domingo, 22 de fevereiro de 2015

MEDITAÇÕES DE 16 A 22 DE FEVEREIRO


Bem vindo!

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 21 de fevereiro: "O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma". Provérbios 16:17

Não pense que você, por ser melhor que outros, ou ser aos seus olhos menos pecador que pessoas que você conhece, faz de você, necessariamente, alguém reto segundo os valores do Senhor Deus!
Ele em Sua Palavra nos diz claramente que temos caminhos retos APENAS quando O Senhor os endireita!
A única retidão possível para ser apresentada diante de Deus por algum ser humano, por mais supostamente bom que seja, é quando a encontra em Jesus.
Em Provérbios 3:4-6 lemos "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal".
Quando O reconhecemos, Ele endireita nossas veredas... quando nos achamos "sábios" demais, segundo nossos valores, erramos.
Endireitar caminhos pertence ao Senhor, mas desviar-se do mal é uma decisão nossa. Sim, O Senhor vai nos capacitar com Seu Santo Espírito para isso, a nós que tivemos o caminho endireitado por Ele, mas a decisão final é sempre nossa. Mas ainda assim, para toda tentação que possamos enfrentar ao longo de nossa vida, há livramento disposto como recurso, dado por Ele para que vençamos!
O Senhor nos espera vitoriosos em todas as circunstâncias. Sempre!
I Coríntios 10:13 "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar".
Quando O Senhor endireitou nossos caminhos em Cristo, Ele preservou nossa alma eterna, pois estaremos para sempre com O Senhor quando esta vida terminar.
Para a vida eterna!
Quando O Senhor nos endireitou os caminhos em Cristo, Ele nos dá vitórias para que nossa decisão de desviar-nos do mal e vencer as tentações nos preserve a alma de dores...
Para o dia a dia!
Que possamos ter certeza que nossos caminhos foram endireitados em Cristo.
Que possamos aprender pela Sua Palavra, dia a dia a vencer as tentações.
Preservemos nossa alma... para a vida diária, e para a vida eterna.
Deus abençoe... bom final de semana.

Sexta feira 20 de fevereiro: "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente, adquirir a prudência do que a prata"! Provérbios 16:16

A Palavra de Deus é a expressão máxima dada por Ele a nós, como manifestação possível de conhecermos com a limitada mente humana da Sua Sabedoria.
Este é o recurso fundamental dado por Deus para vivermos nossa vida aqui.
Salmos 19:7 "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices".
Seu testemunho dá Sabedoria aos símplices... mas os que "se acham" rejeitam Sua Palavra, e os que rejeitam ao Senhor vão passar aperto... Ele mesmo o diz!
Sua Palavra nos dá acesso a sermos prudentes! Não, a Palavra não fala da prudência humana, mas sim, da divina! Da revelação de Jesus! Provérbios 9:10: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência".
Sim... como já tratamos algumas vezes ao longo destes meses meditando em Provérbios, a Sabedoria está em temer a Deus, e a Sua revelação que nos é dada é a vida em Jesus, O Cristo. O Conhecimento do Santo!
Em toda a Palavra, a ênfase é sempre dada em um chamado para que venhamos a SER, em Cristo, tudo o que Deus nos convida a SER...
Fazer ou ter é uma consequência de quem somos, como gerar um fruto é a consequência ou resultado natural do curso da vida de uma árvore frutífera.
Você não vê árvores se contorcendo nos pomares em um esforço tremendo para dar frutos... isso é natural.
Assim que, quando nosso foco está no Senhor, na Sua Palavra, em sermos quem Ele não apenas nos convida a SER, mas opera em nós a transformação necessária para que possamos SER.
O foco da pregação do evangelho deveria ser, portanto, o Senhor nos convida a SER, pois em Jesus, temos o poder de SERMOS FEITOS filhos de Deus!
SER entre tantas e tantas coisas, salvo, herdeiro, filho, participante com Ele, santo, povo de Sua propriedade, trabalhador da última hora, praticante da Palavra, e tantas outras mais... veja na sua Bíblia...
Estas coisas que somos chamados a SER é que deveriam ser parte fundamental de nossas pregações. Deveriam ser o maior foco de nossa compreensão.
Entretanto, nestes dias vivemos uma estranha pregação do evangelho em muitos lugares, e principalmente na TV, leva muitos a pensar que Jesus veio ao mundo primordialmente para dar dinheiro aos que busquem "comprar" o acesso ao dinheiro. Que o que uma pessoa TEM é mais importante do que ela É! Nada mais claro que este tipo de manifestação "gospel" é o cumprimento literal da triste palavra de Jesus para a igreja de Laodicéia, igreja dos últimos dias...
Apocalipse 3:16-18 "Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas".
Sim, as pessoas nas igrejas devem ser ensinadas a adquirir o Ouro refinado da Palavra de Deus, e não "coisas"...
Quem dá ênfase em ensinar uma ênfase em "adquirir coisas" está contra A Palavra!
Sim, os resultados futuros para as pessoas que buscam a Deus apenas para "ter coisas", e até mesmo ser "aparentemente rico", é um dia ser confrontado com a dura frase do Senhor: "miserável, pobre, cego e nu"! Triste e terrível frase!
A frase que o cristão deve sonhar ouvir um dia é : "Bem estar, servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor"!
Sim, nas igrejas devemos pregar a Nova Vida em Jesus Cristo. O que Ele nos pode fazer SER, segundo a Sua Palavra. A nossa ênfase é neste processo de transformação, para que sejamos apresentados "conforme a imagem de Cristo"!
Jesus serviu, nós somos chamados a servir.
Porque Jesus fez o que fez, como Servo, a Palavra nos relata o que O Senhor Deus Lhe fez e como Lhe posicionou para a eternidade segundo Sua Poderosa obra aqui. "Não somos maiores que nosso Senhor", a Bíblia diz...
Se O servimos, Se tememos o Senhor, Se amamos a Sua Palavra mais que o ouro e a revelação de Jesus mais que a prata, seremos ricos pela eternidade, qualquer coisa que possa significar o conceito de riqueza em um lugar que as ruas são de ouro... Precisamos ser enriquecidos, vestidos, e ter olhos abertos, segundo lemos!
Bem queridos, eu tenho meditado e compartilhado que O Senhor nos chama a SER mais do que ter ou fazer nos últimos tempos em que vivemos...
Meu convite é este... adquira o conhecimento da Palavra!
Leia, medite, estude, decore, aprenda, invista... a melhor coisa para fazer nesta vida é conhecer A Palavra, pois ela nos revela Jesus, O Cristo!
Deus abençoe... bom dia!

Quinta feira 19 de fevereiro: "O semblante alegre do rei significa vida, e a sua benevolência é como a nuvem que traz chuva serôdia". Provérbios 16:15

Uma parábola! Minha proposta para a meditação no texto de hoje...
A chuva serôdia é a estação das últimas chuvas. A temporã, as primeiras.
Quando se inicia o plantio, necessário é haver as primeiras chuvas, preparando a terra... Quando se finda o processo, e vem a colheita, necessário haver as últimas.
Para o que lavra, a alegria da chuva serôdia representa que haverá colheita. Sua falta, que há o risco de se perder o que se plantou.
SE O Lavrador pode controlar as chuvas, Sua alegria virá pela certeza da colheita.
Em Mateus 13:24-29 Jesus nos apresenta a conhecida parábola da semeadura de Deus, que é o trigo. E a do "adversário", o joio... A separação entre ambas só poderá ser feita na "colheita segundo o texto"!
Colheita que se dará pela Sua benevolência. Pela Sua graça.
A última frase de Jesus, a que encerra a parábola é: "... mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro"! Quem colhe fica alegre com uma boa colheita, não é verdade?
Veja a profecia de Isaías acerca de Jesus e Sua obra de salvação...
Isaías 53:11 "Ele (Jesus) verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si".
Não consigo entender, mas Jesus ficará satisfeito pela obra da Sua alma, obra tão terrível realizada na cruz, ao ver "o fruto" do Seu trabalho...
Sua colheita, entre outras coisas, é que o fruto do Seu trabalho "justificará a muitos"... Que coisa impressionante... Sua Maravilhosa Graça me alcançou...
A mim, perdido pecador. Sem esperança. Sem vida. Sem presente nem futuro... Pela Sua obra, pela Sua Palavra, pelo Seu Espírito, Seu amor me alcançou...
E Ele ficou satisfeito pelo penoso trabalho de sua alma, que me trouxe tão grande e incompreensível salvação...
E o semblante do Rei Se alegra com a proximidade da colheita!
Com a chegada da chuva serôdia!
E o Seu amor me constrange... E Sua Vida me visita... E Seu Espírito me envolve...
E o tempo se abrevia...
E eu pergunto: o que é mesmo importante nesta vida passageira que vivemos aqui?

Quarta feira 18 de fevereiro: "O furor do rei são uns mensageiros de morte, mas o homem sábio o apazigua". Provérbios 16:14

Somos chamados em todo o tempo para sermos apaziguadores. "Bem aventurados os pacificadores pois serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9).
Mesmo que não tratemos com reis ou governantes, em todos os lugares devemos, SE somos sábios segundo A Palavra, apaziguar. Pacificar.
Mas muitos de nós nem mesmo pacificamos nossa casa... nem mesmo usufruímos de paz interior!
Se isso se manifesta em nosso coração como poderemos externar algo assim?
Mas aí você pode dizer... mas Haroldo, se você soubesse da minha vida... do que eu passo em casa... como é meu chefe... da situação que estou passando...
Bem, sim, talvez não saiba. Ou melhor, com certeza não sei...
Mas nesta série acerca de relação com reis humanos, estou sempre atento à vida de Daniel que, com certeza, me confronta muito.
Ele foi raptado de sua nação, de sua família, e levado para a Babilônia. Foi feito eunuco. Foi logo de início confrontado com seus amigos a aprender como lidar "apenas" com Nabudonosor, um dos reis mais poderosos e temperamentais da história. Se você acha que sua vida é complicada, ou que seu chefe lhe pede coisas difíceis, lembre desta!
Nabucodonosor teve um sonho, e pediu para sua equipe que não apenas lhe interpretasse o sonho, mas que lhe contasse o sonho pois ele esqueceu o que sonhou. A pena por não completar a tarefa não seria apenas ser despedido, mas seriam mortos! Na verdade, despedaçados... todos os assessores, Daniel, e as suas casas e familiares...
Mas Daniel que confiava no Senhor seu Deus, foi buscar revelação e Deus lhe deu. O sonho, a interpretação, acalmou o rei, e a interpretação que encontrou resolveu não apenas a questão de Nabucodonosor, mas afetou a história da humanidade e a profecia dos últimos dias, pois o sonho da estátua é uma das profecias mais importantes para nós que cremos. Daniel realizou algo maior do que o rei pediu... E quando sua missão foi cumprida, Daniel glorificou a Deus na presença do rei...
Daniel se tornou tão sábio em Deus, que lhe deu mais sabedoria ainda, a tal ponto que O Senhor confronta o "príncipe de Tiro", por figura espiritual, Lúcifer, se ele seria, porventura mais sábio que Daniel... (Ezequiel 28:3).
Bem, acho que sua dificuldade pode até ser, talvez, igual mas não pior que a de Daniel... E o Senhor é o mesmo. Ele é o seu auxílio nesta situação. Ele vai poder levar você a acalmar, apaziguar e principalmente, revelar a Sabedoria do Senhor!
Se você crer, receberá sabedoria de Deus agora para a situação que precisa...
Tiago 1:1-5 "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos".
SE você crer, e não duvidar, a porção de sabedoria que precisa para hoje, está a sua disposição. SE pedir com fé, receberá, e poderá usar nesta situação difícil... Você crê? Deus abençoe... bom dia!

Terça feira 17 de fevereiro: "Os lábios justos são o contentamento do rei, e ele ama o que fala coisas retas". Provérbios 16:13

Se você prestar atenção, verá que nos versos que estão em torno a este, há vários princípios acerca de como se portar junto ao rei.
Os reis humanos atuais por mais "esplendorosos e midiáticos" que sejam, ou mesmo dos quais se descubram poderosos tesouros arqueológicos, são uma pálida imagem do REI e SENHOR, Criador dos céus, da terra e de tudo o que há.
Criador do que conhecemos e do que nem imaginamos... (Colossenses 1:15-17)
Assim, o que proponho como meditação em princípios para serem vividos diante ou em relação aos reis e governantes humanos, muito mais se aplicam em nossa relação com Deus.
Claro está que O Senhor tem prazer em lábios justos, justos pois que justificados através de Jesus, O Cristo, única forma de se obter justificação diante do Senhor Deus.
Assim, SE justos e Cristo, e SE falarmos a Sua Palavra, falaremos coisas retas...
E, confrontados pelo Espírito Santo, nos arrependeremos quando não o fizermos.
Mas ainda assim, lembrem que reis e governantes vivem sempre sob ameaças de conspirações, traições, tentativas de golpes para lhes usurpar o reino...
Diz-se que Herodes matou seus próprios filhos para não se sentir ameaçado!
Veja que mesmo assim, Daniel prosperou na Babilônia, um dos mais esplendorosos, poderosos e cruéis sistemas humanos, falando aos reis o que era a verdade!
Creio que Daniel é nosso maior exemplo de como devemos nos portar diante de reis. Ele honrou a Deus acima de tudo, mas honrou o rei da Babilônia!
Entende isso?
Quando teve que escolher, preferiu ser lançado na cova dos leões do que negar Seu Deus... Mesmo com a vida em risco, sempre falou o que que era justo e reto diante de Deus aos reis que serviu... E veja que Daniel passou por quatro trocas de reis! Nabucodonosor, Belsazar, Dario, Ciro...
Ou seja, O Senhor o fez profético pois reis passaram, mas aquele que fez a Sua vontade, persistiu. E sempre em posição de honra...
Creio que sim, portar-se na verdade diante dos reis é abençoador, pois os reis, governantes e outras autoridades procuram em quem confiar verdadeiramente.
Mas digo que muito mais que isso, portar-se na verdade e diante dos reis agrada ao Rei dos Reis! Se o fazemos para obedecer a Sua Palavra.
Afinal, Ele pesa o coração...lembra?
Não importa apenas O QUE fazemos segundo a Sua Palavra, mas PORQUE fazemos o que fazemos... "Porque Deus não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, mas O Senhor vê o coração"...
Deus nos abençoe! Bom dia...

Segunda feira 16 de fevereiro: "A prática da impiedade é abominável para os reis, porque com justiça se estabelece o trono".

Há um conflito no coração de muitos cristãos com relação ao papel que um homem ou mulher de Deus deve ter acerca de política.
Este texto na seqüência verso a verso para meditar hoje, para mim, é emblemático quanto a oração que devemos trazer diante de Deus, quando temos a sensação que algo está errado nas práticas de governo de nossos governantes em qualquer instância.
Injustiça a partir de determinados limites é abominável a Deus, que removerá o governantes que passarem destes limites... Enquanto que a prática da justiça segundo O Senhor mede com Sua balança como vimos dias atrás, estabelecerá e confirmará alguém em lugar de autoridade governamental. Ou removerá!
Digo isso pois, se associarmos esta verdade ao texto de Daniel 2:20-21, teremos um quadro ainda mais claro e profundo: "Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes".
Veja que Daniel declarou diante de Nabucodonosor, em meio a toda sua temível glória humana, reconhecida na própria Palavra, um dos mais temíveis reis de um dos mais temíveis impérios...
Mas uma declaração que foi dada por alguém que não se impressionava com o que via ou viva, pois SABIA quem era! Quem era O Seu Deus!
Daniel havia sido trazido cativo de uma Jerusalém destruída, feito eunuco, e estava servindo ao rei no palácio enquanto tantos outros já haviam sido mortos ou presos. Mesmo nesta situação ele AINDA sabia em Quem cria, e CRIA que O Senhor era quem estabelecia e substituía reis... qualquer rei!
Aliás, Nabucodonosor mesmo foi removido por Deus ao ser ferido com loucura, e foi restabelecido por Deus, ao ser curado por se arrepender, e teve uma segunda chance para retornar ao governo (Daniel 4)!
E sim, ao longo do relato no livro de Daniel isso continuou se manifestando como verdade.
O Senhor mandou gravar uma mensagem na parede do rei para dizer que Belsazar seria removido de seu trono! Tinha sido pesado na balança de Deus, e achado em falta! "mene mene tequel e parsim" foram as palavras dadas ao rei, filho de Nabucodonosor, e ele nem mesmo conseguiu ler o que estava escrito diante de seus olhos!
Precisou da interpretação de Daniel, que continuava lá! Foi removido, do trono, mas Daniel foi preservado no reinado posterior! Saíram os babilônicos e vieram os medo persas! Nem naquele tempo os "partidos" faziam alguma diferença na forma de governar...
E Deus tem removido reis e estabelecido reis ao longo da história. O Senhor julga e reina. Ele é Quem estabelece reis e remove reis.
A impiedade praticada mesmo que cumprindo a Sua justiça e o Seu propósito eterno, continuam Lhe sendo abomináveis a ponto de remover, ou de estabelecer quem quer que seja...
Mas, lembre, muitas vezes os maus governantes estão postos em seus lugares de poder para trazerem juízo a uma nação, ao povo desta nação, e isso também vem do Senhor!
Convido cristãos a antes de "ir para a rua protestar", "ir para as reuniões de oração para orar", para interceder ao Senhor por nossa nação, nossos estados, nossas cidades, nossos governantes, e desde agora pelas próximas eleições. Pelos governos de outras nações que matam e torturam cristãos, onde ir para a rua é impensável e reunir para orar menos ainda.
Convido cristãos que não sabem quem são, e pensam que protestar resolve, a se postarem como intercessores nas "torres de vigia" diante do Senhor, para apresentarem suas queixas ao Senhor, ainda que tudo pareça perdido, pois Ele sim, que julga retamente, O Justo Juiz, julgue os governos segundo Sua Justiça, e estabeleça tronos/lugares de autoridade, ou os remova. Agindo Deus, NINGUÉM pode impedir...
Meu convite hoje é seguir o conselho de Paulo, registrado em I Timóteo 2:1-2 "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito".
Detalhe... eles viviam debaixo do Império Romano...
Tudo que está ruim pode ficar ainda pior SE não orarmos! Pense nisso.
Deus abençoe... Bom dia!

                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão

sábado, 14 de fevereiro de 2015

MEDITAÇÕES DE 9 A 15 DE FEVEREIRO



Bem vindo!

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 14 de fevereiro: "Peso e balança justos pertencem ao SENHOR; obra sua são todos os pesos da bolsa”. Provérbios 16:11

Este texto está no contexto do verso anterior, em que meditamos ontem.
Assim que, quando precisarmos julgar algo, posto que fomos chamados a reinar com Ele, precisamos da balança que pertence ao Senhor.
Muitos dizem que não podemos ou devemos julgar, mas, creio há uma confusão em curso, com o objetivo de criar "permissividade" na igreja, pois, se não confrontamos o pecado, estamos criando uma libertinagem sem fim na igreja... Bem, mas este não é o contexto do texto de hoje, mas sim, que deveríamos ter tanto bom espírito no meio da Igreja, que deveríamos ser capazes de julgar nossos conflitos e solucionar com o que hoje se chama "mediação ou conciliação". Sim, jamais um cristão deveria precisar chegar ao tribunal humano para solucionar conflitos, mas, sim, deveria fazer pelo Espírito... E deveríamos ser capazes de ajudar a chegar a uma conciliação pela Palavra e pelo Espírito!
I Coríntios 6:1 "Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos? Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja. Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade? Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos! O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos! Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”.
Sim, vamos julgar o mundo. Os anjos. Precisamos começar, aprendendo a julgar nossas causas. Precisamos ajudar as pessoas a resolver seus conflitos! Precisamos ter sabedoria na Palavra para poder aconselhar os que precisam.
E precisamos fazer no âmbito da igreja. Mas para isso, precisamos conhecer A Palavra, precisamos julgar segundo A Palavra! A Palavra é a balança do Senhor!
João 12:48 "Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”.
Sim, nossa balança de juízo não podem ser os meus valores, minha maneira de ver, a "cultura secular" pois, aí sim, se aplica Mateus 7:1-5 "Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa- me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão”. 
Não podemos julgar conforme nossa opinião e valores, pois sempre haverá base de comparação entre os que julgam... humanamente falando, ninguém pode julgar o próximo, pois O Senhor é O Juiz, mas SE A Palavra é a base, todos nós devemos nos sujeitar a ela. Exortando uns aos outros em amor, e procurando ambos cumprir A MESMA Palavra, e não uma opinião particular.
Que sejamos úteis ao Senhor para contribuir para solução dos conflitos. 
Que sejamos bênção na vida de irmãos quando estão em meio a situações que precisam que alguém julgue! 
Que possamos aprender a aplicar A Palavra do Senhor na vida dos que precisam, para que sejamos bênção e pacificadores!
Pois os pacificadores, como lemos em Mateus 5:9, serão chamados filhos de Deus! Deus abençoe… bom final de semana!”

Sexta feira 13 de fevereiro: "Nos lábios do rei se acham decisões autorizadas; no julgar não transgrida, pois, a sua boca". Provérbios 16:10

Quando passo por aqui, e invisto algum tempo em meditar dia a dia em um verso da Palavra em Provérbios, não pretendo dizer que o que está escrito aqui, e você pode ler e entender, não é o que está escrito e você pode ler e entender...
Embora MUITOS façam isso hoje em dia...
O que eu creio é que A Palavra do Senhor é tão profunda que, além do que está diante de nossos olhos no texto, e que serve para nossas vidas, podemos também encontrar verdades ainda mais profundas quando trazemos outros textos da Palavra que tratam do mesmo tema.
Quero ser um dos muitos que procura contribuir para este aprofundamento em sua vida, pois é também o que busco para minha vida. Quero ir além...
Hoje por exemplo, neste texto, Salomão está avaliando o quanto o julgamento do rei é importante. O quanto sua palavra é importante, e as suas decisões não podem conter transgressões. Se assim fizer afetará toda uma nação ao julgar errado. Como um rei que acertou e errou, e viu as consequências do que produziu, Ele tinha uma revelação clara acerca disso. E, claro, este texto se aplica aos governantes contemporâneos, mesmo os eleitos "supostamente" pela via (?) democrática (?), e que deveriam julgar assim. 
Entretanto, quero aprofundar este texto para sua vida e para minha vida.
Porque Deus nos chama para reinar! Fomos constituídos em Cristo para isso!
Romanos 5:17 "Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo".
Apocalipse 1:6 "... e (JESUS) nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém"!
Apocalipse 19:16 "Tem no seu (JESUS) manto e na sua coxa um nome inscrito:REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES".
Sim, sei que há muita heresia a partir destes textos, mas não há como negar que são bíblicos. Não é por que alguém distorce verdades bíblicas que deixam de ser verdades se são bíblicas! 
A questão é que não podemos pegar déspotas ou reis sem limites de lei como exemplos para avaliar o que é reinar segundo A Palavra...
O Senhor reina! Soberano! Mas Jesus não veio aqui para fundar a igreja evangélica, mas para "buscar e salvar o que se havia perdido"... o Reino! 
A igreja é a agência constituída por Deus para estabelecer aqui o Seu Reino! Releia os evangelhos e veja o quanto Jesus falou de Reino e quanto falou de igreja...
Somos chamados a reinar com Ele, como lemos no texto de Romanos, Ele nos constitui Reino e Sacerdotes, e nos chama a reinar debaixo de Seu Reino, pois Ele é Rei de reis e Senhor de senhores como vimos nos textos de Apocalipse...
Sim, somos chamados a reinar!
Não, não somos chamados a fazer isso segundo nossas vontades e desejos carnais, para conquistar "coisas" que "reis humanos conquistam", mas sim, somos chamados a reinar segundo Seus valores e princípios!
Segundo A Sua própria Palavra que nos é dada, como A "constituição federal" do Seu Reino! Devemos ser guardiões desta Palavra para que reinemos segundo as Suas leis e a Sua vontade.
De um lado, muitos perdem a revelação de que somos chamados a reinar, pois não podem acreditar que isso seja possível, pois pensam em reis humanos, e "religiosamente" encerram a questão e desistem de buscar revelação...
De outro lado, outros perdem a revelação de "como" somos a reinar, pois entendem que Deus quer que reinemos sem limites como reis humanos, para satisfazer nossos "desejos e vontades humanas" manipulando poderes espirituais...
Ambos entendimentos, creio humildemente, estão equivocados!
Precisamos aprender a reinar COM Jesus a partir de nossa vida aqui, e não apenas na eternidade, pois isso é óbvio que faremos, mas podemos e devemos iniciar já e aqui! Por outro lado, há LIMITES para isso, e estes limites são os que estão na Palavra! Se não aprofundarmos nosso entendimento na Palavra, falharemos...
Creio que reinamos com Cristo quando somos Seus instrumentos para tirar alguém do império das trevas para que seja inserido no Reino do Filho!
Creio que reinamos com Cristo quando Sua Palavra em nossa boca trás libertação a alguém de opressões, enfermidades, maus pensamentos e qualquer outra coisa que prenda uma pessoa. Exercemos assim, em Seu Nome, uma autoridade maior!
Creio que reinamos com Cristo quando estabelecemos tudo o que Ele nos diz que é possível estabelecer neste mundo hoje! Segundo Sua Palavra, segundo a fé que cada um desenvolve na Palavra pelo Espírito! Mas, claro, sempre isso será apenas uma figura daquilo que virá, quando formos libertos deste corpo mortal, deste sistema caído.
Assim, que somos exortados, segundo o texto de hoje, como reis que estamos sendo constituídos, a "não transgredir com a boca"!
Precisamos ser irrepreensíveis no falar, pois, como reis que estamos sendo constituídos a ser, nossa palavra terá poder!
Que possamos ter revelação pela Palavra, dia a dia, quanto ao que significa "reinar em vida com Cristo"! Sem religiosidade, nem falso "ufanismo gospel"! Somos constituídos para SER muitas coisas, e precisamos buscar revelação em Deus para que pelo Seu Espírito Santo possamos SER o que Ele nos chama a SER.
Que possamos meditar hoje quem somos realmente em Cristo, até que Ele venha.
Bom dia... Deus abençoe!”

Quinta feira 12 de fevereiro: "O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos". Provérbios 16:9

Observando a história da humanidade, posso pensar que, após o pecado a maior parte das decisões foram ou são tomadas com foco no "o que fazer" e "como fazer", mas poucos param para pensar no "por que" fazer. Este lugar ficou sob influência maligna. E assim, mesmo os que param para pensar no "por que fazer", poucos vão realmente no cerne, na origem, que não está na "mente" mas no "coração".
Não é possível ser tão didático para separar o "lugar" em que acaba um e começa o outro e vice versa, mas inegável é que o coração é o ponto central do ser humano, o lugar em que tudo o que lhe diz respeito começa. O lugar em que se conectam alma e espírito... o centro de decisão da vontade humana.
E podemos entender por este texto que, a partir do que o homem decide "neste lugar", O Senhor lhe dirige os passos para que aquilo que foi decidido, ocorra!
Jeremias 17:9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações".
Provérbios 4:23 "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida".
Provérbios 23:26 "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos".
Eclesiastes 10:2 "O coração do sábio se inclina para o lado direito, mas o do estulto, para o da esquerda".
Salmo 119:36 "Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça".
Salmo 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti".
Impressionante como A Palavra do Senhor nos apresenta temas tão complexos em uma simplicidade tão abençoada. Somos convidados a ir ao profundo, mas há muitas pérolas pelo caminho... nos convidando a ir além...
Segundo estes textos, e outros, nosso coração é originalmente corrupto. Nascemos com o coração corrupto pois nascemos em pecado, e pecamos. Nosso coração é influenciado pelo maligno, e pela nossa carne. Devemos guardar, proteger nosso coração, pois dele procedem as fontes de nossa vida. 
Segundo o texto de hoje, o que decidimos, vamos "caminhar" ou viver. O Senhor nos chama justamente a Lhe dar o coração. Este é "o lugar" em que ocorre nossa luta. Se O Senhor não tem autoridade neste lugar de influência para a vida, há uma influência para a morte agindo... 
Há uma encruzilhada em que decidimos ser sábios, e ir ao Senhor, ou ser estultos e rejeitar a sua Palavra, conforme o texto de Salmos. Quem entende isso, como Davi entendeu, não apenas quer inclinar o coração ao Senhor, mas quer mesmo dar "a chave" ao Senhor, ao autorizá-lO a inclinar o coração para a Palavra, para os seus Testemunhos! 
A decisão é, até mesmo, esconder a própria Palavra no coração para não pecar! 
Sim, precisamos da Palavra no coração para que o resultado de nossa vida seja uma bênção.
Precisamos da Palavra mais do que qualquer outro conteúdo, pois, como vimos, o que influencia nosso coração na "origem" faz com que nossa vida seja conduzida por Deus ao nosso lugar de desejo... 
E veja que neste caso, mesmo que alguém queira rejeitar a vida, e seguir caminhos de morte, O Senhor permitirá que siga segundo desejou no coração.
Que estes textos bíblicos nos levem a compreender melhor e vigiar mais quanto ao que está no coração, e que possamos hoje, como Davi, decidir realmente entregar a chave ao Senhor.
"Toma Senhor a chave do meu coração. Dirige a minha vida segundo o Teu propósito, todos os dias... até aquele Dia!"
Deus abençoe! Bom dia!

Quarta feira 11 de fevereiro: "Melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça". Provérbios 16:8

Sempre que é possível pelo tempo curto da manhã, eu procuro entender o significado das palavras de uma maneira mais ampla para que minha compreensão e meditação sobre o texto bíblico possa ser mais profunda e melhor.
Como já disse antes, tenho uma ferramenta de estudos do conhecido comentarista Strong, cujo trabalho nos abençoa demais neste tempo de velocidade de conhecimento e uso da informática para isso.
Assim, a palavra "justiça" neste texto pode ser melhor e mais bem compreendida através de seu trabalho. 
Veja a profundidade e amplitude do significado que podemos encontrar nela: צדקה tsedaqah, procedente de 06663; DITAT- 1879b; n. f. 1) justiça, retidão 1a) retidão (no governo) 1a1) referindo- se ao juiz, governante, rei 1a2) referindo-se à lei 1a3) referindo-se ao rei davídico, o Messias 1b) justiça (como atributo de Deus) 1c) justiça (num caso ou causa) 1d) justiça, veracidade 1e) justiça (aquilo que é eticamente correto) 1f) justiça (vindicada), justificação, salvação 1f1) referindo- se a Deus 1f2) prosperidade (referindo- se ao povo) 1g) atos justos.
Sim, já aprendi que o significado de tsedaqah é fazer justiça ao que precisa, não é dar uma esmola, mas contribuir para a restituição social, financeira, e moral, ao injustiçado na vida, abandonado pelo sistema social em que vive, que foi corrompido e destruído pelo pecado.
Somos chamados, SIM, a cumprir este chamado. E devemos agir!
Mas veja também que esta "justiça" está associada à retidão no governo, ao juiz, ao governante, ao rei, à lei e, posteriormente, a justiça como atributo de Deus. Isso me dá mais conforto e segurança para tratar de justiça, pois no momento em que vivemos, muitos clamam por ela.
Justiça legal, justiça ética, justiça social, justiça ecológica...
Todos temos (ou deveríamos ter) um clamor por justiça em nosso coração. Nossa alma. Em especial, na conduta dos governantes...
Respeito meus irmãos que escrevem com dureza, e crueza, denunciando o que entendem ser correto e errado, segundo sabem, leem, ouvem, e acham que sabem, e quais deveriam ser as penas deste ou daquele, e até mesmo ofendendo este ou aquele. Não vou aqui exercer juízo de valor pois não é meu papel, não fui constituído para isso...
O que entendo há algum tempo é que toda expressão de governo humano é falha; pode até começar, bem mas vai acabar mal, e nenhum ser humano nem qualquer sistema legal de governo conseguirá promover "justiça social" e mesmo que comece bem, não prevalecerá. 
Isso ocorre porque todos os sistemas humanos que estão em curso, foram criados para substituir O Governo e A Justiça que são atributos do Senhor Deus, Justo Juiz, que pesa o coração do homem para julgar, e julga com a mais absoluta justiça. Aquele cujas leis são retas e eternas, e que não pode jamais ser corrompido em Seu coração. Dono de todo ouro e prata!
Todo o sistema que vemos estabelecido no mundo, com quaisquer de suas matizes ideológicas, tem falibilidades sistêmicas, com acertos e erros, pois foram constituídos pelo homem e apenas permitidos por Deus, pois todos tiveram sua origem na necessidade de algum tipo de governo pela rejeição humana ao Governo do Senhor Deus. Os governos humanos se tornaram necessários por que em qualquer sociedade que não haja governo e algum ordenamento jurídico, por pior que seja, a maldade do homem vai se manifestar, e haverá "caos social" em maior ou menor nível, pois o problema maior é o pecado do homem. 
Pecado de todos os homens, não apenas dos governantes! 
Assim, não há homem nem mulher que possa sentar na cadeira de governo e exercer justiça, governar com correção. Sim, cada povo tem o governante que merece, porque este o representa, pois todos os eleitores ou súditos são tão pecadores quanto o eleito ou o herdeiro. 
Deus nos diz claramente: "Não há um justo, nenhum sequer!" 
Nem esta pessoa que se assentará no trono, nem os juízes que julgarão seus desajustes e os do povo, nem os legisladores que desenvolverão o ordenamento jurídico necessário para manter equilíbrio e a ordem, nem a polícia necessária para manter a paz conseguirão. Nem milhares de leis!
O Único sistema de governo Justo pode se resumir a dois mandamentos! "Amarás O Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento. E ao próximo como a ti mesmo". Este é o ensino de Jesus registrado em Mateus 22:37-38.
O Sistema de Justiça no qual o quanto se tem (voltando ao texto de hoje) pouco importa, mas sim, em qual Sistema se vive, se refere ao que será implantado em breve! 
Os que buscam justiça a todos, a tsedaqah do texto, inclusive da causa ecológica, podem descansar! Salmo 96:12-13 nos promete: "Folgue o campo e tudo o que nele há; regozijem-se todas as árvores do bosque, na presença do SENHOR, porque vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade".
Os que buscam justiça para os pobres, mas aguardam com mansidão este dia, podem descansar também! O Senhor em Isaías 11:3-4 nos garante: "Deleitar-se-á no temor do SENHOR; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso".
Bem meu querido... nesta manhã e nestes dias, em meio a tantas vozes, planos, discursos, convites, sentimentos e idéias, ameaças, discussões, quero lembrar que, SE você conhece a Palavra, pode ficar tranquilo e confiar que O Senhor fará toda a justiça necessária. E fará em breve!
Como sempre digo, conforme o Apóstolo Paulo nos ensina em I Coríntios 15:19 "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens".
Sim, há algo maior, melhor, mais justo, mais abençoador e eterno. Nosso papel é pregar acerca da vinda deste Reino. Nosso papel é convidar para tudo o que A Palavra nos garante que haverá. Nosso papel é falar do Rei Jesus! Que nos ama, nos oferece salvação eterna, e justiça sem fim...
E sim, enquanto estamos aqui, segundo A Palavra, nós oramos pelos governantes, pelos líderes, pela nação, pela economia, pelos pastores, pelos presos, pela paz, e pelos perdidos. Cuidamos do pobre, da viúva e do estrangeiro. E pregamos a salvação em Cristo. Por que não somos daqui, mas estamos de passagem. E façamos isso enquanto há tempo... Bem, esta é minha maneira de crer e pensar. Estes são alguns dos textos que fundamentam o que creio. Respeito os que pensam algo diferente...
Mas quero falar com os que pensam como eu! E trazer reflexão aos que estão na dúvida e talvez, sem esperança... 
Afinal, sei que em breve, em qualquer lugar do planeta, por um determinado espaço de tempo, debaixo de qualquer sistema de governo, isso não será mais possível... 
Concluo dizendo: MARANATA! Vem Senhor Jesus! 
Vem o Teu Reino e estabeleça em nosso meio a Tua Justiça, comprada pelo Teu sangue. Reina sobre tudo e todos, até mesmo sobre os que O rejeitam, e que não querem Seu governo.
Mas que também, em breve, vão se sujeitar... 
Pense nisso... Saiba quem você é pela Palavra. Deus abençoe! Bom dia”!

Terça feira 10 de fevereiro: "Sendo o caminho dos homens agradável ao SENHOR, este reconcilia com eles os seus inimigos". Provérbios 16:7

Há meses eu publiquei uma série sobre agradar a Deus aqui no Face. Compartilhei em outras mídias. E este é um conteúdo que me toca profundamente, acerca do que agrada e não agrada a Deus.
Se o assunto interessar, recomendo que use uma chave bíblica, seja de papel ou eletrônica, e busque todos os textos sobre "agradar" e veja diversos posicionamentos nossos que agradam ou não a Deus.
Diante do texto de hoje, seguindo a sequência verso a verso em Provérbios que tenho compartilhado neste espaço, quero incluir outros textos para lançar mais luz sobre o princípio de hoje. A Bíbila explica a própria Bíblia... Amplia nossa compreensão sobre verdades espirituais.
SE nosso caminho é agradável a Deus, Ele age no coração dos nossos inimigos... Para fazer o que o texto propõe, é importante que você lembre que uma oração de Davi, acerca de agradar a Deus, deve ser a nossa...
Uma dica! Agradar a Deus não é ir na igreja domingo, pois isso não fazemos para agradar a Deus, mas fazemos por que precisamos receber dEle e por que Ele nos manda... embora dependendo do que fazemos lá O agrade, mas isso fica para outro dia. O texto: "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu". Salmo 19:14. 
Sim, o que medito no coração e falo agrada a Deus ou não. Se o que tenho no coração é a Sua Palavra, serei agradável a Ele. Por que? 
Porque eu O agrado quando creio na Sua Palavra. Assim, SE eu medito nela, e permito que ela me influencie no que sou e o que falo, com certeza Lhe serei agradável! Isso também é bíblico! Veja: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam". Hebreus 11:6
SE eu creio em um princípio como o de hoje, agrado a Deus, pois é a Sua Palavra dizendo que ele vai reconciliar meus inimigos comigo... Mesmo que pareça impossível haver reconciliação... 
Por outro lado, segundo a Palavra, eu não posso ter inimigos! "Eles" até podem ser meus inimigos, pois não gostam do que sou, do que faço, do que penso, de quem eu sou, ou ainda, por que não me perdoam por algo que eu realmente fiz, e pedi perdão... 
Mas Eu preciso abençoar e perdoar a todos. Se possível, ter paz com todos (Romanos 12:18)... 
Portanto, eu preciso ser abençoador, e não colecionador de "desafetos" SE eu quero obedecer e agradar a Deus... Veja o texto: "Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam". Lucas 6:27-28. O próprio Jesus disse isso! Ele amou a todos mas "colecionou" inimigos! Ele sabia muito bem o que dizia, não acha?
Bem, se meu caminho, ou seja, a minha maneira de viver, agrada a Deus PORQUE eu CREIO em Sua Palavra, E eu obedeço Sua Palavra, Ele fará coisas extraordinárias em minha vida para que Ele seja glorificado! Como? Por que a Sua Palavra será cumprida (Romanos 9:28/Jeremias 1:12) . Isso Lhe agrada! Isso Lhe glorifica! E, sim, claro, depois disso tudo, eu também serei abençoado. Não inverta as coisas... 
Tudo é por Ele, por meio dEle e para Ele. A Ele a glória (Romanos 11:36... Não, nós não somos o centro do "universo gospel", mas sim, Jesus O é. Somos, sim, AMADOS dEle, e isso nos deve ser incompreensível, e não um fato banal, uma obrigação do Senhor... 
Mas, sim, por que Ele nos ama, quando cumpre a Sua Palavra, SE obedecemos a Sua Palavra, SEREMOS abençoados como Ele disse que fará. Milagres acontecerão...
Entre tantos e tantos, até mesmo nossos inimigos serem reconciliados conosco... você crê? Eu creio! Deus abençoe. Bom dia”!

Segunda feira 9 de fevereiro: "Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal". Provérbios 16:6

A segunda parte do texto de hoje me confronta sempre. 
O desafio de compreender no profundo o temor do Senhor me toca já há um bom tempo... O que fazemos quando ninguém vê demonstra o quanto O tememos de fato. O quanto realmente O levamos em consideração em nossas vidas. 
Não o quanto vamos na igreja, ou praticamos a religião, que pode nos levar ao engano. Este texto pode nos levar a uma reflexão curta, mas profunda nesta manhã! Compartilho meu pensamento sobre isso está aqui abaixo:
"Se tememos O Senhor, evitamos o mal. Se achamos que praticar o mal "não tem nada demais", não O tememos. Se praticamos o mal quando ninguém nos vê, e achamos "normal", ignoramos a presença do Deus que tudo vê, e, se assim fazemos, fica óbvio que o seu temor não está em nós. E se não o tememos, mas nos dizemos cristãos, algo está muito errado... Se ao praticarmos algo de mal nos sentimos constrangidos pelo Espírito Santo a nos arrepender e mudar, há esperança, por que isso expressa que Sua vida está em nós."
Aos domingos, aqui no "Alfa e Omega", temos meditado acerca de quem somos em Cristo, e isso tem influenciado demais meus pensamentos e avaliações sobre quem eu era, quem sou, e em quem tenho sido transformado. 
Quem sou chamado e constituído por Deus a SER! 
O que faço é uma exteriorização do que sou... 
Nossa vida é assim como uma macieira que produz maçãs sem qualquer esforço. Qualquer pessoa que chegar em um pomar, mesmo que não conheça uma árvore, saberá que é uma macieira se encontrar maçãs. O fruto é inerente à espécie da árvore... Assim nós, entre tantas expressões de manifestações acerca de quem somos, o Temor do Senhor em nossas vidas!
Esta verdade contida no texto de hoje está muito viva em meu coração, pelo que tenho meditado e compartilhado.
Assim, minha breve questão para nossa reflexão no dia de hoje é: quem somos nós em Cristo, tendo por base o quanto tememos o Senhor? Somos dEle ou pensamos que somos? O temor do Senhor está verdadeiramente em nós? Pense nisso hoje. Medite sobre isso hoje. Avalie sua vida. Este é o meu convite.
Porque, pelo menos, eu vou meditar nisso. Com certeza...
Boa semana. Deus abençoe”.

                                                               ___________


E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos. 
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica. 
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério. 
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana! 


Haroldo Maranhão

domingo, 8 de fevereiro de 2015

MEDITAÇÕES DE 2 A 8 DE FEVEREIRO


Bem vindo!

Neste espaço do Blog do Ministério, tenho compartilhado meditações para a vida diária que posto diariamente em meu Facebook pessoal.
E como nem todos acompanham o Facebook, ou não conseguem acompanhar todos os dias, aos domingos eu reúno aqui o que puliquei ao longo da semana que passou.
Publicar este conteúdo tem sido um tempo muito especial para mim.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, por aqui, enquanto Deus quiser e me abençoar para escrever...
E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, quero poder tocar vidas com A Palavra. Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Se você achar que este conteúdo pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo e nos abençoe.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 7 de fevereiro: "Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune". Provérbios 16:5

A Palavra está repleta de advertências ao arrogante ou soberbo. "Deus resiste ao soberbo mas dá graça ao humilde" é uma delas.
Nem mesmo as pessoas suportam soberbos, dependendo do "grau de soberba" que tal pessoa manifesta... não é verdade?
Mas é claro que todos nós "nunca" agimos com soberba, não é mesmo?
"Jamais" procuramos publicar o que fazemos de bom para sermos reconhecidos... será? Venha ver comigo o ensino de Jesus no Sermão do Monte...
Mateus 6:2 "Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens".
Mateus 6:5 "E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa".
Mateus 6:16 "Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa".
Nem sempre a soberba está na vida dos que não creem, mas, pode sim, estar escondida em nossos corações quando, mais que fazer algo a Deus, acabamos sendo tentados a fazer para nós mesmo... para sermos vistos... isso não é "soberba gospel"? E no louvor, e pregando, ensinando, profetizando, servindo...
Que O Espírito Santo de Deus prove nossos corações para que sejamos agradáveis a Deus naquilo que fazemos... os outros? Os outros não importam...
Deus nos abençoe para vivermos o evangelho com sinceridade e simplicidade...
Deus abençoe! Bom final de semana...

Sexta feira 6 de fevereiro: "O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade". Provérbios 16:4

(ATENÇÃO QUERIDOS! Acabei fazer uma correção no texto, pois, quando digitei o verso de Romanos, errei, e em vez de digitar 8, digitei 3. Está correto agora... O que é mais importante para mim, é que um querido me avisou. Como ele sabia? Ou por que conhecia o texto de cor, ou porque foi conferir em sua Bíblia... E este é o meu ponto. Sempre digo isso quando prego... POR FAVOR, SEMPRE CONFIRA EM SUA BÍBLIA SE O QUE ESTÁ SENDO PREGADO É BÍBLICO... Não receba como verdade, mesmo que conheça o pregador, sem conferir em sua Bíblia. Os tempos são difíceis, o engano está entrando sorrateiramente no meio cristão, e tudo o que precisamos para nos proteger disso está na Palavra, pelo Espírito Santo de Deus... Confira sempre tudo... Deus abençoe!)

Evitando a questão da discussão sobre a predestinação, sem deixar de me posicionar, creio no livre arbítrio, associado à predestinação pela presciência de Deus acerca do que cada pessoa fará quanto ao Evangelho de Cristo.
Em Romanos 8:29 lemos: "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".
Assim, porque Deus habita na eternidade e nós presos no tempo cronológico, qualquer discussão padece da influência incompreensível do efeito desta distância... mas como este espaço é para inspiração e não para discussões teológicas intermináveis, não vou me aprofundar, e paro por aqui.
Para mim, no texto de hoje, o que chama a minha atenção é o fato de que Deus sempre nos deixou saber, há milhares de anos, que há dias de calamidade, e também um Dia da Calamidade.
Sim, ao longo da história, com maior ou menor grau, alguém já passou por calamidades. Verdadeiras tragédias. Alguns, podem até considerar como uma calamidade algo que para outro é uma "dor normal", por ter passado coisas mais intensas a seus olhos. Eu já vivi minhas calamidades. Mas uma calamidade é maior ou menor para alguém dependendo de suas experiências pessoais e não de comparações sobre "quem sofreu mais do que quem"...
E sim, calamidades tem em si mesmas, de alguma forma, a presença da Mão de Deus. Para o bem, e para o mal.
Se buscarmos nos contextos de todos os textos sobre o tema, saberemos que para as calamidades da vida, há em Deus O Refúgio por excelência. Para TODAS estas O Senhor SEMPRE SE oferece como proteção, abrigo, livramento... E sim, Ele Se oferece como alternativa de fé para os que nEle se refugiarem...
E, interessante...
Nem todos quando se vêem frente a uma calamidade buscam a Deus. Pelos mesmos motivos, em via oposta ao que meditamos ontem, alguns confiam em seu próprio braço para se livrarem, ou confiam em pessoas para os ajudarem. E por que nunca se relacionaram com Deus, neste momento difícil não O encontram ou nem querem encontrar... O que não muda o fato que Ele está perto, pronto para SE manifestar, desde que invocado... convidado.
Desde que seja depositada nele a fé pessoal!
E nada mais semelhante ao Dia da Calamidade que virá.
Muitos sabem que tenho especial atenção para estudar acerca dos "últimos dias", mas nesta seqüência de versos em Provérbios, apenas trato do tema quando o verso explicitamente aponta para isso.
Assim, para lembrar que estes dias apontam para aquele Dia, e que há perfeita conexão entre o que fazemos hoje, quando algo nos sobrevem, e o que faremos naquele Dia, convido você a ler Isaías 10:3-4 "Mas que fareis vós outros no dia do castigo, na calamidade que vem de longe? A quem recorrereis para obter socorro e onde deixareis a vossa glória? Nada mais vos resta a fazer, senão dobrar-vos entre os prisioneiros e cair entre os mortos. Com tudo isto, não se aparta a sua ira, e a mão dele continua ainda estendida".
Sim, o Dia profético da calamidade vem de longe. E naquele Dia, ambas manifestações do Senhor estarão estendidas. Sua ira contra a impiedade e falsos deuses, e sua misericórdia ainda estendida por certo tempo... Como faz hoje...
A maneira como você reage hoje, aponta como fará.
Hoje, talvez, ainda haja esperança de nova oportunidade.
Naquele Dia, a partir de determinado ponto, não mais haverá.
O que você fará hoje? O que fará naquele Dia? Pense nisso...
Deus abençoe! Bom dia...

