quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

E VIU DEUS QUE ISSO ERA BOM...


Deus é mesmo tremendo. Sua sabedoria é sem fim. Incompreensível!
Ele nos ensina quando fala. E Ele nos ensina em seus silêncios.
E, por serem silêncios, muitas vezes, não os percebemos.
E não aprendemos. Quer ver um exemplo?
Se você já leu o relato da criação, eu tenho certeza que você tem, por certo, uma frase importante em seu coração: E viu Deus que isso era bom! 
Deus fala isso em todos os dias da criação, certo? 
ERRADO! 
Deus criou os céus e a terra no princípio:

Gênesis 1:1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 

Mas aparentemente, neste momento, algo aconteceu, e a terra se tornou sem forma, vazia.
No hebraico original, um caos. Ao lermos o texto da queda de lúcifer relatada em Isaías 14 e Ezequiel 28, veremos que houve uma rebelião no céu. Que gerou uma separação.
Um terço dos anjos, liderados por lúcifer afrontaram a Deus, quebraram a aliança estabelecida no sistema anterior, no Éden anterior, e foram mandados embora de sua habitação original
Aconteceu uma separação cósmica. Na eternidade antes de todos nós estarmos aqui.
E parece que O Espírito de Deus ficou ali. Meditando sobre tudo o que havia ocorrido.
Pairando sobre as trevas... sobre  as águas!
 
2 A terra era (se tornou) sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 

E então, creio, Deus começa a fazer um movimento em relação a tudo o que tinha acontecido.
Ele começa organizando o que aconteceu antes, e sobre o que não sabemos tudo.
A separação!

3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. 5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. 

Veja que o dia acabou, e embora Deus tenha criado a Luz, o fato de ter homologado a separação entre luz e trevas não foi bom. Porque digo isso? Talvez seja uma surpresa para você, mas, acabou o primeiro dia, e não encontramos a frase: E viu Deus que isso era bom.
Por que não era. 
Separação não é de Deus. 
Ele é Deus da unidade. Da comunhão.Da concordância! 
Separação, como sua própria origem atesta, veio de lúcifer. O diabo.

II Coríntios 6:14b ... que comunhão tem a luz com as trevas?

Separação não é bom. Nunca foi. Desde a eternidade anterior...
Deus silencia. Não achou Deus que isso que aconteceu era bom.
Fim do primeiro dia.

6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi. 8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo
E Deus prosseguiu com Seu trabalho. 
Mais do que águas das nuvens de chuvas e águas de rios e mares.
Separou águas de cima e águas debaixo.
Muito mais uma organização do mundo espiritual, por figura...

Isaías 44:3 Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre a tua descendência;
Marcos 1:8 Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.

Novamente a separação. Aqui, Deus está finalizando a reorganização do sistema.
Pensai nas coisas de cima, não nas debaixo...
Mas novamente, ao concluir esta etapa de homologação da separação dos sistemas, Deus não achou bom. E mais uma vez, calou. Silêncio ao concluir o segundo dia.

9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi. 10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom. 11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. 

Pela primeira vez, Deus observa, e conclui: Agora está bom!
Aqui O vemos iniciando Seu processo de gerar vida. Sementes.
Frutos que tenham sementes e gerem mais frutos. Projetos.
A terra produzindo. Isso é mesmo BOM!

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; 15 sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi. 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra, 18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. 19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

Aqui, embora ainda lidando com as consequências da separação, Deus não parece em nada impressionado. Seu processo criativo avança. E Ele pode criar adereços para o dia, e, mesmo que haja noite, ele pode adornar a noite. Com a lua e as estrelas. O dia e a noite estão organizados, embora separados. E mais uma vez Ele pode dizer que É BOM!

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu. 21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. 22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra. 23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. 

Neste quinto dia, vida no céu, vida nas águas. Vida saindo para a terra.
Multiplicando-se segundo a sua própria espécie. Isso é muito bom.
Vida é mesmo bom! E tem a bênção de Deus.
A bênção da multiplicação...

24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi. 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. 

Gênesis 1:31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. 

O sexto dia é marcado, me parece, por uma celebração de Deus...
Agora vemos união conforme suas espécies. União para que pudessem gerar vida. Concepção.
Além disso, criou o homem e a mulher à Sua própria imagem e semelhança.
E os abençoa com a bênção da unidade. Fecundidade.
Governo. Ordem. Autoridade.

Agora Ele diz que isso é muito bom!

Gênesis 2:1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

Ao cabo de todo este processo de separação, reconstrução, organização, criação e unidade, Ele pode enfim descansar. Alegrar-se com Sua obra. Acompanhar o seu desenvolvimento...
Colher os seus frutos. Ver materializada a Sua Sabedoria em obras!
Que você e eu também sejamos assim. À Sua imagem e Semelhança.
Em Cristo!
Levanta e anda. Ainda há muito mais...
Deus abençoe!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário