria em Provérbios, é, a meu ver, uma sombra de Jesus, O Cristo. Ele é a própria expressão da Sabedoria de Deus para a salvação do perdido.
Assim, vemos aqui um resumo do evangelho, revelado a Salomão.
Sem repreensão, não há arrependimento e sem arrependimento, não há conversão.
Em nossos dias, muitas pessoas se consideram convertidas a Jesus apenas por que repetiram uma oração de salvação, ficaram emocionadas ou arrepiadas, e um pastor disse que agora eram salvas...
Mas nunca se arrependeram, nem se converteram.
Permaneceram da mesma forma de antes, com os mesmos valores, pecados, desejos, e sem muito interesse real na Palavra de Deus, mas, por que lembram de um culto em que recitaram uma oração, acreditam que foram realmente salvas...
Também vemos que o Espírito será derramado abundantemente.
Eu vivi muitos anos de minha vida no evangelho, com o selo do Espírito Santo da promessa sobre minha vida, mas, com certeza, não via nada de abundante no Seu derramar...
Até que tive a oportunidade de experimentar o que é um derramamento real do Espírito Santo, para perceber que antes tinha mesmo o mínimo necessário para a salvação.
O convite é para um derramamento abundante...
Por último, pessoas sinceras não conseguem ter revelação da Palavra. Tem dificuldade em entender, em praticar, em aprofundar.
Talvez, seja importante fazer um check up espiritual para perceber se quer, realmente se converter, e se o Espírito Santo, que segundo João nos ensina e revela a Palavra, faz parte de sua vida.
Não se iluda por ser um frequentador de igreja de anos...
Nem por ter algum cargo na sua igreja...
Minha pergunta é... este texto fala em sua vida?
Deus abençoe e com a ajuda do Espírito Santo, "examine-se"...



E aqui concluo mais uma sequência de textos.
Todos desta última semana...
Mais uma vez, é uma alegria publicar este conteúdo.
Se abençoou sua vida, por favor, ore por nós.
Precisamos da oração daqueles que o Senhor levanta para nos abençoar.
Também, se quiser conhecer nossa página no Facebook clique aqui.
Ali você vai saber dos horários de reuniões, vai encontrar meditações diárias, bem como informações sobre o Ministério Cristão Alfa e Omega, aqui em Alphaville, Barueri - São Paulo.
Deus abençoe sua vida.

Abraço,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário