sábado, 30 de maio de 2015

MEDITAÇÕES DE 25 A 31 DE MAIO


 
Bem vindo!    

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 30 de maio: "Sem publicação"

Sexta feira 29 de maio "O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência acha o bem". Provérbios 19:8

O entendimento humano, ou a inteligência natural facilita a vida de uma pessoa.
Os que conseguem desenvolver o que receberam, poderão ter mais oportunidades na vida, embora não mais necessariamente, pois o sistema do mundo tem também outros valores incompreensíveis (compreensíveis?) nas oportunidades da vida que dependem de outras pessoas em posições de influência... entende?.
Hoje em dia, relacionamentos muitas vezes superam talento, inteligência ou competência. Mas isso é assunto para outro dia...
Lembre que a Palavra não fala de coisas naturais em si mesmas, mas sim, de coisas espirituais, e como elas afetam nossa vida eterna com Deus, em um primeiro plano, mais alto e elevado...
E sim, em como estas coisas espirituais afetam nossa vida natural aqui na terra, no dia a dia, enquanto peregrinamos por aqui. Em um segundo plano!
Lembre mais uma vez, que tudo o que acontece aqui é passageiro.
Isso aqui não é a vida, não é a eternidade, não dura para sempre. Passará!
Assim que, pelo fato de que nossa alma é eterna e nosso corpo não, em algum momento esta alma com o espírito humano (vivo ou morto) seguirá para seu destino eterno... E quem é sábio cuida da alma, pensando na eternidade!
Não, este texto não fala de auto ajuda, para cuidar de seus sentimentos, emoções, trazer conforto para seu interior... não, pelo menos, como prioridade do texto bíblico. O evangelho humanista que está sendo pregado, diz que o principal é "vencer no mundo" e não "vencer o mundo", e "alegrar sua alma", e "conquistar seus sonhos"... Bem, perdoe, ma isso é uma heresia. Uma fraude. Não tem suporte bíblico... Não, pelo menos, quando desassociado de eternidade, salvação, arrependimento, regeneração, santificação, obediência, obras eternas, galardão...
Falando sobre alma, Jesus nos alerta em Mateus 16:26-27 "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras".
Sim, entendimento espiritual diz respeito a cuidar da alma para a eternidade, e sim, experimentar "respingos" da eternidade aqui, hoje, na vida diária.
Tome cuidado... não inverta as prioridades.
Temos hoje muitas pessoas decepcionadas com o que "compraram" como sendo o evangelho de Jesus, que lhe resolveria todos os problemas terrenos, que terão grandes dificuldades em entender que o que lhes pregaram não era bíblico. Falso!
Sim, Jesus tem descanso para a alma. Sim, tem vitórias sobre o pecado. Sim, tem possibilidades de conquistas materiais. Sim, tem vitórias sobre as enfermidades, mas O EVANGELHO NÃO SE RESUME A ISSO...
Nos versos anteriores, de Mateus 16:24-25, Jesus nos fala algumas coisas que alguns de nós nem ouvimos ser pregado nas igrejas hoje em dia!
"Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á".
Sim, no evangelho verdadeiro Ele não me serve, atendendo meus sonhos...
Eu O sirvo, e Ele me apresenta seu projeto... E me convida a obedecer!
Que possamos adquirir cada dia mais o entendimento correto, que é o bíblico, para que demonstremos nosso amor por nossa alma, pois precisamos estar presentes naquele Dia, quando teremos acesso aos portais da eternidade com Deus, através de Jesus, O Cristo.
Quais são as nossas prioridades para a nossa alma? Dia de avaliar...
Deus abençoe... Bom dia!

Quinta feira 28 de maio: "Se os irmãos do pobre o aborrecem, quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com súplicas, mas não os alcança". Provérbios 19:5

O Senhor Jesus nos fez uma declaração forte e triste em João 12:8 : "porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes". Sim, sempre teremos porque a existência é mais uma das marcas do pecado na humanidade. A ganância dos governantes e poderosos, a exploração do homem pelo homem, e a falta de oportunidades iguais pelo egoísmo. Todos pecados gerando consequências na vida dos demais.
Tiago 2:5 "Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam"? Sim, mesmo no meio desta tragédia social gerada pelo pecado generacional e milenar, O Senhor convida os pobres a não correrem atrás de seus irmãos e amigos, mas a buscarem na Palavra recursos para suas vidas. Afinal, a "fé vem pelo ouvir A Palavra", e, se eles exercerem "fé na Palavra, agradarão a Deus" e O próprio Senhor se manifestará em suas vidas!
Em alguns casos, O Senhor Se manifestará transformando suas situações econômicas, segundo a Sua Sabedoria.
Em outras, os fará ricos na eternidade, e os usará como instrumentos de juízo, para condenar os ricos que não se compadeceram dos pobres, e manifestaram publicamente a sua avareza!
Foi assim na história contada por Jesus acerca do rico e Lázaro, em que O Senhor não mudou a sorte de Lázaro em vida, mas, sim, o trouxe para estar perto de Si, enquanto o rico foi condenado... Em tempo, Lázaro não foi salvo por ser pobre, mas sim, por que O Senhor era seu socorro! Lázaro significa "aquele a quem Deus ajuda". Imagino que seu nome deveria ser mesmo um motivo de piadas escarnecedoras na sua época, conforme relato de Lucas 16...
Talvez até mesmo o rico dissesse isso... "Deixe Deus ajudar Lázaro... tenho outros planos para gastar dinheiro"... Digo isso pois na Bíblia os nomes das pessoas dizem respeito a o que elas são, e quando A Palavra registra um nome, creio que O Senhor espera que observemos o significado.
Assim, Lázaro foi salvo por que sua esperança estava na ajuda do Senhor.
Nós somos considerados, por figura, como os mendigos, totalmente desprovidos de qualquer valor espiritual diante do Senhor, e os que confiam em suas riquezas não percebem sua miséria diante de Deus.
Mas O Senhor está pronto para acolher todo aquele que disser que Ele é o Auxílio. O socorro. O Salvador. Em toda e qualquer circunstância, devemos buscar auxílio em Deus, e não nos irmãos e amigos... Como vimos pelo texto, eles provavelmente fugirão...
Mas minha perspectiva para hoje, é a outra.
O que fazemos diante da dificuldade do próximo?
Em Provérbios 21:13 lemos "O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido". A pior forma de experimentar esta verdade, creio, foi experimentada pelo rico do texto de Lucas, da história de Lázaro. Em tormentos, querendo algum alívio, recebeu o "não" do Senhor.
Mas mesmo ainda nesta vida, esta verdade se manifestará na vida dos que ignoram o clamor dos que precisam...
Que possamos abrir o coração ao Espírito Santo de Deus para ajudar os pobres e necessitados que O Senhor nos põe no caminho da vida. O Senhor quer socorrer os que precisam através dos que Ele chama a ajudar.
Além disso, como lemos em Hebreus 13:2, "Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos". Se você está lendo este texto e está passando dificuldades, e se acha o pobre do texto de hoje, mesmo sem conhecer você, sei que temos pessoas passando muito mais dificuldades do que você possa estar...
Será que a sua solução ou resposta para este momento não está, justamente, em você abençoar alguém que precisa mais que você, mesmo que o que você tenha agora, pareça pouco?
Deixe o Senhor levar você a experiências mais ricas e profundas do que você possa imaginar. Abra seu coração. Pare de olhar para seu problema e olhe ao redor... Creio que você é parte da sua própria solução, que Deus já tem preparada. Afinal, Ele sem pre tem... Você crê? Deus abençoe... Bom dia!

Quarta feira 27 de maio: "Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes".
Provérbios 19:6

Sim, os princípios bíblicos são sempre sábios e verdadeiros, pois o próprio Senhor nos revela o que considera importante.
Assim, como Ele mesmo criou o homem, e sabe também em que nos tornamos pelo pecado em que nascemos, pode nos aconselhar e revelar o que é importante considerarmos para esta vida.
Independente do fato de que "adulação e falsas amizades" virão a fazer parte do "em torno" do generoso, há uma bênção na generosidade.
Antes, vamos considerar que quando nós usamos de generosidade não devemos esperar nada em troca vindo das pessoas que abençoamos, pois isso faz parte da alma humana, e mesmo os genuinamente convertidos a Jesus ainda vão lutar com a carne, e vão errar...
Você nunca errou com quem te abençoou? Eu já.
Mas segundo os princípios dados por Jesus em Mateus, a partir do capítulo 5, no sermão do Monte, tudo o que fazemos, SE esperamos algum reconhecimento humano, erramos feio... mesmo que tenhamos feito algo de bom! Ele os ensinou acerca da oração, do jejum, das esmolas, da vida.
Quando fazemos algo, devemos fazer no secreto, sem esperar louvor humano, pois Deus que nos vê em secreto, Ele sim nos recompensará.
Portanto, e por analogia, se queremos ser generosos apenas para sermos vistos, ou para ter pessoas em volta, nos adulando, erramos! E receberemos a paga pela "generosidade" da forma mais "rasa" possível.
Mas se somos generosos por que cremos que somos chamados em Cristo, entre tantas outras coisas para sermos generosos, desapegados, não avarentos, teremos dado os primeiros passos para agradar a Deus, pois, em assim fazendo, praticamos fé na Palavra... E isso agrada a Deus!
Além disso, independente do que as pessoas alvo de nossa generosidade nos façam em retribuição, a bênção do Senhor nos alcançará!
Provérbios 11:24-25 "A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado".
Sim, a alma generosa prosperará!
O próprio Deus Se encarregará de interferir pois Ele vela pela Sua Palavra.
Há uma bênção para a generosidade, e uma maldição para a avareza.
Que possamos praticar a generosidade de uma maneira liberal, esperando no Senhor e não nas pessoas... elas não nos retribuirão, necessariamente, e talvez se tornem apenas aduladoras...
Como talvez, alguns de nós já fomos ou ainda somos...
Que possamos entender que generosidade não está ligada à conta bancária, mas sim, a uma maneira de ser da alma... mesmo generosos que tenham poucos recursos, prosperarão se generosos, e terão mais...
Que possamos esperar menos das pessoas, e mais de Deus. Digo isso porque sei que existem pessoas que saíram da comunhão de suas igrejas, e estão sem congregar por que pessoas as magoaram... estas pessoas que saíram por este motivo, com certeza, precisam se certificar se entraram na igreja através de Jesus MESMO! Afinal, esperaram retorno no lugar errado... as pessoas vão falhar sempre. Você e eu já falhamos...
Que sejamos generosos. Que agrademos a Deus. Que venhamos a receber as promessas associadas à obediência à Sua Palavra.
Que sejamos bênção e abençoadores por onde andarmos.
Deus abençoe! Bom dia...

Terça feira 26 de maio: "A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa". Provérbios 19:5

O texto de hoje nos trás um entendimento claro por si só, e assim quero passar rápido pelo conteúdo para ir além.
Testemunhas falsas foram usadas contra os apóstolos e contra Jesus, para que não cumprissem o que tinham por ministério. Foram falsamente denunciados para que a obra fosse interrompida. Testemunhas subornadas para mentir em juízo.
Naqueles dias, pela lei, duas testemunhas estabeleciam algo como verdade a ser levada em consideração.
Mas para mim, a maior questão acerca de testemunhas falsas ou verdadeiras diz respeito ao fato que nós, que dizemos que realmente conhecemos a Jesus Cristo, somos chamados a ser testemunhas! E em Atos 2, sabemos que como igreja, recebemos poder para ser testemunhas poderosas.
Sim, o poder dado pelo Espírito Santo não é para "entretenimento e shows de experiências estranhas" embora creia que possam ocorrer manifestações de Seu Poder em maneiras não usuais... já vi e já experimentei...
Mas sim, a PRINCIPAL manifestação do Espirito Santo na vida de uma pessoa, após "convencer do pecado, justiça e juízo" é capacitar com poder para pregar.
Assim que eu não fico mais tão impressionado com reuniões com manifestações do Espírito Santo que na sequência não manifestam conversão genuína de pessoas e que as pessoas, com jovens, homens e mulheres, que não saem transformadas em suas vidas e cheias de ousadia para pregar.
Digo isso porque segundo Paulo, se não há vida de Cristo em nós, se Ele não ressuscitou e nos transformou, aí sim somos falsas testemunhas.
I Coríntios 15:12 "E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam".
Sim, seríamos falsas testemunhas se o evangelho não fosse A Verdade...
Mas porque Cristo ressuscitou, porque Ele nos transformou a vida, nosso testemunho é verdadeiro, e somos testemunhas verdadeiras quando falamos, e devemos ser fiéis em falar...
Porque na verdade, o maior problema não é mais, portanto, falar algo que não é a verdade, pois Cristo ressuscitou, transformou nossas vidas e em breve voltará.
O problema agora passa a ser não falar...
Atos 4:19 e 20 "Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos".
Deus abençoe. Bom dia...

Segunda feira 25 de maio: "As riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa". Provérbios 19:4

Salomão denuncia aqui um aspecto da natureza humana que encontramos apenas "no outro", mas "nunca em nós mesmos"...
Sim, os amigos interesseiros são sempre "os outros"... não?
E é interessante como diversos aspectos tristes que pensamos existir apenas na assim chamada "vida moderna", existem desde que a humanidade caiu em pecado.
Sim, sempre, muitos ricos tem "amigos", interessados em o que podem receber através da "amizade"... Embora tenham também os verdadeiros.
E sim, muitas pessoas que passam por dificuldades na vida, passam solidão pois seus "amigos" o deixam. Mas ainda assim, conquistam amigos sinceros...
Já vimos aqui neste espaço que Jesus é o "amigo mais chegado que um irmão", cuja amizade a nós oferecida está ligada ao fato de O obedecermos ou não...
E se há uma amizade impossível de ser "equilibrada financeiramente" é a amizade de Jesus. Quem pode oferecer algo a Ele? Quem pode se achegar a Ele sem precisar desesperadamente do que Ele tem a oferecer, mesmo que alguém tente chegar a Ele desinteressadamente?
E Ele sabe disso! E ainda assim, Ele oferece exatamente esta amizade!
Veja aqui a Parábola que Jesus contou em Lucas 14:12-14 "Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos".
Sim, esta Ceia aponta para aquela em que nós, os indignos, os que não podemos retribuir, os que estávamos abandonados pelos amigos e todos mais, mas sim, fomos convidados pela Sua graça!
Aquela Ceia aponta para o fato que Jesus nos aponta princípios espirituais mais altos, que devemos praticar. Amar e cuidar de amigos que não nos podem retribuir é um princípio espiritual do Reino!
Aquela Ceia nos convida a cuidar, amar, abençoar sem esperar nada em troca os que precisam, não os que nos podem retribuir...
Esta é uma moeda do Reino... Esta é uma marca de Jesus em nossas vidas. Esta é uma moeda eterna.
Quem pode retribuir esta Ceia ao Senhor? Nem Salomão poderia...
Que possamos ser transformados pela Palavra em nossos valores e formas de pensar e agir. O sistema de Jesus é mesmo de "outro mundo"...
Deus nos abençoe a entrar neste sistema, e a permitir que este sistema entre em nós... Bom dia!

                                                               ___________


E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

domingo, 24 de maio de 2015

MEDITAÇÕES DE 18 A 24 DE MAIO


 
Bem vindo!    
Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 23 de maio: "A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o SENHOR que o seu coração se ira". Provérbios 19:3

Muitas vezes já ouvi pessoas que, ao me contarem acerca de decisões erradas que tomaram em suas vidas, concluem o relato com a frase: "porque Deus me deixou fazer isso"?
Impressionante como Deus se torna "culpado" na cabeça de pessoas que, na hora de tomarem decisões importantes na vida, não o consultam... e decidem errado por si próprias! E veja que estou falando também para pessoas que se professam cristãs... Mas desde o Éden foi assim, não é verdade?
Ao ser confrontado com seu pecado, Adão respondeu a Deus "a mulher que tu me deste...", ou seja, a culpa era de Eva, e também, ou principalmente, de Deus.
Sim, o contato direto com satanás trouxe este tipo de pensamento para a humanidade. Ou não?
Você culpa Deus por algo que ocorreu em sua vida?
Isso "travou" seu relacionamento com Ele? Bem, acho que hoje é o dia para você aproveitar e rever a situação para desarmar esta armadilha que a sua própria alma lhe preparou para justificar seus próprios erros, ou, se você acha realmente que Deus quer prejudicar a sua vida, bem... você também precisa rever quem é o deus (sim, minúsculo) do qual estamos falando. Que deus é este que você pensa que conhece...
O estulto estraga seu próprio caminho, mas Deus quer que venhamos a conhecer Seus caminhos que são mais altos, e seguros!
O tolo derruba sua própria vida... mas teria um "acesso de sabedoria" ao reconhecer isso, se arrepender, e buscar, aí sim, nO Senhor, Sua sabedoria para sair do atoleiro em que se enfiou.
Os caminhos de Deus "são de paz, não de mal", "são seguros", "conduzem à vida, e vida eterna", "conduzem ao Pai", "trazem cura" e conduzem "à Vida Eterna"...
Deus é amor, Deus é abençoador, e Ele já nos revelou tudo isso no fato de Jesus ter sido nos dado para a cruz, para a salvação, quando "ainda éramos pecadores" e "seus inimigos"!
Sim, Deus não "combina" com alguém que queira estragar nem destruir sua vida, mas satanás, o usurpador de tentar parecer com Ele, o que semeia engano e mentira, e convida ou leva o estulto a agir contra sua própria vida, este sim, é o que está por trás de toda a decepção que alguém possa ter...
E ainda busca fazer você jogar a culpa em Deus...
Meu querido, minha querida, não sei porque este post ficou deste jeito hoje, mas creio que alguém que vai ler precisa se reconciliar com Deus agora, de algo em seu passado, ou há alguém que você conhece que precisa disso. Hoje!
Se precisar de ajuda ou mais explicações, pode nos procurar.
Deus abençoe. Bom final de semana...

Sexta feira 22 de maio "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado". Provérbios 19:2

Conselho óbvio, que ignoramos tantas e tantas vezes em nossas vidas.
Se pararmos para pensar, e avaliarmos nossa vida ao longo dos tempos, podemos lembrar situações em que alguém nos disse: "Tem que resolver agora". Ou ainda, "É o último. É pegar ou largar"... ou ainda... "Se você me ama mesmo, fique comigo hoje".... ou ainda... "assine agora"!
Sim, em muitas áreas, somos todos pressionados a decidir acerca de coisas que podem afetar nossas vidas por muito tempo, ou até mesmo, definitivamente.
E sim, a precipitação é pecado e/ou nos leva a pecar...
A sabedoria popular diz que "quem não arrisca, não petisca", e talvez isso esteja mesmo certo, no sentido de que todos que ficam na média do que todos fazem, não irão além na vida. Mas neste caso, arriscar, deveria significar, creio, refletir por certo tempo, considerar as alternativas da oportunidade, avaliar os riscos, e, principalmente, orar a Deus e consultar Sua Palavra.
Se há neste caso, uma oportunidade de, eventualmente, sair do lugar comum para realizar algo sem precedentes porque O Senhor irá conosco. E confiar que sim, Ele nos chama para realizar algo novo... como já fez ao longo da história!
Mas não é disso que fala o texto.
A reflexão de hoje é "não podemos nos precipitar na vida".
Se pensarmos no jogo de palavras possível, "precipitação" está ligado a "precipício"... Se temos uma "precipitação" de chuvas, temos "queda" de gotas...
Bem, creio que a idéia é simples. Se alguém pressionar você a fazer algo que "tem que ser agora, senão você nunca mais terá oportunidade igual", sem tempo para refletir, a resposta imediata deve ser não!
Se obedecermos ao texto, jamais sairemos prejudicados, ainda que venhamos a perder algo que poderia ser bom.
Digo isso porque, SE realmente era uma última oportunidade e a coisa era boa, mas a decisão negativa foi baseada em fé nA Palavra, neste texto, O próprio Senhor, por Se alegrar com nossa obediência, operará para nos restituir ou abrir nova oportunidade... até mesmo melhor que a que foi perdida.
Digo isso porque, invertendo a mão do texto de Hebreus 11:6, "em fé eu agrado a Deus"... E quando eu O agrado porque obedeço, estou seguro.
Que possamos obedecer ao Senhor em tudo.
Que Ele nos perdoe de todas as vezes que fomos precipitados, fizemos o que não devíamos por pressão e precipitação, e nos ofereça um lugar de arrependimento, livramento, e transformação de decisões erradas em novas oportunidades de concerto. Em Nome de Jesus...
Deus abençoe! Bom dia...

Quinta feira 21 de maio: "Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo". Provérbios 19:1

Os valores espirituais são mais altos que os naturais.
O Senhor Deus nos diz que os Seus caminhos e pensamentos são mais altos que os nossos.
Assim, que o que importa aqui, para esta vida, não necessariamente importa para a vindoura, senão que os valores da vida vindoura devem permear nossa vida aqui.
A Palavra nos revela um princípio de integridade que, entre outras coisas, se expressa pela declaração de Paulo em I Coríntios 4:13 "Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos". Integridade entre o meu homem interior e o exterior.
Eu falo o que creio, e creio no que falo, e isso está conectado com o que vai em meu coração, como vemos, principalmente, acerca da salvação pela fé em Romanos 10:10 "Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação". Não adianta confessar com a boca e não crer no coração, nem crer no coração e não confessar diante das pessoas...
Sim, no mundo natural temos várias definições do que seja integridade, e todas elas verdadeiras, e voltadas a caráter, valores, princípios... naturais. Humanos.
Entretanto, não adianta nada, diante de Deus, alguém andar em integridade moral nesta vida, senão estiver focado antes em integridade espiritual.
Sim, sua integridade na vida aqui poderá gerar reconhecimento humano, ser considerado e reconhecido como uma inspiração para os demais, mas pode não produzir nada para a vida eterna. Se não estiver íntegro diante do Senhor! Veja este texto de I Tessalonicenses 5:23: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
Somos chamados por Deus a andar integridade espiritual, em falar o que cremos, expressando integridade entre o que vai em nosso coração com o que falamos.
Em integridade emocional, praticar os princípios da Palavra, por que cremos! E até mesmo em integridade física, como consequência das demais.
E somos ajudados pelo Espírito Santo para obedecer Seus princípios, em santificação. E ainda que o que a humanidade considera "integridade" venha a ser substituído por outros valores, em um mundo que caminha cada dia mais para longe de Deus, aquele que foca em princípios de integridade eternos, manterá sua posição! Mas sim, sofrerá, talvez, confrontos em sua posição.
Sim, nossas posições para a vida devem estar apoiados no que cremos, no que A Palavra nos diz, e isso vai refletir em tudo a nossa volta.
Que O Senhor nos ajude a caminhar assim neste dia. Bom dia! Deus abençoe...

Quarta feira 20 de maio: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão". Provérbios 18:24

O sonho de muitas pessoas solitárias deste mundo é ter amigos... portanto, ao encontrarem um texto como este, estarão diante de um paradoxo...
Como A Palavra de Deus poderia declarar algo tão contrário ao senso comum?
Bem, a Bíblia não trata de "fazer amigos e influenciar pessoas", nem mesmo sobre vencer NO mundo, mas sim, vencer O mundo... portanto, seus conceitos serão, necessariamente, confrontadores com o que encontramos na vida "aí fora".
Afinal, moramos na Babilônia e não no Reino de Deus. Ainda! Lembre disso...
Mas sim, O Senhor Deus quer nos revelar nA Palavra, desde o Gênesis até o Apocalipse, a pessoa de Jesus Cristo, Seu Filho amado em Quem tem prazer.
E Jesus Se revela de diversas formas, em diversas figuras proféticas, poéticas e reais ao longo de todo o texto bíblico...
E aqui, no texto de hoje, Se revela na figura o "amigo mais chegado que um irmão".
Há uma máxima da "sabedoria popular" que diz que para uma pessoa saber quem são seus amigos reais precisa passar por dificuldades financeiras...
É uma brincadeira com fundo de verdade...
Mas quem tem muitos amigos, e passa por dificuldades vai ter a tendência de buscar socorro nos amigos... e sairá perdendo, pois corre o risco de não viver a grande oportunidade de conhecer a presença real do Amigo Jesus...
Ele nos convida a "tomar Seu jugo que é suave, e Seu fardo que é leve"...
Ele nos chama a buscar conhecer Quem Ele é, e Ele sim, é O Salvador!
Não há salvação em nenhum outro...
Ele é "O Primogênito entre muitos irmãos"...
Sim, apenas através dEle podemos ter acesso aO Pai, apenas através dEle podemos ser feitos filhos... apenas através dEle teremos herança. Assim nos tornamos "herdeiros de Deus, e co-herdeiros com Cristo", nosso irmão mais velho... Mas o perigo é enxergarmos Jesus como amigo, segundo os padrões de amizade do mundo... e muitas pessoas por não conhecem A Palavra, caem neste erro!
Veja o que O Senhor nos ensina sobre Sua maneira de expressar Sua amizade!
João 15:14-15 "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer".
Sim, vamos com calma... Jesus é nosso amigo, mas não é "o cara", ou "meu chapa", ou "fala mano", mas sim, Ele é O Senhor!
Amigo, sim, que nos ama, mas que tem algo para nos ensinar, e devemos obedecer para expressar nossa amizade recíproca...
Amigo sim, que estará presente, mas que tem uma forma de Se manifestar a nós, e é através de Sua Palavra, através da qual revela A Palavra do Pai!
Sua amizade, Sua presença, Sua ajuda para vencermos dificuldades está associada a obedecermos o que Ele nos diz.
Neste caso, não somos servos, mas amigos... mas obedecemos como amigos...
Bem meu querido, não confie em seus amigos mais que em Jesus.
Não espere mais deles do que espera de Jesus.
Não busque pessoas antes de buscar Aquele que Se apresenta como Amigo!
Mas obedeça a Sua Palavra. Faça isso hoje. Neste dia...
Bom dia! Deus abençoe...

Terça feira 19 de maio: "O pobre fala com súplicas, porém o rico responde com durezas". Provérbios 18:23

Sim, ao longo da história a distribuição maligna de riquezas pelo pecado, separou os homens em dois extremos, com diversas faixas de "tons" financeiros no meio de ambos. Sim, a existência de ambos extremos são consequência do pecado.
A pobreza é um dos resultados visíveis do estrago do pecado na humanidade, tanto é que Jesus Se fez pobre para que fôssemos enriquecidos! (II Coríntios 8:9).
Bem como a opulência extrema também, que afronta aos que sofrem.
E os erros doutrinários ao tratar ambas questões, fez com que se "canonizassem" santos por serem pobres, como se pobreza fosse sinal de santidade, e na outra ponta, trouxe a herética teologia da prosperidade, reduzindo o evangelho a finanças, considerando que o que prospera materialmente é necessariamente abençoado por Deus.
Em ambas pontas podemos ver pessoas servindo as riquezas (Mamom) como um "outro senhor" diante de Deus, como nos ensinou Jesus... (Mateus 6:24)
Os que passam falta, correndo atrás do dinheiro e não do Senhor, para resolver suas dificuldades... os que tem demais, correndo atrás do dinheiro, e não do Senhor, para financiar as soluções para suas dificuldades!
Ambos igual e absolutamente errados, embora em posições diferentes...
Mas a pior pobreza, a meu ver, embora sei, controverso, será a pobreza celestial!
Alguns podem achar que agora eu surtei, mas não... embora seja claro que os salvos em Cristo terão a bênção de estar em um lugar no qual terão acesso à presença do Senhor Todo Poderoso, e se alegrarão de maneira incompreensível ao terem revelação do que realmente significa a salvação eterna, alguns terão muito mais que outros... e outros terão muito menos que alguns... Não sabia?
I Coríntios 3:12-15 "Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo".
Sim, as obras de muitos, segundo fizeram ao longo de seus dias, ao serem provadas pelo fogo naquele Dia, serão completamente destruídas, e este "sofrerá dano"... Outros, que produziram para O Senhor Deus ao longo de suas vidas ouro, prata e pedras preciosas, terão suas obras ainda mais purificadas pelo fogo.
Pouco importa a conta bancária terrena para sermos ricos em boas obras, obras eternas, galardão eterno... Declaração de bens terrenos não valem nada no céu...
O Senhor escolheu pobres para serem ricos em fé! E convida os ricos para financiarem os que pregam, servindo ao Senhor com seus bens, e também a se compadecerem dos pobres, ao dar aos que necessitam...
Porque para O Senhor, o que importa são os "tesouros eternos"...
Alguém "salvo pelo fogo", segundo o texto de Paulo, é alguém que, talvez, entre na vida eterna sem absolutamente NADA... e aí não importa a vida financeira terrena, mas o que produziu para a eternidade... E será um "pobre" salvo!
Teremos portanto, muitos pobres daqui, riquíssimos na glória... E vice versa...
Assim, pouco importando qual seja o seu saldo bancário de hoje, minha pergunta, para você e para mim é: como está nosso "extrato bancário no banco do Senhor"?
Que sejamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor, nosso trabalho não é vão! (I Coríntios 15:58)
Que hoje seja para nós um dia frutífero para a eternidade, em Nome de Jesus.
Deus abençoe. Bom dia...

Segunda feira 18 de maio: "O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR". Provérbios 18:22

Em que pesem as discussões cada vez mais intensas e acirradas no mundo em que vivemos (porque proféticas) acerca de liberdades pessoais, segundo legislações nacionais, eu creio que a Bíblia é clara quanto ao fato de que Deus criou o casal homem/mulher.
Assim, que Ele mesmo inspira esta palavra de Provérbios, no texto de hoje, para nos revelar que há uma bênção dada ao homem que encontra uma esposa.
Esposa, claro, segundo a maneira de ser de uma esposa conforme A Palavra.
Para um marido, que também, claro, busca ser transformado no homem segundo o coração do Senhor, conforme A Palavra.
Uma sugestão que damos a casais quando conversamos sobre questões de relacionamentos é a regra de Mateus 7:12 "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas". Muitos querem que o outro mude, mas O Senhor nos desafia a mudar antes, para receber a transformação do outro...
Sim, para ser abençoado com uma esposa como favor do Senhor, um homem tem que ser também transformado para receber esta bênção...
Mas quero focar hoje, quanto a este princípio, na figura sua espiritual...
No princípio da Criação, da história da humanidade, Adão estava só, e Deus lhe deu uma mulher... uma esposa. Sim, Deus o abençoou em Eva.
Entretanto, o pecado entrou no mundo, e em Adão, todos caímos...
Assim, o primeiro Adão, e seu próprio casamento, nos revelam uma figura profética a ser restaurada no futuro...
Quando veio Jesus O Cristo, na "plenitude dos tempos", o "último Adão", Aquele em Quem todos podemos, pela fé, e pela graça do Senhor, ser resgatados, restaurados, salvos!
E para este segundo Adão, Jesus O Cristo, por figura, O Senhor Deus também Lhe prepara uma esposa, uma Noiva... Uma companheira!
E com este casamento, Ele vai "fechar a história conhecida da humanidade"...
Que figura linda e especial com que Deus trata, portanto, o casamento natural.
Figura que aponta para Aquele Dia, das assim chamadas Bodas do Cordeiro, quando nos uniremos ao Senhor, e com Ele estaremos para sempre... Amém!
E que figura impressionante podemos receber, pela fé, ao entender que representamos esta figura de unidade com O Senhor, parte da Sua Noiva...
Que O Senhor Deus nos abençoe a ser úteis e transformados por Ele mesmo, para, aquele Dia, quando irá, segundo Efésios 5:27 "apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito". Amém! Que assim sejamos transformados a começar de hoje...
Que sejamos constrangidos ao arrependimento, para sermos perdoados, corrigidos, transformados, edificados, glorificados... dia a dia, mas em especial, para Aquele Dia!
Deus abençoe! Bom dia...
                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.

Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

domingo, 17 de maio de 2015

MEDITAÇÕES DE 11 A 17 DE MAIO



Bem vindo!    

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 16 de maio: "Sem publicação"

Sexta feira 15 de maio "Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto".  Provérbios 18:20-21

Ontem eu disse que entendia que estes dois versos estão associados pelo seu conteúdo. Ontem meditamos no 20, e hoje meditaremos no 21.
Assim, que porque eu creio que a morte e a vida estão no poder da língua, e para mim, eu escolho a vida, compartilho aqui algo que creio e confesso com certa frequência, como uma oração totalmente baseada na Palavra. Oro para que seja benção em sua vida!

"Eu creio No Nome de Jesus. Eu creio na Palavra de Deus.
Eu sou o que a Palavra de Deus diz que eu sou em Jesus Cristo.
Eu tenho o que a Palavra diz que eu tenho, pois estou em Cristo.
Eu posso fazer o que a Palavra diz que eu posso fazer, pelo poder do Nome de Jesus.
Eu me arrependo, torno sem efeito cada palavra frívola que eu já disse, cada coisa errada que eu já pensei, cada palavra e pensamento que foi contrário à verdade da Palavra do Senhor!
Deste momento em diante, eu vou conhecer e manifestar apenas as coisas boas que estão no tesouro do meu coração.
Eu sou justiça de Deus, uma nova criação, herdeiro de Deus, e co-herdeiro com Jesus.
Fui liberto do império das trevas e transportado para o Reino do Filho Amado de Deus.
Fui redimido pelo sangue do Cordeiro da maldição da Lei, do pecado, das doenças, enfermidades, pobreza e morte. Posso todas as coisas nAquele que me fortalece.
Sou mais que vencedor em Cristo Jesus. Ele nunca me deixa nem me abandona.
Desde que o Grande Eu Sou habita em mim, eu posso vencer toda e qualquer situação.
A fé de Deus reside em mim, e nela eu tenho a vitória que vence o mundo.
Em fé eu agrado a Deus, que existe, e que é o meu galardoador.
Eu agradeço Pai, por que eu posso ter todas estas coisas, e tudo isso é verdade em mim.
Agradeço Santo Espirito por revelar e gerar esta Palavra no meu interior.
Creio em meu coração e confesso com a minha boca, e assim é.
Tudo isso certamente virá a ser cumprido a partir de hoje, na minha vida, para louvor da Tua Glória! Em Nome de Jesus, Amem!"

Espero que seja benção em sua vida. Se gostou, separe este texto e pratique em seu tempo pessoal de oração. Deus abençoe! Bom dia...

Quinta feira 14 de maio: "Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto". Provérbios 18:20-21

Aqui temos dois versos tratando com muita ênfase de verdades espirituais complementares. Como os dois fazem parte de uma mesma idéia, para facilitar nossa vida publico os dois versos juntos. Hoje vamos ficar no 20 e amanhã no 21.
Se você tem acompanhado este espaço desde o início, e já vamos completar um ano em julho, percebeu o quanto Salomão dá ênfase ao que falamos.
O poder da língua! Sim, cada um de nós nos alimentamos do que se falamos.
Em Provérbios 12:14, 13:2, além destes dois textos de hoje, entre outros, vemos o quanto este assunto é recorrente na Palavra.
"A boca fala do que o coração está cheio", nos ensinou Jesus em Mateus 12:34.
Esquecendo as nossas próprias palavras, mas focando nas do Senhor, quero convidar você a observar por outro ângulo esta questão tão importante.
Lemos em Deuteronômio 30:14: "Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires". Sim, precisamos dA Palavra do Senhor em nossa boca e coração para que A Palavra se cumpra em nós. E assim é a salvação! Precisamos da Palavra nos nossos lábios, e coração! Em Romanos 10:8-11 vemos Paulo começar com este mesmo texto de Deuteronômio para nos apresentar a salvação em Jesus! Veja: "Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido".
Sim, se cremos no coração, falemos com nossos lábios. Confessemos o que cremos! I João 2:23 "Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai". Assim é a salvação pela graça, pela fé!
E ainda, é a segurança na maneira como vamos lidar com o mundo espiritual, que também está ligado com o que espíritos deste mundo que nos rodeia confessam!
I João 4:2-3: "Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo".
Vivemos uma época muito confusa, em que muitos espíritos tem falado com pessoas, tem trazido ensinos... supostamente anjos falam coisas novas, novas revelações, e muitos ficam confusos com tantas coisas espetaculares e sobrenaturais em curso. E o espírito do anticristo já está no mundo...
Como saber se algo é ou não verdade? Se é ou não de Deus?
Segundo A Palavra!
Qualquer comunicação com o mundo espiritual da parte de Deus, segundo a Sua Palavra, glorifica a Cristo e confessa que Jesus Cristo veio em carne. Para nos salvar. Para glorificar ao Pai.
Qualquer outra revelação contrária a isso, seja desprezada. E repreendida!
Qualquer outra revelação que apontar qualquer outra direção que não à excelência do lugar central de poder e glória, e salvação e majestade sendo dada a Jesus, O Cristo, caia por terra e Nome de Jesus...
Precisamos saber no que cremos, cada dia mais.
Precisamos ter a Sua Palavra no coração, cada dia mais.
Precisamos confessar cada dia mais, que Jesus Cristo é Senhor e Salvador.
Mais particularmente, esta é a minha confissão pública: Jesus Cristo é O meu Senhor e Salvador...
Ele é o seu também? Se sim, confesse com a boca, creia no coração, e persevere.
Deus abençoe. Bom dia...

Quarta feira 13 de maio: "O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo". Provérbios 18:19

Bem, a questão da dificuldade do relacionamento entre irmãos tem diversos exemplos bíblicos... Sim, você que tem este tipo de conflito não está só... está na companhia de Caim e Abel, Jacó e Esaú, José e seus irmãos, o irmão do filho pródigo, e tantos outros...
Até mesmo Jesus (sem pecar) teve problemas de relacionamento com seus irmãos (sim, Maria teve outros filhos com José, que se tornaram meio-irmãos de Jesus como, por exemplo, Tiago e Judas que tem suas cartas registradas no Novo Testamento, pois posteriormente, se converteram aO Senhor). Leia: João 7:2-3 "Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele".
Assim, há uma dificuldade natural entre irmãos que é histórica.
Seja pela competição natural, entre o mais velho e os mais novos, entre os filhos homens e as filhas mulheres, pela atenção dos pais, pelo espaço na casa, pela comida favorita, pelas namoradas, pelas habilidades naturais desenvolvidas... competição para saber quem é melhor nisso ou naquilo...
Sim, e isso acontece, entre outros motivos, porque todos nascemos em pecado. E assim começamos nossos relacionamentos humanos com os mais próximos. E assim, ao longo da vida, vamos manifestar o "pior" de nós, com os que convivem direto conosco, e vão conhecer este lado.
Este, creio, um dos motivos pelo qual os amigos tem mais chance, pois, além de serem escolhidos não precisam conviver conosco nestas "piores horas"...
Mas sim, quando somos feitos filhos de Deus, não mais podemos manter as obras da carne em nossas vidas. Somos chamados a ser transformados pelo Espírito Santo de Deus, e, principalmente, perdoar.
O perdão é um dos instrumentos mais poderosos que há no mundo do Espírito. Afinal, O Senhor Deus nos perdoa, em Cristo, de nossos pecados e transgressões. Ele perdoa nossas iniquidades!
Na parábola do credor incompassivo em Mateus 18, vemos como a falta de perdão faz mal para o que não perdoa.
Jacó e Esaú se reconciliaram parcialmente... José perdoou seus irmãos que o maltrataram e venderam de uma maneira espetacular, e O Senhor o honrou no Egito...
E, principalmente Jesus, não apenas perdoou seus irmãos biológicos, mas morreu por eles... morreu por nós!
E Ele também nos perdoa. Na verdade, não apenas nos perdoa, como ainda não Se envergonha de nos chamar Seus irmãos! Hebreus 2:11 "Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação".
Se Jesus nos perdoa, e não Se envergonha de nós, apesar de ainda sermos como somos, quem somos nós para não perdoar nossos irmãos naturais pelas suas ofensas contra nós?
Se você é o irmão ofendido, perdoe.
Se você trancou os ferrolhos do seu castelo, abra a tranca...
Seja hoje o início de um novo tempo em nossos relacionamentos, a começar pelos irmãos...
Há um poder tão tremendo a ser liberado pelo perdão, que apenas quem já vivenciou pode contar e testemunhar... A Palavra não falha... Deus conhece nossos corações e sabe o que você possa ter passado...
Mas ainda assim, Ele nos chama a perdoar.
Que assim seja em nossas vidas...
Deus abençoe. Bom dia...

