domingo, 27 de julho de 2014

MEDITAÇÕES DE 21 A 27 DE JULHO


Bem amigos daqui do Blog.
Tenho compartilhado em minha página pessoal do Face e na do Ministério, diariamente, breves meditações para a vida dos que passam por lá para acompanhar.
O meu objetivo é semear a Palavra de Deus em um formato prático para a vida diária.
Todos os domingos, se Deus assim permitir, vou publicar as palavras da semana aqui.
Se você quiser repassar, usar para ministrar em seu pequeno grupo ou célula, fique a vontade.
Nem precisa citar a fonte, já que a Fonte é a Palavra de Deus.
Mas se você puder e quiser encaminhar para seu mailing para nos ajudar na divulgação do Ministério, ficarei muito feliz e grato.
Deus abençoe sua meditação, e fale ao seu coração muito além do que pude escrever.
Pelo Seu Espírito!
1 – 26 julho 2014
“Correção severa há para o que deixa a vereda, e o que odeia a repreensão morrerá”.
Provérbios 15:10

Este é um texto duro!
Cujo complemento encontramos em um texto mais adiante, se seguirmos na leitura de Provérbios: “O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio”. Provérbios 29:1
Sim, Deus é amor, mas Ele também corrige Seus filhos que ama.
Tenho ouvido a pregação de um “evangelho do amor”, que mais parece uma licença para viver do jeito que quiser, desassociado da real revelação do Amor de Deus, manifesto na vida e obra de Jesus Cristo.
O amor de Deus não é uma licença para pecar, ou para viver de qualquer forma.
O amor de Deus consiste na revelação de que Ele nos amou de tal maneira, que derramou a Sua ira contra o pecado sobre Seu Filho, para que nós que ainda pecamos, SE nEle cremos, não sejamos destruídos, mas tenhamos vida eterna.
Qualquer outra forma de entender o amor de Deus como liberdade para viver de qualquer forma, é heresia.
Mas ainda assim, alguns dirão que estes textos são do Velho Testamento, que estamos na Nova Aliança, e blá, blá, blá...
Vamos então, para o livro de Hebreus:
“Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos”.
Hebreus 12:6-8
Assim, para os que vivem no pecado, e por que aparentemente, o “amor” de Deus os liberou, e não se sentem confrontados nem corrigidos, fica aqui o alerta.
Talvez não sejam filhos... E veja que bastardos é uma palavra forte, não?
Que Deus nos ajude a vivermos no Seu amor, com temor que é o princípio da Sabedoria.
Que sejamos corrigidos com amor pelo Pai que não erra em Sua correção, e nem está sujeito a uma herética “lei da palmada gospel”...
E que quando Ele nos corrigir, sejamos sábios, e aceitemos sua correção com alegria, e mudemos de vida enquanto há tempo!

2 – 25 julho 2014
"Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe".
Provérbios 22:29

Fomos ensinados que alguém prospera por ofertar, dizimar, e receber a bênção de quem recebe os dízimos, como lemos em Hebreus 7:6-8.
E isso é verdade. É bíblico.
Fomos ensinados que o que se compadece do pobre, será livrado quando necessitar (Provérbios 21:13), e também prosperará, por que o Senhor Se envolverá na causa do que cuida do pobre, da viúva e do estrangeiro.
Isso é verdade. É bíblico.
O que não entendo é por que não somos tão ensinados que a prosperidade do Senhor passa por sermos os melhores profissionais do mercado. Salomão chama pessoas assim de "peritos" neste texto e em outros! E para abençoarmos os do Seu povo que precisam.
Mas também passa por, PRINCIPALMENTE, conhecermos a Palavra do Senhor!
Como vimos na meditação de dois dias atrás, Salomão já era sábio, ou perito antes que Deus aparecesse para ele. Conhecia a Palavra do Senhor.
Daniel foi perito em tudo, e mais, decidiu firmemente não se contaminar com Babilônia. Dominava todo o conteúdo babilônico necessário, mas conhecia e estudava a Palavra do Senhor.
Neemias, era um excelente profissional tanto que servia perante o rei, e conhecia a situação do povo do Senhor.
José foi excelente administrador, e tinha revelações do Senhor, e foi prosperado para livrar o povo de Deus, como ele mesmo declarou.
Assim, não entendo, sinceramente, porque isso não é pregado junto com os ensinos de prosperidade com a mesma ênfase.
Sim, o que é "sobrenatural" pode afetar a vida profissional de alguém, mas é inegável que Deus nos exorta a sermos ótimos profissionais, peritos, obedientes aos senhores, pontuais, e tudo o mais...
E Ele também nos capacitará com Sua bênção sobrenatural, quando assim fizermos. E nos levará além.
Mas Ele tem princípios e respostas para a nossa vida profissional, em Sua Palavra! E, óbvio, Ele espera que prosperemos para cuidar do Seu povo! Das famílias quando passam por dificuldades, além de sustentar, sim, a estrutura necessária para funcionar uma igreja hoje, como expressão de "um endereço" da Casa do Senhor, onde Seu povo se reúna...
E, claro, espera que, quando tudo nos andar bem, e tivermos nossas casas e famílias supridas, digamos que foi O Senhor quem nos conduziu até tal lugar! E jamais que foi o nosso braço que conquistou alguma coisa, como Ele mesmo exortou o povo antes de entrar em Canaã.
Que O Senhor te abençoe, guarde, e prospere.
Que você seja um perito em sua profissão em Nome de Jesus.
Mas que, acima de tudo, você conheça profundamente a Palavra da Verdade, principalmente para poder reconhecer se o que ensinam para você é mesmo bíblico, ou não...

3 - 24 julho 2014
"Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera. E acerca disso lhe tinha ordenado que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o SENHOR lhe ordenara. Por isso, disse o SENHOR a Salomão:Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo".
Provérbios 11:9-11

O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria. SEMPRE.
Já a escola humana de sabedoria percebeu que uma boa maneira de aprender algo na vida, é com os erros. A menos dolorida, com os dos outros.
Ontem compartilhei aqui como Salomão foi sábio diante do Senhor.
Hoje completo com o triste capítulo 11 de I Reis, que nos relata que Salomão se corrompeu e se contaminou com as mulheres que amou durante sua vida. Quase mil!
E pior que isso, acabou por se prostrar a outros deuses, o que é abominável ao Senhor.
E de tal forma se irou o Senhor, que lhe retirou o reino de Israel.
Veja que Salomão se corrompeu com relacionamentos com as mulheres que apareceram em sua vida enquanto usufruía de sua bênção dada por Deus. E pior, com seus deuses.
Nós podemos olhar com espanto para Salomão, e pensar como foi possível ele chegar a tal ponto diante do Senhor, tendo sido tão abençoado.
E neste ponto, tomo o texto de Tiago 5 para nossa reflexão.
Lemos que Elias era homem (ou mulher) sujeito às mesmas paixões, e orou para não chover, e não choveu por três anos e meio...
Orou três anos e meio depois, e choveu!
Compararei que Salomão também era homem (ou mulher) sujeito às mesmas paixões que você e eu.
Assim, se Elias em Tiago é uma inspiração quanto ao fato que podemos ter uma vida de oração que abale uma nação, Salomão é uma advertência, quanto ao fato que podemos nos perder ao longo da vida, mesmo na posse de uma grande bênção.
Portanto, como nos ensinou Jesus, precisamos vigiar e orar, até aquele Dia. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, e que o Espírito Santo nos revele pecados, justiça e juízo, para que possamos ser achados dignos.
Até o fim.

4 - 23 julho 2014
"Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia:Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama- a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é:Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima- a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar".
Provérbios 4:3-11

Muitos crêem que Salomão se tornou sábio por que Deus o abençoou com sabedoria.
Na verdade, o Senhor Deus o abençoou com sabedoria por que ele já estava se tornando sábio, porque ouviu os ensinos de seu pai Davi.
Por que deu valor às palavras que seu pai, lhe ensinou desde pequeno.
Assim, quando Deus lhe apareceu e perguntou o que ele queria, diferentemente do que qualquer jovem tolo em qualquer lugar do mundo até os dias de hoje, pediria, pediu Sabedoria para cuidar do povo de Deus!
E porque Deus sabia o que Salomão pediria, lhe deu não apenas Sabedoria, mas o reino, riquezas, honra, e vida. E muito mais...
E assim, Salomão, quando teve a oportunidade de sua vida, soube o que pedir por que já estava se tornando sábio.
Por que ouviu o ensino de seu pai.
Hoje em dia, talvez, se Deus aparecer para um jovem até mesmo crente, será que ele saberá o que pedir?
Se aparecer para algum de nós, saberemos o que pedir?
O que está em nosso coração pedir?
Que possamos amar a Sua Palavra, Fonte de toda Sabedoria, para que quando Deus nos der oportunidades únicas em nossa vida, saibamos o que pedir.
E se você tem seu pai ainda vivo, ouça seus conselhos.
Ele sabe mais do que você, embora possa até não parecer...
Se seu pai conhece ao Senhor, ainda mais.

5 - 22 julho 2014
"Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza".
Provérbios 21:5

Aprendi há algum tempo que TODA forma de sabedoria humana tem NECESSARIAMENTE fundamento bíblico, mas sempre omitem a Fonte.
Deus é a Fonte de TODA Sabedoria, e nós, os que nEle cremos, deveríamos crer mais nEle, e em Seus princípios, do que em qualquer sábio humano, de qualquer cadeira de conhecimento.
Assim, quando consultores hoje em dia ganham fortunas para colaborarem ou elaborarem planos de negócio, estáo se beneficiando da Sabedoria de Deus, mesmo que não saibam...
Sabedoria que, por direito e herança deveriam ser dos que cremos!
E os que pagam a estes, estão confiando suas vidas, dinheiro, negócios, sonhos, a homens, não em Deus que é o Autor do princípio que rege os "business plans"...
E nós, que nEle cremos, deveríamos saber disso antes, pois Deus nos ensinou sobre a necessidade de termos planos de negócio milênios antes da existência das empresas contemporâneas...
Assim, se você está diante de uma oportunidade de negócios, ou diante de uma necessidade de fazer negócios, sejam negócios corporativos, sejam projetos espirituais, necessário é haver um plano!
E mais que isso, mais do que você ter consultores ou conselheiros, necessário é que você o apresente a Deus!
E a seguir, que você seja diligente com o plano proposto.
Um bom plano que não é apresentado ao Senhor, leva a um lugar apenas do tamanho do seu braço. Um plano que é aprovado pelo Senhor, leva a um lugar do tamanho do braço do Senhor para sua vida!
Mas mesmo um bom plano apresentado ao Senhor, que não é cumprido diligentemente, não leva a lugar algum...
Que possamos sonhar, planejar, orar, e buscar ao Senhor, mais que aos homens, em todas as nossas necessidades...
Que confiemos nEle, e nEle perseveremos, até o fim...

6 - 21 julho 2014
"No temor do Senhor há firme confiança, e será um refúgio seguro para os seus filhos".
Provérbios 14:26

A palavra temor tem um significado predominante de temor reverente, de levar Alguém em consideração, principalmente quando temos a oportunidade de fazer algo errado quando ninguém está olhando e não fazemos...
Não poderíamos usar a palavra medo aplicada a Deus Pai, pois em I João aprendemos que "O perfeito amor lança fora todo o medo" e que "Deus é amor".
A palavra medo deve ser aplicada em relação a Deus pelos que não O conhecem, que não são Seus filhos, pois Jesus assim ensinou, que os que não creem deveriam ter medo dO que pode lançar a alma no inferno, mas isso é assunto para outro dia...
Para, nós, os que cremos, feitos filhos em O Nome de Jesus, a presença de Deus não deve gerar medo, mas reverência. Temor.
Muitos cristãos confusos tratam Deus como "o cara lá de cima", imitando artistas (?) de televisão, que não tem a menor idéia de Quem seja o nosso Deus. Conhecem apenas o "deus deste século", satanás, e cristãos confusos querem imita-los para serem moderninhos e mais aceitos...
E assim, muitos cristãos tem perdido a revelação de Quem é o nosso Deus, e quão temível Ele é.
Sim, Deus é temível, e somente o Temor do Senhor nos leva à Sabedoria segundo a Sua própria Palavra!
Assim, Se O tememos, Ele que é temível o será para as ameaças à nossa volta... para nossos inimigos, para os que tramam contra nós.
Será um refúgio, pois, se cremos, "somos de Deus, e o maligno não nos toca"...
Sim, Deus é temível, mas por outro lado, podemos também chama-lO de Pai.
Sim, Ele é um Deus temível para outros, para o mundo espiritual das trevas, mas nós podemos chama-lo de Aba Pai, papai, paizinho.
Sim, Ele é temível, mas nos convida a entrar com confiança em Sua Presença pelo Novo e Vivo Caminho, o Sangue de Jesus.
Você está diante de alguma ameaça?
Não tenha medo das circunstâncias, nem dos adversários.
Tema o Senhor, e busque Sua proteção.
Não há no mundo em que vivemos um lugar mais seguro.

Bem irmãos e amigos,
Oro para que estas breves meditações sejam poderosas sementes da Palavra de Deus em suas vidas.
Se você foi abençoado, ore por nós.
Pelo Ministério Cristão Alfa e Ômega, por nossas vidas e nossa família.
Se você está sem igreja e tem facilidade de vir a Alphaville, faça uma visita.
As informações sobre nosso ministério estão na nossa página no Facebook.
Curta nossa página e acompanhe nossas informações.
Que Deus o abençoe.

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário