terça-feira, 16 de abril de 2019

E A BÍBLIA TINHA RAZÃO...



Quando eu era garoto, lembro de ver na cabeceira do criado mudo de minha mãe, por algum tempo, um livro cuja capa ilustra esse post: “E a Bíblia tinha razão”.
Esse título marcou minhas memórias porque naquela época, poucos eram os cristãos em qualquer lugar. Ainda mais em minha escola. Muitos falavam que a Bíblia era uma fábula, que não tinha nada a ver (sim, naquela época já falavam algo parecido), e nesse cenário, ler um título tão contundente em um livro de minha mãe me ajudou. 
Ainda mais porque tanto minha mãe como meu pai estudavam mesmo a Bíblia.
Aquela capa de livro fortaleceu minha fé quando eu tinha por volta de 13/14 anos, mas sei que até hoje há pessoas que zombam da Bíblia. Em especial quando tratam de relatos que não encontram respaldo na “ciência” e, para muitos, se não é científico, não é verdade. Como se a Palavra de Deus precisasse realmente ser comprovada pela ciência para ser considerada a verdade.
Não mesmo!
Mas sim, O Senhor em Sua Palavra deixa claro a Seu respeito que sempre será necessário crer, pois a salvação vem pela fé, e não por raciocínios elaborados ou eruditos! Ou confirmações científicas. E "Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11:6) 
Paulo o Apóstolo afirma que o mundo não vai conhecer a Deus pela própria sabedoria humana, mas pela pregação da Verdade, que para os que a rejeitam é loucura!

I Coríntios 1:21
Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.

Mas porque estou dizendo isso?
Porque ao longo dos últimos anos, O Senhor Deus em Sua bondade, tem dado aos que buscam respostas com sinceridade, algumas comprovações científicas de Sua Sabedoria eterna, através de descobertas recentes da ciência... Sim! Como Deus é bom!
E veja que vou tratar de algumas poucas verdades bíblicas que pareciam loucura há alguns anos. Que hoje já são comprovados pela ciência! Pela misericórdia de Deus. Há muitas mais, mas não será possível cobrir aqui. E, creio, essas são suficientes para meu argumento aqui.
Quer me acompanhar?

Em Gênesis 25:22-23 encontramos um relato interessante e bem conhecido. Os dois irmãos gêmeos, Jacó e Esaú, lutando no ventre de sua mãe, Rebeca. Imagino que para muitos essa briga de dois bebês não nascidos pareceria uma “figura de linguagem” ou uma “licença poética”, e jamais uma verdade científica!
Mas eis que hoje eu me inspirei a escrever este post, depois de ver essa matéria. Achei muito interessante encontrar um vídeo de um ultrassom em que podemos assistir e comprovar o que Rebeca apenas podia sentir. Acontecimento secreto que foi revelado por Deus. E apenas em tempos recentes podemos saber que essa linguagem bíblica era literal, mas só podemos ter certeza disso em nossos dias. Veja a matéria aqui! Porque a Bíblia tinha razão!

Um outro assunto que sempre levou pessoas a zombar da Palavra de Deus é a história do profeta Jonas que foi engolido por uma baleia... Uma baleia? NÃO! A Bíblia diz literalmente que Jonas foi engolido por um grande peixe, e vomitado na praia três dias depois.

Jonas 1:17
Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Vamos lembrar que esse é um fato que trata de uma intervenção direta de Deus para corrigir seu profeta. Assim, O Senhor poderia ter feito o que quisesse por ser Deus. E se fosse uma espécie desconhecida de peixes gigantes, que habitam apenas nas regiões abissais das quais sabemos pouca coisa ainda hoje? Ou ainda uma espécie gigante já extinta, que não podemos mais pescar, fotografar, ou medir suas dimensões como é possível em nossos dias?
Não temos acesso. Não saberemos nem qual foi o peixe, por que a Bíblia não  diz.
Mas ainda assim muitos daqueles “especialistas” que não conhecem a Bíblia, mas sempre querem desqualificar o texto, explicam que não seria possível Jonas ter sido engolido por uma baleia. Afinal as dimensões das maiores, o formato do estômago, o processo digestivo, e blá blá blá... 
Erram redondamente porque ignoram que estão errados na origem do raciocínio. Não se tratava de uma baleia! Mas, pior! Desconhecem o fato de que mesmo uma baleia cachalote já engoliu um homem inteiro e vivo há algumas décadas. E que esse homem foi encontrado vivo no ventre do peixe, quando este foi capturado. 
Sim, um “Jonas” contemporâneo que viveu para contar sua história. Não sabia?
E por essa incrível história de um homem ser engolido e achado vivo, creio que Deus está dando uma informação “bem humorada” aos incrédulos “sábios” contemporâneos... Leia a matéria aqui, e confira que A Bíblia tinha razão!

E a tal da marca da besta?

Apocalipse 13:16-17
A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.

Há algumas poucas décadas para muitos pareceria apenas uma “alegoria profética” achar que alguém sem determinada marca na mão ou na testa não poderia comprar ou vender. Mas hoje sei que você já sabe que isso é absolutamente possível. Em breve todos os documentos, cartões de débito e crédito e todas as informações de alguém em um único microchip ou algo parecido para essa aplicação. Claro e fácil. Veja aqui uma matéria que ilustra essa ideia... Mais uma vez a Bíblia tinha razão!

Aqui, uma mais impressionante, que somente foi possível comprovar nesse século 21!

Apocalipse 6:12-14
Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto... Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.

Bem, esse é mais um texto bíblico que há algumas poucas décadas muitos tinham convicção que era uma alegoria. Afinal, montes e ilhas movidos de seus lugares?
Impossível...
Mas em nossos dias, pela tecnologia de GPS, com altíssima precisão de medidas e referências de localizações exatas, possível apenas pelo uso dos satélites, sabemos que sim, era literal. No terremoto do Chile a cidade de Concepcion moveu-se 10 metros! Sim, Deus revelou a João 2.000 anos atrás algo que apenas agora os cientistas sabem ser verdade. E assim, mais uma vez, a Bíblia tinha razão.

Concluo com um relato sobre algo que era absolutamente impossível até alguns anos atrás. E que para alguns, até mesmo lendo a matéria, não acreditam porque não compreendem.
Mas eu aproveito a própria NASA para dizer que sim, o tempo pode ser encurtado. Sim, os dias estão mais curtos. Isso foi medido apenas a partir do terremoto do Japão! Pela NASA!
Comprovando assim o que disse O Senhor Jesus, conforme relato em Sua Palavra.

Mateus 24:21-22
... porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.

Sim, um terremoto “leve”, de "apenas" 8.9 graus como o do Japão causou esse efeito nos dias. Leia a matéria aqui, e verá que os outros mega terremotos que tivemos recentemente também causaram efeitos semelhantes. Se isso aconteceu em nossos dias quando as misericórdias do Senhor ainda estão estendidas, o que você acha que vai acontecer quando aquele terremoto de Apocalipse 6, que lemos acima, acontecer? Este terremoto deverá ser algo perto de 12 graus escala Richter segundo alguns especialistas...
Bem, sabemos agora pela NASA que nossos dias já estão um pouco mais curtos. E assim, de uma maneira impressionante, e para muitos incompreensível, a Bíblia tinha razão!

Tratando destes fatos conhecidos e facilmente comprováveis por todos, vou tratar de mais uma coisa que a Bíblia diz, mas que não poderá ser comprovada por mim agora.
Para essa, será necessário você mesmo experimentar para saber se a Bíblia tem ou não razão.

Esse texto:
Lucas 16:22-24
Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

E esse outro:
Hebreus 9:27-28
E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.
Sim, a Bíblia diz que os que morrem sem Jesus Cristo, são julgados por suas boas obras, que por melhores que sejam humanamente falando, serão insuficientes para quem quer que seja ser aceito por Deus. E assim, serão lançados no mesmo lugar em que este homem rico foi lançado. Um lugar terrível, e de tormentos eternos.
O problema é que esse fato bíblico eu não tenho como comprovar agora, e sua única opção é correr o risco. Ou você crê que A Bíblia é verdade, ou não.

Na primeira opção você segue minha recomendação, se arrepende de seus pecados, e entrega a sua vida sem reservas a Jesus como seu Senhor e Salvador. A partir dessa decisão, você perceberá uma transformação real em sua vida, e, baseado na experiência que vai viver, terá a sua compreensão da Palavra de Deus revelada e ampliada pelo Espírito Santo. Você vai ter certeza que é tudo verdade, mesmo o que você não possa comprovar cientificamente, embora dezenas de outros já foram comprovados em nossos dias. Porque entenderá pela fé. Sim, tudo isso acontecerá pela sua fé, e você verá que tudo isso é real. E terá como eu, a certeza de que A Bíblia tem razão! Mesmo que haja muita coisa que a ciência ainda não consegue comprovar porque ela é “apenas humana” e não divina...
A segunda opção é você não faz nada disso, continua confiando apenas no que a ciência já comprovou, e rejeita o que ainda não é fato científico. Permanece achando que nem tudo que está escrito na Bíblia é verdade, porque não poderemos mesmo comprovar todos os outros relatos da mesma maneira que esses foram tratados aqui... Porque Deus quis que fosse assim. E nesse caso você tem a chance de estar certo e, “do lado de lá da morte”, poderá dizer que “A Bíblia não tinha razão”.
Ou ao chegar “do lado de lá da morte”, vai encontrar o mesmo cenário descrito nestes dois textos que postei acima, e, da pior maneira possível, sem possibilidade de retorno, terá que reconhecer que A Bíblia tinha razão! Mas para você, isso não fará mais a menor diferença... não haverá mais possibilidade de salvação. Porque A Bíblia diz. E, eu creio, ela tem razão!
Qual é a sua opção? Faça sua escolha enquanto há tempo...
Deus abençoe!

Haroldo Maranhão