Terça feira 12 de maio: "Pelo lançar da sorte, cessam os pleitos, e se decide a causa entre os poderosos". Provérbios 18:18

Segundo A Palavra, os "poderosos", normalmente, são os que estão longe do Senhor, porque "se acham", pelo fato de terem fama, influência, dinheiro, poder.
Paulo ensina que foi a estrutura de poderosos da época que conspirou para crucificar Jesus, sem saber, claro, que em assim fazendo, cumpriam a própria Palavra e Sabedoria eterna do Senhor: I Coríntios 2:8 "... sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória".
Sim, é possível que pessoas deste segmento venham a se converter, e ser úteis nas mãos do Senhor, pois não faz acepção de pessoas. Lemos em I Coríntios 1:26-29, que sim, embora poucos, poderosos podem ser chamados por Deus...
Embora Ele tenha escolhido preferencialmente as coisas humildes e frágeis, as desprezadas deste mundo para confundir os que "se acham", para que a Glória seja sempre do Senhor...
Mas neste texto de hoje, vemos que os poderosos tratam suas causas a parte das leis, juízes e sistemas de governo...
Na verdade, sorteiam entre si suas causas, e ignoram os sistemas humanos...
E como sabemos, sempre foi assim, ao longo da história, com poderosos tomando decisões por trás de sistemas de governo, agindo nas sombras.
Entretanto, como em todo movimento de sistemas de imitação, que deveria ser apenas das pessoas sem Deus, que idolatram outras pessoas, os menos poderosos e famosos são chamados a imitar os poderosos e famosos... Para serem "subfamosos". As atuais "subcelebridades"...
Imitam na moda, nos valores, nas compras, na gastronomia, nos hábitos, em tudo. Na idolatria ou culto ao corpo e outros valores semelhantes...
Por este motivo prosperam tanto as publicações e programas que divulgam a vida dos "ricos e famosos"...
E assim ao tentar lançar sortes para solucionar coisas, ou ainda mais especificamente, para tentar ficar ricos... por este motivo, também, as loterias prosperam... ou não é para subitamente ficar rico e poderoso como os ricos e famosos que muitos jogam na loteria?
Não é para viver um estilo de vida que se aprendeu por observação, que muitos desejam enriquecer sem trabalhar?
Bem, em assim fazendo a grande questão é que se ignora a vontade do Senhor, e se entrega a vida para a "deusa fortuna", a entidade espiritual que age por trás dos que buscam as sortes...
Faça uma pesquisa sobre esta deusa, veja os símbolos associados a ela!
Mas Salomão nos escreve algo mais importante sobre o tema:
"A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão"... Provérbios 16:33
Sim, nós que confiamos no Senhor sabemos que A resposta vem dEle...
Mesmo os que se acham "poderosos" cumprem a Sua Palavra e a Sua vontade, pois as decisões, mesmo as obtidas através de se lançar sortes, vem de Deus. Ele reina...
Ele é O Todo Poderoso Deus e Senhor. Não há outro!
Sujeite toda a sua vida, todas as suas decisões a Deus. Abandone as sortes, as superstições, e outras coisas que se pararmos para pensar, de tão ridículas deveriam estar longe de nós.
A resposta que você precisa, a solução que você busca, o recurso que você espera, vem das mãos do Senhor!
Deus abençoe... Bom dia!

Segunda feira 11 de maio: "O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina". Provérbios 18:17

Todas as pessoas, eu creio, tendem a achar que sempre tem razão acerca do que fazem. Normalmente, os outros estão errados...
Excluindo os que sabem que estão errados, digo que mesmo quando pensamos ter razão acerca de algo, ou até mesmo "temos certeza", somos muitas vezes surpreendidos com versões ou visões externas que nos levam a perceber o erro.
Sim, nosso ponto de vista parece justo, até que nos encontramos com o assim chamado, em "juridiquês", princípio do contraditório.
E assim acontece em relacionamentos marido e mulher, pais e filhos, patrões/chefes e empregados, amigos, e tudo o mais.
Incluiria, claro, por dever de ofício, pastores e ovelhas...
Bem, se assim são os seres humanos entre si, muito mais diante do Senhor Deus.
Nós "sempre temos razão", e esperamos que Deus "se dobre" diante de nossos pedidos, opiniões, maneiras de ver a vida, e principalmente, maneiras de nos aproximarmos de Sua Palavra.
Queremos ter razão em nossos pleitos... Sempre!
Será que estamos sempre certos diante dEle? Será que pelo fato de que "somos bons de argumentos" com as pessoas à nossa volta, seremos diante dEle?
Bem, O Senhor nos chama a apresentar nossos pleitos...
Em Isaías capítulo primeiro, a partir do verso 10, Ele confronta o leitor com diversas práticas exteriores e até aparentemente religiosas, em que as pessoas tem certeza que estão "agradando", mas estão longe disso...
E o capítulo segue até os versos 18-20, quando Ele mesmo nos convida! "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse".
Sim, Ele quer nos ouvir, mas, muitas vezes, nossos pecados atrapalham.
Ele nos convida a substituir nossos pleitos pelas Suas Promessas...
E sim, Ele nos apresenta consequências acerca de recusarmos Sua Palavra.
Porque O Senhor reina! A Sua Palavra é A Verdade, e nós, muitas vezes, quando nos achegamos diante dEle, da Sua Santidade e Sabedoria, estaremos errados e precisamos ser confrontados quanto a isso.
Precisamos sempre nos arrepender, e mudar. Reavaliar nossos pleitos...
Sim, pensamos que estamos certos, muitas vezes, mas "os caminhos do Senhor são mais altos, e também são os Seus pensamentos"...
Que possamos abandonar nossas razões diante do Senhor, para que Ele nos transforme, nos apresente um caminho mais excelente, perdoe nossos pecados e nos conduza à Vida! Todos os dias...
Deus abençoe. Bom dia...

                                                               ___________


E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.

Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão