domingo, 28 de setembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 22 A 28 DE SETEMBRO




Neste espaço Fúlvia e eu temos procurado compartilhar o que cremos, o que temos feito no dia a dia aqui do Ministério Cristão Alfa e Ômega, e, nos últimos tempos, tenho compartilhado em meu Facebook pessoal, estas meditações para a vida diária.
Aos domingos, consolido o que passou durante a semana aqui no Blog.
Este conteúdo faz parte do que medito dia a dia, e compartilhar aqui me leva a aprofundar para minha vida pessoal ainda mais o que escrevo, e o que creio.
Pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, ou qualquer outro dia, passem por aqui, se Deus quiser. E, principalmente, enquanto Seu Santo Espírito me inspirar, e tocar vidas.
Oro, então, para que seja útil em sua vida, já que você parou aqui.
Além disso, se você achar que pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, na vida de alguém que você conhece, ou qualquer outro lugar, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado por algum dos textos, que você pare sua leitura e ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!

Sábado 27 de setembro: "O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa, a fraude". Provérbios 12:17

Vivemos em um mundo onde cada vez menos as pessoas sabem realmente o que seja a verdade. Chegamos ao ponto de vermos a verdade tão relativizada, que alguém já diz: “você tem a sua verdade e eu tenho a minha”...
E eu me pergunto como seria possível para duas pessoas terem “suas verdades”, sendo ambas antagônicas entre si? Necessariamente, no mínimo, uma teria que ser verdade e a outra mentira... ou ambas serem mentiras... Já as duas serem verdade, se diferentes... impossível.
A meu ver, seria melhor as pessoas dizerem "eu tenho minha OPINIÃO, e você tem a sua"... Isso faria mais sentido... ou não?
Mas a verdade é que hoje a verdade não é mais necessariamente a verdade...
Que coisa impressionante!
Mas afinal, o que é a verdade? As pessoas nem sabem mais muito bem em quem confiar. Há uma crise de confiança. De credibilidade!
Por que a mentira entrou até mesmo dentro da igreja... misericórdia.
E que coisa bíblica... É mais uma manifestação da apostasia...
Veja o que João escreveu sobre o tema: “Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho”. I João 2:21-22
Sim, quem mente é aquele que nega que Jesus é O Cristo. E este é um conteúdo que procede do anticristo. Portanto, não pode fazer parte da vida de quem é nascido de novo!
Veja o que diz João, complementando sobre o tema: “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo”. I João 4:2-3
Sim, a banalização da mentira, a distorção da verdade, a supressão da verdade, é o não reconhecimento de Jesus como O Cristo...
E tudo isso faz parte desta última hora em que vivemos. Aquela hora em que o espírito do anticristo vai se estabelecendo cada dia mais...
Mudando a verdade em mentira. Mesmo dentro da igreja, onde deveriam estar os que conhecem a Verdade! Somos de outro sistema. Não temos como pai o diabo, o pai da mentira, mas sim fomos feitos filhos de Deus, nAquele que é a própria Verdade. (João 14:6).
Sim, A Verdade é A Pessoa de Jesus!
“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”. Efésios 4:25
Bem, meu querido, minha querida, a mentira não pode fazer parte de nossa vida.
Este é um tempo para parar, e para nos arrependermos.
Deixemos a mentira dia a dia, e andemos na Verdade.
Que Deus nos ajude, pelo Seu Espírito, em Nome de Jesus.
Deus abençoe! Bom dia! Bom final de semana!
Ah! Não esqueça... Amanhã é um ótimo dia para você ir a uma igreja.
Na sua igreja... Os irmãos, a comunhão, a adoração, a Palavra... Todos estarão lá...
E se for uma reunião em Nome de Jesus, Ele mesmo estará lá! Como prometeu.
Não perca...

Sexta feira 26 de setembro: "A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta".  Provérbios 12:16

A Palavra de Deus é comparada com uma espada de dois gumes, pois ela corta dos dois lados. Separa alma do espírito, juntas das medulas...
Eu entendo que ela corta dos dois lados por que seus textos de ensino trazem, muitas vezes, duas idéias opostas. E normalmente uma delas abençoadora, e a outra com correção...
Muitos cristãos (não você e eu, claro...) pegam apenas o "lado bom" do texto, e fogem do confronto.
Eu hoje quero fugir do "lado bom" e aceitar o confronto.
Eu preciso reconhecer aqui que eu muitas vezes já agi como um completo insensato. Sei que você não tem este problema, mas eu, entre tantas lutas interiores contra o que está ainda em mim que não gosto, no transito de São Paulo, muitas vezes já agi de forma vergonhosa. Insensato!
Fiquei absolutamente irado com pessoas. Motoristas e motoqueiros.
Dei mau testemunho….
Reconheço que Já melhorei muito, mas ainda não venci plenamente este deserto em minha vida. Melhorar não é suficiente. É necessário mudar!
Algumas vezes, dada minha insensatez, a Fúlvia Maranhão já me fez até "ameaças gospel", com razão, dizendo: "tomara que esta pessoa que viu você no transito esteja indo para a igreja, e encontre você lá"…
E eu imaginava a cena, e reconheço, ficava com vergonha de pensar nisso… Mas o real problema não é uma pessoa me encontrar na igreja após me ver em meio a um acesso de ira... afinal, ela podia não ir...
Mas sim, o problema é que Deus estava vendo… E eu estava entristecendo o Espírito Santo… Estava fazendo uma péssima semeadura...
Cobrir a afronta é uma atitude que manifesta domínio próprio, longanimidade, benignidade… Ou seja, são atitudes que fazem parte do Fruto do Espírito de Gálatas 5:22.
Ou seja, minha carne vai sempre querer fazer minha "justiça própria", que é injusta, e que me afasta de Deus… enquanto meu Novo Homem vai querer me levar para fazer a vontade de Deus, ser controlado pelo Espírito… abençoar o próximo.
Pode ser que seu problema não seja no transito, mas, reconheça, você tem uma área assim... Todos temos.
E dia a dia eu e você precisamos decidir quem vence esta luta.
Dia a dia precisamos nos arrepender e recomeçar…Dia a dia.
Como vamos agir hoje?
Separar um tempo logo pela manhã, no início do dia, para oração e meditação da Palavra já é um bom começo!
Que Deus abençoe seu dia!
Vença seus desertos enquanto eu venço os meus... Em Nome de Jesus. Bom dia!

Quinta feira 25 de setembro: "O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos".  Provérbios 12:15

Uma grande bênção na vida é ter pessoas próximas com quem possamos nos aconselhar em momentos difíceis ou importantes.
Precisamos de pessoas cheias do Espírito, são as melhores conselheiras.
Mas nem sempre cristãos agem segundo esta Palavra, pelo contrário, erram em buscar conselho em quem não crê na Palavra, e não conhece o Espírito Santo de Deus.
Pelo contrário, há um fenômeno em curso, como tenho dito em outras mídias, que é o surgimento dos "especialistas" midiáticos...
Estas essas pessoas tem ocupado lugar importante em pautar vida de pessoas que, por supostamente conhecer a Palavra, não deveriam basear suas decisões de vida nestas pessoas.
As pessoas que assim agem ou ouvem estes conselhos, não vão se dar bem, pois a Palavra nos ensina no Salmo 1 que "bem aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios"... por mais sábios que sejam... supostamente.
A vontade de Deus é que os que creem na Palavra, segundo ensino de Paulo, possam "instruir-se e aconselhar-se mutuamente".
Por que estes vão falar a Palavra de Jesus... E que que bênção é buscar conselho no "Maravilhoso Conselheiro",através de pessoas que falam por Ele, pelo Espírito Santo.
Se você está em meio a um processo de decisão difícil, ore ao Senhor para que Ele mesmo traga os Seus conselheiros para sua vida.
Agindo assim, a Sabedoria de Deus Se manifestará e Ele será glorificado.
Que hoje seja um dia em que o Senhor ensina a Sua Sabedoria para você, através de Sua Palavra, e de conselheiros que andam no Espírito Santo.
Que venha a resposta certa do Senhor para sua vida, hoje!
Bom dia. Deus abençoe...

Quarta feira 24 de setembro: "Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem ser-lhe-á retribuído. Provérbios 12:14

Impressionante como na Bíblia o tema de ensino sobre nossas palavras é recorrente. Ao longo deste tempo meditando em Provérbios, tenho visto isso de uma maneira mais clara.
E por ver tantos textos, estou seguro que Deus espera que não apenas guardemos nossa boca de falar o mal, de falar palavras contrárias á Sua Palavra como meditamos ontem, mas, na via oposta, Ele espera que abençoemos nossa própria vida. Pelo que falamos!
E recebamos o bem segundo, segundo nossas palavras a nosso respeito! A respeito do que falamos sobre nosso casamento, família, trabalho, saúde, ministério, amigos, projetos...
Este texto de hoje nos deixa claro que podemos nos fartar de bem, liberando uma forte influência de bênção por aquilo que falamos!
Fartar de bem!
E o texto complementa com o princípio que o que damos a outros receberemos. Ou seja, se além de fechar nossos lábios para o mal, falarmos a nosso respeito as palavras de bênção constantes na Palavra a nosso respeito, poderemos transformar completamente nossa vida em pouco tempo. Se perseverarmos.
E ainda, adicionalmente, se fizermos o bem ao próximo, com as nossas mãos, segundo este princípio, colheremos também o mesmo da mão de outras pessoas. A maneira como fizermos ao outro, nos afetará.
Este é o motivo pelo qual Jesus nos ensinou a dar a "boa medica, recalcada, sacudida, trasbordante, pois generosamente nos darão" se assim fizermos. E, que fique claro, esta palavra de Jesus não estava no contexto de ofertas alçadas na igreja, mas no contexto de relacionamentos pessoais na vida. Como julgamos, como abençoamos...
A forma como nos relacionamos com o próximo, como damos, como abençoamos, como ajudamos, com livramos, como aconselhamos, como bendizemos, como ensinamos, como cuidamos, como investimos tempo, enfim toda maneira com que tratamos alguém fará com que recebamos a retribuição do que fizermos.
Isso é tremendo. Isso é abençoador. Isto é poderoso dependendo de como tratamos os outros...
E estas são promessas da Palavra, que podemos receber pela fé... ou não.
Qual a sua decisão nesta manhã?
Que possamos transformar nossa vida, dia a dia pela Palavra, em Nome de Jesus.
Deus abençoe. Forte abraço! Bom dia!

Terça feira 23 de setembro:  "Pela transgressão dos lábios o mau se enlaça, mas o justo sairá da angústia". Provérbios 12:13

Se você acompanha esta série aqui, (e já se vão três meses diariamente...) já sabe que eu creio muito no poder das nossas palavras. Digo isso por que o próprio Deus, na Sua Palavra nos dá muitas
evidências de como as palavras são importantes. E meditando em Provérbios, encontramos diversos textos que tratam disso!
Pela Palavra dEle, tudo veio a existir. Nós pela nossa confissão (declaração verbal de palavras) somos salvos (Romanos 10:9-12) e temos nossos pecados perdoados (I João 1:9). Assim, nada mais longe da sabedoria considerar normal ou bom algo como "jogar conversa fora"... Até por que não é possível jogar palavras fora, e o Senhor nos diz que vamos prestar contas de nossas palavras... Não sabia?
Veja as palavras de Jesus em Mateus 12:34-37:
"Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado".
Sim, falamos o que temos no coração, e isso pode ser bênção ou tragédia...
Depende do que "entesouramos", no coração, segundo o ensino de Jesus. Ou seja, o que ouvimos, lemos, recebemos, e falamos, realimenta nosso coração.
Assim, os problemas que alguém pode ter na vida, vem pelo que fala, segundo o texto de hoje, pois o mau se enlaça quando alguém transgride com palavras. Isso acontece principalmente com quem fala demais... Nada mais fácil de acontecer na vida diária, pois "no muito falar não falta transgressão"...
Sim, quem fala demais, de maneira descontrolada, abre as portas para que a angústia assole pelo que fala.
O salmista ora pedindo a Deus que "guarde as portas dos seus lábios"... poderosa e sábia oração, não acha?
Mas há um convite aos que foram feitos justos em Jesus (única forma de ser feito justo diante de Deus), para saírem da angústia.
Confessando pecados e transgressões, e buscando livramento no Senhor pelo arrependimento pelo que falou.. Mas é necessário, para isso, ter revelação e consciência que isso aconteceu e por que aconteceu. Que estas palavras foram a "ignição" do que se instalou na vida, e que é necessário arrependimento pelo que falou, que foi contrário à Palavra de Deus!
Mas se alguém acha que falar "não tem nada demais", que "foi brincadeirinha", ou uma das frases mais usadas no "mundo gospel" atual": "Ah, não tem nada a ver"...
Bem meus queridos...
Que no dia de hoje, e a partir de hoje, e cada dia mais, possamos ser sábios acerca do que falamos. Que possamos estar atentos a nossas palavras. Que possamos apenas falar o que está de acordo com a Palavra de Deus!
E para isso ser possível, que Deus nos abençoe, em Nome de Jesus... Bom dia!

Segunda feira 22 de setembro: "O perverso quer viver do que caçam os maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto".  Provérbios 12:12

O princípio proposto hoje aqui, como em muitos lugares na Bíblia, remete a uma comparação agrícola...
E me faz lembrar a palavra dada por Deus logo após o dilúvio: "Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite". Gênesis 8:22
Ou seja, não temos controle sobre o clima, embora alguns cientistas sonhem ter...
A humanidade pode prejudicar o clima, afetar o clima, influenciar o clima, e até mesmo exercer algum controle sobre ele (não sejamos ingênuos)... Mas não tem controle pois, nem mesmo imagina o que realmente causa quando o "controla"...
Assim, única influência que temos, segundo a palavra de Deus, é em semear e colher. Ou melhor, apenas sobre semear. Até na colheita O Senhor tem influência!
Ou seja, pensamos que controlamos alguma coisa na vida, mas não. Ou sim!
O Senhor nos diz neste texto que a raiz do justo produz seu fruto.
Como tenho dito aqui, diversas vezes, não há justiça natural no homem, mas segundo a Bíblia, justo é aquele justificado pela graça, por meio da fé, através de Jesus Cristo, O Justo! Sim, apenas nEle alguém pode ser feito justo para Deus.
Em Apocalipse 22:16 lemos: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Da vi, a brilhante Estrela da manhã". Sim, Jesus é a Raiz quando somos feitos justos.
Sim, devemos permitir que, SE Ele é a Raiz de nossa vida, Ele mesmo produza Seu fruto em nós. Fruto segundo a Sua Espécie! Cristo em nós, esperança da Glória!
Que neste dia, o Espírito Santo de Deus se manifeste em nós, para que a vida de Jesus Cristo seja percebida em nós hoje!
Que Seus frutos nos sustentem, e aqueles a nossa volta, neste dia.
Que nos manifestemos urgentemente, como filhos de Deus, em Jesus, pois a Criação geme aguardando a nossa manifestação. (Romanos 8:18-23).
Que Deus abençoe sua vida neste dia, e nesta semana. Abraço!


E assim, novamente concluo mais uma sequência desta série.
Que Deus abençoe sua vida. Oro a Deus por todos que passam por aqui.
Se você tiver mais um tempo livre, convido para que você passeie aqui pelo Blog e conheça os outros conteúdos. Se não sabia, também tenho um Blog sobre profecia bíblica. Clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook. Se quiser acompanhando, "curta" nossa página.
Mais uma vez, reforço que, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui conosco.
São bênção de Deus, em nossas vidas e na vida de muitos, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Você não chegou até esta página por acaso...
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, com o que cremos, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Abraço,

Haroldo Maranhão

domingo, 21 de setembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 15 A 21 DE SETEMBRO


Bem amigos aqui do Blog do Ministério!
Neste espaço temos procurado compartilhar o que cremos, o que temos feito no dia a dia aqui do Alfa e Ômega, e, nos últimos tempos, tenho compartilhado meditações para sua vida diária.
Para nossa vida diária, pois este conteúdo faz parte do que medito dia a dia, e senti de compartilhar aqui.
Aliás, estou completando já o terceiro mês deste movimento, e espero que seja bênção em sua vida.
Sei que existem livros e mais livros de homens e mulheres de Deus renomados que escrevem conteúdo para nossa vida diária...
Sou aqui um aprendiz...
Mas creio que, como o que tenho publicado vem de Deus, se serve de bênção para alguém, e parece, tem servido para alguns, isso glorifica a Ele, e, assim, vou prosseguir enquanto Ele me inspirar pelo Seu Espírito.
Assim, pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, posto aqui o consolidado da semana que passou.
Oro, então, para que seja útil em sua vida, e como sempre digo, se você achar que pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, ou qualquer outra inspiração, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, PRINCIPALMENTE, se você for abençoado, ore por nós, e pelo nosso ministério aqui em Alphaville, São Paulo.
E que Deus abençoe sua vida, em Nome de Jesus!


Sábado 20 de setembro: "O que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é falto de senso".  Provérbios 12:11

Existem muitos textos bíblicos que se tornaram em "provérbios da sabedoria popular", e muitos de nós nem mesmo percebemos isso.
Até porque muitos dos que nem conhecem a Palavra de Deus, preferem dar valor à "sabedoria popular" porque isso não é "religioso"...
E assim, os que assim pensam perdem tesouros direto da Fonte!
Conhecer a Palavra de Deus tem mais efeitos em nossa vida do que pensamos...
Neste texto de hoje, eu penso que a "sabedoria popular" entendeu como "a grama do vizinho é mais verde"... Concorda?
Muitas pessoas desistem do que estão fazendo, e/ou não valorizam e cuidam o que tem, porque ficam muito mais preocupados com o que há no vizinho.
O que está acontecendo em outro lugar...
Em outra empresa...
Em outra família...
Em outro casamento...
Em outra igreja...
Em outro... pode completar os pontos...
E isso é correr atrás do vento, pois o que é dos outros não pode nos satisfazer.
Por que o que vemos na vida dos outros é apenas a aparência da verdade, e não a verdade completa...
E isso é correr atrás de coisas vãs, porque este sentimento nos distrai de cuidarmos do que temos, e, principalmente, de sermos gratos a Deus por aquilo que Ele nos deu.
Sim, vamos refletir neste texto, e vamos lavrar nossa terra...
Com gratidão de coração...
Assim fazendo, demonstramos a Deus que somos fiéis no que Ele nos dá para cuidar.
Assim, sendo fiéis mesmo que aparentemente sobre o pouco (porque normalmente nossa comparação está errada) na eternidade, sejamos postos sobre o muito... (e neste caso, aos olhos do Senhor)...
Vivamos felizes, sem comparação.
Jogue fora suas revistas da Ilha de Caras, dos ricos e famosos...
Já que estamos no Facebook. "curta" tudo aquilo que Deus lhe deu...
Deus abençoe!
E seja grato!
Bom final de semana.

Sexta feira 19 de setembro:  “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”. Provérbios 12:10

Este texto de hoje é quase que diariamente tratado e vivido em minha casa. A Fúlvia Maranhão realmente ama os animais, se envolve, cuida, apóia quem cuida e sempre usou este texto como fundamento de seu zelo.
Sim, Deus deu os animais para o homem cuidar.
Isso está claramente estabelecido em Gênesis capítulo 1, quando, após concluir a Criação, Deus falou para o homem exercer domínio e cuidar de tudo o que Deus criou. E, claro, deveria prestar contas.
Na verdade, falando em final dos tempos, saiba que um dos motivos pelo qual o Juízo virá sobre a humanidade, é justamente pelo fato de o homem estar destruindo a terra... Não sabia?
Leia comigo Apocalipse 11:18 “Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra”.
Sim, Deus vai destruir os que destroem a terra, e a palavra grega para "terra" neste texto, inclui justamente, entre outros aspectos, a terra com os animais que nela vivem...
Experimentos genéticos bizarros, criação de "novas espécies" a partir das originais, seja geneticamente modificadas, seja por cruzamentos forçados para "criar animais mais evoluídos"...
Modelos artificiais para animais de corte, frangos, peixes...
Experimentos para shampoos, cosméticos e tantas outras coisas sem sentido, mostram como os perversos praticam crueldade contra os animais que Deus criou!
E, claro, os que praticam crueldades escondidos em suas próprias casas...
Portanto, Deus requererá do homem o cuidado com os animais que Ele criou, e deu autoridade para cuidar e zelar...
Bem, quem maltrata animais demonstra uma falha de caráter que poderá, eventualmente, ou, provavelmente, levar a fazer o mesmo com um ser humano.
Sim. Vamos prestar contas quanto à forma que tratamos os animais.
Até porque, aliás, o próprio Deus ainda cuida deles...
Afinal, os preservou também, pela arca de Noé.
E ainda hoje, Ele mesmo preserva os animais com os homens! Veja o texto de Salmos 36:6 "A tua justiça é como as montanhas de Deus; os teus juízos, como um abismo profundo. Tu, SENHOR, preservas os homens e os animais".
Ele cuida das aves dos céus... Mateus 6: 26 "Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?"
Bem, a conclusão para hoje é: Não maltrate os animais.
Cuide bem deles. Deus os criou e os ama.
Cuida deles... Deus vai julgar os que os maltratam e destroem.
Precisa fazer uma revisão de sua relação com eles?
Precisa parar de maltratar dos animais por que entendeu que Deus cuida deles?
Faça isso. Hoje! Deus abençoe... bom dia!

Quinta feira 18 de setembro: "Melhor é o que se estima em pouco e faz o seu trabalho do que o vanglorioso que tem falta de pão".  Provérbios 12:9
Bem, o que compartilho aqui não é a "verdade absoluta doutrinária", mas, sim, e apenas, minha visão acerca dos textos.
Visão esta construída através do que me ensinaram, ou mesmo das minhas experiências pessoais, que me levaram a viver algumas das realidades que aqui compartilho, "na pele". E foram reais.
Já vivi situações sérias de desemprego, de lutas na busca por um trabalho que demorou mais do que pensei que fosse demorar. Por exemplo.
E além de hoje entender que Deus estava principalmente me corrigindo, ensinando, trabalhando minha fé, meus relacionamentos, minha forma de enxergar a Palavra, também posso hoje ver que Ele estava trabalhando minha auto estima.
Muitos de nós (talvez não você) parecemos "bipolares".
As vezes nos achamos muita coisa, e/ou as vezes não nos achamos nada. E quando as coisas apertam, fica manifesto o que somos. A busca por trabalho coloca as coisas em seu devido lugar, SE Deus está trabalhando em nossas vidas. A dependência dEle, pode nos levar a lugares profundos de relacionamento com Deus.
Esta experiência que vivi me ajudou também a melhorar minha empatia com os que sofrem em momentos difíceis, e a ajudar os que "se acham" que mesmo em momentos difíceis tem dificuldades em "baixar a bola" e se humilharem perante Deus para O encontrarem.
Sim, neste sistema em que vivemos como consequência do pecado, trabalhar é necessário, pois Deus nos diz em Sua Palavra que "quem não trabalha, que não coma"!
Mesmo que a "(falsa) teologia da prosperidade" diga o contrário...
Mas quando buscamos a Deus, e consagramos a Ele nosso trabalho, e reconhecemos que TUDO vem dEle, poderemos ser surpreendidos com Sua bondade e Seu favor, para que possamos ir além do que sonhamos. Apesar que este momento possa demorar mais do que achamos que merecemos... Mas segundo a Palavra, se crermos, "experimentaremos a bondade do Senhor na terra dos viventes", entre outras, nesta área.
Eu creio!
Resumindo: "Baixemos a bola, vamos trabalhar, porque receberemos o que precisamos para a vida do próprio Senhor Deus. Mas se nos acharmos muita coisa, por que Ele nos ama, vai mostrar a verdade... SE somos dEle.
Que Deus nos ajude a realizar o trabalho como para Ele e não para os homens. Não para as Empresas, para os patrões, mesmo para o governo.
É O Senhor Quem nos emprega e sustenta, e sabe como somos... Ele nos recompensará até mesmo pela forma como trabalhamos, mais que com salários...
Tenha um dia de trabalho abençoado, e experimente realizar seu trabalho como ao Senhor.
Se você está em um tempo de mudança profissional, e parece que a coisa está mais apertada do que pensou, que O Senhor abra novas portas e prospere o fruto de sua mão. Hoje!
Deus abençoe! Bom dia!