Quinta feira 5 de fevereiro: "Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos". Provérbios 16:3

O verso de hoje tem muita conexão com o 16:1, no qual meditamos na segunda feira. "Se Deus quiser, faremos"...
Está ligado a uma cultura "falsamente religiosa e piedosa", de dizer "nem quero que Deus me abençoe, pois não mereço"... Ou ainda a auto centrada, que encontramos muito nas frases do início do ano, ou datas importantes na vida da pessoa: "Deus me dê saúde, pois do resto, eu corro atrás"...
A maioria das pessoas busca a Deus apenas quando o dinheiro acaba, quando a saúde se vai, quando a dor entra na família, quando...". Sim, apenas quando o bem se vai e a "sorte muda", as pessoas correm para Deus... Quando deveriam buscá-lO SEMPRE!
Está tudo bem? Louve a Deus! Está tudo mal? Louve a Deus! Tem dinheiro? Louve a Deus! Está passando dificuldades? Louve a Deus. Nascimento na família? Louve a Deus. Luto na família? Louve a Deus!
A nossa relação com O Senhor não pode depender do que APARENTEMENTE está acontecendo, mas, sim, DO QUE NÃO VEMOS, mas REALMENTE está acontecendo... Sim, nossa relação com Ele deve ser baseada em Quem Ele é.
Confiar ao Senhor as nossa obras significa depender dEle quando estamos produzindo, edificando, trabalhando empreendendo, realizando, fazendo... Este o significado hebraico da palavra obras que está no texto de hoje...
E nem sempre as pessoas buscam o conselho de Deus, a presença de Deus, a aprovação de Deus quando estão em um momento produtivo... (Deus me deu saúde, então eu corro atrás...) mas, quando o projeto falha, o empreendimento naufraga, a demissão vem, saem correndo clamando... "ai meu Deus"...
SE queremos ter expectativa de que um plano seja estabelecido, uma obra concluída, e prosperando, DEVEMOS MAIS que fazer, CONFIAR! Por que? Por que Deus diz isso claramente no verso de hoje!
Veja que o texto trás uma conexão clara entre confiar o que fazemos para ser estabelecido o que empreendemos. E o FATOR de sucesso está associado à bênção de Deus...
Sim, meu querido, minha querida... ainda estamos no início do ano, embora o tempo voe e janeiro já se foi... mas muitos ainda estão no início de projetos, planos, empreendimentos, trabalho, relacionamento, planejamentos, tantas coisas...
Minha proposta, diante deste texto é: pare agora o que está fazendo, e apresente ao Senhor seu projeto, o seu plano. Como vimos segunda, isso é lícito, e é nossa parte.
E busque O Senhor mesmo que "aparentemente" você não tenha tempo para isso...
Porque se não fizer isso agora, talvez daqui a algum tempo, esteja literalmente "correndo" atrás de alguém que possa ajudar você a buscar a Deus... Pense nisso!
Não seja daqueles que pensam: "agora, não quero nem que Deus me ajude"ou "esta nem Deus me tira...". Pessoas que pensaram assim, já se arrependeram, e muito. E mais...
Antes de fazer qualquer coisa, como falamos segunda, diga "SE Deus quiser"...
Depois de conquistar qualquer coisa, diga: "Graças a Deus" e "Glória a Deus"...
Mas faça isso de coração. Como um entendimento verdadeiro. Sincero! Veja como Deus pensa sobre projetos que trazem conquistas: Deuteronômio 8:17-18 "Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê"...
Aprender com os erros é a melhor forma de aprendizado. Com os erros dos outros, a menos dolorida. Mas com o ensino dA Palavra, a mais poderosa!
Deus abençoe, bom dia!

Quarta feira 4 de fevereiro: "Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito". Provérbios 16:2

Impressionante como o coração do homem é enganoso. A Palavra diz isso...
Mas os "conselheiros do mundo" recomendam que as pessoas "sigam seu coração"
E assim fazendo, muitos consideram seus caminhos puros, pois seu coração não os questiona. Não entendem... E esta decisão as leva cada dia mais para longe de Deus, pois seu padrão de pureza ou de santidade é baseado na comparação com os outros "piores", a "régua é baixa", e os padrões fáceis de superar...
O Padrão que agrada a Deus, é o Seu! O que Ele revela...
E este padrão é inalcançável ao coração humano, mas possível pelo Seu Espírito.
O Senhor pesa o espírito humano segundo sua "balança espiritual"!
E o "fiel desta balança" é Jesus...
Os que estamos em Jesus, quando pesados na balança, somos achados puros...
Os que não estão nEle, quando pesados estarão em falta...
Se estamos em Jesus, somos conduzidos a buscar a nossa pureza pela revelação da Palavra... Pela constante busca por confessar os pecados, por lavar as vestes, por ser transformados.
Esta é a marca daquele que não anda no engano do seu próprio coração e nem da sua auto justificativa, mas sim, daquele que se reconhece "devedor" a Deus por Seu amor e salvação.
Que quando O Senhor pesar nossos espíritos nos ache puros aos Seus olhos.
Que Ele Se agrade de nós. Que nós nos revistamos de Jesus. A cada dia.

Terça feira 3 de fevereiro: "SEM PUBLICAÇÃO”.

Segunda feira 2 de fevereiro: "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR". Provérbios 16:1

Gosto de ler os textos bíblicos em outras traduções, pois isso me ajuda a melhor compreender os textos bíblicos. Quando posso investir tempo para estudar mais, faço isso.
Recentemente ganhei de presente da minha irmã uma Bíblia de Estudos, traduzida pelo brilhante estudioso judeu messiânico David Stern. Linguista, empresário, mestre na Palavra, entre tantas outras coisas. Recomendo que, se você quer estudar e compreender melhor o texto bíblico inserido na cultura original, adquira. Ele nos apresenta a tradução deste texto assim: "Uma pessoa é responsável pelos planos do coração, mas de ADONAI vem a resposta".
Sim, podemos planejar nossa vida. Aliás, é até mesmo nossa responsabilidade! Pensar bem com quem vamos casar, nossa carreira profissional, nosso ministério ao Senhor, como administraremos nossos recursos, estudos, lazer... Sim!
Tudo isso é nossa parte fazer, e, fica claro, Deus nos permite isso.
A questão é que não podemos fazer isso prescindindo da direção e da resposta de Deus! A última Palavra será a dEle!
Se não o levarmos em consideração, os nossos planos falharão pois Ele controla o que não controlamos e conhece o que não conhecemos.
Em Tiago 4:13-15 lemos: "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo".
Incluir a frase "Se Deus quiser", ou "Se O Senhor quiser", não pode ser uma frase de "superstição cristã", mas sim, uma declaração sincera, que significa "eu sujeito este projeto ao Senhor, que sabe todas as coisas, e é Autoridade sobre minha cabeça para, SE Ele quiser, frustrar este plano pois confio que Ele me ama e tem o melhor para mim"...
Quero mais o que Ele quer para mim, do que eu mesmo quero para mim.
O que Ele tem para mim é melhor do que o melhor que eu possa achar que quero!
Isso é fé!
Confiar em Deus e descansar em Deus é a melhor forma de viver. Sujeitar as grandes decisões e planos da vida a Ele é a melhor proteção para nossos dias.
Que possamos planejar nossa semana, nossa agenda, nossos projetos... E imediatamente após, dizer "Se O Senhor quiser, assim será"... mas em fé.
Deus abençoe seus projetos, sua vida, sua família, sua casa, suas finanças, seu ministério, sua saúde, seus estudos... em Nome de Jesus.
Bom dia!
                                                               ___________

E assim, novamente chegamos ao fim do conteúdo de mais uma semana desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos.
Se não sabia, também tenho outro Blog, este sobre profecia bíblica.
Se quiser conhecer, clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser nos acompanhar, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Haroldo Maranhão