Quarta feira 17 de setembro: "Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado".  Provérbios 12:8

Ao debruçar neste texto, fui procurar na minha ferramenta eletrônica Strong, a raiz hebraica desta palavra traduzida por entendimento, e encontrei "sekel" derivada de "sejkal"...
Aparentemente pouca usada, foi também traduzida como inteligência aqui no texto de Daniel 1:17 "Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos".
E aqui entendi por que o homem será louvado por ter este recurso... pois se trata-se de um recurso específico dado por Deus!
E neste caso, foi um recurso adicional, dado pelo Pai, a eles, que viviam cativos na Babilônia, e que decidiram não se contaminar com o Sistema.
Aprenderam tudo de Babilônia, para servir ao Rei (ao chefe, ao patrão...) com excelência. Foram os melhores em entender a "sabedoria do sistema", pois, se você ler o capítulo 1 de Daniel, verá que Deus os fez sobressair diante dos melhores.
Ou seja, SEMPRE os recursos dados por Deus, SE cremos, e a Ele glorificamos, nos levarão além dos demais. Mesmo vivendo em "Babilônia", onde hoje vivemos por figura, embora nem todos percebam...
Esta mesma palavra hebraica aparece também em Provérbios 16:22:
"O entendimento, para aqueles que o possuem, é fonte de vida; mas, para o insensato, a sua estultícia lhe é castigo". E ainda em Provérbios 21:16
"O homem que se desvia do caminho do entendimento na congregação dos mortos repousará".
Sim, este entendimento é um recurso dado por Deus, além de qualquer outra forma de sabedoria que precisemos, como também lemos em Tiago. Sim, Ele espera que venhamos a não nos desviar deste Entendimento para que vivamos. E sim, esta Fonte de Vida deste entendimento é o Temor do Senhor, como lemos em Provérbios 14:27 vemos que "O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte".
Sim, Daniel e seus amigos confiaram no Senhor por que O temiam. Por este motivo, acharam graça diante dEle. E pela Sua bênção "fizeram história", influenciaram sua geração, e ainda o fazem até hoje.
Aprender da Sabedoria de Deus, revelada em Sua Palavra, é conteúdo mais importante do que o do mundo... mas precisamos ser também os melhores profissionais onde estamos estabelecidos, e portanto, precisamos conhecer da "sabedoria" passageira de "Babilônia", usando sempre os recursos da Palavra de Deus.
Esta é a "lente"... Este é o prumo que nos ajuda a avaliar o que lemos.
Muitos que conhecem a Palavra, mas não a estudam, quando se envolvem com o conhecimento do sistema do mundo, são seduzidos a se afastar da Verdade. A consequência deste desvio pode ser trágica como vimos em Provérbios 21:16 acima.
Que fiquemos cada dia mais firmes na Palavra. Que O Senhor nos capacite com seu Entendimento. E SE alguém nos louvar por termos algum diferencial em relação aos demais, que glorifiquemos ao Senhor, A Verdadeira Fonte de TODA Sabedoria, Entendimento, Conhecimento, e TUDO o mais. Bom dia! Deus abençoe...

Terça feira 16 de setembro: “Os perversos serão derribados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá”. Provérbios 12:7

Este texto apresenta uma encruzilhada de vida, não apenas para o dia a dia, mas para a eternidade.
Não sei se você sabe, mas eu tenho um interesse especial sobre profecia bíblica quanto aos últimos dias... Estudo, acompanho, escrevo, e procuro alinhar minha vida com a perspectiva de encontrar Jesus em breve, pela Sua manifestação nos ares, para o encontro com os que são seus...
Esta perspectiva me alegra, me traz esperança e refrigério para as lutas do dia a dia, e para tudo o que vejo ao redor, que se deteriora dia a dia...
Mas a compreensão de que simultaneamente a este Encontro virá um terrível Juízo sobre a terra me toca o coração. Embora alguns mais desavisados possam pensar que este tema é uma “novidade Gospel”, ou "escapismo" de pessoas que não querem enfrentar seu dia a dia, quero lembrar que se trata de um tema bastante antigo. Na verdade, uma das mais preciosas promessas bíblicas.
Enoque, por exemplo, o sétimo depois de Adão, segundo nos diz Judas, teve revelação deste dia! E profetizou sobre este dia. Ou seja, desde o início da história da humanidade já havia esta revelação profética! E temos ainda diversas outras.
E sim, Salomão sabia disso, pois este provérbio que meditamos hoje está ligado ao ensino que ele diz ter recebido de seu pai, Davi.
Salmo 1:5-6 “Por isso, os perversos não prevalecerão no Juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”.
Sim, procuro alertar a quem posso para a compreensão de que podemos estar em meio aos últimos dias da história da humanidade antes da vinda de Jesus.
Não podemos marcar datas, mas não devemos ignorar os sinais presentes dia a dia. Isso por que os que não creem em Jesus como Senhor, segundo lemos hoje, não prevalecerão...
Mas os que O receberam, e foram feitos filhos, permanecerão para sempre.
Abraço nesta manhã, a promessa que aparece "escondida" neste texto, que diz “eu e minha casa serviremos ao Senhor”!
Por que eu creio, confesso e intercedo, creio os da minha casa permaneceremos!
Que você possa nesta manhã meditar nesta perspectiva, e orar com mais intensidade por sua família.
E alcançar os que estão à sua volta... Enquanto há tempo...
Bom dia!

Segunda feira 15 de setembro: "Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do perverso, engano. As palavras dos perversos são emboscadas para derramar sangue, mas a boca dos retos livra homens". Provérbios 12:5-6

Sempre importante reforçar que aos olhos do Senhor, "não há um justo, nem um sequer", mas, quem crê na salvação comprada na cruz por Jesus, O Cristo, pode "ser feito justo". Em Jesus, e apenas em Jesus.
Neste texto de hoje, importante a conexão entre o que pensamos e o que falamos.
A Palavra nos diz que "a boca fala do que o coração está cheio", e o que alimenta nosso coração é o que vemos e ouvimos predominantemente.
Assim, alguém que quer supostamente agradar a Deus, mas "programa sua mente" com tudo o que está por aí terá problemas, pois as palavras dos que negam o Senhor produzem emboscadas, mesmo que não queiram ou não saibam...
Que compra os "sábios e especialistas do mundo" como portadores da verdade, e o estilo de vida dos "artistas e controladores da cultura" como os inspiradores de um sistema de vida para ser vivido, terá sérios problemas em agradar a Deus.
Apenas Sua Palavra é a Verdade, e devemos sempre confrontar o que recebemos dia a dia, com ela.
O que está de acordo, recebemos. O que é contrário descartamos. Simples assim...
Mas, claro, isso continua sendo matéria de fé. Se alguém não confia plenamente na Palavra como verdade, pelo Espírito, não "verá sentido" neste pensamento.
Mas veja que os pensamentos retos do justo livram os homens!
Os únicos pensamentos retos que alguém pode ter, são os inspirados na Palavra!
Sim, Deus é o Único detentor de caminhos retos para nos dar, que são os que estão registrados no Seu Livro, escrito e revelado para nos apresentar o Caminho da Fé, em Jesus, O Cristo, única solução para a eternidade dos homens...
E, por favor, não, definitivamente não... Deus não escreve reto por linhas tortas... Ele escreve reto, por linhas retas... nós é que temos pensamentos tortos, que precisamos alinhar com Sua Palavra...
Que Deus nos ajude a mudar o que pensamos.
Reavalie seus pensamentos, seus valores, seus mentores... Bom dia!



E novamente concluo uma sequência desta série.
Que Deus abençoe sua vida.
Se tiver mais um tempo livre, passeie aqui pelo Blog e receba outros conteúdos.
Se não conhece, tenho um Blog sobre profecia bíblica. Clique aqui...
E ainda, se puder, visite nossa página no Facebook.
Mais uma vez, reforço, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve semear este trabalho. Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui. São bênção de Deus, mesmo!
Aliás, se você mora em Alphaville ou no em torno, e está sem igreja, faça-nos uma visita.
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar para congregar, se concordar com o que publicamos por aqui, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! Boa semana!

Abraço forte,

Haroldo Maranhão

domingo, 14 de setembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 8 A 14 DE SETEMBRO



Bem amigos queridos que me dão a alegria de passarem aqui pelo Blog.
Tem sido uma grande alegria e uma experiência importante com o Espírito Santo de Deus, compartilhar no Facebook, dia a dia, algo que faz parte de minhas meditações pessoais pelas manhãs.
A Palavra de Deus é mesmo uma Fonte inesgotável de ensino e verdades que precisamos para nossa vida diária, para que possamos viver uma vida que O agrade, e que inspire aqueles à nossa volta a também conhecerem Jesus.
Além disso, "de quebra", Sua Palavra nos ensina a prosperarmos em nossos dias de peregrinação aqui na terra... Isso é apenas um bônus, mas não é o foco central...
O foco central é glorificar a Cristo!
Mas voltando, enquanto Deus me inspirar pelo Seu Espírito, e permitir, pretendo prosseguir publicando diariamente algo inspirador para a vida daqueles que passam pela minha página, e aos domingos, o consolidado da semana.
Oro mesmo para que seja útil em sua vida, e como sempre digo, se você achar que pode ser útil em seu pequeno grupo, célula, ou qualquer outra inspiração, pode usar sem prévia autorização.
De graça recebemos, de graça damos.
O que peço apenas é que, se você foi abençoado, ore por nós, e pelo nosso ministério aqui.
Deus abençoe!

Sábado 13 de Setembro: "A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos".  Provérbios 12:4
Quando eu era jovem, "poucos anos atrás", já havia um certo senso comum entre os homens de que existiam "mulheres para casar", e outras que "não eram para casar"... Eram "mulheres-problema"...
E veja que este não era apenas um princípio conhecido entre os que se diziam "evangélicos", mas, mesmo entre os meus amigos que quando saiam, diziam na época que "iam para o crime", tinham este conceito, e sim, buscaram casar com mulheres que "eram para casar"... Interessante não?
Nos dias em que vivemos, parece que as mulheres que "não são para casar" reinam soberanas nas mídias, nos lugares de destaque, nos 'sonhos de consumo" de homens atrapalhados que não sabem mais quem são, nem o que precisam.
Avaliam futuras esposas como "mercadorias penduradas no açougue", para escolher o que vão levar para casa...

E talvez, por isso mesmo, ultimamente muitos nem mais se casam!
E por outro lado, as mulheres que procedem virtuosamente, que querem servir a Deus, que se preparam para, no casamento, serem companheiras, cúmplices, namoradas e amantes de seus maridos, ficam confusas e se sentem até mesmo pressionadas a "abaixarem suas réguas de valores" para "entrarem no mercado"...
Se você acompanhar biografias públicas de "milionários e famosos" que casaram com mulheres que "não eram para casar", verão que acabam envolvidos em traições, divórcios milionários e escandalosos. Se você ao longo da vida acompanha pessoas no seu relacionamento que fizeram o mesmo, verá que muitos chegaram ao mesmo lugar....Não os conheço pessoalmente, mas, segundo o princípio da Palavra, seus ossos devem estar adoecidos...
Mas pessoas que encontram esposas que temem ao Senhor, segundo a Palavra, "alcançaram o bem, e receberam favor do Senhor".
Sim, receber do Senhor uma "mulher para casar" é uma grande bênção!
E sim, é possível mesmo nos dias de hoje, ter a oportunidade de encontrar este tipo de mulher. Por que elas existem! E homens para casar também!
O Senhor Deus, abençoador do casamento continua poderoso. Ele não é afetado pelo que vemos aí fora... Ele reina! Ele vela pela Sua Palavra...
Sim, graças a Deus eu encontrei a Fúlvia Maranhão. Ela é mesmo uma coroa para mim, e tê-la ao meu lado, ao longo dos últimos anos, e já se vão mais de 13, nas horas felizes, e até mesmo nas mais difíceis que passamos, ou nas mais tristes que ainda sobrevêm, é precioso. Abençoador. E nos tempos de restituição e alegria, ainda mais. Sempre em oração. Sempre com uma Palavra de bênção. Sempre em aliança. Amorosa aliança. Preciosa aliança. E ainda, uma linda mulher.
Se você está namorando, seja você um jovem ou uma jovem, preste bem atenção no que está escolhendo. Por que está escolhendo. Se não vai bem agora, saiba, depois do casamento não vai melhorar. Busque pessoas no padrão do Senhor....
Em oração, vendo como a pessoa busca a Deus, como ora, como se relaciona com a Palavra... Não se a pessoa "vai na igreja", mas se tem mesmo uma vida com Deus. Isso fará toda a diferença no dia a dia, quando as lutas vierem, as adversidades se levantarem... Por que virão... E melhor ainda, quando tudo for bem, por que os que casam no Senhor encontrarão a Sua bênção!
"Enganosa é a graça, e vã a formosura... mas a mulher que teme ao Senhor, esta será louvada"... Esta é a base de escolha no Senhor.
Se você está só, busque no Senhor... por que até mesmo a sabedoria popular já disse: "antes só do que mal acompanhado"...
Deus abençoe suas escolhas. Deus abençoe seu casamento. Deus abençoe sua vida. Bom dia!


Sexta feira 12 de setembro: "O homem de bem alcança o favor do SENHOR, mas ao homem de perversos desígnios, ele o condena. O homem não se estabelece pela perversidade, mas a raiz dos justos não será removida". Provérbios 12:2 e 3
Em toda a Bíblia encontramos promessas de favor para esta vida, e também de vida eterna. Para viver neste mundo em que vivemos, precisamos MUITO do favor do Senhor... Cada dia mais...
Vida longa, descendência poderosa, bom nome, frutos que permanecem......

Encontramos diversas bênçãos e promessas na Palavra, da parte de Deus, para seus filhos. Para os que nEle confiam... Em Provérbios 13:22, por exemplo, vemos que "o homem de bem deixa herança para os filhos de seus filhos"...
Ou seja, O Senhor Deus sempre está um passo à nossa frente... Um passo de "bilhões de anos", pois Ele habita na eternidade...
Em Sua Sabedoria, Ele sabe tudo o que precisamos para viver aqui, e principalmente, para vivermos depois...
Mas... voltando.
Mais importante é alcançar favor do Senhor do que buscar fazer as coisas "do nosso jeito", ou, pior, "buscar favor dos homens"...
Se confiamos no favor dos homens, provavelmente, por determinado tempo, podemos até encontrar algo. Mas como é humano, é passageiro...
Mas se o favor vem do Senhor, é eterno... pois Ele é Deus!
Se O Senhor me estabelece, minha raiz não será jamais removida! Aqui vemos que o propósito de Deus é que devemos estabelecer coisas, a partir de nossa relação com o Senhor aqui nesta vida, que durarão para sempre, pois não serão removidas! Que tremendo!
Mas isso segundo a Palavra, só está disposto aos que são feitos justos em Jesus, O Cristo, como já compartilhei diversas vezes nas meditações anteriores. Só podemos ser feitos justos diante de Deus, através de Jesus.
E ainda mais, só podemos viver o melhor de Deus, mesmo conhecendo a Jesus, se conhecemos Seus propósitos, e cremos que são verdadeiros!
Sem fé, é impossível agradar a Deus!
Por outro lado, todo o que busca perverter o sistema de Deus, está condenado. O perverso é o que age contrariamente à Lei do Senhor, e, portanto, está abandonado à sua própria sorte... Tudo o que é seu, passará. Tenho temor em ver pessoas que torcem o que está escrito na Palavra, e mais, os que simplesmente desprezam seus princípios... Ou até mesmo zombam de Deus, e do Seu Santo Nome...
Mas o que confia no Senhor está seguro.
O que O teme, não se preocupa com o futuro.
O que nEle espera, sabe que será estabelecido para sempre!
A vida eterna que o Senhor promete para aqueles que confessam Jesus como Senhor, se estabelece desde este tempo que se chama "hoje"!
Todas as verdades da Palavra estão disponíveis ao que crê.
Pelo Espírito Santo, são reveladas...
Já o que não crê, por melhor sujeito socialmente que possa ser, não se estabelecerá, nem alcançará favor do Senhor! Você crê?
Bom dia! Deus abençoe...



Quinta feira 11 de setembro: "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido". Provérbios 12:1

Vivemos um tempo em que estes princípios tem sido substituídos ou aliviados por uma compreensão equivocada do que seja o amor...
Pelo fato de que existem pais estúpidos que agridem seus filhos, os pais que os amam, e querem corrigir são mal vistos. Em breve, até mesmo tipificados criminalmente....

Amar, passa a ser, através de uma ótica equivocada, deixar fazer o que se quer, sem o amor protetor, que corrige e ensina.
Poucos de nós gostamos de encontrar com filhos mimados de outros, que entram em nossas casas achando que podem fazer o que querem, que gritam quando querem ser ainda mais ouvidos, e choram sem derramar uma lagrima quando querem chantagear...
Bem, crianças assim se tornarão adultos idênticos, e vão aprender, a duras penas, que a vida não vai lhes dar tudo o que querem, mesmo que ameacem "não brincar mais"...
E esta tem sido um padrão que se tem retroalimentação. Pessoas que não recebem o que precisariam ter recebido, não tem o que dar.
Tudo isso é muito triste na vida social e familiar. Mas é muito pior na espiritual.
As pessoas ultimamente tem procurado um Deus que faça tudo o que querem. Que lhes deem o que exigem na hora marcada... Senão, não brincam mais.
Quando são corrigidas por uma pregação contrária, que lhes mostra que estão erradas segundo a Palavra de Deus, invocam o "amor" de Deus, e que "Deus lhes conhece o coração"...
A vida espiritual da igreja contemporânea tem se tornado rasa por que temos visto ser pregado um evangelho tão liberal, sem fundamento bíblico, que está criando pessoas segundo o texto, "estúpidas" espiritualmente.
Não conhecem Deus, nem Sua Palavra, na verdade, espiritualmente, nada sabem.
Que você como eu, possa amar a disciplina do Senhor. Que leva ao temor do Senhor, que é, segundo Sua Palavra o princípio da Sabedoria. Que possamos amar a Sua correção, por que Ele apenas corrige filhos...
Para isso, Ele usa além da própria vida, pais, chefes, pastores, autoridades, todos que que não gostamos que nos digam que estamos errados, quando estamos errados...
Concluo com o texto de Hebreus 12:5-8 e recomendo que você leia todo contexto...
"Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos".
Que possamos crescer em Sabedoria, e que amemos aprender com O Senhor, sempre.

Bom dia! Deus abençoe...


Quarta feira 10 de setembro: "Se o justo é punido na terra, quanto mais o perverso e o pecador!"
Provérbios 11:31



Muitas vezes ao longo da minha vida como cristão e principalmente no ministério pastoral, fui confrontado com situações em que pessoas me perguntavam... porque isso aconteceu comigo? Por que isso aconteceu com tal pessoa?
Pessoas que, aparentemente, não mereceriam passar pelo que estão passando ou passaram em suas vidas. Embora nem sempre tenhamos a mais absoluta certeza de que não semearam nad...
a inadequado ao longo de suas vidas...
Mas o que eu tenho entendido é que o mundo em que vivemos não é um lugar justo. E a injustiça que vemos aqui, é consequência dos atos de uma sociedade que não apenas não quer o governo de Deus, como cada dia mais, faz praticamente tudo contrário a Sua Palavra...
E assim será até que o próprio Senhor Jesus aqui reine, e reorganize todas as coisas. E isso acontecerá em breve...
Mas sim, aqui justos em sofrerão injustiças, e mesmo os que servem ao Senhor, não receberão aqui, plenamente, o que mereceriam por suas obras. Deus sabe que não é justo, cristãos hoje, em determinados lugares do mundo, serem humilhados, agredidos, ofendidos, torturados e mortos por confessarem Jesus como Senhor.
Mas também não foi justo Jesus pagar por nossos pecados... Ou foi?
Mas ao sairmos daqui, seja pela morte, seja pela volta de Jesus, todos os que O servimos seremos julgados com justiça por tudo o que fizemos, nossas obras, para que recebamos galardão, segundo o bem que fizemos...
Paulo nos lembra: "Se nossa esperança em Cristo se resume a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens"... Mas o salmista nos encoraja, dizendo com muita propriedade que veria a "bondade do Senhor na terra dos viventes"...
Sim, o Senhor também Se encarrega de fazer justiça aqui, segundo sua graça e misericórdia... e veremos isso em nossos dias...
Mas não pode e não vai nos proteger, ao longo de nossas vidas, de eventualmente passarmos por algo assim... E Ele já nos avisou disso...
Mas lembre, o justo é punido "apenas" na terra, mas aguardamos vida eterna com o Senhor... Já para para os que não tem a Jesus, a questão é eterna... não há esperança...
Assim, lembre de pregar aos que estão à sua volta...
Persevere, mesmo que esteja sofrendo uma injustiça. Se for por que você fala "demais" acerca da salvação, melhor...
Breve, muito breve, "Aquele que há de vir virá, e não tardará'...
Que o Espírito Santo de Deus fortaleça sua vida hoje.

Deus abençoe... Bom dia!


Terça feira 9 de setembro: "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio".
Provérbios 11:30



Como já compartilhei aqui, diversas vezes, segundo a Bíblia não há um justo, nem um sequer. Nosso estado natural é de injustiça, de separação de Deus pelo pecado em que nascemos, e pelo pecado que praticamos ao longo da vida.
Mas, segundo a graça de Deus, e o amor de Jesus, O Cristo, que levou sobre si nossos pecados, nossa iniquidade, nossas dores, nossas maldições, podemos ser justificados, S...
E nos arrependemos, e confessamos Jesus como o nosso Único Senhor e Salvador! Assim, e doente assim, poderemos ser feitos justos. Portanto, na Bíblia, quando lemos algo sobre o justo, lembre que não se trata de alguém que tem determinada "quantidade de justiça" segundo os parâmetros humanos.
Só é justo quem Deus quando olha, vê Seu Filho Jesus o revestindo...
Assim, o fruto deste justo só pode ser da "árvore de vida", no sentido de que o próprio Jesus é A Árvore da Vida!
SE somos justos, precisamos frutificar Jesus. Gerar a própria vida de Jesus em outras pessoas ao nosso redor, como alguém gerou em nós, SE é que fomos salvos... E assim, ganhar almas, expressa a sabedoria de Jesus em nós, pelo poder do Seu Espírito Santo...
E aí, sim, eu chego no cerne do que me confronta hoje... E oro para que também confronte a sua vida... SE você nasceu de novo, SE Jesus é seu Senhor, não quero saber quanto você já leu de Bíblia, o que faz na igreja, quanto dá de dízimo mas...
Você já ganhou alguma alma para Deus?
Claro que quem converte é o Espírito Santo. Óbvio. Mas anjos não vem pregar, e, sim, nós os que nascemos de novo somos chamados a pregar, e sim, o Espírito Santo vai tocar a vida de alguém para salvação através de nós.
Ele é quem convence do pecado, justiça e juízo, mas fará isso através de nossa pregação. Portanto, se não pregarmos no Espírito, jamais ganharemos almas...
E aqui, eu pergunto novamente...
Você já ganhou alguém para Jesus desde que se converteu?
Se ainda não, é o caso de parar imediatamente o que estiver fazendo e pensar SE você realmente nasceu de novo, se foi salvo, se é justo diante de Deus.
Porque uma marca de quem recebeu Sua Vida, é poder transmitir Vida!
Que Deus nos abençoe para sermos frutíferos nestes dias. Que sejamos sábios segundo Seus valores.
Deus abençoe seu dia, para que sejamos frutíferos hoje!



Segunda feira 8 de setembro: "O que perturba a sua casa herda o vento, e o insensato é servo do sábio de coração".  Provérbios 11:29


Dura e triste palavra.
Por que o texto traz a consequência de perda de herança, eu tendo a pensar que a ênfase do princípio esta em filhos que perturbam a vida de seus pais. De sua família. De sua casa. Que não respeitam seus pais....

Que querem viver "suas vidas e seus sonhos e seus desejos" mesmo que contra a vontade e benção dos seus pais..."Quero ser livre para seguir meu coração"!
Deveriam atentar para o fato que pelo texto, sua herança vai virar pó ou vento. Mesmo que a recebam...
Não há benção de Deus para quem vive assim, e, embora Hollywood e a Disney apresentem todo tipo de estereótipo distorcido de famílias disfuncionais, que substituem a família segundo Deus, este modelo pode produzir muita coisa, como emoções passageiras, mas não pode produzir nem herança nem benção.
Estes modelos em que os filhos desobedecem, afrontam, e até ridicularizam seus pais só dá certo nos filmes e novelas, eventualmente, porque na vida real seus inspiradores sabem que vão gerar tragédias e fazem isso premeditadamente porque este é o seu objetivo...
Não se iluda...
Tudo o que é contrário à Palavra de Deus não é "neutro" pois, segundo Jesus, quem com Ele não ajunta, espalha...
Veja o que você segue, o que crê... Veja bem que pessoas "inspiram" sua vida...
Não seja um cego guiado por outro cego, mas discirna o mundo à sua volta e seja um sábio, segundo Deus!
Boa semana! Deus abençoe!


E aqui concluo mais uma sequência desta série.
Deus abençoe sua vida.
Se tiver mais um tempo livre, visite nossa página no Facebook.
Mais uma vez, reforço, se nosso conteúdo publicado aqui tem abençoado sua vida, ore por nós.
Ponha em sua lista de intercessão o Ministério Cristão Alfa e Ômega, nossa família e tudo o que envolve estabelecer este trabalho.
Ore também por toda a equipe aqui do Ministério.
Deus nos tem dado gente muito preciosa e poderosa por aqui. São bênção de Deus mesmo.
Se você mora em Alphaville ou no em torno, está sem igreja, faça uma visita.
Se você sabe de alguém por aqui que esteja procurando um lugar, indique nosso Ministério.
Deus abençoe sua vida! E que venha uma nova e abençoada semana, enquanto estamos por aqui...

Abraço forte,

Haroldo Maranhão


domingo, 7 de setembro de 2014

MEDITAÇÕES DE 1 A 7 DE SETEMBRO


Confesso que escrever tanto, marcando os dias tem me feito perceber a velocidade do tempo...
Bem, mais uma vez, neste domingo, 7 de agosto, me em publicar aqui mais seis meditações que compartilhei ao longo desta semana que passou.
Quase concluindo Provérbios 11.
Enquanto Deus quiser e me conduzir e inspirar pelo Seu Santo Espírito, prosseguirei publicando diariamente, sempre que possível logo pela manhã.
Como digo sempre, se este post for bênção para sua vida, compartilhe com seus amigos.
Se você considerar que pode ser útil, use em seu pequeno grupo, célula, ou qualquer outra reunião de estudo. Não precisa citar a fonte. Mais importante é compartilhar a Palavra.
Portanto, se há uma fonte, é o Espírito Santo.
De graça recebemos, de graça damos...


Sábado 6 de setembro: "Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem". Provérbios 11:28

Este texto muitas vezes nem é levado em consideração por aqueles que "não possuem riquezas".
Alguns dirão: Ah, Haroldo, este texto não é para mim. Não tenho riquezas... Será?...
Será que este texto é exclusivo para os ricos? Talvez não...
Veja por exemplo o texto abaixo, em Tiago 4:13-15, para perceber que mesmo trabalhadores ou empreendedores podem confiar nos negócios, no dinheiro, no ganho: "Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo".
Neste caso, a confiança não estava em Deus, mas no resultado dos negócios...
Ou no fruto do trabalho, na prosperidade do salário ou do ganho...
Quem é pastor, com certeza já ouviu alguém dizer algo assim: "Ah pastor... se eu ganhasse na mega-sena acumulada, eu comprava um prédio para a igreja"...
Ou ainda: "Se eu tivesse dinheiro, faria isso para Deus"... ou "quando tiver dinheiro farei aquilo"...
Mas nunca pensaram em ofertar sobre que tem hoje. Entendeu o meu ponto?
Embora estas pessoas não tenham dinheiro hoje, condicionam fazer ou não fazer algo a quando tiver dinheiro.
Outros, que tem, dentre estes muitos dizem que não podem dar, embora tenham, por que "é muito dinheiro para dar na igreja"... Já viu isso ou pensou assim?
Quem nEle crê, é chamado a dar, por que confia no Senhor e não no que tem.
Quem não tem, deve dizer pela fé, que "quando O Senhor prosperar minha vida, farei isso ou aquilo"... ou "Se o Senhor quiser, farei isso ou aquilo"...
A confiança no dinheiro não está associada apenas a ter dinheiro, mas ao fato de que muitos condicionam pelo dinheiro, o que farão ou não. E mesmo neste caso, o dinheiro se torna o senhor destes por esta declaração... Entendeu meu ponto?
Portanto, posso pensar que SE o dinheiro não vier, não farão. E assim, o dinheiro reina... e não O Senhor. Quando Jesus disse que não podemos servir a Deus e as riquezas (ou Mamom) estava reforçando exatamente este princípio.
Quem reina em nossa vida, e condiciona o que faremos ou não, é O Senhor Deus. O que Ele quiser, faremos. Com dinheiro ou sem. O que Ele nos der usaremos. Seja muito ou pouco. O que Ele nos permitir ter, consagraremos a Ele.
Não confiamos em riquezas, mas no Senhor Todo Poderoso, Jeová Jireh, O Senhor da provisão... Em Nome de Jesus!
Que Deus abençoe suas finanças e seu final de semana,
Que desde hoje você programe seu domingo para ir a uma igreja louvar ao Senhor. Afinal, não há nenhuma justificativa bíblica que permita você a não congregar...
SE você é nascido de novo, bem entendido...
Abraço!


Sexta feira, 5 de setembro: "Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá". Provérbios 11:27

Parece óbvio, não?
Esta procura ou busca tem um sentido de dedicação, empenho, e, porque não dizer diligência. Sem "forçar o texto", posso até mesmo comparar a uma semeadura.
Quem semeia busca os frutos, e o texto nos trás esta idéia de colheita, mas nem sempre quem faz o bem persevera em o fazer até que colha seus frutos. Isso ocorre, entre outros motivos, creio, porque as vezes parece que demora esta colheita. Enquanto isso, logo ao lado, vemos que quem faz o mal, parece se dá bem. Já teve este sentimento? Para muitos vem à mente a chamada "lei de Gerson" (os mais novos não entenderão...) com a vontade de se "tentar levar vantagem em tudo", mesmo que se faça mal a alguém...
Em Provérbios 3:27, Salomão nos exorta: "Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo".
Mas Paulo, vai além em Romanos 2:9-11, onde lemos: "Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas".
Aprofundando um pouco mais, e usando a figura de semeadura, Paulo nos encoraja em Gálatas 6:9-10: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé"...
Para fechar, Tiago nos confronta: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando"... Tiago 4:17
Assim sendo, mãos à obra. Se você assistiu o filme "Corrente do bem", viu uma pálida demonstração de quanto a Palavra de Deus é poderosa em seus efeitos.
Temos um dia inteiro pela frente...
Façamos o bem a alguém hoje!
Deus abençoe! Bom dia...


Quinta feira 4 de setembro: "Ao que retém o trigo, o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do seu vendedor". Provérbios 11:26

Este texto nos mostra, como tantos outros, que muitos pecados ou práticas erradas em nossos dias, não são novidade, mas sempre ocorreram...
A crença na teoria evolução confundiu o raciocínio de muitos, com a falsa idéia de homens pré-históricos, hominídios ou homens das cavernas, como se realmente fossem reais, mas, Não!
Tivemos sim, creio, certa "involução" em civilizações anteriores, e mesmo ainda atuais, aprisionadas pelo pecado e por espíritos malignos... mas este tema não cabe aqui...
Na Bíblia lemos sobre Jó, Daniel, Abraão, Salomão, Paulo, e tantos outros, que viveram 2, 4 ou até 5 mil anos atrás, e eram sábios!
Com certeza mais que a maioria dos homens de hoje...
Veja, por exemplo, que em Ezequiel 28:3 Deus afirma que Daniel era sábio até mesmo diante de satanás: ... "sim, és mais sábio que Daniel, não há segredo algum que se possa esconder de ti".
E Paulo nos revela ainda que a igreja é instrumento da Sua Sabedoria ao mundo espiritual:
Efésios 3:10 "para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais".
Assim, a humanidade atual não é, como muitos querem nos fazer crer, a mais evoluída.
É apenas, com certeza, a mais tecnológica. E isso obtido por revelação "externa", necessária para o cumprimento profético nos últimos dias... mas isso também não cabe aqui.
Voltando ao texto, ficamos sabendo que já nos dias de Salomão, haviam os especuladores de mercado. O contexto dos dois versos anteriores é de princípios de prosperidade material. Os especuladores sofrem maldição do povo, e isso, espiritualmente é muito mais sério do que muitos de nós entendemos.
Mas também vemos que, quem não especula, mas vende e lucra adequadamente será abençoado! E isso é precioso...
Parece que em muitos lugares, como fez a Israel, o Senhor nos convida a escolher a benção, e não a maldição.
Que o Espírito Santo nos ajude. Dia a dia. Bom dia!


Quarta feira 3 de setembro: “A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado”. Provérbios 11:25

Seguindo a coerência dos princípios contidos na Palavra, este texto prossegue na linha do que meditamos ontem. Se o que dá liberalmente, receberá, o princípio permanece o mesmo. A alma generosa prosperará.
Aliás, o que somos em nosso interior, manifestaremos no exterior.
Este princípio é tão claro na Palavra, que o Apóstolo João nos dá mais uma vez esta “dica”, em II João verso 2, onde lemos “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”.
Na verdade, a alma de Gaio era a condicionadora tanto de sua prosperidade material, quanto de sua saúde física.
A alma generosa prospera, a alma saudável manifesta saúde.
O princípio é o mesmo. Na alma, ou em outros lugares da Bíblia apresentado como "coração", acontece tudo o que diz respeito a nossa vida.
Afinal, conforme sabemos, “A boca fala do que o coração está cheio”. ou seja, a “alma expressa no mundo exterior o que está no seu interior”.
Prosseguindo no texto, a "alma abençoadora", assim entendida, por que "abençoa o que tem sede, quando estiver com sede será saciada".
Ou, invertendo o princípio, o que vê alguém com sede, mas não lhe sacia a sede, quando precisar, quando tiver sede, não será saciado.
Jesus consolidou este princípio em Mateus 7:2, ao nos ensinar que “com a mesma régua com que medirmos, seremos medidos”...
Concluindo, se sua régua é abençoadora, aprofunde!
Se não é... bem, creio que hoje é o dia de começar uma grande mudança.
Não acha?
Deus abençoe! Bom dia...


Terça feira 2 de setembro: "A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda".  Provérbios 11:24

Os princípios de finanças do Reino são absolutamente contrários à nossa lógica humana de gestão financeira.
As boas práticas ensinadas pelos gestores financeiros ensinam que devemos poupar para ter... Já O Senhor nos ensina que devemos dar pare receber mais!
Segundo nossa lógica parece o mais absoluto contra senso, mas, segundo Deus, finanças não são uma questão de gestão mas, sim, de FÉ.
E "sem fé é impossível agradar a Deus"...
Nossa maneira de lidar com o dinheiro que temos e que ganhamos, demonstra onde está nossa confiança.
Se nossa confiança está no CNPJ da empresa que nos paga, na nossa poupança, no nosso patrimônio, na estrutura do governo, estamos literalmente perdidos.
Se você fizer uma breve pesquisa na internet sobre impérios financeiros que ruíram, famílias milionárias que empobreceram, vai perceber que ninguém consegue assegurar seu futuro simplesmente por ter um patrimônio que parece indestrutível e infindável...
Não!
O Senhor quer ser, Ele mesmo, a nossa segurança financeira. Nossa Rocha, Nosso abrigo. Ele mesmo quer nos ensinar como gerir nossas finanças, que, na verdade, são dEle, e Ele nos permite gerenciar uma parte.
Nada é nosso originalmente. Tudo vem dEle...
Se somos bons gerentes do que é dEle, Ele nos dará mais para administrar...
Se somos perdulários, ou avarentos, ou se decidimos buscar conselho no sistema do mundo, Ele suspenderá o fornecimento do que é dEle...
Assim, minha pergunta hoje é quanto do seu orçamento está focado em dar...
Dar, sim, o dízimo e ofertas na igreja em que você congrega, mas diria ainda mais... Dar ao pobre que lhe pede, dar ao amigo em dificuldades financeiras, dar para obras sociais e assistenciais... Enfim, semear...
Muitos dizem: mas Haroldo, eu mal fecho meu orçamento, como vou dar?
E eu direi que, segundo Deus, depois de avaliar se o que você gasta é compatível com o que você ganha, a grande transformação virá quando começar a dar... abençoar, semear. Deus vai mostrar para quem, quando, e onde dar...
Ele quer transformar as finanças dos que nEle confiam, e se movem por fé.
Simplesmente pelo fato que, SE nós obedecemos a Palavra de Deus, e damos aos que precisam, demonstramos para nós mesmos que O amamos por que cremos, e que nossa confiança está nEle... e não em nós mesmos... em nossa lógica, ou sabedoria em gestão de finanças.
E quando demonstrarmos para nós mesmos que nossa confiança está nEle, Ele poderá fazer o que disse em Sua Palavra que fará. Você crê?
Se ao longo de toda sua vida, você fugiu de obedecer este princípio, e nunca chegou aonde deveria, ou sonhava, por que não decide começar uma mudança hoje? Por que você acha que "um dia as coisas vão mudar" se você não muda?
"Se você quer chegar em um lugar diferente, faça um caminho diferente".
O Caminho da Palavra é o mais seguro, com certeza!
Deus abençoe! Bom dia...


Segunda feira 1º de setembro: "O desejo dos justos tende somente para o bem, mas a expectação dos perversos redunda em ira". Provérbios 11:23

O justo, segundo a Bíblia não é quem pratica boas obras em medida maior que a média da humanidade em geral...
Justo aos olhos do Senhor Deus, é aquele que foi feito justo em Jesus Cristo.
Lavou seus pecados no sangue do Senhor, derramado na cruz por muitos.
E este agora justo, por ter sido regenerado, deve dia a dia viver exatamente segundo a Palavra do Senhor propõe.
Seus princípios passam a ser seu prazer.
Sua comunhão passa a ser preciosa.
Sim, toda a sua vida é transformada.
Assim, dia após dia seus valores e desejos passam a ser alinhados aos do Senhor.
Ou ainda mais, passa a desejar o que o Senhor QUER fazer através de sua vida.
E assim, o seu desejo tende para o bem...
"Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração", como lemos em Salmos 37:4 não é uma transformação do Senhor Deus em um "gênio da lâmpada gospel" como infelizmente muitos crêem, e pior, muitos pregam...
É, sim, a manifestação de uma transformação tão profunda em nossas vidas, que podemos vir a desejar o que Deus deseja.
Somos conduzidos e inspirados pelo Seu Espírito.
Que experiência preciosa e poderosa!
Desta maneira, e com esta transformação, poderemos ser, sim, uma bênção de Deus na vida dos que estão a nossa volta...
Para com autoridade e credibilidade, e acima de tudo unção, apontar a salvação em Jesus. Sermos testemunhas. Nossa principal missão para permanecermos aqui.
Não há necessidade de poder do Espírito maior, do que para sermos testemunhas.
Que neste dia, nossos desejos do coração se alinhem com os de Deus, revelados na Sua Palavra, e possamos, desejar, por exemplo, que todos à nossa volta conheçam Jesus.
Se esta conclusão da meditação neste texto de Provérbios frustra o seu coração, penso que você deveria rever se conhece mesmo a Jesus.
Se sim, se seu conceito de desejos satisfeitos por Deus está mesmo de acordo com a Palavra, ou se está segundo este evangelho estranho que tem sido pregado.
Se por outro lado, esta conclusão aquece seu coração, creia Deus quer transformar seus desejos segundo os dEle cada vez mais...
E este é um bom Caminho a seguir...
Deus abençoe e bom dia!


Bem, concluo aqui mais este post.
Que sua vida diária com o Senhor, seja edificada pela Palavra de Deus.
Que este conteúdo possa fazer parte desta obra do Espírito Santo em sua vida.
Independente do que você encontra por aqui, ou em outros lugares semelhantes a este, eu o exorto a procurar por si mesmo revelação na Palavra de Deus.
Em oração, no seu tempo pessoal... Isso faz toda a diferença.
Se este conteúdo foi bênção em sua vida, por favor, ore por nós.
Se quiser saber mais sobre nós, visite também nossa página no Facebook.
Se sentir liberdade compartilhe com seus contatos.
Deus abençoe!
Abraço forte,

Haroldo Maranhão